Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 02-12-2017 em todas as áreas

  1. Aqui vão os nossos cantinhos do café . No quarto não colocamos nada, ainda rsrsrs
    6 points
  2. https://youtu.be/8_sBc-xnyBE
    5 points
  3. Chegou o fogão de indução da blackfriday!!! A foto está toda arrumada pois foi em homenagem ao café que recebi do @André Pereira Grato ao João que postou o link outro dia, em uma postagem que n lembro mais sobre o que era rsrsrs (aliás acho que foi o João Ribeiro, mas já faz mais de uma semana e tb n tenho certeza kkkkkkkkkkkkkkkkkk)
    5 points
  4. Não vejo muito porque manter tópicos de trocentas páginas! Acho mais é que deveriam fechar os gigantes, exceto um ou outro que tem proposta de mural ou "status do whatsapp" (aliás, software de fórum bobeando aí hein? Ou será que tem algo assim?). Aposto que há boa descrição de técnica lá no tópico Latte Art perdida em 116 páginas... Acho que a lactase quebra a lactose em galactose e glicose, por isso a percepção de doçura muda. Também melhora um pouco se vaporizamos direitinho.
    3 points
  5. O dia em que todo mundo "ler o manual" o mundo será um lugar melhor para se viver.
    3 points
  6. Rodolfo, fico muito feliz que tenha gostado, de fato são dois cafés distintos porém com o mesmo perfil/processo de torra, o Rei do Café aqui em Santos é um local centenário, descobri que até meu bisavô comprava café lá, tem toda uma história o lugar e eles mantêm o mesmo processo de torra artesanal, torrando o café diariamente em forno à lenha como no século passado. Se acaso vier à Santos pode passar por lá e procurar o Victor que será muito bem atendido, um grande abraço e bons cafés ! Enviado de meu ASUS_X00ADA usando Tapatalk
    3 points
  7. Andreeeeeeeee, obrigado!!! Vc tem torrefação? Ficou muito bom!!! Experimentei os 2! Até arrumei o cantinho e fiz umas fotos especiais Deixa eu fazer uma pergunta, deu para sentir que são cafés distintos, mas ambos tinham algo muito em comum. Foi usado o mesmo perfil de torra para ambos? . .
    3 points
  8. Meus novos brinquedos: Baratza Encore, Bonavita Kettle e Hario Scale. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    3 points
  9. @João Vitor Ribeiro O que fazem é colocar lactase, uma enzima que quebra a lactose em glicose e galactose. E essas juntas deixam o leite 4x mais doce.
    2 points
  10. Se não me engano, não varia tanto a quantidade de proteína nos leites comerciais... Mas esse número em proporção à gordura provavelmente é importante. Lembro de desnatado ser fácil, mas uma espuma menos durável, semi ser mais difícil e integral voltar a ser fácil e a espuma durar mais, além de ser possível misturar melhor e deixar um leite cremoso ao invés de leite + espuma. Mas só uso Leitissimo sem lactose, que aliás fica bem docinho. Tente experimentar aumentar a gordura com creme de leite fresco, muito aos poucos. Não demora pra dar ruim. Mas sei que não é o mesmo que um leite mais gordo. Também, se não me engano, leite direto da vaca varia bastante a gordura dependendo da época de lactação. Também não foi homogenizado (acho que por isso a gordura forma aquelas bolhas amarelas separadas) e deve fazer diferença. Tudo achismo meu, não pesquisei muito nem consultei especialistas.
    2 points
  11. http://loja.brastemp.com.br/cooktop-portatil-por-inducao-brastemp-gourmand-1-boca-preto-bdj30ae/p?_ga=2.143703477.1091374206.1512175767-23564751.1510867754&_gac=1.45827728.1511296146.EAIaIQobChMI7L6q38DQ1wIViAWRCh1uvgr3EAAYASAAEgIJdfD_BwE Estava a 344 reais na blackfriday, dando para escolher a voltagem. 1300W na versão 110V e 2000W na versão 220V Mas ainda não usei muito (2x só), nem li o manual rs, ainda farei alguns testes para ver se é mais rápido que o meu fogão ou se é mais rápido que a chaleira elétrica...
    2 points
  12. @LUW, 2ª feira, hoje não consegui montar a base de madeira, mas no fim de semana irei conseguir.
    2 points
  13. Tamper de 51 mm (JC Tamper), próprio para a Oster. Valor 80,00 QQ coisa, estou na região do ABC - São Caetano do Sul
    1 point
  14. Ótima evolução, só acho que com tantas regulagens, gachetas e chave Allen , os nossos amigos "das humanas" não vão entender nada. Explica que precisa de chave Allen e qual Allen encaixa. .
    1 point
  15. A ideia é polir o bolo depois de compactado, assim o parafuso estaria distante do final do eixo, na verdade ele só encosta no eixo na força máxima de compactação.
    1 point
  16. Ótimas as melhorias Gil! Aqui o meu funciona polindo o bolo. Talvez seja pelo meu movimento "composto". Durante a descida e subida do punho, sempre mantenho ele girando. Nessa nova versão não há risco do parafuso interno de regulagem soltar ou apertar durante o giro?
    1 point
  17. Nunca vi dela para comprar. Mas se encontrar compro e tento replicar uma das receitas. Guilherme.
    1 point
  18. Já experimentou usar a farinha Granarolo tip "0"? Já fiz bastante pizza com ela e gosto bastante. Atualmente tenho usado mais para pães. Algumas vezes tenho feito pães com bastante parmesão da Gran Mestre, que não é barato, mas dentro do que existe no mercado considero um ótimo custo beneficio pois adoro o sabor picante dele. Ao colocar o pão no forno o queijo transborda pelo pão e forma aquelas casquinhas douradas. Vcs costumam trabalhar com vapor para fazer pães? O resultado é muito bom. Só é muito importante não meter o rosto perto da porta ao abrir, pois certamente perderão a sobrancelhas. rsrsrs Abraços
    1 point
  19. Estou postando aqui um latte art que saiu legal e publiquei no insta. Infelizmente não é sempre que sai legal rsrsr Na realidade, sempre quis aprender mas como não tenho talento natural recorri a ajuda de um amigo barista (Lucas Salomão) que me deu vários toques e tb treinei bastante durante alguns anos, sempre fazendo alguns poucos capuccinos por semana e algumas vezes no ano um treino mais prolongado, vaporizando uns 2 litros de leite e levando para o porteiro não dormir a noite rsrsr. Mas hoje para mim foi um dia trágico rsrsrs... Eu e minha mulher acabamos de passar por uma situação extremamente vergonhosa. Ela estava vendo vídeos ao vivo do Dritan, quando ele a convidou para um vídeo ao vivo, nos pegando de surpresa. Aceitamos e, pior que isso, nos oferecemos para fazer um capuccino ao vivo para todos que estavam acompanhando (nível mundial). Corri para a geladeira, abri um Letti as pressas, enchi a pitcher, comecei a tirar o espresso, depois fiz uma boa vaporização e comecei a rodar o leite para fazer a base. Daí para frente foi só ladeira abaixo!!! Ocorreu um fenomeno que eu desconhecia, minha mão ficou mais dura do que membro de noivo e tremia tanto que metade do leite foi parar no chão. A outra metade fez uma arte abstrata na xicara. Com relação ao vídeo, acho que o tremor da minha mulher deve ter entrado em sintonia com o meu, o que deve ter estabilizado a imagem para quem estava assistindo rsrsrsr. Acreditem, o resultado não foi nada bom!!!!! Morremos de vergonha, mas até que foi engraçado, fomos motivo de muita risada pelo mundo todo e assim desperdiçamos nosso minuto de fama. O Dritan é mega simpático e ficou toda hora falando que estávamos fazendo um bom trabalho. Preciso descobrir uma maneira de me controlar diante das câmeras, acho que isto diferencia os amadores dos profissionais. Abraços e obrigado por lerem meu desabafo! kkkkkkk
    1 point
  20. E café, qual quantidade estão usando? Estou em 20g e corto a extração quando chega na marca do copo
    1 point
  21. Ok, pra responder o Well acabei lendo, confesso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    1 point
  22. Verdade, adicionam glicose mesmo. Se não me engano é a própria lactase, que é a enzima que os intolerantes não produzem naturalmente em seus organismos. Andei vendo os rótulos e acabei inferindo que eles não retiram a lactose, mas sim adicionam a lactase. Para minha mulher, que é intolerante a lactose, tenho feito com o Ninho integral. Não gosto do cheiro nem do gosto, mas ela está acostumada e até gosta. Ele tem bom teor de gordura e proporciona ótima cremosidade para capuccino e tb da para fazer bons lattes. Vou comprar um Leitíssimo sem lactose para ela experimentar. Abs!
    1 point
  23. @Dario Mattar e pessoal, já tem um tópico enorme e abrangente dedicado a Latte-Art. O assunto aqui tá ótimo, mas acho que se estivesse lá poderia ser muito mais interativo e, por consequência, mais interessante... eu mesmo quase não li esse aqui por conta do título me parecer aquelas zoeiras de YT... Que acham? Seria o caso de pedir pra Moderação juntar?
    1 point
  24. @Rafael Wagner, esse trafo deveria aguentar com sobras. Mas, como tem muita porcaria sendo vendida por aí, só testando pra saber. Como referência, já que a recomendação principal do produto é pra usar com condicionadores de ar de 12 mil BTUs, dei uma pesquisada rápida e, na média, os modelos "convencionais" tem consumo declarado entre 7,1A e 8,4A em 220V durante a operação de refrigeração, segundo os fabricantes. Isso cai na faixa de 1560W a 1850W reais, então acredito que vai na boa. Sobre o estabilizador ter um preço "pesado", é uma questão de perspectiva: pagar 5% do valor de um veículo anualmente pra uma companhia de seguros parece caro até que você tenha um sinistro. Depois de um "evento" em que o a apólice entra em cena como "salvadora da pátria", as pessoas costumam achar que se fosse 10% ainda seria barato... Não acho que um Behmor seja frágil eletricamente, via de regra não precisaria de um estabilizador. Esse travo no ML deve dar conta de adaptar a tensão, mas não oferece proteção adicional ao que se conecta nele. Mas tudo depende das condições de sua rede elétrica, de quanto custa o equipamento sob risco e quanto vale pra você protegê-lo. Eu uso dois "no-breaks" (na verdade são UPSs do tipo Short-Break, não são "online") senoidais de 980W RMS cada no meu Home Theater, cada um deles custa perto de mil reais, fora duas baterias estacionárias de 70AH de mais de 300 reais cada. São mais de R$ 2600 em sistema de proteção elétrica, e as baterias precisam ser trocadas a cada 30 meses em média. Contudo, somando o valor de reposição de todos equipamentos sob a proteção desses dispositivos, acho que vale a pena. Antes de instalar esse sistema eu usava estabilizadores "de micro" e protetores de linha, confiando que associados a um bom aterramento eles dariam conta, mas tive uma perda de mais de 6 mil dólares em equipamentos em uma única tempestade, e tive "sorte" de não queimar tudo, pois um dos estabilizadores "segurou" a descarga. @sergio.m, diante das suas duas últimas postagens tenho a impressão de que sua opinião não será afetada por nenhuma proposta de investigação teórica ou prática que eu venha a fazer... então, pelo jeito, só me resta propor que concordemos em discordar e que marquemos de compartilhar um café-da-paz qualquer hora dessas, sob a promessa solene de não discutir "fator de potência"! Cheers!
    1 point
  25. verifica se não é adicionado glicose ou algum semelhante, um dia vaporizei um leite sem lactose e ele ficou bem doce, até me assustei, mas ao ver a composição vi que era adicionado glicose, assim como outras marcas que vendem aqui adicionam, o leitissimo sem lactose começou a vender tem 2 semanas aqui, mas como pararam de usar leite sem lactose aqui em casa não cheguei a dar uma olhada.
    1 point
  26. Cara, sensacional.. Só isso tenho pra te dizer!! Que aula de vaporização. Muito obrigado pelas dicas, agora pouco fiz uma vaporização com agua e detergente pra testar e fui seguindo a tua dica, nossa que diferença.. Fica outra coisa, muito obrigado, vou treinar o maximo exaustivamente. Minha maquina é uma Tramontina Brevile, o vaporizador dela é meio devagar, mas dá pro gasto.. Também tinha pensado em comprar uma pitcher maior mas eu vejo que com essa da Tramontina já é bem ruim pq a haste do vaporizador é pequena, nem chega até o fundo, dai tem que colocar bastante leite pra não ter que deitar tanto a pitcher e ainda quando o leite gira as vezes da aquela subida meio no susto e pula pra fora..kkk mas to controlando mais isso já to quase pegando o jeito. Vou pegar uns litros de leite direto da vaca e vou testar.. Esse sim forma uma crosta de nata por cima de um dedo de espessura.. E tem cheiro forte mesmo, nossa, quando era pequeno a tia deixava tirar leite das vacas maia mansas e fica cheiro nas mãos, na roupa se encostar então.. É tenso mesmo. Abração. Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
    1 point
  27. nossa, duas balanças da Hario! Um dia eu chego lá... Meu PAC ainda aparece com dados de ontem, como postado anteontem e ontem encaminhado pra Unidade de Tratamento em RIO DE JANEIRO / RJ Antes do natal deve chegar.
    1 point
  28. Ahhhhhh, eu pesquisei, Rei do Café, uma torrefadora de Santos de 1912... Agora fiquei com vontade de conhecer pessoalmente o lugar!!!
    1 point
  29. Rodolfo, pelo que foi falado aqui no tópico dá para saber hehe Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
    1 point
  30. https://imgur.com/a/dO5eX O café que enviei está passeando por aí, pra quem será??? Eu recebi, isto é, a patroa recebeu (eu estou no trampo ainda), mas ela me mandou foto! https://m.imgur.com/a/z3Xai Uhuuuuuuuuuuuuu Perguntei se tinha identificação do remetente mas ela n respondeu. Jaja volto pra casa e descubro rs
    1 point
  31. 17 dias de torra, 2 pacotes que o campeão usou e 1 da Tanzânia. Demorou mais o normal devido a greve.
    1 point
  32. Bom, pra mim a consistência reside no sabor. Se com um mesmo café, mesma moagem, mesma quantidade, mesmo dia, mesma água, mesma força no tamper (aprox.) eu tirar 5 "arams" os 5 serão praticamente, senão rigorosamente, iguais. Ou pelo menos nada que se possa notar muita diferença. Então sobre a pressão eu desencanei, eu tiro na medida do possível da maneira mais correta possível mas sem medir nada. Boto um espelhinho pra ver o shot e ter certeza que não está nem canalizando nem chocando e mantenho aquilo ali. Foi assim na feira, tiramos inúmeros shots com a mesma quantidade e moagem do santa rita. Estavam todos igualmente gostosos, a diferença entre um e outra era insignificante. Garanto que ninguém estava medindo o que estava fazendo. Mas claro, essa só minha opinião de desencanado com a "ciência" que poderia existir pra se tirar um café nesse luxuoso tubinho com um parafuso no meio.
    1 point
  33. Nas minhas experiencias com o mesmo café é possivel obter shots seguidos bem consistentes sim. Principalmente depois do segundo shot onde a temperatura estabiliza mais. É possivel ter pressão consistente (dificil dizer se é exata visto que não tem mostrador). Basta sempre seguir a mesma receita do giro da manivela.
    1 point
  34. Pois é @Bruno Marinho, não tem o pessoal da Sweet coffee que fala aquele lance da água não passar dos 85º? Eu desencanei com a temperatura muito alta. Extraio da maneira que fica gostoso pra mim. Mas como todo mundo eu faço uma escaldada mais longa de até 5 min, outra de 1min e outra de uns 30 segundos pra tirar o primeiro café tudo isso sem usar a água do café que eu geralmente eu uso a mineral ou a destilada remineralizada que eu faço. Já o porta filtro eu tenho um recipiente de porcelena do tamanho e profundidade exato dele e deixo ele lá na água quente e durante o processo e só tiro quando vou colocar o pó e ele fica quase intocável de quente.
    1 point
  35. Eu vejo todo mundo escaldar uma, duas, três vezes, mas sempre rápido demais . Pensem no processo não como escaldar, mas sim como aquecer. Portanto, o negócio é colocar água quente na máquina e deixar lá para aquecer tudo, não escaldar. Eu ponho água quente e deixo lá, até sentir que o oito do suporte começou a esquentar. Então abro BEM a válvula, para que a água quente lave e aqueça toda a superfície inferior do pistão. Fecho e ponho mais água fervendo e deixo mais um minuto ou até mais. Abro de novo (bem aberto) para o expurgo, fecho e então ponho o PF e já ponho a água para fazer o espresso. Mesmo assim não se consegue uma temperatura ideal, mas dá para se ter mais consistência.
    1 point
  36. Quando for encomendar as bases de PF , não esqueça da dourada. Não tenho pressa . Mas não vou esquecer .
    1 point
  37. Fala pessoal! Trago provavelmente as últimas informações oficiais antes da abertura da Compra Coletiva. A primeira coisa é uma novidade quanto à torra em relação às últimas CCs: desta vez o Igor e eu que iremos torrar os cafés. Tomamos essa decisão por dois motivos: o primeiro é que faremos semana que vem um curso de torra com o mestre de torras/barista/consultor/campeão de aeropress/etc/etc/etc Eystein Veflingstad, e ele poderá nos dar umas dicas quanto ao desenvolvimento de perfis pros cafés. E o outro é que desta vez queremos desenvolver perfis específicos pra cada café dependendo de sua proposta. Isso se aplica em especial pro Iapar do Leandro, que terá uma torra focada em espresso, pelas características sensoriais dele que favorecem o método, e pelas sugestões que alguns fizeram nesse sentido. Acho que vai até dar uma base legal pra brincar de blends com os demais, apesar de dar uns shots bem redondos por si só. Por último, temos os custos já praticamente contabilizados, e vou informar aí embaixo o que provavelmente serão os preços finais dos cafés. E sintetizando as informações dos grãos, vai junto a ficha de cada um: 1- Café do Leandro: Fazenda Santo Antônio Guaçuí - ES Altitude: 900m Variedade: IAPAR Processo: CD Produtor: Leandro de Paula Valor do kg do café VERDE: R$ 27,40 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 34,00 2 e 3- Cafés da Rosângela: Fazenda Carmelito Santa Margarida - Matas de Minas Altitude: 1200m Variedade: Bourbon Vermelho Processo: Cereja Descascado (CD) Produtora: Rosângela Alves Valor do kg do café VERDE: R$ 27,40 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 34,00 Fazenda Carmelito Santa Margarida - Matas de Minas Altitude: 1200m Variedade: Bourbon Vermelho Processo: NATURAL Produtora: Rosângela Alves Valor do kg do café VERDE: R$ 32,60 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 37,30 4- Café do Afonso Faz. Forquilha do Rio Caparaó-MG/ES Altitude: 1.200m Variedade: Catuaí Vermelho Processo: NATURAL Produtor: Afonso Lacerda e Dona Altilina Valor do kg do café VERDE: R$ 37,90 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 40,50 5- Café do Paulo Sítio Caminho da Serra Araponga - Matas de Minas - MG Altitude: 1.200m Variedade: Catucaí Vermelho Processo: CD Produtor: Paulo Henrique Miranda Valor do kg do café VERDE: R$ 37,90 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 40,50 6- Café do Tino Sítio Recanto dos Canarinhos Alto Caparaó - Caparaó Altitude: 1340m Variedade Catuaí Vermelho Processo: Natural Produtor: Juventino Valor do kg do café VERDE: R$ 37,90 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 40,50 Obs: Não está incluído nos valores acima o valor do frete
    1 point
  38. Bom, está meio em cima da hora, mas vamos dar um pulo na cafeteria do Eric neste sábado de tarde (02/12).
    1 point
  39. Fala, galera! Muito feliz com esse hobby e com minhas duas novas aquisições que chegaram hoje: Balança Hario V60 Metal drip scale Comprei na Amazon de Londres e saiu em torno de R$300. Aproveitei um amigo que estava vindo de lá. Esse novo modelo, como alguns já devem saber, tem bateria recarregável via USB e a luz do visor pode ser vista até no escuro, embora eu não pretenda fazer café nestas condições. rs Leiteira Linha Profissional FPRO 600ml Comprei no site Café Store e saiu por R$98 incluindo o frete. Paguei com desconto de Black Friday mas esse preço já aumentou um pouco. Já comprei outros produtos dessa loja e super indico. São sérios, atenciosos e as entregas sempre chegam bem rápido. A leiteira é muito bonita. Agora só falta aprender a usar! rs Grande abraço a todos!
    1 point
  40. Que aula!!!! Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
    1 point
  41. Segue a imagem definitiva da base para o MINI, esta é a versão com suporte de alumínio, até sexta vou postar fotos onde o suporte superior é de madeira. O valor ficou distante do planejado, eu venderei até dezembro a R$ 290,00 , na verdade ela acabou me custando R$ 260,00, só de material, sem considerar as idas e vindas das peças, a base preta por exemplo veio do parana, foi para a usinagem, foi para o polimento e depois para a pintura. E em janeiro o valor será R$ 360,00 para que eu ganhe alguma coisa.
    1 point
  42. gosto mto desse documentario aqui
    1 point
  43. Alguém tem uma boa receita de massa de pizza? Eu tenho feito a minha massa com 1/3 semola 00 e 2/3 da colavita 00. Tem ficado muito boa. Usando ainda fermento biológico desidratado. Aceito boas sugestões dos experts em panificação. Guilherme.
    1 point
  44. Não estou interessado, só vou dar pitaco... Caro ou barato é um negócio muito relativo. Pra quem quer e não conhece outro jeito de comprar, pode estar barato. Se estiver com pressa, pode estar bem barato. Se esse "upgrade" for uma OPV é melhor ainda. Se for a OPV e também um pressostato Sirai, fica ótimo. Pra quem sabe importar legalmente da Europa, não tem medo de passar um tempo na ansiedade e não tem pressa, tá caro. Faz pouco mais de 1 mês que chegou uma Oscar II novinha, já com OPV instalada pela Elektros, via EMS (postagem 4 dias depois do PayPal/CC aprovar pagto, depois de postada levou 13 dias pra chegar no BR, passou 22 dias na alfândega) pra um colega do Clube que não costuma postar na área pública, mas que lê faz anos. No final, ficou perto de 5200 reais somando tudo, máquina + upgrade + frete pelo PayPal e todos impostos do governo e taxas dos Correios. Comprar nos EUA é pagar imposto de importação e frete duas vezes. Em geral, máquina Européia sai mais barato trazer direto da Europa. Pra quem não sabe fazer o trâmite, não quer esperar, não quer se arriscar, quer se poupar de possíveis e prováveis dores de cabeça e ansiedades decorrentes, creio que valha bem a pena negociar com esse vendedor, principalmente se puder ir ver a máquina, testar e retirar no local...
    1 point
  45. Use um auto trafo de pelo menos 2500VA , pesa uns 6 kg , no primeiro uso fique atento se ele aquece muito. Teoricamente deve dar e sobrar , mas esses trafos não tem muita qualidade e o FP ( fator de potência ) varia muito de um lugar para o outro numa mesma cidade . Para não ter surpresa compre um de 2500VA.
    1 point
  46. Faz tempo que não atualizo a foto do meu cantinho (cada vez um pouco maior, rsss).
    1 point
  47. Uma dica pra quem quiser fazer pães com grãos ou sementes na massa (vide chia) é deixar o grão imerso em água desde o dia anterior ao de misturar na massa. O grão vai absorver a água enquanto estiver de molho e não vai pegar água da proporção farinha/água.
    1 point
  48. perdi a preguiça e saiu o levain e o primeiro pão ficou com uma acidez bem destacada (pelo menos pra quem nunca tinha provado pão com acidez), nos próximos vou tentar acertar melhor isso.
    1 point
  49. Fornada de hoje. Dessa vez adicionei um pouco de farinha de chia para testar. Achei que afetou bastante o crescimento, talvez pela maior absorção de agua que a chia tem. Mas o sabor ficou bem interessante. Ficou bem mais acido/azedo. Do que as fornadas anteriores. E no geral ficou mais denso também.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...