Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 31-01-2018 em todas as áreas

  1. Como vai @samuellucas A previsão é que consiga monta-los para dia 12/02. Abraço
    3 points
  2. Eu achava que voce peneirava todo e qualquer café. Mas como tenho um md40 fiquei curioso como iria peneirar essa moagem tao fina. Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
    1 point
  3. @EduardoAlemao veja bem... a função de peneirar aparentemente é para tirar os fines, de moagens mais grossas; mas pra tirar mesmo os fines precisa peneirar muito tempo e com ajuda de aparelhos de vibração. Pra vc ter uma ideia, segundo o fabricante das granulométricas que eu tenho, para peneirar abaixo de 200µm (espresso começa em 250µm) são entre 20 e 30 min neste agitadores profissionais (sem e com martelo): O objetivo (oculto para muitos) de peneirar é, na verdade, reduzir (estreitar) a faixa granulométrica, eliminando boa parte dos fines e dos coarses. Do jeito que eu moo, super fino, fico na faixa entre 0 e 300-350µm, que já é uma faixa bem estreita, por isso não preciso peneirar. Falando assim por cima, tanto faz vc trabalhar numa faixa entre 0-300µm ou entre 400-700µm. A vantagem da primeira é que tudo acontece mais rápido e de maneira mais uniforme, e vc tem a garantia que sua faixa é realmente estreita; a desvantagem da segunda, é que é realmente muito, mas muito difícil e demorado ficar realmente só entre 400-700µm, vc não tem garantia nenhuma que está nesta faixa mediana, a não ser que vc peneire de uns 15 a 20 min num dos aparelhos acima. Por isto tudo, há um ano e meio que não peneiro mais pra fazer café, as minhas granulométricas estão emprestadas por aí... uso de vez em quando para alguns testes.* * Como diria o @JoaoW sobre mim: pronto, falei! e dei um nó na cabeça da moçada!
    1 point
  4. Foi o que pensei mesmo, mas é melhor perguntar né rs
    1 point
  5. @JoaoW, advinha minha resposta! Minha moagem é sempre a mesma, entre turco (mais pra este) e espresso. Quando vêm as faxineiras de 4ª-feira de manhã, às vezes eu faço no Melittão 103 com moagem um pouquinho mais grossa (talvez tipo espresso): abro 10 pontos no meu MD40 (normalmente deixo no Zero - 1 ponto), não só para ir mais rápida a filtragem, como também porque faço com a rara (pra mim) BR de 10% (às vezes 15%), já que é, principalmente, para tomar com leite (faço drink de café, capuccino, machiatto, ou latte). No coador de pano dá para vc ir raspando com uma colher aquela crosta que vai formando junto ao filtro, isto acelera um pouco a preparação, e ajuda na agitação (ou, em outras palavras, na homogeneidade da extração, já que esta é a função da agitação).
    1 point
  6. Galera, acabei de comprar a minha Breville e, até agora, estou achando a máquina sensacional. Usei um grão do Curto Café (RJ) com uma torra recente e foi bem fácil tirar uma extração muito boa (para o meu gosto), usando o filtro duplo despressurizado. O expresso duplo já programado sai mais ou menos com uma proporção de 1g de grão para 2g de café pronto, o que pelo que tenho visto é ok. Não estou controlando com muita precisão isso, pois as extrações tem saído boas de qualquer forma. Mas se alguém tiver alguma dica boa, por favor, fique a vontade. O duplo padrão dela, no entanto, é bem forte (como eu gosto), mas quem não é apreciador de café acho que deve estranhar. Como vocês fazem para servir para quem gosta de um café tipo estes de rua em geral? Só rodar mais água? Valeu!
    1 point
  7. Moedor como o mini ou elétrico tem assinatura de munição, os mesmos materiais , aço temperado , latão e etc. No raio x não da para diferenciar um moedor de uma espoleta de lança granada. Isso aqui parece algo feito pelo Gil ,mas é uma espoleta de obus Se for levar na bagagem de mão nos EUA com certeza vai ser parado no raio x e vai ter que explicar que moedor não é granada. Não é só o moedor , o nivelador , tamper e outros badulaques de café parecem munição.
    1 point
  8. Rsrsrs, é Burny vou partir para isto. Vou dizer, adorei o tamper, muito, muito legal, a superfície ficou lisinha, usei hoje com 14 kg.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...