Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 14-01-2018 em todas as áreas

  1. No estudo "Kinetics of coffee infusion: a comparative study on the extraction kinetics of mineral ions and caffeine from several types of medium roasted coffees" Café arábica, "Brazil Santos", pó peneirado e usado na faixa de 1.7 mm até 2 mm, infusão com agitação, temperatura constante 80 C, razão de preparo 2%. O gráfico da concentração de cafeína (eixo vertical) pelo tempo em segundos (eixo horizontal) é: Ou seja, a cafeína vai sendo extraída até o final, só que cada vez mais devagar.
    2 points
  2. @Lisboa Santos postei isso aqui: http://forum.clubedocafe.net/topic/5416-400-miligramas-de-cafeína-ou-3-xícaras-de-café-por-dia/?do=findComment&comment=198931
    1 point
  3. Muito demorado e sujeito a muitas perdas. Melhor começar com mudas de café já prontas e desenvolvidas para plantio em terra, maior certeza de que vingará e muito mais rápido. O pessoal andou comprando até no ML.
    1 point
  4. É isso mesmo no mundo do café se vc juntar três "entendidos" vai ter 4 ou 5 opiniões
    1 point
  5. @Lisboa Santos Eu não tinha acompanhado esse outro debate sobre o tema, mas me parece que isso não é uma unanimidade entre o pessoal que estuda café. O Ensei Neto no blog dele fala algo diferente do que mostra esse gráfico: "se, por simplificação, agruparmos as substâncias contidas nessas partículas em ordem decrescente de solubilidade, teremos: Ácidos, Açúcares, Compostos Clorogênicos (família da Cafeína) e Óleos." (segue link do artigo dele http://www.thecoffeetraveler.net/new-blog-3/2016/4/26/caf-partculas-e-sabores?rq=ácidos%2C açúcares ). Não sei ao certo quais as fontes do Ensei e quais as fontes desse site que postaram, mas os dados não estão batendo... Particularmente eu li o texto do Ensei primeiro e fez muito sentido com tudo de experimentação que eu já fiz com café, da parte dos ácidos serem os primeiros a serem extraídos, por exemplo, ao contrário do gráfico do outro site, que mostra que eles demoram muito a serem dissolvidos. Enfim, o que acham?
    1 point
  6. Não sei se tem o "como peneirar" nos posts, mas em resumo são recomendáveis dois tipos de movimento: 1- o vertical (primário, ou principal): forte pra cima e pra baixo, com um certo soquinho embaixo, da mesma forma que se peneira café no cafezal naquelas peneiras grandes para separar pedras, folhas, e galhos do café (ou farinha, açúcar, sal etc.); e 2- o lateral ou horizontal, que desobstrui os furos (secundário): esse movimento não deve ser forte sob pena de peneirar pouco, pois se for rápido as partículas mais finas tendem a ficar na peneira, em vez de descer pelos furos. No meu Insta dá pra ter uma ideia melhor de como é, aqui.
    1 point
  7. Galera parou de postar os tigrões aqui no tópico! [emoji50] Segue extração de hoje na Aram. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  8. Presentinho de aniversário Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
    1 point
  9. Ainda "in love" com minha base e meu "mini upgrade" (nova avalanca). Falei para o Gil que em comparação com a alavanca e manipulo antigo esse novo (principalmente em madeira) melhorou muito a ergonomia.
    1 point
  10. Acredito que eles cobrem caro pois geralmente a maioria dos estabelecimentos não quer ter o numero de baristas suficiente para atender toda demanda. Então se o coado que leva muito mais tempo que um espresso for muito barato não vai dar tempo do cara fazer coado, espresso, lavar a louça, cobrar o valor no caixa, atender o cliente, levar o café na mesa etc... Mas vale lembrar que essas cafeteiras novas são voltadas para um publico com renda media-alta. Então o foco é ter preços caros mesmo.
    1 point
  11. Helder, justamente essas diferenças de ph, bicarbonato, etc que dão um toque no café. Por acaso, nos nossos testes, as águas com ph mais baixo deixaram o café mais agradável, com certa acidez. As águas mais alcalinas mataram o café. Estes testes propostos são interessante para aprender qual tipo de sal afeta o café de diferentes formas. Bom pra vc pegar uma água e avaliar antecipadamente como o café vai se comportar. Sobre usar para espresso, eu usava ambas, mas em máquinas diferentes, não saberia precisar a influência da água no espresso, mas com certeza tem diferença. Sobre calcificação, pelo que eu li aqui mesmo no forum, no Brasil predomina água com ph mais baixo, é muito difícil calcificar. Tem a ver tb com a dureza da água (principalmente calcio e magnésio). Sei que la para a Europa a água é dura, o que dentre outras coisas (além de formar menos bolhas no sabão rs), calcifica não só os chuveiros e maquinas de lavar, mas tb as caldeiras das cafeteiras. Aqui no Brasil a água no geral é mole, mas procurei um mapa de dureza da água no Brasil porém n achei.
    1 point
  12. Helder, acho muito bacana esses testes, porém existe um bem fácil de fazer e mais importante ao meu ver para o dia a dia: testes com as águas minerais que vc tem acesso. Ja fiz este teste com 6 marcas que abastecem minha cidade, e a variação do sabor do café muda muito de água para água. Como eu prefiro água mineral do que filtrada (desde o problema de falta de água que teve em SP), porque não utilizar a que dá melhor rultado na xicara? O teste é facil, e os resultados são muito visíveis (eu achava que era lenda, mas de água para água parece que muda o tipo de café ou processo de extração de tão diferente que fica). experimente, vc vai se surpreender
    1 point
×
×
  • Criar Novo...