Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 22-07-2017 em todas as áreas

  1. Olá, pessoal. Estou criando esse tópico para divulgar um projeto que eu comecei esse ano e, apesar de ainda não estar pronto, já acho que pode ser compartilhado. A Cafepedia, uma enciclopédia colaborativa brasileira de café. Meus objetivos foram esses: - Ter uma enciclopédia em português: de brasileiros para brasileiros; - Ter uma enciclopédia livre, mais livre do que as que existem atualmente por aí: - Fotos à vontade - Opinião (marcada como opinião) à vontade - Páginas de produtos à vontade - Difundir o conhecimento sobre café, café especial, métodos, barismo. Eu desde que entrei nessa área tenho notado que as pessoas que aprendem coisas vão se fechando, como se o conhecimento fosse ameaçar o trabalho delas. Vejo muito pouca gente escrevendo, dando detalhes, fazendo vídeos, divulgando o que sabe. E os cursos, nem é preciso falar, são muito caros; - Ter um site sem rastreamento externo de comportamento e sem propagandas ou, no futuro, se isso for absolutamente necessário, sem propagandas intrusivas; - Abrir a edição a todos por padrão (a menos de páginas que se revelem delicadas, como já apareceu uma - mas tudo com possibilidade de ser discutido); - Permitir explicações mais detalhadas de métodos, produtos e qualquer outra ideia de forma aberta e lincável em outros lugares na internet; - Se surgir uma necessidade de moderação, ela ser comunitária. Eu sei que aqui no fórum já temos bastante informação (e põe informação nisso), mas o acesso a ela às vezes é difícil e envolve procurar e ler muito. Eu não acho que uma enciclopédia possa substituir o modelo de fórum de jeito nenhum, acho que as duas coisas são complementares. E podem dialogar muito. Quem se interessar, está desde já livre para mexer: www.cafepedia.com.br Obrigado, Roberto
    5 points
  2. @felipejack, enquanto o nosso CDC Breville não sai do papel, eu estou tentando vencer a minha preguiça e fazer um vídeo do meu processo para postar aqui. Estou quase convencido de que os moedores não saem de fábrica com a mesma regulagem porque, como uso um nível de moagem mais fino que você, eu deveria ter ainda mais problemas com empelotamento. Mas não acredito que tenha, porque, mesmo usando o palito, acho as moagens bem tranquilas. O grão certamente tem papel importante nisso (sobre o Orfeu não sei opinar pois não uso), mas há algo estranho também na diferença tão grande de regulagem que usamos. Vou filmar, prometo, só preciso vencer a preguiça...
    1 point
  3. Chegou hoje Gil , embalagem excelente , acabamento de jóia, encaixes perfeitos e roscas macias , na parte dourada vc aplicou nitreto de titanio , nitreto de cromo ou vc usou outro acabamento? 2017-07-21_10-17-22 by Carlos Eduardo, no Flickr Fácil de desmontar basta uma fenda e uma allen. by Carlos Eduardo, no Flickr Amanhã vou testar com : Nemox - muito empelotamento Forté - pouco empelotamento Sette - nenhum empelotamento.
    1 point
  4. Almir, vc já aprendeu o "percentual do padeiro" (baker percentage)? Depois de dominar esta linguagem você consegue criar/modificar/corrigir receitas com muita facilidade. 100% farinha 60 - 70% água 10 - 30% fermento natural 1,5 - 2% sal Tem a regra 1, 2 ,3 tb, acho que é o método do américo, gosto de usar para alimentar o fermento natural, fica fácil de fazer a conta sem o uso de uma calculadora. 1 parte fermento natural 2 partes água 3 partes farinha Teu fermento ficará com uma hidratação de 66%
    1 point
  5. @felipejack, pois é, achei estranha essa diferença quando falamos sobre isso no encontro. Eu também uso o ajuste interno de fábrica. Você disse que andava tendo problemas com canalização. Não seria talvez o caso de o pó estar muito grosso? Apenas para fazer um teste, coloque o moedor no ajuste 9 e diminua um pouco a pressão que você faz no tamper. Veja se vai conseguir um bom resultado (talvez na segunda ou terceira tentativa, até o moedor se ajustar bem). Eu, todas as vezes que tentei aumentar o ajuste de moagem, vi uma cachoeira cair do porta-filtro... Duas coisas que costumo fazer também: A primeira é distribuir o pó no filtro enquanto ele cai pelo moedor, mexendo o porta-filtro em movimentos circulares (eu nem uso aquele suporte para o porta-filtro que vem com o kit do moedor). A outra é "tampear" uma vez só, evito ficar mexendo muito com o tamper para não criar "rachaduras" no bolo de café e não haver risco de canalizar. Às vezes nada disso adianta, mas costuma me ajudar bastante... Sobre a distribuição no filtro, esse cara do vídeo dá uma ideia legal:
    1 point
  6. É bom ser claro nos pedidos, pois do jeito que todo mundo é desligado hoje em dia, corre o risco de vir escrito "não escrever nada"
    1 point
  7. Socraticoffe ? TDS ? Eu , e acho que a maioria vai comprar porque é bonito e tem um polimento legal .
    1 point
  8. Kkkkkkk, Pütz Carlos, eu preciso parar com isto né ? Mas na verdade tem uma razão de ser,eu não quero frustar a expectativa de ninguém, e embora eu não viva mais sem ele, eu fico pensando se sou eu que adoro ele pois eu que fiz, rsrsrsrs Quando mais pessoas usarem e falarem o que achou , aí eu mudo o discurso, kkkkk Claro , desde que gostem como eu.
    1 point
  9. Olá Mericlis! Importei da Invalsacoffee. A caixa é um tanto grande... Infelizmente não deu pra vir pela DHL, nem UPS. Foi pelos Correios mesmo, mas barrou no tramite do importafacil... (A DHL e a UPS tornariam o processo muito mais rápido, seguro e descomplicado, pelo mesmo valor). Chegou inteira, pelo menos.
    1 point
  10. A propósito de agitação em percolação, vi agora há pouco no Facebook: https://www.facebook.com/GardelliCoffee/videos/1398412580202029/ Só não usaria uma pá de madeira para evitar cruzamento (contaminação) de sabores. Nisto tudo, caso se agite, não vejo nem necessidade destas chaleiras pescoço de ganso, é um frufrufru consumista que inventaram porque fica mais chique, estiloso e performático. O dia em que minha Bonavita pescoço de cisne (como dizem os franceses, o que me parece mais apropriado) se for, vou comprar uma destas brazookas normais mesmo, eletrônica ou elétrica: dá na mesma e são muito mais baratas.
    1 point
  11. O tópico é antigo, mas indo direto ao ponto: o pecado é não mexer (agitar), mesmo nos métodos por percolação! Pronto, falei!
    1 point
  12. O mais legal do tamper dinamômetro é a consistência do calcamento e não a força de calcamento absoluta. Tim Wendelboe já testou isso com o refratometro. Muda o tempo de extração conforme o calcamento é mais forte, mas o percentual de extração é praticamente o mesmo, dado certo BR, dose e moagem Pergunta sobre o Mini. Tão polido ele não é difícil de segurar sem deslizar? Não valeria um gripe de borracha ou silicone? Só uma impressão...
    1 point
×
×
  • Criar Novo...