Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 21-03-2019 em todas as áreas

  1. @Hallef Acho que melhor do que indicar cafés individualmente, seria a sugestão de fazer um curso de cupping para te dar as ferramentas mínimas necessárias para fazer escolhas educadas do que você quer servir. É possível fazer aulas particulares com Q-graders, por exemplo, um caminho seria procurar a BSCA para indicação, ou melhor ainda, se possível fazer o próprio curso de q-grader, se for de interesse... vai ter um logo mais
    2 points
  2. Cafeterias são abertas e fechadas quase que diariamente. Para fazer jus na xícara aos cafés especiais entregues por ótimos produtores e torradores, eu diria que é necessário aprender muuuuuito sobre café, teoria e prática, antes de se lançar nessa empreitada. Tem sido cada vez mais comum encontrar Brasil adentro cafeterias equipadas com as máquinas La Marzocco e moinhos Mahlkönig que servem espressos medíocres pra tudo que essas máquinas podem entregar. Ficam as dicas
    2 points
  3. Precisamos cotar no dia de fechamento Marcão, mas seguimos uma precificação justa para todos, buscando atender bem o produtor para que ele se sinta motivado a produzir cafés especiais e na outra ponta, o consumidor, que precisa conhecer o que de fato é produzido em nossa terra e sempre foi exportado. Pelo fechamento de hoje 21/03 - saca de 60Kg 16 acima deste lote - R$ 839,06. Valor por Kg - R$ 13,98 + FRETE. Atendemos a quantidade que você necessitar. Me chame no Whatsapp para maiores detalhes - (34) 99207-5790.
    1 point
  4. Não foi sarcasmo, não. Mesmo que a linha atual de uma marca tenha uma certa característica, variações anteriores com características distintas continuam no mercado por muitos antos, e no caso de modelos populares costuma haver fabricantes de acessórios e peças de reposição que em muito estendem a sobrevida de tais equipamentos. Eu mesmo comprei um PF naked da Astoria de 58mm anos atrás, foi meu primeiro naked, que precisei bolar um adaptador pra usar na Gaggia Baby Class e depois precisei modificar pra usar na BDB e uso até hoje pra backflush nas minhas máquinas 58mm, até na ECM, a despeito do ângulo de encaixe ficar bizarro. Assim não preciso ficar tirando e pondo filtro na hora da limpeza. Mas já vi de perto uma Astoria Plus4You com PF de 53mm, até onde sei ainda em produção pela marca. Quando dei busca pra confirmar sobre a Wega, vi que eles compartilham sistemas/máquinas de 53mm com a Astoria. Coincidentemente, peguei a lista do anúncio linkado pelo @Márcio Martignoni. Alias, alguns filtros de terceiros de 53mm compatíveis com as LaSpaziale costumam vir recomendados para as marcas Astoria e Wega também. A despeito de achar que sei algo, quando encontro informação contraditória ao meu suposto conhecimento aqui no clube eu costumo pesquisar antes de postar, não raro descubro que meu conhecimento prévio estava errado ou desatualizado. Ultimamente quase nem tenho postado "ressalvas"... tem tanta informação incorreta e/ou imprecisa sendo postada com empolgação (e volume) pelos recém-chegados que desanima ficar repetindo a mesma coisa toda hora. Parece que todo novato que chega pergunta as mesmas coisas sem ler, e outros quasi-novatos respondem sem ter pesquisado antes, com opiniões pessoais baseadas em experiências parciais e conhecimento limitado/enviesado. C'est la vie...
    1 point
  5. Olá Marcão, o lote que dispomos no momento é da variedade Mundo Novo, secagem Natural. Preferimos trabalhar com frutos amarelos pela maior doçura. Características da Avaliação Sensorial Nota da prova: 83 Fragrância: Nozes, chocolate, avelã e doçura agradável Sabor: Achocolatado, cacau, doçura alta de caramelo e cana de açúcar Finalização: Agradável Acidez: Cítrica Corpo: Encorpado Obrigado!
    1 point
  6. Não raro vc vai encontrar até hobbystas com o curso de q-grader feito, e duvido algum q-grader que sirva um café que não seja pelo menos ótimo. Eu mesmo tenho vontade de fazer um dia o curso por puro diletantismo rsrsrs. Vou parar por aqui pois estou fugindo do seu tópico, entrei no modo brainstorming. Muita gente boa aqui e bem mais experiente pra continuar essa conversa. Boa sorte na empreitada e ótimos cafés!
    1 point
  7. É até um pouco exagerada a indicação do curso de q-grader para quem quer abrir cafeteria, de fato não é necessário, mas... quase todos os grandes nomes/empreendedores de cafeterias renomadas têm esse curso feito... depois o caminho seria o curso de torra, investir num Diedrich ou similar hehehe, qual o limite? Melhor focar no básico primeiro, cupping já tá ótimo rsrsrs.
    1 point
  8. Obrigado pela informação Fábio, vou procurar saber mais a respeito.
    1 point
  9. Hallef, essa pergunta encontrará várias respostas por aqui... Recomendo que invistas em umas compras pessoais para conhecer diversos cafés brasileiros. Poderás pensar no perfil que produto que oferecerás. Ainda não entendi se focarás no expresso, ou se oferecerás outras extrações. Não sei se um determinado café consegue ser "o melhor" de toda maneira. Baden Cafés Especiais e William & Sons, aqui em Porto Alegre, torram ótimos cafés. Comprei uns cafés interessantes na Origens, no Shopping Iguatemi. Comprei outros que também gostei muito na Café com Queijo, em Balneário Camboriú. E, em Natal, a Cafeteria Caffeina utiliza cafés do Mário Zardo, muito conhecido aqui no fórum. Eu comprei cafés dele, e repetirei. Nesses lugares que citei, senti profissionalismo e paixão pelo café. Tive ótimas experiências, tanto na xícara, como na conversa. Ouvi falar muito bem dos cafés da Roast. Pretendo experimentar. https://badentorrefacao.com.br/ https://williamsonscoffeecompany.lojavirtualnuvem.com.br/ https://www.facebook.com/cafecomqueijocafeteria/ https://www.instagram.com/caffeinanatal/?utm_source=ig_profile_share&igshid=qvm2vckbdez5 https://roastcafes.com/ Apenas alguns exemplos.
    1 point
  10. Concordo plenamente com você Fábio. É por isso que ainda estou em processo de estudo, tanto da teoria quanto da prática. Me considero muito perfeccionista para fazer as coisas de qualquer jeito, até porque não quero que minha cafeteria seja apenas mais uma no meio de tantas sem qualidade. Sobre as marcas que você citou, pelo que eu observo são as mais elogiadas pelo pessoal do fórum. Você considera que são as melhores, de fato? E sobre grãos? Você teria alguma recomendação dos melhores? (ou algumas) De qualquer forma, você já me ajudou muito Fábio, obrigado!
    1 point
  11. Em algumas cafeterias pode-se encontrar o proprietário apaixonado ou um bom barista servindo cafés que valem a pena tomar. Sempre torço para que o empreendimento prospere. Já estive em lugares onde, apesar das máquinas de café expresso, os líquidos nas xícaras não mereciam serem chamados nem de café, quanto mais de expresso. Alguns interessados montam o negócio por meio de um "pacote", pelo qual alugam o equipamento e comprometem-se a usar determinado grão fornecido pelo locador da máquina.
    1 point
  12. O @Burny está correto. Bom, a embalagem do filtro está... Atualizando as informações, então: Astoria Gloria/Plus4You, Calypso e Wega Concept são alguns dos modelos Wega/Astoria que usam PF 53mm
    1 point
  13. Queridos, obrigado pelas lindas mensagens. Bernardo, meu pai, plantou em mim a paixão pelo café. E é algo que eu gostaria de aprender mais com ajuda de vocês. Grande abraço, George
    1 point
  14. Fiz um upgrade na minha Aram: um shot mirror (na verdade um espelho de inspeção de carro). Depois de uma semana de uso não posso mais imaginar usar ela sem o espelho (e o filtro IMS). Ajuda bastante na avaliação dos shots.
    1 point
  15. Depois de apanhar um pouco, finalmente consegui gravar uma extração na minha nova Aram, estou usando grãos catuaí vermelho do Sul de Minas que torrei sábado dia 01/12/2018, moidos no Breville.
    1 point
  16. Estive na Aram hoje! O Maycon é uma pessoa massa demais. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  17. Olá sou novo por aqui, Sou recente nesse ramos de cafés, conheço café a somente três anos, antes disso bebia uma água suja e amarga. Passeia conhecer café depois que conheci o já citado Curto Café, também trabalhei lá por dois anos. Sai de lá menos de um mês e estou morando na Alemanha, aqui se tem muitos cafés e na sua maioria de péssima qualidade, pro meu gosto, já achei alguns cafés bons, na sua maioria bem puxado pra acidez. Pra mim o principal problema nas cafeterias, no Brasil e aqui na Alemanha, é que a maioria das pessoas só visam o lucro e não um bom produto final pro cliente. No Curto nós prezamos muito por duas coisas, uma boa bebida e bem estar das pessoas, tanto das que trabalham como dos que vão consumir, e a media de bebidas feitas, na época que estava acompanhando mais que foi até o final de março/2015, era de 600 bebidas dia e poucas vezes ouvimos falar que a bebida estava ruim, experimentavamos varios cafés durante o dia pra saber se a bebida estava boa e muitas vezes a gente achava que o café não tava bom e algumas pessoas achavam que estava. Mas acho que isso acontecia por que a nossa vida é aquilo, é muito amor envolvido. Aqui na Alemanha as pessoas são muito técnicas no extração do café, hj fui numa das minhas cafeteria preferidas e vi que os caras usam balança em cada extração, na hora de extrair meu café o cara precisou tirar a balança de baixo de outra xícara sendo que já tinha posto o porta filtro na máquina e deixou por quase 10s em contato, sabia que meu café viria amargo, e no primeiro gole foi exatamente isso que veio. Mas acho que café é amor, como qualquer coisa que vc queira fazer na vida, se colocar amor na execução a chance de dar errado é quase zero.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...