Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 14-07-2017 em todas as áreas

  1. Olá senhores, Fica a dica pra quem, assim como eu, não entende nada de torra e gostaria de obter mais informações: https://www.youtube.com/playlist?list=PLu8VqVhnMNSgPuDBPajMH18zOzieMXJJg É uma série de vídeos sobre as etapas da torrefação, uma dica boa pra quem está com o inglês em dia.
    4 points
  2. Mais um passo no estudo de peneiragem e granulometrias. Enquanto não tenho dinheiro para comprar um Moedor Bravo mini e um conjunto Kruve sigo no método caseiro: Moí 24g do grão Huila Torra média da Juan Valdez no Hario Skerton regulado na posição 9 a partir dele fechado no 1. Peneirei na peneira de cozinha que tenho, não sei a granulometria, e em seguida peneirei no "filtro" da chaleira elétrica da Philco. Resultado foram 13g do grão maior (peneira = 54% reteve do total) 6g do grão médio (filtro = 25% reteve do total após a retenção da peneira) e 5g de pó extrafino. Anteriormente eu havia utilizado apenas o grão retido na peneira, ele proporcionou uma bebida mole com notas doces, pouca acidez, notas amendoadas e sem amargor. Para diminuir o "desperdício" de massa eu resolvi juntar o café que ficou retido na peneira e o do filtro resultando em 19g. Utilizando a Aeropress no modo normal (virado pra baixo) após escaldar o filtro de papel, despejei primeiro as 6g finas para que ficassem no fundo e depois as 13g médias por cima. Fiz desta vez na proporção de 8% - 19g de café para 237ml de água filtradas sendo que despejei 220ml para a infusão e extração e o restante pós extração "diluindo". O resultado foi satisfatório mas não tão bom quanto o anterior, desta vez senti algum amargor e apesar de bom não estava tão mole. Resolvi diluir um pouco mais e abrir melhor alguns aromas. Vou fazer uma a 5% da próxima vez para experimentar e insistir em não descartar o café fino. O pó extra fino não sei o que fazer, vou tentar um coado em filtro Melita mesmo pra ver no que vai dar (@thadeumiranda). A sequência das fotos são: 1 - foto geral com todas reunidas; 2 - a peneira e o filtro utilizados; 3 - os três resultados e a pesagem; 4 - os quatros estados pós moagem (imediatamente após moer, peneira 1, peneira 2, e o pó extrafino); 5 - fotos macro dos 4 estados pós moagem para comparação; 6 - à vista da bebida final.
    3 points
  3. Só no Rio tem "penetra" em reunião, , todo mundo conversou com ele e ninguém sabe quem é Falei com a kento a torra deles é sob demanda sim.
    2 points
  4. De fato o exaustor é uma excelente adição ao torrador. A versatilidade da máquina e o resultado na xícara é excelente. Quanto ao tambor, já testei todos. Na atual configuração (sem restritor e com corte retangular na chapa base) meu preferido é o de cobre maciço. Segundo lugar: alumínio duplo perfurado; 3° lugar duplo inox perfurado; 4° lugar single inox perfurado. O único problema do de cobre é o preço. 4 vezes o custo do de inox e 3 vezes o custo do de alumínio. Talvez um maciço de alumínio seja uma boa pedida também. Na próxima leva testo.
    2 points
  5. Sem a curiosa não ficará completo.
    2 points
  6. Hoje é um bom dia pra atualizar o tópico, terminamos a secagem do café que colhemos! Foram 25 dias secando, um pouco além do normal, mesmo pra café especial, mas ainda dentro do aceitável. Algumas imagens desse finalzinho da secagem: Café cereja à esquerda, boia à direita: E o café já embalado junto com meus verdes pra descansar por uns 30 dias pelo menos: Como sabemos que está no ponto ideal de secagem? Como eu contei aí pra cima, fiz um teste de evaporação em banho de óleo quente. Teoricamente só a água evaporaria, e aí é só pesar a amostra de grãos antes e depois do teste, e calcular a taxa inicial de umidade. Alguns dias depois, surgiu uma oportunidade de utilizar equipamentos de um laboratório para realização de um teste mais preciso e amplamente utilizado: o da estufa a 105° por 24h. Depois dos resultados deste eu percebi que no teste EDABO algumas coisas além de água eram eliminadas, pois a umidade encontrada estava uns 2% acima do real. Enfim, depois do teste da estufa eu já tinha a informação que me permitiria interromper a secagem quando chegasse no ponto ideal. Desde o primeiro dia eu pesei os grãos, inicialmente por amostras aleatórias de 100 grãos, e depois de transferir da lona pras peneiras pesando a massa total. Esse controle dos dados me permitiu traçar o seguinte gráfico bem legal: Os cafés cereja e boia acabaram com 10,7% e 10,9% de umidade respectivamente. Li recentemente o motivo da faixa estreita de tolerância: acima de 12% tem chance do café mofar e abaixo de 9% as características sensoriais da bebida se perdem significativamente mais rápido. Agora é esperar pelo menos uns 30 dias pro café descansar, ou seja, equilibrar o nível de umidade entre os grãos. Depois disso vamos descascar os frutos com um descascador manual, e então torrar alguns batches pra experimentar. Até lá a gente vai torcendo pra esse trabalhão todo valer a pena...
    2 points
  7. Aurélio, sintonia geral. hahaha Estava aqui pensando a mesma coisa. Aliás já ressaltei aqui e não quero parecer repetitivo. Mas o espirito desse clube é dos mais legais que conheço!!
    2 points
  8. Eu fico encantando com a contribuição dos membros do CDC para a melhoria dos equipamentos que são produzidos pelos próprios membros! Como essa do Glauber, várias para o próprio Gil, para o forninho, pipoqueira, dentre tantas outras que foram tão importante para termos no fórum produtos não apenas eficientes para o nosso padrão mas também com layout voltado para o meio. Só fico pensando como o Maycon Aram poderia ter sido beneficiado com idéias das pessoas daqui do Fórum se tivesse se aberto no processo de construção da cafeteira... que desperdício...
    2 points
  9. Pessoal, todos os pedidos foram enviados hoje pela manhã: Já atualizei no site com os códigos de rastreio. @Vojnovskis, não temos uma data exata ainda. Mas já esgotamos o que havia restado da última Compra Coletiva, e agora não compensa ir atrás de cafés da safra passada. Iremos esperar a safra atual acabar, dar tempo pros cafés descansarem, pedir amostras pros produtores, e a próxima CC deve ser só lá pra novembro.
    2 points
  10. Até onde eu sei a legislação brasileira proíbe a importação de qualquer produto usado. No caso de uma máquina nova, acho que não há restrições, desde que você pague todos os impostos que devem praticamente dobrar o valor original do produto...
    1 point
  11. Jano, muito legal seu relatório e postagem no Instagram, vou passar a segui-lo lá! No meu Insta Lab.Kitchen.do.Lisboa fiz um review comparativo Granulométricas x Kruve em Fev passado. As Kruve não são exatamente peneiras, na verdade são filtros (para líquidos, como os de espresso, que servem tb para peneirar sólidos), mas são relativamente baratas, muito bonitas e de qualidade, e portanto servem muito bem para um uso menos pretensioso já que são bem menos eficientes que as granulométricas, óbvio (senão laboratórios de precisão usariam filtros perfurados a laser, que são muito mais baratos, em vez de malha trançada). Uma peneiração realmente eficiente na casa dos 400µm numa granulométrica demora uns 5 minutos com ajuda de aparelho, numa Kruve muito mais, e se for só na mão o tempo necessário é muito maior. Com 1 ou 2 minutos, principalmente à mão, numa peneira igual ou abaixo de 600µm (mesmo numa granulométrica) é pura ilusão achar que vc está realmente peneirando: pensa que está, mas non! Não passa de 20% do que você poderia, ou deveria, estar realmente peneirando. É lógico que é melhor peneirar esses 20% (do possível ou do desejável) do que não peneirar nada, como já disseram acima: até com peneira de cozinha a diferença é notável para extrações "normais" (dentro do padrão difundido), em que na verdade se subextrai (ou se hipoextrai) do conjunto do pó, por isso é que amarga (não é, exatamente, por causa dos fines); café muito bem extraído não amarga (só amarga se o grão estiver ou for ruim, por diversas razões). Por isso mesmo parei de peneirar há mais de um ano, moo o mais fino possível (para qualquer método) o que me dá uma faixa granulométrica entre 0-300µm ou 0-350µm (isso mesmo! com todos os fines que vc ousar imaginar). Desperdício zero de pó, antes quando peneirava o aproveitamento (numa peneiração realmente eficiente) como o meu MD40 era em torno de 45% (na faixa 400µm-700µm), mas com um EK43 (que tive a oportunidade de experimentar uma vez) para um mesmo grão o aproveitamento chegou a quase 70%, o que sugere que o moedor faz toda a diferença nesta relação custo x benefício, quando se trata de peneirar.
    1 point
  12. Então só falta o 15 e a misteriosa curiosa.
    1 point
  13. Tá faltando só o 4 e 15. reunião CDC by Carlos Eduardo, no Flickr
    1 point
  14. Os cafés foram torrados no dia 7/07. Vão acabar chegando com mais 1 mes de torra (assumindo que não vai ser enviado por sedex). Complicado né!
    1 point
  15. Se vc receber leva para reunião de ago/2017 ou se atrasar mais ago/2018
    1 point
  16. Para facilitar a foto da última reunião com todos numerados . Basta cada um se identificar : 9 - Carlos Eduardo
    1 point
  17. Ficou bem legal Guilherme! Parabéns
    1 point
  18. @Schiavon Bruno, a SquareMile e a Has Bean, ambas da Inglaterra, entregam cafés em um bom prazo (cerca de 2 semanas) aqui para o Brasil...
    1 point
  19. Só tenho a agradecer Glauber. Atualizei lá a interface. Aproveitei para fixar as cores dos marcadores (ET, BT e RoR) para as mesmas utilizadas pelo roastlogger.
    1 point
  20. @claytonnet, obrigado por postar a informação do estudo. Outro assunto que também gosto bastante é ciência. Atualmente, sou colunista da newsletter Skeptical Briefs; minha coluna tem o título Skepticism and Science, o mesmo nome do meu blog, com mesmo propósito divulgar a ciência e pensamento critico. Há alguns cuidados que devemos tomar antes de concluirmos que há uma relação de causa e efeito. O que o estudo mostrou foi uma associação entre um hábito praticado (café) por um grupo de pessoas e um desfecho (mortalidade). O que podemos dizer é: aquele grupo de pessoas, que já bebem café, possuem menor taxa de mortalidade. O café pode ser o responsável? Pode, mas ainda não podemos concluir isso. Esse é tipo de pesquisa é chamado estudo epidemiológico ou observacional. Estudos observacionais apenas apontam uma relação, que pode ou não ser de causa. Vou dar outro exemplo: os estudos que ligaram (e ligam) cigarro e câncer de pulmão, por exemplo, são observacionais. Esses estudos se iniciaram por volta de 1950. Em 1965, um dos principais autores desses estudos, o estatístico Bradford Hill, publicou um artigo discutindo se havia evidências suficientes de que cigarro *causava* câncer. O questionamento é pertinente. É possível que câncer de vontade de fumar. É possível que o aquele grupo de fumantes façam outra coisa que sim causa câncer. Nesse caso, do cigarro e câncer, a relação de causa foi estabelecida e o "critério" de Bradford Hill foi mais do que atendido. Aposto que vocês já devem ter ouvido falar que beber álcool moderadamente faz bem. É fácil achar noticias em sites mostrando que as pesquisas dizem. Essas pesquisas de álcool também são obvervacionais. Elas mostram que o grupo que bebe muito tem maior taxa de mortalidade e maior taxa de doença cardíaca. Talvez surpreendente, mostram que o grupo que bebe moderadamente tem menor taxa de mortalidade e doença cardíaca do que os abstêmios, os que não bebem nada. O álcool pode ser o responsável? Pode sim, mas pode haver outra explicação? Pode: basta o grupo classificado com "abstêmio" incluir pessoas que bebem ocasionalmente, assim como pessoas que já beberam e pararam (por estarem doentes, por exemplo), você verá uma relação de proteção em direção ao grupo que bebe moderadamente, sendo que a causa não tem nada a ver com álcool em si. A relação pode ser explicada apenas pela diferença entre os grupos que estão sendo comparados. Algumas variáveis são eliminadas estatisticamente da análise, mas outras não. Um estudo mostrou que o grupo dos abstêmios possui muito mais fatores de risco para doença cardíaca (como serem mais reclusos socialmente) do que o grupo que bebe moderadamente. Voltando ao café, é possível o efeito protetor? Sim, mas é possível que aqueles que bebem café moderadamente façam outra coisa que causa o efeito protetor. Pode ser multifatorial. Acho que ainda é cedo para dizermos "vamos tomar café para prevenir x, y ou z". Ainda cedo para aqueles que não bebem começarem a beber para prevenção de algo. Com o café, acho que isso não gera consequências negativas, mas com álcool sim (como o risco de dependência, bebendo em excesso). Peço desculpas se eu fui muito prolixo. Será que foi o espresso da manhã? Eu sei que eu fiquei com vontade de beber um espresso
    1 point
  21. Salve Salve pessoal... Carmomaq esta comercializando um torrador muito mais parrudo em automação com IHM e CLP/PLC, software próprio, e por esse motivo os 20k, de lambuja acompanha uma tela touchscreen, em resumo nem precisa de um notbook conectado, o próprio torrador faz esse serviço, lógico que se você quiser conectar um notbook, tablet ou o celular faz tudo isso, existe até uma entrada RJ45 para conexão em rede doméstica para acesso remoto (assistência técnica), etc... Esta ai o pq dos 20k. Hoje consegui sanar as dúvidas, mas ainda não consegui a cotação do modelo de automação mais simples porem com o conversor de dados com usb para conexão ao pc. Atilla na linha gold plus entrega esse sistema "automático básico" por 37 pilas, acredito que a carmomaq fará valor semelhante.. Rodolfo, quanto ao grão verde podemos fazer um bem bolado, quem sabe algum de vcs não leve o nome em algum padrão de torra, pretendo oferecer 3 padrões ao mercado. Ainda não realizei nenhum curso de torra, estou em contato com o coffelab. Torra minha até hoje só no fogão a lenha com torrador bolinha, já queimei muito café, e já brinquei D+ com as 2 sacas que catei grão a grão ano passado. Terei um mestre de torra como consultor de inicio, e fica aqui o convite para juntos encontramos a torra perfeita. Farei o possível para conseguir uma bebida mole no meu pós colheita, este é meu objetivo. O commodity não tem como abrir mão (sempre terá grão seco ou passa, verde, etc na colheita), já tenho pés totalmente maduros, alguns grão secos, e a grande maioria ainda em maturação. tive 3 grandes floradas em 2016 (julho/agosto e setembro) se eu conseguir algo em torno de 50% bebida mole e 50% commoditie (bebida dura) estarei muito satisfeito. Tive o prazer de fazer a rota do café da Unique, muito SHOW. Uma coisa que não tenho aqui é altitude, estou com 750m, então é aquilo, tenho que me esmerar ao extremo para conseguir alguma coisa de melhor.
    1 point
  22. Fiz um upgrade da pipoqueira. Controle de ventoinha e de temperatura. Agora é saber como pilotar só a temperatura. A ventoinha nem pensar em reduzir velocidade, né? Depois desse upgrade, me perdi e carbonizei uns grãos. Na segunda tentativa, saiu melhor. Duvida: tampo logo depois de esfriar ou deixo aberto? Quanto tempo depois de torrador, usar? Abraços. Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    1 point
  23. Paguei minha língua. Me ligaram hoje dizendo que o moedor estava pronto. Fui buscá-lo e ele realmente está funcionando. Consegui resultados até melhores que com o Breville do Sandro. Extraí 30 ml de café Mitsuo Nakao em 30 segundos moendo no 2. A regulagem da broca ficou no 6, como vem de fábrica. Não estava acreditando que eles pudessem consertar esse moedor. Amanhã farei mais testes colocando a broca no 5. []´s
    1 point
  24. Meu moedor está na assistência desde sábado e até agora nem sinal de vida por parte da empresa. Liguei lá hoje e disseram que estão aguardando o diagnóstico do técnico responsável... Em bom português: nem olharam o moedor ainda. Tô vendo que esse negócio vai ser uma novela. []´s
    1 point
  25. Assistência técnica autorizada da Tramontina aqui em Goiânia. E essa autorizada parece ser bem especializada porque eles só pegam Breville e a linha de coifas e fogões da Tramontina. []´s
    1 point
  26. Foi em alguma assistência da tua cidade ou enviou o moinho por Correios? Por favor, nos mantenha informado. Uma das grandes dúvidas em relação aos Breville (Tramontina) era a questão da assistência técnica.
    1 point
  27. Moedor de mós planas costuma trabalhar em rotações mais altas e dificilmente trava, mesmo os mais simples. Esse tipo de problema é mais comum com moedores de mós cônicas. Como curiosidade: já cheguei e tentar moer café crú (literalmente) no Krups. Ele sofreu e não moeu direito mas também não travou. Agora, voltemos ao Breville
    1 point
  28. Oi gente, tudo bom? Então, comprei um moedor smart grinder pro, faz uns 8 dias no Walmart (passou um dia do período de troca...aaahhhh) Tinha testado ele durante a semana sem problemas, mas comprei um café de torra clara e testei aqui hoje (sábado). O moedor trava constantemente, fazendo um barulho de engrenagem, alguma coisa assim. Abaixo da regulagem 10 é difícil moer sem travar. E em 10 eu estou obtendo uns 15 segundos - 35g de espresso - 18g de pó. Sei que teria que moer mais fino para conseguir chegar num resultado legal na Gaggia, não é cachoeira, mas também não é o ideal. Daí queria saber se mais alguém tem esse problema. Dei uma vasculhada na amazon, e muita gente está sofrendo com isso, aqui no clube vi que muita gente comprou o breville, mas todo mundo falando tão bem que eu fiquei empolgada, e agora desapontada...
    1 point
×
×
  • Criar Novo...