Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 26-01-2019 em todas as áreas

  1. Olá a todos, Fiz um rápido experimento envolvendo a relação de 3 fatores: * Extração do expresso (em porcentagem); * Desenvolvimento na torra (variando de 13% a 18%); * Grau de moagem. O objetivo da coleta dos dados foi avaliar o ponto ótimo de moagem do grão, usando como critério a extração, de acordo com dois diferentes graus de desenvolvimento na torra (13% e 18%) e comparando com o comportamento do blend do mesmo grão mixando 3 desenvolvimentos diferentes. Método: Máquina de expresso: La Spazialle Mini Vivaldi II Pressão: 5,5 Bar Temperatura na saída do grupo: 94C Pré-infusão mecânica à pistão de 6 segundos Porta Filtro Single Naked Moedor: Mahlkonig EK43 na faixa de expresso, entre 2,0 e 3,1 (Intervalo de fino a grosso 0 a 16) Refratômetro óptico (Lorben), zerado com agua destilada a 22C e com aferições em 22C (+-2C) GRÃO: Catuaí Vermelho do Thiego Dose: 11gramas Brew Weight: 26,5g (+-1,5g) Tempo de extração: 24s (+-6s) Amostras: * Thiego 13% * Thiego 18% * Thiego Blend (⅓ da torra 13%, ⅓ da torra 15%, ⅓ da torra 18%) Gráficos de Torra anexos: Foram realizadas três moagens distintas para cada amostra SO (single origin) e três com o blend. RESULTADO: - O grão mais claro, 13%, ficou com sua melhor extração na regulagem mais fina, em 2,0 no moedor, atingindo 21,01% de extração em 30 segundos. - O grão mais escuro, 18%, mostrou melhor extração numa moagem mais grossa, em 3,1 no moedor, com 20,48% de extração em 18 segundos. * Os SOs isoladamente mostram um padrão mais linear na progressão para o ponto ótimo. * O Blend SO com diferentes desenvolvimentos de torra mostram uma parábola mais estreita, onde o ponto ótimo fica num ponto bem específico da moagem. * Não preciso explicar que o experimento é um esboço, não tem valor científico. Antes de começar o teste, achava que a extração sempre seria maior de acordo com a moagem mais fina, mas não foi o que observei. O Thiego mais escuro extraiu mais com moagem mais grossa. O Thiego mais claro, com moagem mais fina. Provavelmente todos sejam parábolas, sendo que os SOs de desenvolvimento de torra único provavelmente estão representados só em uma perna da parábola no gráfico. O Blend parece que acentuou o intervalo, exibindo melhor a crista da parábola. Enfim, além da possibilidade de baixa amostragem para construir o gráfico, se de fato os dados forem reais, parece que aumentar a extração pela moagem, não é um fator linear.
    1 point
  2. Salve Helder! Primeiro é grana, paguei 100 reais nele. Mas tem mais informação aí. O refratometro optico usa uma propriedade simples demais, que é a refracão da luz, criando uma linha limite de sombra no leitor, nada demais alem da fisica mesmo, e por isso, nao da pra dar muito errado. O fato é que tem que calibrar o zero dele com agua destilada, de preferencia na faixa ótima de leitura, que é perto dos 20 graus. Nao pode passar de +-5C. (Ele fala que corrige dos 0 aos 30C mas isso não é uma info confiável). Existe muita imprecisao caso nao respeite a temperatura, fora isso, é tranquilo. Uma coisa que atrapalha a leitura é que os solidos nao diluidos, de fato embaçam a linha de visao, mesmo assim, da pra enxergar um ponto medio sem precisar gastar com filtro de seringa. Como nao preciso de uma medida exata, e sim aproximada, ele vai razoavel. Na pratica, o Brix que tenho aferido varia dos 6 aos 14 no expresso (a tabela de leitura é de 0-32) No filtrado ja é diferente, pois o Brix varia entre 1,5 e 2,0, uma faixa mais estreita, necessitando talvez de mais precisao. Li bastante sobre o condutivímetro, e apesar de muita informaçao desencontrada, a fonte mais precisa e atual falava sobre condutivimetro em solucoes ionicas, no caso para medir a agua usada para a extração, e no caso da bebida, refratometro mesmo, por ter muitos elementos aniônicos na formula, mais ou menos o que o Burny comentou no inicio de um dos topicos de TDS. Enfim, os dois medem o TDS, mas um mais voltado para ionicos e outro para aniônicos. Se eu tivesse com grana e se fosse mais facil de achar, eu pegaria um digital só pela correçao da temperatura de aferição. Na foto anexa temos um Brix de 1,7 num filtrado. A foto distorce as extremidades, mas ao vivo da pra enxergar os traços como nos numeros bem focados do meio da foto.
    1 point
  3. Marco , antes de tudo parabéns pela iniciativa! Vou deixar para os mais experientes comentarem . Queria saber por que escolheu um refratômetro óptico para medir a extração. Salvo engano já foi comentado em tópico sobre TDS que esse instrumento não seria confiável. Algo mudou de uns tempos para cá? Um instrumento muito utilizado pelo Lisboa é o condutivímetro. Já tentou calibrar / fazer um teste de equivalência entre seu refratômetro e um daqueles famosos (tipo VST etc)?
    1 point
  4. Continuando... Cafés para degustação: Eles tem essa parede inteira com cafés para degustação. Alguns em detalhes: Para degustar, basta escolher a ficha do café desejado e entregar para a atendente. Ela irá preparar um café filtrado de cada uma das opções escolhidas e te entrega em uma bandeja. Eu e minha esposa experimentamos ao todo 9 cafés diferentes (3 bandejas, contendo 3 cafés cada), mas o burro aqui só tirou a foto de uma bandeja, que é a desta foto acima. Infelizmente meu orçamento estava bem curto e o dólar não está favorecendo. Além disso, não teria muito espaço na bagagem para trazer coisas muito grandes. Então acabei não comprando muitas coisas, apenas algumas besteiras, que estão na foto abaixo. Dos cafés que degustei, este da Etiópia foi o que mais gostei. Gostei tanto que acabei pegando um pra mim, mas infelizmente estou apanhando para fazer ele espresso. Já mudei diversas variáveis na minha extração do espresso, e nennhuma fica muito boa. Parece que ele fica melhor no filtrado mesmo. Bom, acho que é isso. Se um dia tiverem a oportunidade de ir para aquela região, recomendo dar uma passadinha pela loja. Só pela degustação já vale a ida. Além do mais, os vendedores/atendentes foram muito simpáticos e receptivos, principalmente quando me identifiquei como brasileiro. Abraços.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...