Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 06-04-2018 em todas as áreas

  1. Cansei de me irritar com moedor de pimenta. Nos últimos 6 anos tive uns 4. Uns caros, uns baratos... Agora consegui um bala. Comprei um Porlex Mini JP20 e modifiquei. Copo de baixo trocado por um tubo de madeira. Troquei a alavanca por uma simétrica, deixando-o compacto e para que não desequilibre na mesa. Também há um pino passante/removível para que a alavanca nova não saia fácil. Só falta mandar a pimenta moída para Socratic Coffee medir a distribuição das partículas (kkk)
    5 points
  2. Extração de hoje é um Bourbon Vermelho mineiro extremamente agradável, acidez relativamente baixa (pena, só faltou isso) e retrogosto durável.
    4 points
  3. 10 kg , 20 kg , ainda bem que eu não sou vizinho de vcs Pelas fotos do Fogo e do Allex Lima torrando eu diria que seus vizinhos adoram vcs
    3 points
  4. Caríssimo, vou responder no outro tópico: estou aguardando o meu estoque de café antigo baixar para dar uma opinião (que não deve ser diferente de tantas opiniões mais 'experts' que a minha), mas ante a ansiedade, vou torrar um hoje no Super STC do @Guilherme Torres Guilherme 'Torras' da última compra coletiva para usar na segunda. Até agora estou bem satisfeito! Fiz na média de 1 café por dia, fora hoje que não fiz, só me adaptando às escaldadas, velocidade, etc. Valeu, abraço!! Enquanto isso os produtos Bravo estão dando show, show na bancada, no uso, etc. A única coisa que eu queria era as marquinhas no Bravão que tem no Bravo mini, das voltas, mas que o Bravão é mais fácil de moer, isso é. Valeu @Gilberto estou sendo invejado pelos que gostam de cafés na família e entre os amigos, hehehehe
    2 points
  5. Fiz no torno, entra justo. A alavanca é um retalho de alumínio com o furo retangular e arredondamentos feitos com lima.
    2 points
  6. Eureka Mignon MCI, seminovo. Agora vamos ver se ele pode substituir o Vario como moinho padrão para o cappuccino do café da manha.
    2 points
  7. Eu ACHO, que seria muito bom disponibilizar um equipamento que possa ganhar upgrades no futuro. Hoje a fabrica não poderia lançar o torrador completo full stack, o valor dele seria muito alto, limitando o mercado, tiro no pé pra todo mundo. Mas se já pensar no projeto, com a possibilidade de instalar os opcionais, você lança o canhão pé de boi, depois lança o controlador disso, depois o daquilo, e vai comprando opcional quem quiser/puder. Acho que seria perfeito, agradaria um número maior de usuários. Como já falei, esse nicho é diferente, as fabricas estão acostumadas a trabalhar com empresas, quem vai começar torrando 200kg/mês, o usuário desse produto tem outra visão e necessidade, a maioria nem sonha em torrar 200kg/ano!! É muito legal poder comprar uma marzocco ou ecm, mas ainda acho que o pessoal aqui tem mais prazer e condição de comprar uma Silvia e instalar um PID ou restaurar uma antiga e fazer upgrades na mão, a tal experiência do usuário. Pergunta pro cara que tem um fusca 64 restaurado por ele e pergunta se ele troca por um Golf 0km, poucos aceitariam. E entre o dono do fusca e o dono do Golf, certeza que o dono do fusca entende muito mais sobre carros/mecanica/engenharia e etc.
    2 points
  8. Olá amigos. Ontem fiz minha primeira torra. O resultado aparentemente foi péssimo. Hhehehehehe Fiz ela com uma pipoqueira de fogão. As fotos da pipoqueira e do café estão aí. Da pra ver q ficou bem desparelho e bastante escuro, sendo que eu queria uma torra média. Ontem o cheiro até parecia bom... mas hoje abri a lata onde o guardei e cheirava a borracha queimada... hehhehehe Vou descrever meu método e espero q alguém me de algumas dicas, por favor!! O café usado foi o Seleção do Mario. Foram 106 gramas e resultaram em 86 gramas. Deixei a pipoqueira esquentando por uns 4 minutos (essa parte eu não cronometrei). Fiz isso pq pelo q entendi o café é colocado no torrador com ele já quente, certo? O primeiro crack começou por volta de 2 minutos, o q pelo q entendi é muito cedo... O fogo estava no máximo, então decidi baixar, pois achei q deveria estar muito forte. Com quase 5 minutos ele terminou. Por volta dos 7 minutos e 30 segundos começou o segundo crack. Começou lento, mas aos 9 minutos todos os grãos começaram a dar o crack juntos. Aos 10 minutos desliguei o fogo e coloquei o café em uma forma pra resfriar. O vento da janela a noite estava frio e mexi os grãos pra ajudar no processo. Minhas duvidas: - deixo a panela esquentando ou coloco o café antes de ligar o fogo? -preciso esperar os 2 cracks? - quanto tempo deve demorar a torra? - como separar o café das cascas? À princípio é isso mas se alguém tiver uma observação extra gostaria muito de saber! No mais obrigado e parabéns pelo fórum e pelo conteúdo de qualidade.
    1 point
  9. PESSOAL LIGUEI PARA TODOS E ALGUNS DERAM CAIXA POSTAL, OU NAO ATENDEM OU QUALQUER OUTRO MOTIVO QUEM RECEBEU MINHA LIGAÇÃO DO N 34-99937-1222, FAVOR ENTRAR EM CONTATO COMIGO URGENTE. ALGUNS FAZ UMA SEMANA QUE ESTOU LIGANDO AGUARDO OS FALTANTES XICARAS EM CONFECCAO COM PRAZO DE ENTREGA PARA PRIMEIRA SEMANA DE MAIO AOS QUE JÁ DEPOIARAM É SO AGUARDAR NOVAS NOTICIAS. GRATO E ABRAÇOS
    1 point
  10. Hoje fiz varias torras. Resolvi filmar uma para demonstrar colo é torrar no UNO. Guilherme Log:
    1 point
  11. A interação do empreendedor com o público alvo é muito interessante pra ambas as partes. De um lado há a possibilidade maior de se acertar nas demandas existentes e de outro se consegue ter essas demandas supridas. Há alguns exemplos bem interessante desenvolvidos dessa forma, como o Bravo Debut aqui no BR e a Xenia (máquina de expresso e agora tb um moedor de mós cônicas com o nome de Mella), na Alemanha.
    1 point
  12. Fogo, eu não fui tão afundo no estudo de materiais, equipamentos além do processo de torra. Acho que seria de uma gentileza enorme, e uma demonstração de verdadeira atenção com esse 'novo mercado', se baseado em todos esses nossos achismos, a Carmomaq se dispusesse a realizar um hangout onde pudesse esclarecer alguns conceitos dos elementos (material, processo, tipo de torrador, limitação ou visão de mercado da fábrica... ). Acho que ainda no gancho da experiencia do usuário, melhor do que só nos mostrando o produto pronto, se eles nos colocarem mais perto do processo, mesmo que nada do que sugerirmos seja incluído, mas só por fazermos parte do processo e não só do consumo no final de tudo, acredito que faria bastante diferença no conceito da marca e do produto por parte de todos aqui.
    1 point
  13. kkkk Não Fogo, é que " idealmente " não pretendo torrador elétrico. Como disse um pouco mais acima, estou na condição de observador pois quem sabe até a implatanção do projeto o custo beneficio em sendo de 1.2 kgs não me convensa não ? Quem sabe até lá não teremos respostas sobre assistência técnica e peças de reposição. e etc. Cadu foi mais ou menos assim mesmo rsrs Tanto que parei de torrar quantidade no bolinha aqui em SP, só torro lá no sitio mesmo hehehe
    1 point
  14. Eu ia perguntar o que está achando da Aram, mas lembrei que o tópico para isso é outro. AHAHAHA
    1 point
  15. Lima Vc é bipolar? Kkkkkkkkkkkkk
    1 point
  16. O segredo é dar um cafézinho para os visinhos Eu tive um vizinho que queria chamar os bombeiros uma vez que torrei uns 20 kgs no bolinha. Expliquei o que era, dei um cafezinho e ficou tudo sussa até hoje. Bom, capacidade de 1.200 só ajuda não atrapalha em nada. Se vai torrar café só pra você, torra 200 gramas e pronto. Se quer torrar mais a máquina tem essa capacidade. Eu estou acompanhando com muita atenção esse desenvolvimento e torcendo para que seja um belíssimo projeto com possibilidade e muitos controles de torra e boa capacidade de carga. Espero poder compra-lo !
    1 point
  17. Vamos ser otimistas galera. A maioria dos brasileiros adora o cheiro do café torrando. Vão é bater na porta pedindo pra comprar café! Todo mês torro 10 kg de uma vez e faço fumaça na rua toda! Só elogios! Nenhuma reclamação. Hahaha
    1 point
  18. Pois é, pra torrar 1kg, acho bem difícil ser pequeno. Aquele Aillio Bullet promete 1 kg mas se me lembro na prática pessoal achou que bateladas menores iam melhor. E o bicho não é pequenino.
    1 point
  19. Congrats Gilberto. Isso dai meu camarada. Vamo que vamo. Como disse o Fogo, preste atenção no 1º crack, ai vai te dar um norte bem legal para um começo de torra bom. Falando nisso, minha SR700 ta chegando por ai. Quando tiver em maos, te dou um feedback. Lembro que vc queria saber sobre nao eh mesmo. E vamo que vamo. Abrassss
    1 point
  20. E aí @Ricardo Esteves Segui suas dicas na minha última visita à ilha A Arbor não pude ir porque não abre no fim de semana, mas fui na Montecarlo, Black Horse e Leve Caféina e gostei muito! Café excelente e o pessoal muito entusiasmado mesmo com café! Muito legal!
    1 point
  21. Fogo qualquer moedor manual funciona , eu uso um clone do Porlex com mo de cerâmica.
    1 point
  22. Opa Gil, não sou só eu =) É interessante pois além de ter moagem bem uniforme é eficiente, moendo bastante por volta comparado a um moedor tradicional. Isso é ótimo para quando se está cozinhando e se usa maior "dose".
    1 point
  23. Ficou legal @sergio.m, eu estava usando o Handground, a moagem dele é ótima, mas não tem ergonomia para moer direto na comida, tem que moer no pote e depois jogar. Mas assim ficou legal e com um custo bacana.
    1 point
  24. Gente, alguém tem alguma novidade sobre a balança Voom?
    1 point
  25. @fogoruivo trabalho com experiência do usuário/consumidor faz um pouco mais de uma década, me coloco a disposição para além de palpitar informalmente por aqui, ajudar a desenhar o projeto de ponta a ponta, desde a interface até o processo de evolução do produto, auxílio na viabilização, aceleração do lançamento, equalização das necessidades do público X viabilidade, construção de um MVP, etc... Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  26. O normal é para trás. Se fica folgado para centralizar , usa fita teflon . Nao entendi nada do item 4)
    1 point
  27. Sei bem como é isso Fogo. O ideal seria ter dois tipos de torradores, um para os cabras que não se importam tanto com um resultado mediano a bom e outros que querem um torrador que permita fazer torras iguais aquelas obtidas com equipamentos de ponta. Eu larguei mão de fabricar o STC e o UNO, porque cada adição que fazia para aprimorá-lo aumentava o custo. Cheguei, enfim, ao que acredito ser suficiente para obter excelentes torras, em nível semelhante as obtidas no átila, no STC. Quanto ao UNO, acho que aprimorei ainda mais o funcionamento do torrador, encontrando, enfim, um equipamento bem versátil que me permite brincar bastante, curtir meu hobby em um leque extenso de possibilidades. Tem variação na velocidade do tambor (de 70 a 140rpm, sendo que o tambor tem diâmetro bem pequeno perto dos convencionais), várias possibilidades de gestão da direção e velocidade do ar, bem como uma potência calorífica que me permite, por exemplo, chegar ao turning point em menos de 1 minuto para bachs de 200g e ao final do primeiro crack em menos de 8min sem queimar o café (embora eu ache que fica melhor com um desenvolvimento maior, um tempo maior total de torra). Hoje, por exemplo, não faria o UNO por menos de 10k, e o STC, por menos de 7k. Porque dá um trabalho doido a montagem, tem a questão do suporte e além disso, sai bem caro fabricar.
    1 point
  28. Mesmo café da COOPERBIO (agricultura familiar, agroecológico), extração de hoje. Feito com moinho Gino Rossi CC45 e uma La Spaziale de 1989.
    1 point
  29. Pelo calendário da Aram, esse café está com torra recente. Equivale a uns 15 dias do calendário gregoriano. Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
    1 point
  30. Com tanta gente fazendo tanta extração top, fico até com vergonha de colocar a minha extração Utilizando a minha Oster Prima Latte II com filtro despressurizado, moedor Bravo Debut (regulagem 0+43), tamper Bravo dinanomêtrico, e grãos Latitude 13 Mucugê, torra do dia 20 de fevereiro. Café saboroso, com um agradável aroma de baunilha, e acidez moderada.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...