Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 09-05-2018 em todas as áreas

  1. To gostando de ver os tigradinhos da Aram Tai um melzinho (20g/20g) que fiz no sabado.
    11 points
  2. Pessoal, Conforme combinado, estou aguardando o final de semana para passar o meu parecer com maior consolidação. Mas segundo a torra que fiz, já posso adiantar que Não foram encontrados defeitos do tipo: Adstringente, amargor de verde ou de tostado excessivo, aroma de iodoformio, aroma de pão (torra crua) e nem acidez agressiva (exagerada). Esse café seria um típico café acima de 80 pontos ( Eu não sou avaliador, é apenas minha humilde opinião ) Parece ser processado no método CD. Possui alguns moquinas misturados em grãos maiores. Tirei um espresso no dia de hoje(4 dias de torra ) Ainda cedo para uma definição completa nesse método... Vamos aguardar, mas já posso dizer que é um bom café (custo / benefício)! Segundo o Zezinho, foi um café que a illy avaliou como terceiro colocado. Então, usei a xícara apropriada Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
    6 points
  3. 4 points
  4. La estrela del Ostro , da Square Mile. Torra de fevereiro de 2017 (isso mesmo). Achei um pacotinho de 36g no congelador, embalado a vácuo. Muitas coisas chamaram minha atenção: o aroma assim que abri o pacote estava todo lá; a torra era própria para espresso, mas se fosse julgar pelo olho, diria que era para coado; lá se vai 01 ano e 03 meses... Melhorei minha técnica, moedor e tamper (tenho ambos da linha Bravo)... Tirei um dos melhores espressos que já tomei na vida, daqueles que lembramos por um bom tempo. Não me aguentei e fiz logo um 2º, pena que era o último pacote [emoji20] BR 60%, 40s. Bravo Mini 0v44.
    3 points
  5. Aprendendo a extrair na recém chegada Aram. Unique Frutado torra de 24/03
    2 points
  6. Pingou Obrigado ao Ricardo (Fogo Ruivo), e ao clube do café que mais uma vez me proporcionou excelente oportunidade de compra coletiva.
    1 point
  7. Ficou show hein!!! Se eu colocar as minhas torras (primeiras em pessoal) o Deus do Café extingue a vida da Terra.!!!!! Hehhheehhehe Parabens!!!!!
    1 point
  8. Rapaz, ficaram com um aspecto ótimo seus pães. Eu confesso que não sou muito fã desse método de sova, mas é gosto, acho que cada um acaba se identificando com um e o utilizando. Sobre a farinha e o crescimento do levain, acho que é algo complicado de dizer apenas por isso, até porque a força da farinha, ao meu entender, é mais complexa. Até o próprio levain é tem seu temperamento, ele pode não se dar bem com algumas farinhas e outras ir muito bem, vai de levain para levain. Mas parabéns pelos pães ;-)
    1 point
  9. Pois é, os 40 dias úteis já se foram e nada ainda. Fiz uma reclamação pelo SAC, vamos ver se adianta alguma coisa...
    1 point
  10. Olá, pessoal. Tomei a liberdade de criar um mapa das cafeterias de São Paulo elencadas por @Matheus Krauze e @Lisboa Santos e resolvi compartilhar aqui no fórum: https://drive.google.com/open?id=10bYYNxhFZ87urlWY67THM-ZMEjLqHkBH&usp=sharing Passarei alguns dias em São Paulo em meados de junho e ficarei feliz se conseguir ir a 1/4 dessa lista
    1 point
  11. Sobre medir pressão... Se fosse possível fazer um furo passante no eixo central (fuso), e nele instalar um tipo de pino/pistão comprido que ocupasse todo o interior do fuso, vedado com orings, e bem no topo (no lugar daquele acabamento de madeira) um pequeno dispositivo com mola calibrada. Conforme aumenta-se a pressão, este pino iria "erguer" e expor sua extremidade. Talvez com alguma escala/graduação mas sem que tivesse grande precisão, apenas uma noção se estamos em 5...10...15bar por exemplo. Outras viajações: - No ciclismo existem medidores de potência que se instala no pedal/pedivela da bicicleta, porém custam uma fortuna. Não sei se já inventaram algum xing ling de boa qualidade. - Talvez um kit de strain gauge/gage com Bluetooth (pessoal da eletrônica deve saber se existe isso?rs) - Criar um novo modelo de manivela com um dispositivo tipo torquímetro. Claro que medições na manivela vão mostrar valores de força/torque que precisarão ser convertidos para pressão. Porém estarão sujeitos a erros relativo ao atrito da rosca que pode falsear a medição. Mas já daria uma ideia bem próxima.
    1 point
  12. Esse fim de semana resolvi testar umas farinhas de um moinho local, tinham duas opções, não questionei sobre as diferenças e no fim me pareceram a mesma farinha. Ao contrário das compradas no mercado elas tinham uma cor mais escura e a massa ficou com aspecto de que tivesse usado grão integral. Uma coisa que tenho reparado, e aí gostaria da ajuda dos colegas para entender se posso concluir da seguinte forma, quando preparo o levain na última alimentação ele chega até a borda do copo que uso, mas algumas farinhas não conseguem chegar lá e começam a descer antes, começo a achar que essas são farinhas mais fracas mesmo, o que acham? Outra coisa que mudei dessa vez foi que ao invés de tentar fazer o "slap and fold" fiz o método Rubaud e tive um resultando muito melhor, uma mudança enorme na massa e no desenvolvimento dela. Gostei do resultado final, ficou um pouco melhor que os últimos, quero testar agora com a Anaconda Premium para ver o que foi melhora do método e o que foi da farinha diferente que usei, pena que só dá para fazer pães no fim de semana, tantas coisas para testar hahaha
    1 point
  13. Olá pessoal! Muito tempo sem postar. Depois de alguns dias tentando, vários fiascos, consegui algo próximo à um cisnei:
    1 point
  14. Helder, fiz uma torra visualmente muito parecida hoje mirando espresso do Rosângela cd. Pelo que já vi no coador, depois de algumas horas (umas 8), vai ficar desse jeito: um dos melhores shots que vou tomar. O que é a gente ir aprimorando a técnica. Algo que só ganhamos com bagagem e tempo. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  15. Por curiosidade. Como esse grão tem perfil achocolatado e baixa acidez, funcionou perfeitamente. Entregou acidez inexistente como esperado, bastante doçura e cacau. Antecipava algo nojento (torra nórdica com bastante acidez provavelmente seria), mas ficou bem legal.
    1 point
  16. Espresso com a Aram utilizando água gelada
    1 point
  17. Extraindo da Aram http://https://photos.app.goo.gl/98bwKjcQgK7LtfpDA Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  18. E aí gente? Como estão os proprietários do Bravo Debut? Estou com o meu desde agosto (ou setembro, não me lembro) e desde então só alegrias e zero dor de cabeça. Gostaria de saber quais as regulagens que vocês utilizam no seu Bravo Debut. Comigo tá assim (pequenas variações conforme perfil de torra e características do grão): Espresso (Oster Prima Latte II com filtro despressurizado) : 0+41 à 0+44 voltas, variando conforme a BR. Regulagem mais fina faz chocar a máquina. Espresso (Aram e Quickmill Andreja Premium): 0+36 à 0+39 voltas, variando conforme a BR. Coado Hario V60 e Hario Cafeor: 1+35 à 1+44 voltas Coado Chemex: 1+25 à 1+33 voltas Aeropress: 1+45 à 2+15 voltas (compensando no tempo de infusão) Prensa Francesa 2+15 à 2+35 voltas (compensando no tempo de infusão) Lembrando que café não é fórmula matemática, isso são apenas minhas regulagens mais comuns que utilizo no cotidiano.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...