Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 16-01-2018 em todas as áreas

  1. Ano passado, um dos baristas do Café Secreto aqui no Rio postou no facebook alguns links pra quem quisesse se aprofundar nas temáticas de fazer café, e dentre esses links tinha esse: http://www.scaa.org/PDF/CoffeeBrewing-WettingHydrolysisExtractionRevisited.pdf Que é uma leitura muito fluida e muito interessante sobre extração de café. Tem uma parte específica que fala brevemente (não fala, na verdade) do efeito isolado do tempo na extração de substâncias específicas - página 6 do pdf, logo em cima, Time. Ele cita um artigo de 1959 (Extraction rates for selected components in coffee brew) onde os autores fazem algumas experiências a 93 graus, 82 graus e temperaturas menores com todo o resto fixo e isolam a extração de cafeína. Lendo o artigo, parece pra mim que quase toda a extração de cafeína que seria possível extrair em 10 minutos acontece nos primeiros 2 minutos para temperaturas acima de 83 graus. Alguém sabe se esse artigo ainda é referência? Existem artigos mais recentes?
    4 points
  2. É, geralmente uso o libgen qdo o sci-hub está fora. Mas funciona também, basta escolher um mirror adequado (ele retorna alguns).
    2 points
  3. @Lisboa Santos use o http://libgen.io/ com o título do artigo e selecione para procurar em Scientific articles.
    2 points
  4. Salve Tarcísio, sobrou café verde sim, logo logo daremos um destino para eles. Voltaremos aqui para avisar todo mundo! Grande abraço, Igor
    2 points
  5. Depois da AeroPress, a Clever pra mim é a que dá o melhor coado, esta seguida da Moka (com umas receitas totalmente fora da caixa rsrsrs). A Prensa Francesa (que, assim como a AP e a Clever, tb é por infusão), dá excelentes cafés também, mas não tenho (nem a FP, nem o porquê de usá-la, já que tenho a AP). [emoji14][emoji185]
    1 point
  6. Tem toda lógica, por isto mesmo eu comecei tirando as doses desejadas dos pacotes (direto de dentro da gaveta do freezer, é meio sacal) e mandava direto para o moedor. Mas, na minha prática, resultou na deterioração (notável) depois de uns 6 ou 7 abre-e-fecha, ao longo da semana. Foram 3 cafés diferentes, ao longo de 3 semanas, e todos degradaram muito. Depois que comecei a congelar em doses individuais, ou maiores (com descongelamento lento em temperatura ambiente, ainda a vácuo), nunca mais tive problemas. Eu congelei vários pacotes da última CC, nas embalagens originais (seladas a quente, com a válvula tampada, e com uns 150g em cada), e quando for usá-los vou retestar a técnica do "tirar por dose dentro da gaveta" e (re)ver no que dá. Já descongelei cafés que estavam no freezer há quase um ano, e ainda estavam aparentemente bem preservados, alguns eu nunca tinha provado, outros eu tinha tomado antes de congelar só não dá para ter certeza absoluta porque de memória não dá pra comparar.... rsrsrsrs Tudo isto que estou falando, é sobre cafés para coados com torras entre "muito clara" e "clara média" (estes 2 dois extremos são mais incomuns, o mais usual são torras "clara" e "moderadamente clara"). Como nunca compro torra média ou mais avançada (às vezes vem acidentalmente, por falha descritiva do fornecedor, o que tb é muito comum), e não faço espressos, não sei dizer sobre a preservação sensorial (congelado ou não) deste tipo de café, mas suspeito que a percepção de degradação para espressos é mais demorada... só uma "opinião" (sem base nenhuma!). rsrsrs @Solano as (diversas) saídas estão sugeridas nos posts de 2017, da pág. 13 em diante: agora é com vc decidir o que fazer.... sorry! Se vira nos 30, que é o tempo que vc vai ter para abrir o freezer, tirar a dose a ser moída (ainda congelada), fechar o pacote e o freezer...
    1 point
  7. Cara, eu deixei lá no congelador mesmo e só abro pra tirar a dose necessária. Aceitei que tenho um café com menos de 24h de torra, mas tá melhor do que o que descongelei (se bem que o grão não é o mesmo). Os seus devem ter quase uma semana desde a torra até quando congelou, não?
    1 point
  8. Fui lendo o post e pensando "viiixi... puuutz... ", enquanto lembrava dos meus cafés da compra coletiva que foram direto para o congelador quando chegaram. Eu apenas troquei as embalagens, que vieram de 500g, para as menores de 250g que comprei na CC também. O problema é que não tirei o ar, não vedei a válvula e agora está chegando a hora de começar a usar esses cafés. Alguma saída para este caso? Tento tirar o ar agora antes de descongelar? Tiro só a dose que for usar direto para o moedor? Ou provavelmente perderei a maior parte do café mesmo?
    1 point
  9. Parece que a galera não é muito entusiasta do Clever... só duas paginazinhas de comentários, nada de receitas mirabolantes... Para alguns grãos o café nele fica muito bom.
    1 point
  10. Realmente o link do libgen.io remeteu para aquele de USD$38 (é demais pra um pobre labkitcheniano como eu rsrsrs, salvo se eu tiver acesso para outros artigos cafeinados) da Wiley Online Library... Valeu galera, vamos continuar garimpando.... Ps.: o do sci-hub não consegui usar ainda, pus o nome do artigo e caiu numa página em russo! Ps2: graças ao Mr. Google Translate consegui! a página em russo simplesmente pedia para entrar com o "captcha". Peguei o artigo inteiro com gráficos e tudo o mais....
    1 point
  11. @Lisboa Santos e @sergio.m , o Lib Gen é mais para livros, se forem artigos publicados em periódicos científicos recomendo o Sci-Hub. É um projeto de uns cazaques revoltados com os altos preços impostos pelas editoras científicas, então eles fizeram um esquemão para quebrar os pay walls e disponibilizar os artigos de graça. Como as editoras vivem derrubando o site, eles ficam trocando de endereço. O endereço atual, conforme uma busca que fiz agora, é: https://sci-hub.tw/ Mas se alguém for ler esse tópico daqui a um tempo, o link pode estar quebrado, mas buscando "sci-hub" no google acredito que se encontre o endereço vigente.
    1 point
  12. Enfim, depois de alguns meses de tentativas, no dia 03/01/2018 aconteceu o primeiro encontro CdC Vix (apelido carinhoso de Vitória/ES). No encontro estavam presentes @João Vitor Ribeiro, que gentilmente cedeu o espaço em sua casa para realizarmos o encontro, e sua namorada, @Fcc, @Apoenã Passos Passamani e namorada o @Lunatico e eu! Foram algumas tentativas de realizar o encontro, mas o corre-corre do dia-a-dia não permitia, até que tivemos uma oportunidade bacana e então nos reunimos. Como foi o primeiro encontro, métodos e equipamentos não faltaram e cafés então! Tivemos uma grata experiência de provar um Geisha que conseguimos, que café exótico! Um aroma de especiarias (temperos) e uma acidez marcante! Para acompanhar os cafés tivemos um delicioso bolo de laranja feito pelo @Fcc e um pão de fermentação natural que fiz especialmente para o encontro. Infelizmente não pude ficar até o final, depois os demais podem colaborar com mais detalhes. Abaixo seguem algumas fotos: Da esquerda pra direita: Namorada do @João Vitor Ribeiro, namorada do @Apoenã Passos Passamani e ele, eu, @Fcc, @João Vitor Ribeiro e @Lunatico @João Vitor Ribeiro comandando a Fiamma dele :-) Pão do @m3nd3s (eu) Acho que já podemos marcar o próximo, antes que 2018 acabe! heheheh
    1 point
  13. Cambada, o encontro foi sensacional! Tivemos um boa variedade de cafés, priorizando mais os métodos coados. Melhor de tudo foi poder conhecer a galera local do CdC, pois isso possibilitará novos encontros com mais gente no futuro, facilitando a troca de informações, técnicas e experimentação de bons cafés! Animem galera!!! Quanto mais gente, melhor!
    1 point
  14. BRAVO TAMPER 2018 !!!! !!!! ;)))))
    1 point
  15. Legal esse estudo (o de 1958), ainda não tinha baixado. Você tem que comparar com o gráfico das extrações de todos os solúveis. Basicamente, só um pouco mais rápida, a extração da cafeína anda junto com o restante da extração. Ou seja, café sub extraído, menos cafeína. Café bem extraído, mais cafeína. O comentário lá em cima de "Vc extrai 90% da cafeína nos primeiros segundos de extração." não tem sentido.
    1 point
  16. Se funciona não sei , mas se vc fizer um vídeo com certeza vai bombar no you tube .
    1 point
×
×
  • Criar Novo...