Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 16-03-2018 em todas as áreas

  1. Sitio da torre, Catuaí amarelo, Carmo de Minas, 1300m, caramelo e melaço
    4 points
  2. Acredito que este moinho deveria ser recomendação unanime lá no tópico "Qual moinho começar", na sua devida categoria: moinhos manuais, não portáteis, até R$200 (apesar de que facilmente é adquirido por menos de R$70). Estava em dúvida se comprava o Botini ou o Mimoso. Comprei o Botini 03, paguei pra ver e achei ele EXCELENTE. A moagem ficou bem mais uniforme e de qualidade, o sabor ressaltou bastante desde o velho café filtrado até o espresso. Falando em espresso, fui moer no mais fino e tive a proeza de entupir minha máquina, não saiu uma gota. Tive de ir liberando a regulagem pra conseguir fazer um espresso. Apesar de bem rudimentar, o controle de moagem quando acertado é bem eficiente. Na french press, ninguém mais quer café moido no Porlex, é outro sabor. Pra quem tinha dúvidas sobre a capacidade de moer até o espresso, pode comprar de olho fechado! O único ruim é que terei de voltar a fazer braços na academia, pois agora com umas 15 voltas já consigo fazer um espresso duplo
    2 points
  3. Ontem à noite torrei o Rosângela Natural. Me parece que a torra ficou boa. O amostrador ajuda bastante a hora certa de despejar os grãos. Passando ele agora no coador e está bastante aromático.
    2 points
  4. Obrigado Helder. No meu torrador, o primeiro crack começa entre 205 e 210º, a depender da abordagem de calor e ar durante a torra (o sensor entra em contato com os grãos, mas não mede exatamente a temperatura dentro deles, mas deles e do ar em volta deles, daí uma variação). Em relação a temperatura final, para coador, costumo encerrar perto de 215 a 218º, mas isso não é uma máxima, pois depende de vários outros fatores, como, por exemplo, em que tempo encerrou a faixa verde, quanto tempo durou a faixa amarela (início das reações de maillard). Tem também a questão do café e do tempo que posso ter que esperar para que, na fase final, eu tenha atenuado a acidez ruim. O Rosângela Natural que torrei ontem ficou bom, mas já fiz torra melhor dele. Ficou algum resíduo na xícara da fermentação do café (como se a bebida estivesse levemente gaseificada), talvez por conta do encerramento prematuro da torra, da RoR que bateu o primeiro crack, que acabou atrapalhando um maior prolongamento da fase pós crack sem o risco de passar do ponto para coador. Ficou muito aromático, bastante frutado, mas com uma acidez que está me incomodando um pouco na xícara (para esse café, pois em outro poderia ser o "it" da bebida). Agora há pouco torrei o Rosângela CD, que está sendo o preferido da patroa. Vem visitas de fora nesse fim de semana e quero servir o café que mais a agrada. Nesse café, fiz uma abordagem um pouco diferente, com menos potência e mais ar, inclusive utilizei uma regulagem nova que ainda não tinha testado (são seis faixas possíveis de circulações diferentes do ar, e até agora só utilizei duas variações, justamente porque estou conhecendo a máquina nova). Fiz uma torra um pouco mais prolongada e numa curva decrescente, bem atenuada a partir da faixa amarela.
    1 point
  5. Coffee Snobs from Funny Or Die
    1 point
  6. Massa! Já tenho um café para ir na próxima visita a Vix. E ainda descobri que fica próximo a casa de uma das pessoas que me hospeda. Já falei para ela ir oferecer os brigadeiros alcoólicos dela. Vai que da bom.
    1 point
  7. Mesquita, o curso foi muito bom, produtivo e didático. O Eystein é muito bom professor, e nos deixou extremamente a vontade para interromper, perguntar, voltar ao assunto é etc. Extra curso, só gente boa, comprometida a aprender e a ajudar os demais, nisso foi incrível,porque cada um agregou um pouco. Sobre o curso: 1 muita prática de torra 2 muitas análise das torras 3 investigação do que foi bom ou não na torra e como corrigir. 4 torrar novamente tentando melhorar as curvas. 5 experimentar novamente 6 levar os cafés que torramos pra casa para provar a sua evolução ( ou não ). Enfim, esse é um resumo bem basico, eu estou extremamente satisfeito de feliz pelo curso, pela didática e pelo acolhimento do Valmor e Adriane que são excepcionais! O mestre Eystein também merece uma menção especial, é muito bom professor mesmo!! Grande abraço! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  8. Isso é um assunto que vejo aparecendo tangencialmente nas mais variadas discussões, resolvi abrir aqui um tópico pois é uma questão que se tornou pertinente para mim recentemente. A ideia do tópico é perceber como o paladar de cada um, as preferências de métodos e preparo (por exemplo, %BR) foram ou estão mudando (ou não!) desde o início do contato com o café especial. No meu caso, quando comecei a buscar fazer e tomar café de mais qualidade, gostava só de espresso, do que tomava por aí, e moka. Desprezava o coado. Comprei aeropress, tomava mas não acertava muito a mão, salvo uma ou outra xícara que ficava meio doce "na louca", na sorte. Na moka, adorava fazer com o grão bem fininho. As coisas começaram a mudar quando comecei a fazer infusões seguindo as dicas do Lisboa e do método Sweet Spot, aí comecei a curtir outros sabores. Achei que viraria um adepto da doçura do café, moagem mais fina e longas infusões, etc. e moka bem fininha. Mas me surpreendi recentemente, estou achando a moka amarga, e comecei a curtir mais uma moagem média ou média pra grossa (no meu Hario Slim, 13 cliques; mas pelo que o pessoal fala por aí o meu acho que faz mais fino que outros, então acho que essa referência não vale muito). Não fica mais amargo e ainda tem um bom corpo. Por outro lado, comecei a preferir a infusão com tempos bem mais curtos e moagem fina (2 min), estou vendo muito mais graça na acidez, para a qual não dava bola antes. E não estou gostando mais daquele café mais doce. Na aeropress, moagem relativamente fina (nem tanto) mas com tempos de infusão de 2-3 min tem dado uma xícara ácida também, gostosa. Para coados, pressca, etc. me vi preferindo engrossar mais a moagem. E o espresso, que antes para mim era sinônimo de café melhor, foi lá pra baixo no meu ranking de preferências. Além do sabor não ter me agradado tanto (estou preferindo as sutilezas dos outros métodos, e olha que não faço xícaras tão sutis assim), tenho preferido tomar algo que possa ser saboreado com calma, que a xícara (e o papo ou pausa) dure mais. Deixo para tomar fora de casa porque não tenho cafeteira de espresso, e é legal deixar para tomar algo diferente fora para variar um pouco, mas tenho preferido todo o resto. Em síntese, no começo: espresso era a preferência, moka moagem fina, encorpada; agora engrossei várias moagens no coado e moka, e tenho preferido uma aeropress com tempo de infusão curto para enfatizar a acidez.
    1 point
  9. Galera.... Juro.... Fazia meses que eu não ria tanto!!!!!!!!
    1 point
  10. Ou então o sabor do açúcar né? Nunca sabemos...
    1 point
  11. Hahahahaha Só vim plantar a treta Enviado de meu ONEPLUS A5010 usando Tapatalk
    1 point
  12. Açucar mata o sabor do morango e do café! Não conheço ninguém q come morango com açúcar, isso está errado nao faz sentido! Nunca ouvi falar.. Açúcar no café até onde eu sei é pra esconder defeitos, antigamente só tomava café com açúcar pq tomava café ruim, hj em dia qdo o café é bom e coloca açúcar, o gosto fica muito ruim! Agora se sua vida toda vc foi acostumado a tomar as coisas meladas de açúcar ou já é viciado em açúcar, vc precisa trabalhar seu vício e seu paladar mas não mate meu café
    1 point
  13. Tá cheio de café doce, ácido, exótico... Até o bukeela da Nespresso eu diria que é um bom teste ora quem quer um café sem pir açúcar. Suplicy eu não acho bom pra usso. Pelo menos os qye tomei. Dá uma lida nas lojas online. Todas têm ótimos cafés, pra se tomar sem adoçar. De fato, café sem açúcar é como morango sem açúcar: como deve ser. Mas enfim, cada um toma ou come como quer.
    1 point
  14. 1 point
  15. Blend chique (40% Sul de Minas, 30% Etiópia, 30% El Salvador) no espresso. Ainda bem novo e com sabor de CO2, mas acidez e sabor de frutas vermelhas já bem aparente. No coado, pré estreia da Roast para amigos que enchem a saco até eles recebem o café Rsrs. Muito gostoso!
    1 point
  16. Aqui não existe uma Gestapo contra o açúcar e nem pro açúcar, vc deve beber seu café da forma que vc quiser e gostar , não existe esse papo de certo ou errado. Vc acha que fica melhor com açúcar, coloca açúcar. Nesse calor do verão do Rio tenho bebido e gostado de uma mistura de café chamada Tropicana ,Tropicalia 30 ml de expresso 150ml de água de Coco Gelo Bater na coqueteleira e servir , fica uma maravilha, se preferir pode por um pouco de açúcar Imagina se a gente for discutir se devemos misturar cocô com café. Gosta com açúcar ? Use açúcar. Já ia esquecendo café não tem nicotina , onde vc leu isso ?
    1 point
  17. Acho que essa da pra entrar no tópico belas extrações café do caparaó de MG. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  18. Só pra ilustrar e aparecer com a maquina nova msm... 17,5g/35g - 25,3s - Brejetuba CA torrado por mim com 15,5% de perda
    1 point
  19. Blend do Pereira Vilela e Henry Lois (50%) . A extração ficou bem aromática , ambas as torras com 25 dias . Estou no aguardo do Mundo Novo do Valmor , que pelo tempo poderia se chamar Bravo Mundo Novo .
    1 point
×
×
  • Criar Novo...