Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 15-10-2017 em todas as áreas

  1. O torrador está espetacular nos resultados. A vantagem do inox é que uma polidinha com massa n 2 a base d’água e ele fica novo de novo. Meu lab de café:
    6 points
  2. Tomando esse café excelente do Sítio da Torre/MG torrado pelo pessoal da Belini The Coffee Experience daqui de Brasília.Foi torrado ontem, fui surpreendido pela qualidade desse café!Comprar café na Belini tem sido uma ótima opção para fugir dos fretes caríssimos! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    2 points
  3. Ontem resolvi o último sintoma de anormalidade de minha ECM. Essas ações podem parecer insignificantes para muitos, mas para quem passou a vida longe das ferramentas domésticas e de oficinas, acreditando que essa área definitivamente não era sua praia, tenho conseguido alguns progressos consideráveis e o hobby de café tem me proporcionado algumas mudanças significativas em prol da sobrevivência do próprio hobby. Após sanar os sinais de mudança de pressão e temperatura no comportamento da máquina, restava ainda resolver os pequenos estalos provocados pelo acionamento da alavanca do grupo, relatados em postagens anteriores, e que começaram pequenos e foram aumentando com o passar do tempo. Amparados em alguns vídeos disponíveis na internet, resolvi desmontar a alavanca do grupo, limpar suas conexões, lubrificar os pontos de contato móveis de metal com metal e substituir o principal anel o'ring do sistema por outro original (enviado da Alemanha e trazido pelo pai de um amigo que mora na Áustria). Infelizmente, como fico ainda um pouco receoso quando vou mexer na máquina, acabei esquecendo de tirar as fotos da alavanca desmontada. A alavanca ficou com o movimento bem suave e acabaram os estalos no acionamento. O comportamento hoje da ECM como um todo está excelente e não é exagero dizer que similar ao dia em que a recebi, com a vantagem que conheço um pouco mais o equipamento a cada dia. Mesmo sabendo que o pessoal aqui é bastante experiente nessa questão de manutenção de acessórios, moedores e máquinas de café, deixo o vídeo mais embaixo para quem precisar de uma consulta futura. A seguir as fotos do anel substituído e da alavanca remontada:
    2 points
  4. Para melhorar orelhas do pão (algumas coisas eu já li e outras são teorias da minha cabeça, não necessariamente funcionam...rs): - Passar lâmina em ângulo na hora de fazer o corte ao invés de deixar perfeitamente perpendicular a superfície. - Massa não pode estar overproofed, senão ela vai inflar ou expandir como um balão em todos os sentidos. Quando está no ponto ideal, ela esparrama menos e cresce mais na vertical, melhorando a abertura da orelha. - Quanto mais vapor melhor: usar método da panela de ferro, principalmente se o forno for a gás. Lembrando que fornos elétricos não tem circulação/renovação com ar novo, portanto aprisionam melhor o vapor dentro do forno. - Quanto melhor e mais rápida for a troca térmica na base do pão, mais o centro vai aquecer e gerar vapor para expandir o miolo para fora rapidamente, e a casca ficará mais retraída. - A modelagem também afeta o crescimento no forno, tem que se pensar no sentido em que você enrola o pão, como se ele fosse um tecido elástico e não uma massa uniforme e sem sentido. Ela precisa sempre estar bem tensionada/apertada ao enrolar. Por exemplo, uma baguete, ela tende a crescer no forno apenas se desenrolando, ela não cresce em comprimento, por isso os cortes tem que ser bem no comprimento para beneficiar este movimento da massa. Já uma pão tipo "boule" é uma esfera, então cresce para 360 gráus, repare que alguns padeiros fazem um corte tipo tampa quadrada. Um "batard" é bem parecido com a baguete, cresce se desenrolando numa única direção, sem aumentar tanto o comprimento.
    1 point
  5. Olá Fpiona, bom dia. Quem me atendeu no departamento de vendas da fábrica foi o Celso na cidade de Espírito Santo do Pinhal-SP. Foi na época 49 reais cada peneira. Contate o representante Celso. Eles tem site: www.pinhalense.com.br Supervisores regionais de vendas Celso Leite Villela Filho Fone: (19) 99341-8878 / (19) 3651-9200 E-mail: celso@pinhalense.com.br Regionais: Oeste de São Paulo, Sul de Minas (Regional Guaxupé). Abraços.
    1 point
  6. Já fui professor de matemática e uns anos depois de contabilidade pública em curso de pós-graduação universitária e em cursinhos para concursos públicos. Hoje, apesar de não fazer mais parte deste importante núcleo profissional, respeito muito aqueles que encaram a profissão como um sarcedócio e mesmo com todas as mazelas inerentes à área educacional de nosso país, que teima em deixar ignorante a maior parte de nossa população, considero esta profissão a mãe de todas as outras e espero que um dia receba proporcionalmente de nossa sociedade a valorização relativa à sua importância para o mundo civilizado. Parabéns antecipado a todos os professores de nosso país!!!
    1 point
  7. Aqui tá cheio de professor , amanhã é o dia do professor , parabéns adiantados para todos , minha mulher é professora , na data de amanhã há a 39 anos nos começamos a namorar.
    1 point
  8. @m3nd3s metade é a fotografia . Acho que vc precisa deixar ele dormir na geladeira fermentando lentamente e deixar mais tempo no forno. Minha meta é fazer orelhas igual as do @sergio.m
    1 point
  9. Ah! Já ia esquecendo o de hj Ainda sem alvéolos exagerados e nem orelha, mas aos poucos chego lá!
    1 point
  10. Quinta-feira roubaram minha bicicleta. Fui correr na lagoa às 23h. Até vi um cara mal encarado e pensei em deixar em um outro bicicletário. Como achei que o cara parecia mais mendigo louco que ladrão, deixei lá mesmo. Quando cheguei de volta, não tinha mais bicicleta (acho que o certo é dizer que furtaram, mas enfim). Consegui pelo menos comprar uma na manhã de sexta, a tempo de ir pro trabaclho com ela. A cadeirinha que tinha é que tinha uma peça que ficou no quadro roubado. Agora tenho a cadeirinha, mas não tenho como por na bicicleta. Comprei na internet a tal peça: 115 reais! Uma cadeira completa é uns 260. Pelo menos essa nova tem amortecedor. Eu achava que não fazia diferença, mas faz. O único porém é que eu sempre fico achando que o penu tá vazio. Vamos ver quanto tempo essa agora dura. A antiga eu tive por uns 9 anos. Estava inteira. Gostava mais da cor (prata, enquanto a nova é preta com uns adesivos vermelhos). Pelo menos ganhei uns 3kg de café verde de um amigo. Só não sei se é bom. É da fazenda do sogro dele.
    1 point
  11. Olá Guilherme, tem muitas coisa sobre esse assunto nesses topicos: http://forum.clubedocafe.net/topic/2428-torrando-hoje/ http://forum.clubedocafe.net/topic/167-dicas-para-torrar-na-pipoqueira/ http://forum.clubedocafe.net/topic/5448-roaster-school-video-aulas/
    1 point
  12. Ó a inveja. Só porque eu tive esta idéia brilhante para diminuir a bagunça! kkkkkkkkk
    1 point
  13. O que é o desespero!?! Já cogitou procurar ajuda profissional?
    1 point
×
×
  • Criar Novo...