Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Leaderboard


Popular Content

Showing most liked content on 04/16/2018 in all areas

  1. 3 points
    Não acho que usar aberto dá certo... Vai sujar bem a caldeira de café, acaba retornando. O pistão tem uma válvula de retenção, mas funciona bem com a pressão da água, mesmo que bem pouca. Mas sempre dá pro usuário fazer aqueles malabarismos de coffee geek, vai saber. Quando der coloco mídia!
  2. 3 points
    Caramba, bem legal, é tipo um HG mas melhor, pois a mo externa e o eixo que movimenta a interna estão guiados na mesma estrutura, eliminando qualquer chance de desalinhamento, por sorte minha custa o dobro do meu, ufaaaaaaa.
  3. 2 points
    O moinho foi amplamente discutido no Kaffeenetz. A segunda série agora está no Kickstarter:
  4. 2 points
    Helder, embora as temperaturas finais sejam parecidas, a abordagem de torra foi completamente distinta, tanto no fluxo de ar, como também na própria RoR. Se você observar o log do Rosângela, vai ver que a RoR máxima não chegou a 18. Nesse café, privilegiei uma curva menos parabólica, embora tenha existido (não intencionalmente, mas por conta de uma variável de ar que tinha me esquecido o comportamento) uma subida súbita na RoR aos 5min50s. Veja que o desenvolvimento nesse café foi mais prolongado, mas, ao mesmo tempo, mais tênue a subida, o que preservou mais a acidez, com menor grau de caramelização do grão. Já no Forquilha, fiz uma curva bem parabólica, partindo de uma RoR inicial alta (em torno de 25), mas sempre decrescente, quase batendo 1 no fim. É uma autêntica curva RAO, que costuma propiciar bons cafés para espresso (e, de fato, ao que parece minha impressão pós torra, a caramelização foi bem maior, com maior atenuação da acidez do café, o que, provavelmente, culminará num espresso com bastante caramelo, acidez atenuada, sem prejuízo acentuado das notas de origem).
  5. 2 points
    Pensei em anunciar por R$ 4000,00... As extrações são boas, mas... A máquina é esquentada, considerando que o grupo está imerso na caldeira. Pode-se deixar pouquinha pressão e a água portanto estará na faixa de uns 105°C, e também dá pra usar a técnica de deixar o portafiltro frio ou gelado, mas não testei muito pois estou no aguardo do interruptor que sumiu nos correios. Outra questão, comum a todas as manuais pequenas, é o volume de café, pequeno a cada curso do pistão. O filtro dela é de aproximadamente 51mm. A máquina realmente é bela!
  6. 2 points
    Fiz uma extração agora de manhã e pirei com esse controle manual. Com o devido exagero, parece até que estou usando uma la mazzorco com aquele paddle que controla a pressão na extração. Muito legal a brincadeira. http://www.youtube.com/watch?v=-XpHp1GdZ7E Guilherme
  7. 2 points
    Estoque ficando baixo. Ontem parti para duas torras. Cada uma com uma abordagem. Primeiro torrei a Rosângela cd. Fiz uma torra visando primordialmente a aeropress. Já o forquilha objetivei um café para espresso Ambos ficaram bem cheirosos.
  8. 2 points
    @Solano, normalmente quando acontece isto é excesso de sova, ou a temperatura da massa subiu muito, o correto é que não passe de 26ºC
  9. 2 points
    Ufa... ainda bem que custa mais do que eu gostaria... kkkk
  10. 1 point
    Gilberto, achei o mecanismo uma copia quase que idêntica ao HG One, não vejo diferença em prender no eixo ou na base, ambas são bem fixadas, se houver algum problema para o alinhamento sera na peça de engate da mó, tanto num quanto no outro ... No entanto, se você, que estudou bem o babado, diz que é superior, quem sou eu para duvidar Como será que se estabiliza, ventosas ? Pesa só 4Kg, o HG acho que são 9 kg, e além do peso tem um "segurador" para a outra mão e esse (ao menos no filme) nem se mexe ...
  11. 1 point
    Salve. Não sei se está um absurdo. Lá fora o valor da relíquia é na faixa de 400 a 500 euros. Restaurada é bem mais. Francesco costuma vender de 800 a 1000 euros. Não é uma máquina trivial de restaurar. Fica a dica. Pretendo vender a minha (recromei inteira, inclusive a base que normalmente é alumínio nu) mas falta a chave de baquelite...
  12. 1 point
  13. 1 point
    Eu tenho uma opv com regulagem de latão aqui, de 7 a 11 bar. Mas, para colocá-la eu teria que retirar o manômetro ou fazer uma nova carenagem para a máquina, pois o espaço lá dentro está bem escasso. De vez em quando coça a mão para abrir tudo e rearrumar lá dentro para encaixar ela Tb. Só que quando o transdutor de pressão chegar a opv perde totalmente o sentido. Do jeito que está já não tem necessidade, desde que descobri que 65% a bomba não consegue colocar mais do que isso numa extração normal (sem filtro cego).
  14. 1 point
    Fiz uma gambiarra já que não vai ficar assim definitivamente. Mas funcionou bem. A extração abaixo saiu meio rápida, por conta da moagem (troquei o café por outro e não tinha ajustado o moinho para o novo, um pouco mais claro que o anterior). Ficou bem gostoso de qualquer forma. Um pouco sem corpo, mas saboroso. Guilherme
  15. 1 point
    Eu desconfiaria da hidratação e força da farinha, não é qualquer farinha que aguenta altas hidratações. Que farinha está usando (ou usou) e quanto de hidratação? Eu tenho recomendado a todos que conheço que comecem com 65% no máximo, já dá pra conseguir ótimos pães com essa hidratação, eu mesmo só tenho feito nessa medida.
  16. 1 point
    Acho que sim, e bate com as quantidades das receitas do Barista Hustle pra SCA (agora caiu o "american", depois da fusão com a SCAE): https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/advanced-water-recipes
  17. 1 point
    Não gostei (nem um pouco) do jeito de tirar o café, precisando enfiar is dedos no meio do pó.
  18. 1 point
    Nestes “fusos” o ideal é que seja laminado, não usinado, a Igus vende ele pronto, talvez vá por aí.
  19. 1 point
    Continuando a cartear pois só vi a aram uma vez quando o Bruno levou em uma reunião. Vendo as fotos que vc é o aram postaram ele mudou a forma do fuso de triangular/trapezoidal para mais quadrado ele pode ate fazer fuso redondo , para desgaste mínimo. Alterar a liga bronze/latão que desgasta , o passo talvez seja o menor problema , ele inevitavelmente vai resolver esse problema , se quiser exportar a aram , mas vai levar tempo , cada alteração envolve testes e testes. Diferente do Gil , ele fez poucos testes , o Gil me mostrou o Debut no jamboree de 2015 , estava "pronto" mas quando ele começou a mostrar as alterações que iria fazer , ficou claro que demoraria muito ainda , pois cada alteração normalmente resolve um problema é cria outros. Quando o trabalho é artesanal o tempo sempre será loooongo.
  20. 1 point
    Aqui fotos da engrenagem (3:1) etc. https://www.malwani.de/deutsch/produktinfo-1/kaffeemühle-livi/ Acho que ele tem as mós grandes da Mazzer Robur de 83mm. Assim o pó deve ser parecido com o do Bravo Debut. Mas achei ele bem bonito e com algumas coisas bem legais, p.ex. a gaveta para a balança.
  21. 1 point
    Essa gaxeta é muito boa mesmo. Muito mais macia do que a original e sem essa sujeira preta que ela solta. A shower screen ims é boa tb, mas só a de 200um melhorou a distribuição de água na minha máquina. Abçs, Burny
  22. 1 point
    Eu acho incrível o poder que esses financiamentos coletivos tem de culpabilizar terceiros e não assumem o próprio despreparo.
  23. 1 point
    Oi Bernardo, o clumping parece um problema estático nesse moinho, pois um pouquinho de água no grão (RDT) já resolve. Deve ser o custo da construção compacta sem um flapper eficiente e da baixa retenção desse moinho. Moagem no blind shaker da LWW ou algo parecido com certeza resolve. Eu usei o funil e o WDT Tool da Tidaka e o alinhador Bravo e as extrações com o portafiltro bottomless ficaram perfeitas.
  24. 1 point
    A minha Unica recebeu uns upgrades com peças da AliExpress. Primeiro instalei uma válvula redutora de pressão e puxei uma mangueira de silicone para a máquina. Fiz um furo pequeno embaixo da maquina para deixar a mangueira entrar. Como a casa tem um filtro de alta vazão, puxei a mangueira direitamente para o reservatório d'água, onde instalei uma bóia miniaturizada. Também furei a chapa do reservatório de dejeto e instalei um dreno que vai diretamente para a rede de esgoto, também com mangueira de silicone. As modificações foram relativamente baratas - peças na faixa de 80 temers - mas aumentaram o conforto bastante. Também não mudaram a aparência da máquina muito.
  25. 0 points
    Boa noite galera! Breville bateu $ 4390,00 e a mais econômica $3,041,00. Seria uma Bitcoin das cafeteiras?
×