Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 24-07-2018 em todas as áreas

  1. Embora com algumas gotas espalhadas, uma boa extração da Aram, tigrada, do Kebado um Etíope da Square Mille com cinco dias da torra. Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
    7 points
  2. Depois de uma longa espera, de uma longa trajetória, finalmente realizei meu sonho de ter um torrador STC. Para encurtar a história: Murilo Lins comprou um STC, porém devido a um desalinhamento do motor que ocorreu durante o transporte, ele travou. Murilo estava sem tempo para fazer o reparo final (após uma tentativa que acabou por queimar o motor), então acabou deixando o torrador parado. Eu havia entrado em contato com Guilherme Torres a procura de um e fui informado sobre essa situação. Após algum tempo conversando com Murilo, ele muito gentilmente resolveu me vender a unidade dele. O STC foi enviado para Guilherme fazer os reparos e atualizações (motor mais potente, tambor sólido, trava rosca nos parafusos, etc) e acabou de chegar para mim. Ou seja, viajou de Recife para Brasília e de lá para Aracaju. Fiz duas torras até agora, ainda tenho muito aprendizado pela frente. Mas para quem veio do torrador do Beto , são muitas novidades. Fui muito feliz com meu primeiro torrador, mas queria ter mais controle sobre vários aspectos da torra. Junto do torrador comprei o exaustor também, muito recomendado por Guilherme para ter um conjunto para a vida toda. Uma grande diferença que já notei foi o aroma da torra... Como temos um fluxo de ar com exaustão, não tenho mais aroma de fumaça. Enfim, foi um grande upgrade. Agora queria agradecer imensamente aos dois que proporcionaram tudo: Murilo, por ter sido muito gentil em aceitar me vender, sem essa atitude nobre, eu não teria conseguido adquirir. E Guilherme, por ter dado uma assistência INCRÍVEL. Na verdade nem sei como descrever a imensa prestatividade dele. Me mandou diversos vídeos, áudios e textos explicando o funcionamento, o passo a passo das atualizações, aspectos técnicos. Sempre muito solícito. Obrigado, pessoal!!!!!!! Agora vou tentar fazer jus a tanto trabalho e estudar ainda mais sobre torra e colocar em prática. PS: desculpem a bagunça, mas tirei foto com tudo no chão mesmo.
    2 points
  3. Vendo tamper dinamometrico Bravo com base alinhadora ,58 mm,em perfeito estado e funcionamento.Acompranha acessórios(2 molas adicionais e funil). R$ 200,00 Link mercado livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1071935570-tamper-dinamometrico-58mm-_JM
    1 point
  4. Se você usa o filtro pressurizado, daria pra ter um resultado relativamente bom comprando um café de torra recente moído pra espresso (aí teria que testar quão fino pra não chocar a máquina) em uma cafeteria local se você encontrar alguma. Café de mercado acho meio complicado mesmo. Espresso em casa costuma ser pra quem gosta disso como um hobby. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
    1 point
  5. Olha a palavrinha chave aí: Pressurizado. Com filtro pressurizado dá para tirar um espresso razoável até socando café no pilão.
    1 point
  6. Eu respondi errado, não deixo a pressão em 1.5 bar, deixo em 1.3. Não medi a temperatura, já que não tenho termômetro, mas vejo pelo tanto de tempo que leva para água fervendo parar de sair no flush antes da extração. O ims de 35 wm realmente canaliza demais, ela centraliza o fluxo de água no meio e fica assim, a de 200 distribui melhor, recomendo essa. Compra a gaxeta aqui no brasil mesmo, não tem muita diferença de preço, comprei 2 e deixei uma de reserva. A sua andreja é aquela que tem um termometro no grupo?
    1 point
  7. Opa, bom demais saber que o grupo está crescendo. vc comprou a sua máquina onde? Respondendo suas perguntas: 1) eu tenho esse chuveiro de grupo ai, recomendo ele, também tenho o de 35 wm e não gostei, canalizava muito, a água só saia no centro. Compra o que me mostrou, tem uma melhor distribuição de água. 2) eu tenho uma gaixeta parecida com essa que me mostou, comprei aqui no brasil, no site do cafe, cozinha e cia: http://www.c123.com.br/CAFECOZINHAECIA/index.asp?pv=1 3) O meu pressostato está regulado a 1,5 bar. Sempre faço latte, raramente bebo somente espresso, assim eu tenho mais pressão na vaporização, contudo, preciso de um flush mais demorado para baixar a temperatura da máquina. Espero que vc goste da andreja, é uma excelente máquina
    1 point
  8. Pessoal, tenho algumas dúvidas, que até encaminhei para o @viniesp, mas como ele mesmo disse, pode ter outras pessoas com as mesmas dúvidas, então irei compartilhar elas aqui. "Tenho uma Quickmill Andreja Premium e vi que você tem uma máquina da Quickmill e tem mais experiência do que eu com a máquina. Tenho algumas dúvidas, gostaria de saber se você saberia responder. 1) Reparei que a distribuição de água dela é bem centralizada. Para deixar a extração mais uniforme estou pensando em pegar um chuveiro da IMS de 200 microns. Você sabe se o grupo E61 da Quickmill tem tamanho padrão? Tô querendo pegar esse chuveiro e tô na dúvida se ele é compatível. https://www.chriscoffee.com/E61-Precision-Group-Shower-Screen-p/1460201.htm 2) vou aproveitar e trocar a gaixeta. Essa é compatível? https://www.chriscoffee.com/Cafelat-E61-8-5-mm-Blue-Gasket-p/cfl278.htm 3) Na sua máquina, você usa que pressão do boiler? A minha tá regulada em 1.25 bar com pressão mínima 1.00 bar para acionar a resistência (que leva cerca de 2 minutos e 15 segundos). Desde já, agradeço a ajuda. Grande abraço! "
    1 point
  9. Eu já vi um vídeo de uma barista falando que a cremosidade do leite está relacionado a quantidade de proteína e não na gordura, a gordura afeta o sabor. A Itambé tem uma linha de leite com mais proteínas e quando uso, fica muito cremoso. De todos os leites que já experimentei, o Leitíssimo é o de melhor sabor pra mim. Eu uso cremeira ou mixer, mas nada de latte art, apenas para dar aquele efeito cremoso no cappucino. Dois cappuccinos bem amadores por sinal. =)
    1 point
  10. Vídeo com o famoso barista italliano Dritan Alsela fazendo café numa moka (Bialetti, claro). Fica comprovado que com fogo baixo (que não ultrapasse a base da cafeteira), não precisa de água fria na parte superior, e ele tira do fogo uns 5 seg depois que começou a espumar; faço isso mais exatamente quando ouço o borbulhar, para que sobre sempre a mesma quantidade de água na caldeira, já que geralmente meço minhas extrações. Notem que a granulometria não é nem grossa nem fina e que, no caso, pois quer um café bem intenso, ele enche totalmente o funil mas sem compactar. Em outro vídeo fazendo capuccini, ele usa uma FP como cremeira, e diz que a granulometria não pode ser "muito" fina, e tb que o fogo não pode ser alto. Como bônus, no vídeo, uma aulinha básica de latte art.
    1 point
  11. Boa tarde! Fiz um pequeno passo-a-passo de como eu faço meu café (com crema!!!) na Moka Bialetti (cafeteira italiana), espero ajudar outros iniciantes que frequentam o forum: Informações: Moka Bialetti 6-cup 31g de Café 100% arabica Mundo Novo - Fazenda São Leopoldo - Moka Clube, torra recente Moedor Hario Column Moagem média-fina (p/ Moka) ~350ml de água filtrada natural pré-aquecida por 2'30" no microondas Um pouco de água filtrada gelada no coletor de café para não queimar o café
    1 point
  12. Caso queiram evitar o contato direto da chama procurem em lojas de materiais para laboratório uma tela de amianto para bico de bunsen.
    1 point
  13. Obrigado, Beto! O interessante é que aqui não fica amargo, fica bem equilibrado, talvez por a chama estar em contato direto a extração seja mais um pouco mais rápida, não sei.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...