Ir para conteúdo

Marcos Sampaio

Senior Members
  • Total de itens

    160
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    9

Marcos Sampaio last won the day on 17 Julho 2022

Marcos Sampaio had the most liked content!

1 Seguidor

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Salvador
  • Equipamento
    Mazzer SJ, Preciso, Hario Slim, Fiamma Minibar PID, AP, FP, V60, Moka, Torrador Beto-o

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Marcos Sampaio's Achievements

Community Regular

Community Regular (8/14)

  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator
  • Very Popular Rare
  • Conversation Starter

Recent Badges

176

Reputação

  1. Olá, pessoal. Há alguns anos fiz um mapa com as cafeterias de SP. Como desabilitei minha conta Google, compartilho o arquivo do mapa aqui com vocês. Não deve ser difícil de importar. Geralmente os aplicativos de mapa têm uma opção para importar arquivos. Pelo menos eu consegui importar no OpenStreetMap :-) Alerto que o mapa está desatualizado desde 2018. Cafeterias de São Paulo.kmz
  2. Valeu, @regisassao. Obrigado pelo link. Farei uns testes e voltarei aqui para um feedback. Depois da regulagem notei que a máquina ficou bem lenta para atingir o setpoint (em compensação, sem overshooting). A propósito, dei uma procurada pelo tal filter coefficient e encontrei essa resposta: https://www.quora.com/What-is-the-filter-coefficient-N-in-a-PID-controller-What-is-the-maximum-value-of-N-we-can-use. O autor cita esse paper do link abaixo, mas admito que não gostaria de me aprofundar tanto. :-) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1474667016309922
  3. @regisassao, valeu! A regulagem funcionava para manter a temperatura em stand by, mas não resistia à extração exatamente por esse tempo de ciclo a cada 20 segundos (padrão de fábrica). Regulei para 3 segundos e a temperatura agora fica estável antes, durante e depois da extração. Meu próximo passo é descobrir a temperatura ideal, pelo paladar. Estou na tentativa e erro, mas estou próximo, em torno dos "450 graus" :-) A autorregulagem do PID com esta leitura de 450 graus ficou assim: Parâmetro Valor P 349 I 116 d 029 r 3 dF 100 Aproveito para perguntar qual o efeito do DF (o meu vai até 100) e FAC. Saberia dizer? Por fim, notei que o valor da sua integral é bem maior do que da proporcional. Andei vendo que o "Ar" funciona para restringir o over e undershooting causado pela integral. Você achou que o sistema ficou melhor com esse valor mais alto de Ar do que com os 80 originais das configurações de fábrica?
  4. O manual com funções mais próximas do dispositivo que tenho é este em anexo. REX-C100FK02-V-EN.pdf
  5. Ótimo, @regisassao. A situação é exatamente a que descreveu. Vou tentar regular para esse valor estranho. Mais uma coisa, antes do problema, durante a extração a resistência era acionada de forma intermitente para manter a temperatura. Sabe como programar o PID para fazer isso? Coloco abaixo todos os parâmetros atuais do PID, para o caso de alguém identificar o problema por esses valores. Parâmetro Valor Sn k SLL -50 SLH 999 oud 000 ouk 000 ohn 000 AC1 001 AC2 000 AH1 002 Unt 000 dF 065 Cot 005 Fun 000 FAc 000 Parâmetro Valor AL1 030 Aru 000 P 471 I 132 d 033 Ar 020 r 020 SC 000 Lck 000
  6. Olá, pessoal. \@gabrieltravassos e @regisassao, obrigado pelas sugestões. Infelizmente não pude testar antes. O PID está configurado para termopar K. Não encontrei o parâmetro PV Bias. Creio que o modelo do PID não disponha dessa configuração. Infelizmente não dá para ver o modelo. Não há um "offset" linear na medição do PV. Ao ligar a máquina no início do dia, o PID marca PV 28, que é aproximadamente a temperatura real daqui. Fiz alguns testes e observei que começa a ferver na extração em torno 420. Chequei a configuração da unidade de medida e confirmei que está configurado para Celsius. Testei colocar SV em torno de 420 e estabilizou coloquei para fazer a autoconfiguração dos parâmetros PID. Até estabilizou aí, mas ao ligar a bomba, a temperatura cai muito rapidamente. Caso não consiga resolver, estou considerando me adaptar a essa leitura errada e configurar o PID para usar assim mesmo. Saberiam dizer se é recomendado?
  7. Olá, pessoal. Estou com um problema no PID de minha máquina de espresso (Fiamma Minibar). O PID é um RFK REX C-100. Fui alterar o set point e, ao invés de clicar em SET e depois ajustar a temperatura, por distração pressionei e segurei o botão de aumentar. Com isso o PV saltou a mais de 400 e não voltou mais ao normal. Já desliguei da tomada, restaurei configurações de fábrica e nada resolveu. Estava tudo funcionando normalmente até essa tentativa frustrada de alterar a temperatura. Não consegui nem entender qual o problema exato para buscar solução na web. Alguém tem algum a dica?
  8. Olá, @Bernardo. Também tenho um moedor como o seu e concordo com os problemas que você mencionou. No entanto, quanto a esse anel colado, é possível trocar sem substituir a caixa de engrenagem. É desagradável, mas você pode soltá-lo com a ajuda de uma chave de fenda. Depois de remover, é preciso limpar para colocar a cola e colocar o anel novo.
  9. @RafaelMagossi, Sim, os furos da Bialetti são um pouco menores.
  10. @Henry_W, Fiz um vídeo rapidíssimo mostrando três mokas, espero que ajude na decisão. O encaixe, vedação e válvula da Pedrini são muito boas. Como falei, não vejo diferente para a Bialetti.
  11. Henry W, Eu tenho moka da Pedrini, Bialetti e genérica. Sinceramente, não vejo diferença entre Bialetti e Pedrini. Sent from my moto g(7) power using Tapatalk
  12. Olá, Igor. Gostaria de 1kg de cada tipo, exceto do orgânico. Verde.
  13. Olá, @Fogo ruivo. Fiz na Print It 3D, em São Paulo (https://www.printit3d.com.br/). Custou R$ 185 mais o frete. Alerto que o arquivo que usei para imprimir tem um pequeno defeito. O funil é uma peça única de duas partes: o funil em si e a base que encaixa no moedor. Essa base do funil tem formato de uma seção de um cilindro, enquanto o espaço onde deve ser encaixado no moedor tem formato de uma seção de cone. Por isso, na parte de cima do moedor o funil ficou um pouco para fora e os parafusos um pouco deslocados. Eu consegui encaixar assim mesmo, mas deixo o recado para os perfeccionistas. Outra coisa é que o acabamento da impressão é cheio de camadas, não é um plástico lisinho. Retém um pouquinho de pó, mas eu resolvo isso com uma trincha pequena.
  14. Olá, pessoal. Estou entrando no clube do Mazzer Super Jolly :-) Fiz a substituição do dosador original por um funil impresso em 3D. Optei por um projeto de funil disponível no site Thingiverse. O projeto não ficou perfeito, mas me atendeu bem. https://www.thingiverse.com/thing:2496189 Obrigado, @Guilherme Torres, pela gentil consultoria nas dúvidas sobre impressão 3D :-)
  15. Olá, @RCPR. Quando isso acontecia, após destravar o porta-filtro, eu fazia um pequeno giro e o filtro desgrudava caindo de volta no porta-filtro. PS: bonito o café que você extraiu.
×
×
  • Criar Novo...