Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 16-04-2018 em todas as áreas

  1. Não acho que usar aberto dá certo... Vai sujar bem a caldeira de café, acaba retornando. O pistão tem uma válvula de retenção, mas funciona bem com a pressão da água, mesmo que bem pouca. Mas sempre dá pro usuário fazer aqueles malabarismos de coffee geek, vai saber. Quando der coloco mídia!
    3 points
  2. Caramba, bem legal, é tipo um HG mas melhor, pois a mo externa e o eixo que movimenta a interna estão guiados na mesma estrutura, eliminando qualquer chance de desalinhamento, por sorte minha custa o dobro do meu, ufaaaaaaa.
    3 points
  3. O moinho foi amplamente discutido no Kaffeenetz. A segunda série agora está no Kickstarter:
    2 points
  4. Helder, embora as temperaturas finais sejam parecidas, a abordagem de torra foi completamente distinta, tanto no fluxo de ar, como também na própria RoR. Se você observar o log do Rosângela, vai ver que a RoR máxima não chegou a 18. Nesse café, privilegiei uma curva menos parabólica, embora tenha existido (não intencionalmente, mas por conta de uma variável de ar que tinha me esquecido o comportamento) uma subida súbita na RoR aos 5min50s. Veja que o desenvolvimento nesse café foi mais prolongado, mas, ao mesmo tempo, mais tênue a subida, o que preservou mais a acidez, com menor grau de caramelização do grão. Já no Forquilha, fiz uma curva bem parabólica, partindo de uma RoR inicial alta (em torno de 25), mas sempre decrescente, quase batendo 1 no fim. É uma autêntica curva RAO, que costuma propiciar bons cafés para espresso (e, de fato, ao que parece minha impressão pós torra, a caramelização foi bem maior, com maior atenuação da acidez do café, o que, provavelmente, culminará num espresso com bastante caramelo, acidez atenuada, sem prejuízo acentuado das notas de origem).
    2 points
  5. Pensei em anunciar por R$ 4000,00... As extrações são boas, mas... A máquina é esquentada, considerando que o grupo está imerso na caldeira. Pode-se deixar pouquinha pressão e a água portanto estará na faixa de uns 105°C, e também dá pra usar a técnica de deixar o portafiltro frio ou gelado, mas não testei muito pois estou no aguardo do interruptor que sumiu nos correios. Outra questão, comum a todas as manuais pequenas, é o volume de café, pequeno a cada curso do pistão. O filtro dela é de aproximadamente 51mm. A máquina realmente é bela!
    2 points
  6. Fiz uma extração agora de manhã e pirei com esse controle manual. Com o devido exagero, parece até que estou usando uma la mazzorco com aquele paddle que controla a pressão na extração. Muito legal a brincadeira. http://www.youtube.com/watch?v=-XpHp1GdZ7E Guilherme
    2 points
  7. Estoque ficando baixo. Ontem parti para duas torras. Cada uma com uma abordagem. Primeiro torrei a Rosângela cd. Fiz uma torra visando primordialmente a aeropress. Já o forquilha objetivei um café para espresso Ambos ficaram bem cheirosos.
    2 points
  8. @Solano, normalmente quando acontece isto é excesso de sova, ou a temperatura da massa subiu muito, o correto é que não passe de 26ºC
    2 points
  9. Ufa... ainda bem que custa mais do que eu gostaria... kkkk
    2 points
  10. Gilberto, achei o mecanismo uma copia quase que idêntica ao HG One, não vejo diferença em prender no eixo ou na base, ambas são bem fixadas, se houver algum problema para o alinhamento sera na peça de engate da mó, tanto num quanto no outro ... No entanto, se você, que estudou bem o babado, diz que é superior, quem sou eu para duvidar Como será que se estabiliza, ventosas ? Pesa só 4Kg, o HG acho que são 9 kg, e além do peso tem um "segurador" para a outra mão e esse (ao menos no filme) nem se mexe ...
    1 point
  11. Salve. Não sei se está um absurdo. Lá fora o valor da relíquia é na faixa de 400 a 500 euros. Restaurada é bem mais. Francesco costuma vender de 800 a 1000 euros. Não é uma máquina trivial de restaurar. Fica a dica. Pretendo vender a minha (recromei inteira, inclusive a base que normalmente é alumínio nu) mas falta a chave de baquelite...
    1 point
  12. Eu tenho uma opv com regulagem de latão aqui, de 7 a 11 bar. Mas, para colocá-la eu teria que retirar o manômetro ou fazer uma nova carenagem para a máquina, pois o espaço lá dentro está bem escasso. De vez em quando coça a mão para abrir tudo e rearrumar lá dentro para encaixar ela Tb. Só que quando o transdutor de pressão chegar a opv perde totalmente o sentido. Do jeito que está já não tem necessidade, desde que descobri que 65% a bomba não consegue colocar mais do que isso numa extração normal (sem filtro cego).
    1 point
  13. Fiz uma gambiarra já que não vai ficar assim definitivamente. Mas funcionou bem. A extração abaixo saiu meio rápida, por conta da moagem (troquei o café por outro e não tinha ajustado o moinho para o novo, um pouco mais claro que o anterior). Ficou bem gostoso de qualquer forma. Um pouco sem corpo, mas saboroso. Guilherme
    1 point
  14. Eu desconfiaria da hidratação e força da farinha, não é qualquer farinha que aguenta altas hidratações. Que farinha está usando (ou usou) e quanto de hidratação? Eu tenho recomendado a todos que conheço que comecem com 65% no máximo, já dá pra conseguir ótimos pães com essa hidratação, eu mesmo só tenho feito nessa medida.
    1 point
  15. Acho que sim, e bate com as quantidades das receitas do Barista Hustle pra SCA (agora caiu o "american", depois da fusão com a SCAE): https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/advanced-water-recipes
    1 point
  16. Não gostei (nem um pouco) do jeito de tirar o café, precisando enfiar is dedos no meio do pó.
    1 point
  17. Nestes “fusos” o ideal é que seja laminado, não usinado, a Igus vende ele pronto, talvez vá por aí.
    1 point
  18. Continuando a cartear pois só vi a aram uma vez quando o Bruno levou em uma reunião. Vendo as fotos que vc é o aram postaram ele mudou a forma do fuso de triangular/trapezoidal para mais quadrado ele pode ate fazer fuso redondo , para desgaste mínimo. Alterar a liga bronze/latão que desgasta , o passo talvez seja o menor problema , ele inevitavelmente vai resolver esse problema , se quiser exportar a aram , mas vai levar tempo , cada alteração envolve testes e testes. Diferente do Gil , ele fez poucos testes , o Gil me mostrou o Debut no jamboree de 2015 , estava "pronto" mas quando ele começou a mostrar as alterações que iria fazer , ficou claro que demoraria muito ainda , pois cada alteração normalmente resolve um problema é cria outros. Quando o trabalho é artesanal o tempo sempre será loooongo.
    1 point
  19. Aqui fotos da engrenagem (3:1) etc. https://www.malwani.de/deutsch/produktinfo-1/kaffeemühle-livi/ Acho que ele tem as mós grandes da Mazzer Robur de 83mm. Assim o pó deve ser parecido com o do Bravo Debut. Mas achei ele bem bonito e com algumas coisas bem legais, p.ex. a gaveta para a balança.
    1 point
  20. Essa gaxeta é muito boa mesmo. Muito mais macia do que a original e sem essa sujeira preta que ela solta. A shower screen ims é boa tb, mas só a de 200um melhorou a distribuição de água na minha máquina. Abçs, Burny
    1 point
  21. Eu acho incrível o poder que esses financiamentos coletivos tem de culpabilizar terceiros e não assumem o próprio despreparo.
    1 point
  22. Oi Bernardo, o clumping parece um problema estático nesse moinho, pois um pouquinho de água no grão (RDT) já resolve. Deve ser o custo da construção compacta sem um flapper eficiente e da baixa retenção desse moinho. Moagem no blind shaker da LWW ou algo parecido com certeza resolve. Eu usei o funil e o WDT Tool da Tidaka e o alinhador Bravo e as extrações com o portafiltro bottomless ficaram perfeitas.
    1 point
  23. A minha Unica recebeu uns upgrades com peças da AliExpress. Primeiro instalei uma válvula redutora de pressão e puxei uma mangueira de silicone para a máquina. Fiz um furo pequeno embaixo da maquina para deixar a mangueira entrar. Como a casa tem um filtro de alta vazão, puxei a mangueira direitamente para o reservatório d'água, onde instalei uma bóia miniaturizada. Também furei a chapa do reservatório de dejeto e instalei um dreno que vai diretamente para a rede de esgoto, também com mangueira de silicone. As modificações foram relativamente baratas - peças na faixa de 80 temers - mas aumentaram o conforto bastante. Também não mudaram a aparência da máquina muito.
    1 point
  24. Boa noite galera! Breville bateu $ 4390,00 e a mais econômica $3,041,00. Seria uma Bitcoin das cafeteiras?
    0 points
×
×
  • Criar Novo...