Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 28-01-2018 em todas as áreas

  1. Eita, fiz o filho e abandonei por quase um mês, hehehe Bom, nesse um mês muita coisa aconteceu (e ao mesmo tempo nada, hehehe). A principal no caso é que to prestando uma consultoria pra Coopiatã, num prazo muito apertado e bem menor do que eu havia solicitado, mas é o que tem pra hoje. Nessa consultoria estou focando em melhorias no fluxo interno da cooperativa, visando melhoria de processos na prospecção de clientes e venda de cafés crus. Invarialmente a questão da torra vem também como uma possibilidade de melhoria de ganhos para os produtores, e é algo que sempre pentelhei a cooperativa e um dos produtores para fazer na cidade, mas que pelo visto precisou da minha vinda aqui pra dar força a essa idéia, e que já vinha surgindo por parte de um dos produtores, e que, espero eu, finalmente assuma o projeto de uma torrefação colaborativa, dando a possibilidade de outros produtores terem também seus cafés, bem como otimizando o uso do torrador que ele tem, fortalecendo a cadeia de produtores da região. Aqui em Piatã é muito comum diversos produtores terem sua própria marca de café, e são muitas, indo desde embalagens simples com café moído torrado em versões gigantes daqueles torradores de prova da Carmomaq até cafés mais "sofisticados" em embalagens valvuladas e torrados em Atillas da vida, e a região compra bem os cafés, dando um giro interessante aos produtores. Enfim, passando mais pra registrar (e verborragizar um pouco pra entender um pouco esse processo) como é o fluxo numa cidade de 20 mil hab. (!) no meio do nada (!!) mas que tem conseguido resultados interessantes quando o assunto é o negócio enquanto torra. Ainda tem muito a melhorar, mas olhando de fora, os primeiros passos já foram dados e agora é galgar outros mercados (que ao meu ver, só não foram galgados por que Piatã fica a cerca de 11 horas de Salvador, dificultando MUITO o acesso dos produtores ao já restrito e dominado mercado de cafeterias da cidade, que justamente compram cafés daqui para seus blends).
    5 points
  2. Olá pessoal, repassar aqui a experiência de torrar o Café do Afonso no forninho modificado. Primeiro o log: Tempo (min,seg) BT 0 160,0 °C 1,16 74,0 °C 2,26 93,0 °C 3,02 102,0 °C 4,07 119,0 °C 4,47 130,0 °C 5,31 140,0 °C 6,15 151,0 °C 6,43 156,0 °C 7,17 164,0 °C - Yellow 7,44 170,0 °C 8,15 175,0 °C 8,4 180,0 °C 9,37 189,0 °C 10,03 194,0 °C 10,42 200,0 °C 10,49 201,0 °C - FC 11,31 203,0 °C 12,06 206,0 °C 12,43 209,0 °C 12,46 209,0 °C - End Batch de 166g com perda de 13,9% Rao de 15% Pois bem, comecei com o forninho a 200ºC (achei baixa), aumentei para P3,7 no turning, mas tive que dar mais um up na potência aos 3min (P4) pra tentar finalizar a secagem (considero todos os grãos amarelinhos) antes de 7min (não consegui), reduzi para P3,7 aos 9min para corrigir a RoR decrescente, e no FC baixei para P3,25. De qualquer forma gostei bastante da aparência, vamos ver como fica na xícara. Na próxima vou começar com o forninho a 210ºC e no turning tentar encaixar esse P3,7 e só baixar no FC. No meu forninho eu analisei as temperaturas de equilíbrio (sem café) e ficou assim: Antes do P3,0 eu uso apenas quando aqueço e coloco os grãos P3,25 - 220ºC P3,50 - 245ºC P3,70 - 260ºC É isso, valeu!
    2 points
  3. Pra espresso pode dar um resultado legal pra quem não gosta de acidez marcante. Prova aí e dá o feedback, não chegamos a testar ele no espresso com torra quase-2C. De qualquer forma, independente do ponto final da torra, evite que o ROR suba no final, que tende a dar um amargor precoce, que só apareceria em pontos mais avançados.
    2 points
  4. Fala @helderbarreto! Então, o café fica baked quando acontece o inverso do que vc fez Ou seja, quando dá menos calor do que o café precisa lá pro final da torra, e o ROR fica quase zerado antes da hora ou até mesmo negativo. Aí o sabor fica adstringente, flat, perde acidez e outros traços sensoriais, amarga mesmo com torra clara, etc. No seu caso aconteceu o contrário, faltou tirar calor depois do 1C, e a temperatura subiu demais, quase entrando no 2C. Tem gente que gosta... talvez ainda mantenha a doçura, nota de rapadura, corpo bom... mas provavelmente o frutado e a acidez cítrica não vão ficar muito aparentes. Eu usaria como referência a 1ª torra. Só dar um pouquinho mais de calor no final como o Torres falou, talvez desenvolver por até uns 2min, e tirar uns 10-12 °C acima do 1C. Deve ser o suficiente pra se livrar das notas vegetais.
    2 points
  5. Nova torra dos grãos do Paulo (cereja descascado). Temperatura inicial de 210, mas dessa vez iniciei em potência 4. Outras diferenças da última torra foram que eu abri a bandeja aos 160º (em vez de 150º) e eu baixei menos vezes a potencia. O que me deixou preocupado em relação ao sabor que vou obter é porque apesar de a temperatura sempre ter subido, como se pode ver pelo gráfico, a RoR apresentou uma elevação no final. O que pode acontecer como consequência disso, pessoal? Um sabor baked? Não foi por muito tempo, foi no último minuto de torra. Se observarem eu finalizei aos 220º, mas essa temperatura só foi atingida com 3 min pós 1C. Tentei ser mais suave nas variações de temperatura dessa vez. Tive um índice de Rao de 26%, perda de 15,14% e finalizei após 3:15 do 1C.
    2 points
  6. Vendo máquina ANDREJA PREMIUM. 1 grupo. Kit com moinho compak k3. Preço R$ 7.000,00 Máquina está em Brasília/DF. Custos de embalagem e envio pelo comprador. Fotos Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  7. Grande Luís ! Vou tentar fazer exatamente as sugestões dadas. Dessa vez tentei uma torra para espresso. Vinha tomando muito coado e estava com saudade de uma torra mais escura. Como não estava acertando a mão na torra média, arrisquei. Mas vou procurar fazer o sugerido por vocês e dar o feedback. Abraço.
    1 point
  8. Mas quando vc aciona o botão de extração, ela chega a ligar a bomba? Se a resposta for sim, pode ser duas coisas: 1) tem ar entre o cano a bomba e o grupo (basta abrir a torneira do vapor e ligar a bomba que essa água vai chegar no lugar certo); 2) bomba aciona mas mesmo com o procedimento só sai água pelo braço de vapor - sua solenoide não esta abrindo para o grupo. Procure nesse sub tópico ou no da haggis que vai encontrar como resolver; 3) bomba não aciona - sua bomba está queimada ou o fio entre o interruptor e a bomba está com mau contato ou o próprio switch está com defeito. Para testar a bomba basta ligar dois polos de um fio vindo da tomada nela. Se ela não ligar é a bomba. Cuidado que choque mata, então não arrisque se não tiver familiaridade com esse tipo de procedimento. Você correrá um risco desnecessário, sobretudo se tiver um multímetro e puder testar com ele. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Obviamente vc só poderá testar isso depois de trocar o tubo danificado Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  9. @Jonas Felipe, zerar a balança ou não, tanto faz... talvez pode facilitar alguma coisa pra quem usa receita com uma quantidade x de despejo no blooming e y após. Balança nem é essencial, mas é o mais fácil pra conseguir uma BR consistente em todo preparo... o que daria pra fazer usando recipientes volumétricos, mas dá mais trabalho. Sobre força inercial de coriolis, em sistemas pequenos o efeito é simplesmente insignificante perto do efeito do formato e irregularidades dos recipientes. Eu vi uma demonstração disso, acho que uma parceria dos canais Veritasium e Smarter Every Day no Youtube.
    1 point
  10. A C-08 ( Mondial, Britânia ) é irregular nas tiradas dos expressos. Vocês podem fazer os mesmos procedimentos em todas as tiradas e elas dificilmente saem com qualidade ( não culpem o pó de café ). Aqui, para cada 10 expressos, somente 1 sai com sabor gourmet ou achocolatado ( café em grãos gourmet ABIC do Centro ou do Rei do Mate a R$52,50/Kg ). Vocês podem melhorar a qualidade do expresso se extraírem apenas 30 ou 40 ml no máximo por vez a cada hora. Isso deve deixar o expresso mais forte com mais sabor. A maioria das vezes o que sai dessa máquina não é crema mas sim espuma e isso não é garantia de bom sabor. Quem usa essa máquina a alguns anos ( + de 5 ) deve abrir ela toda até a caldeira ( chave halen ) para remover a areia que fica acumulando dentro dela ( uso de vinagre, coca-cola, não resolvem ) e que entope a passagem do vapor. Em menos tempo o que entope é a peneirinha ( podem evitar isso se para cada expresso tirarem um de água ) onde encaixa o cachimbo. Essa peneirinha é presa por uma espécie de parafuso que é muito ruim de soltar ( aqui tive que usar chave de fendas, martelo, torno e WD40 ). Eu uso um triturador ( Cuisinart ) para triturar os grãos de café por 20 segundos ( mais que isso fica fino e entope e menos deixa o expresso muito fraco ). Ás vezes uso a medida maior ( filtro ) do cachimbo para ter um expresso mais forte e em outras a medida menor ( filtro ) para obter um normal ( com este último já seria possível obter um expresso forte mas a máquina desperdiça o pó, é irregular na extração ). Há um botão nessa máquina que é mostrado com um símbolo de vapor e que só agora percebi que com ele acionado, quando seu led fica verde, sai muito mais vapor e isso talvez melhore a qualidade do cafézinho expresso ( eu sempre achei que esse botão era para ser usado apenas para cappuccino ou espumar o leite ). Passarei a testar nos novos expressos.
    1 point
  11. Se for pra ser honesto, comprei porque curti o design.
    1 point
  12. Ricardo, então monta uma fábrica de torrador, ponha o preço ligeiramente mais baixo, e fique rico =) Os valores são assim porque existe comprador. Vale para qualquer produto, obviamente.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...