Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 12-04-2019 em todas as áreas

  1. Primeira tentativa de torra no forninho Brother's (a versão com as últimas atualizações). Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk
    4 points
  2. Concordo com o @LUW sobre a diferença ser sutil, @Ana Reut... é muito parecido, mas tem cafés que os mais chatos (eu incluso) percebem significativa diferença. Na prática, quando minha Clever caiu e quebrou num dia de faxina (é, pois é...) eu acabei não comprando outra, tendo V60 e Kalitta acho que não justifica o gasto. Para o meu gosto, alguns cafés ficavam estranhos na Clever, realçando a adstringência (e algum amargor de torra, se presente) como no turco ou em APs muito demoradas, mas alguns ficavam melhores que no V60 e Kalitta. No geral Kalitta pra mim é um pouco melhor que V60 em quase todos casos, quando se acerta as duas em seu melhor. Mas estamos no tópico da Clever, nem cabe falar das outras em detalhes. Mas, em termos de variar o sabor, a Presse é outro jogo. Tenho e uso muito. Há tópico próprio pra ela, além de várias menções em outros, dá pra achar pela busca.
    2 points
  3. @Ana Reut, já que esculhambamos um pouco o tópico da Clever, vou tacar mais um off-topic: uso a Impress e a Presse (acabei pegando uma Presse numa viagem em 2018, quando esqueci a Impress no Brasil), em duas situações bem específicas: fora de casa (levo um "kit" comigo) e quando sei que vou ficar horas lendo ou diante do computador, pra ficar bebericando café quente por um longo tempo. Fora de casa, é só ter um apoio pra preparar e uma tomada pra ligar um "mini rabo-quente". Até hoje, é o segundo método mais prático e limpo que consegui. Só a Handpresso Auto que ganha, usando sachês ESE, mas essa eu uso no carro, em geral quando não tem espresso bom onde eu tiver almoçado. O sabor da Impress/Presse fica praticamente o mesmo de uma AeroPress com filtro permanente (aço perfurado) como o Able Fine (usando a mesma moagem e mesmo grão, claro), mas tem a praticidade de já preparar no copo térmico e, se a preparação for correta, não faz "lama" e interrompe a extração quando se termina de pressionar o êmbolo. Mas sempre tem de preparar uma dose completa, pro pó ser espremido e ficar compactado, senão a bebida sobrextrai. @Mesquita, como a faixa de moagem é muito diferente da FP, o sabor não parece nada com esse método, fora o princípio de prensar os sólidos para o fundo do recipiente. Aliás, um alerta, tem um tópico que mostra que algumas Presse estão fazendo um pouco de "lama" no fundo, não sei se o problema é a Presse com qualidade ruim, se é falsificação, se a Bobble aumentou o diâmetro dos furos do filtro pro povo parar de reclamar que era duro de extrair, ou se o(s) moedor(es) do(s) colega(s) está(ão) gerando muitos fines... fato é que, moendo do Bravo Mini entre 1v+25 e 1V+45, não aparece lama nem na Presse nem na Impress. Moendo do Crushgrind Colombia (enquanto o Mini-Mini não sai) também não chega a fazer lama, mas aparece sim um pouco de resíduo, que fica grudado na tampa de silicone e quase não sai na boca.
    1 point
  4. A princípio sim, pois o problema é só café verde aqui no Brasil (ou planta viva), e vc vai precisar descrever que é café torrado (certeza que tem de ser moído?). Só precisa verificar se a alfândega italiana não tem alguma restrição.
    1 point
  5. Outro dia fui na dentista para regular a placa de bruxismo, que (diz ela) é de acrílico. Ela colocou a resina, ou sei lá o quê, e lembrei do cheiro da cola dos kits Revell. Só que socou aquela coisa na minha boca... Eu nunca tinha pensado em chupar um aviãozinho. Putz. Que coisa estranha.
    1 point
  6. @Vojnovskis, sugiro que dê uma editada na sua mensagem, você acabou escrevendo dentro do bloco de citação, parece que vc não escreveu, só citou a postagem anterior, e ainda por cima acabou parecendo que você corrompeu a postagem da brinagouvea. Ou edite e tire o bloco de citação de vez, coloque só seu texto... respondendo na sequência nem precisa usar a função "citação", basta usar o @usuário que já dá pra sacar com quem vc tá falando. Cheers!
    1 point
  7. Ana, depende de quanto coffee nerd você é . Obviamente que tem diferenças entre si na xícara, mas não são absurdamente diferentes como V60 e French Press, por exemplo.
    1 point
  8. Boa noite colegas, Comprar uma clever pra quem usa V60 diariamente seria chover no molhado? Entendo que os métodos devem entregar um café diferente visto o tempo que o café fica em infusão antes de liberar a válvula da clever. Tendo dito isso, a diferença na xícara vale a pena o investimento na Clever ou seria melhor investir em outros métodos (tipo uma presse da bobble)? Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
    1 point
  9. Magri e OOP são os dois lugares que ninguém deve deixar de ir quando for em BH.
    1 point
  10. Eu já havia visto uma extração nela, mas não sabia o que era. Eis que fui em um curso no beco café e a aram estava lá. Enlouqueci! É minha meta ter uma!Acho a proposta maravilhosa! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  11. Montanha-Russa emocional do viciado em café: Animação e ansiedade em alta... Animação e ansiedade em baixa Animação e ansiedade em alta! ... "A vida como ela é"
    1 point
  12. Opa, chegando atrasado pra conversa aqui! Valeu @Mesquita, @Cabral, @Ruben! Feedbacks assim que motivam a gente a seguir em frente, aprendendo cada vez mais e fazendo cada dia melhor! Vamos às dúvidas: @mrcoffeafox, não costumamos dar nomes ao nível das torras... cada café fica com uma aparência, o tipo do torrador influencia (principalmente no aspecto externo), etc... mas posso ser preciso quanto a temperaturas dos nossos perfis de torra, variando um pouco de um café pra outro: 1º crack: entre 196 ºC e 199 ºC Torra para filtro: drop entre 203 ºC e 206 ºC (alguns grãos normalmente ainda estão estourando o 1C) Torra para espresso: drop entre 207 ºC e 211 ºC 2º crack: nunca chegamos nesse ponto pros cafés da Roast, nem perto... mas sabemos que acontece entre 220 ºC e 225 ºC Qualquer outra dúvida, estamos aí
    1 point
  13. Pra uso doméstico ou comercial? Sobre robustez e durabilidade, acompanho a opinião do Torres. Os Astro são fabricados pela Macap em OEM para a La Spaziale. São modelos comerciais, para alto volume de trabalho, já os Baratza são modelos domésticos, compactos e menos ruidosos, destinados a baixos volumes de utilização. Em casa, um Astro vai durar décadas sem problemas mecânicos, se bem cuidado. Num comércio movimentado, um Baratza está fadado a ter problemas de desgaste acelerado e até perda de garantia (mal uso) se for comprado novo. O TOP Instant ou Astro 8 (Macap M4 Digital Doserless) usa mós planas de 58mm e o Vario usa mós planas de 55 milímetros. Em termos de velocidade de moagem e risco de aquecer o grão, o Vario seria mais lento e mais seguro de não aquecer, mas a diferença seria pequena em termos práticos. O motor do TOP é pequeno para modelos comerciais, mas ainda assim tem quase o dobro da potência do Baratza. O Astro é "stepless", sem limitação de "passos" de ajuste de moagem, mas mesmo no mais grosso ainda mói fino demais pra um coado, mas consegue chegar a ficar fino o bastante pra fazer um bom café turco... e o Vario tem centenas de passos de ajuste, desde grosso o bastante pra uma Prensa Francesa até fino o bastante pra chegar mais ou menos perto de um Turco (se chegar, corre o risco de danificar, mas pode-se tentar sob conta e risco do utilizador). A coisa mais "sacal" do Vario é que ele demora umas 2 ou 3 moagens pra "assentar" os mós depois de um ajuste grande de granulometria (de AP pra espresso, por exemplo), então gera "perdas" ou extrações inadequadas... se for só pra espresso, isso não é problema. Obs.: tem gente que diz não notar esse problema, então pode ser algo aleatório entre os Vario. Parece que o Astro 12 Instantaneo vendido aqui no Brasil é o Macap MXD On Demand (ou MXD Xtreme, sei lá), um monstro com motor enorme, mós planas de 75mm e pesando umas 5 ou 6 vezes mais do que um Vario... Não sei dizer se a uniformidade da granulometria do TOP (58mm) é melhor que a do Vario, mas do Macap MXD (75mm) você encontra testes que indicam uma qualidade muito alta, supostamente acima da que o Vario oferece, e bastante elogiado pelo pessoal do espresso nos "forums" internacionais. Já vi os dois Macap/Astro em uso, mas nunca usei, então isso tudo é opinião resultante de leituras. Tenho um Vario Home da Mahlkönig (alemão) que usa usa o mesmo módulo de moagem da suiça Ditting que a Baratza (são praticamente clones um do outro) e posso dizer que a moagem é excelente, mas depois que comprei um moedor da classe "titã" (mós de 83mm pra cima) notei um ganho substancial de qualidade no espresso. Daí coloquei mós de aço no Vario e o utilizo pra moagens grossas (de coados pra cima).
    1 point
×
×
  • Criar Novo...