Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 28-03-2024 em todas as áreas

  1. 1 - Na verdade essa parte eu não sei te dizer, mas o PID aplica-se em tudo que você puder imaginar; 2 - Não é difícil, é desejável que você tenha em mãos o esquema elétrico da sua cafeteira para facilitar o trampo, senão você vai ter q decifrar o esquema elétrico. Lembrando que você estará mechendo com 127v ou 220v então todo cuidado é pouco rs, a instalação deve ser bem executada sem gambiarras, sem risco de choque elétrico ao manusear a maquina; 3 - PID é por si só uma solução genérica, é composto geralmente de um controlador PID, um sensor ou sonda de temperatura e um relê (de preferência do tipo SSR). De acordo com o PID você comprar ele poder ter alguns recursos a mais ou a menos, ou então aceitar tipos específicos de sensores de temperatura (PT100, etc..); 4 - Não te dizer ao certo, mas acredito que por uns 200 reais vc consiga um bom controlador PID, ai o rele de uns 40A ficaria mais uns 40 reais e a sonda PT100 acredito que na faixa de uns 20 reais, para a instalação ficar com qualidade é interessante usar conectores ao invés de fita isolante por causa da humidade; 5 - Para cada cafeteira a instalação é de uma forma. Essa instalação seria identificar fios que acionam a resistencia e os fios de alimentação para fazer as conexões com o controlador PID. Além disso provavelmente voce terá que inutilizar os termostatos originais pois ele irão interferir no funcionamento do PID; 6 - Tanto faz o sensor ficar em contato com a agua ou em contato com a carcaça exterior da caldeira esses parâmetros serão corrigidos ao calibrar o sistema. O ideal é que você reutilize o furo do termostato original ou faça alguma instalação sem gambiarra e sem grandes modificações no projeto;
    1 point
  2. Sem entrar em dados técnicos, o PID serve para monitorar a temperatura instantaneamente e fazer ajustes para que ela fique proxima da temperatura alvo e desta não se distancie. Olha só esse link aqui:
    1 point
  3. Prezados, aproveitando a questão, que tb me interessa, me permitam levar mais para a prática? (perdoem o questionário enorme, mesmo que somente parte das perguntas sejam respondidas, já ajuda pacas) 1 - Me parece que só faz sentido para cafeteiras a caldeira, estou certo? 2 - Pode-se considerar a instalação de um PID um procedimento fácil? 3 - existe algum PID genérico que seja aplicável à maioria das cafeteiras? 4 - qual o custo médio de um PID desses? 5 - existe algum tutorial que possa ser aplicado à maioria das cafeteiras? 6 - o sensor fica em contato com a água, ou do lado de fora da caldeira? isso faz diferença? P.S. : Como eu realmente não encontrei, pergunto também se já existe algum tópico dedicado a modificações (genérico para cafeteiras) , sobre instalação de PID e/ou OPV? (se houver, agradeço e me desculpo por este questionário...)
    1 point
×
×
  • Criar Novo...