Ir para conteúdo

matozo

Novatos
  • Total de itens

    7
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Localização
    Maringá - PR
  • Equipamento
    Bravo Mini, Aergrind, V60, Aeropress

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

matozo's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • First Post
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

6

Reputação

  1. É exatamente isso, até editei meu post inicial (lá falava de mó maior, mas aparentemente é um problema de encaixe da mó externa com a carcaça mesmo). Nesse post há até uma sugestão pra usar uma cola tipo o Retentor Locktite 638, mas não sei se tenho a menor paciência pra isso (e parece que é muito caro). Daria pra tentar usar Super Bonder (https://www.reddit.com/r/Coffee/comments/8jvmlj/new_aergrind_wont_actually_grind_outer_burr/), mas não sei por quanto tempo essa solução duraria. Outro cara deixou o moedor no congelador: https://www.reddit.com/r/Coffee/comments/8iku32/fixing_my_aergrind_with_science/ Essa questão da temperatura influenciar no encaixe da mó faz sentido, uma vez que o problema pode ter se intensificado com temperaturas mais altas. Uma pena, eu tinha gostado muito do moedor (de qualquer forma foi uma boa desculpa pra ir de Lido, já que o @Gilberto não faz logo o Bravinho).
  2. Na hora de moer começou a girar em falso. Eu tinha que ficar girando a manivela no sentido contrário e depois indo no sentido normal pra que moesse. Depois de um tempo nem fazendo esse truque tava resolvendo. Era como se não houvesse grãos, girando em falso o tempo todo. Não faço ideia da causa desse problema (aliás, tirando a informação de que as mós vieram de fábrica com o tamanho errado). A mó não está solta, gira conforme giro a manivela. Simplesmente não mói.
  3. Foi pra usar no trabalho. No início até pensei em moer em casa e levar (moro a 10 min do trabalho e almoço todo dia em casa), mas logo abandonei a ideia.
  4. Ia fazer um tópico dedicado contando toda minha saga com o Aergrind, minha felicidade inicial e o desfecho frustrante, mas vou por aqui mesmo. Comprei o Aergrind na Prima-coffee (EUA) (sensacional o trabalho dos caras) e aproveitei pra pegar alguns cafés torrados de "roasters" da região do meu redirecionador (Miami). Peguei 2 pacotes da Rabbit e 2 da Lineage. Tudo chegou rapidão (mesmo com a greve dos caminheiros) acredito que deve ter dado uns 10-12, dias. Veio por USPS (Priority). Os Rabbit eram torras velhas. Não eram cafés ruins, mas muito aquém do esperado. Agora os Lineage, minha nossa, mudou minha experiência com cafés (tô entrando nesse mundo agora, sentir pêssego e melão num café foi algo surreal). Da Lineage peguei um da Etiópia e outro do Peru, ambos ótimos. Agora sobre o Aergrind: eu já tenho um Bravo Mini (obrigado Gilberto, equipamento muito bom), o Aergrind foi comprado pra usar no trabalho (já que o Gilberto não lança o Bravinho). Fiz inveja com o Aergrind no trampo por umas 2 semanas. E, do nada, ele começou a derrapar. Primeiro era uma ou duas vezes ao moer 10g. Depois foi aumentando, aumentando, até ficar insuportável. Aí vai eu pesquisar no reddit e outros fórums alguma coisa sobre. Achei um post em que o cara fala que é falta de um o-ring (no pacote da Prima Coffee veio o-rings extras) e fui todo feliz trocar esse o-ring. Mas o bendito estava lá, sem nenhum dano. Pesquisei mais um pouco e li que algumas unidades saíram de fábrica com as mós em tamanhos diferentes do planejado, e pra isso eis o único remédio: devolvê-lo. Entrei em contato com a Prima Coffe, expliquei a situação e os caras foram gente boa demais. Me fizeram um full refund. Resultado: comprei o Lido E+T com os caras e estou na espera novamente. E, claro, dessa vez pedi mais uns pacotinhos da Lineage
  5. Rapaz, quem diria que eu iria achar uma oferta dessas aqui na minha terrinha (também sou pé vermelho de Maringá). Entrando no site agora!
  6. Tenho uma seladora que uso pra embalar a vácuo os lúpulos que congelo (sou cervejeiro), vai ser mais uma justificativa pro investimento (além do sous vide que acabei nunca fazendo).
  7. matozo

    O Bravo Mini & eu

    Primeiro post aqui. Sou daqueles que não conseguem ficar sem se meter numa boa discussão. Teste cego é fundamental para ficarmos livres do famigerado 'confirmation bias' (viés de confirmação). Sem ele é impossível fazer uma avaliação não tendenciosa (não que você queria ser tendencioso, é involuntário mesmo). Dito isso, duas coisas aqui estão sendo misturadas: diferenças sensoriais e preferência pessoal. Sendo que a preferência pessoal só vai fazer sentido se houver, comprovadamente, diferença sensorial (afinal de contas como você vai poder dizer que alguma coisa é melhor que outra se não há diferença entre elas?). Dessa forma, o primeiro passo pra avaliar se há diferença sensorial na bebida produzida pelos dois moinhos seria a realização de um teste com um grupo grande de pessoas (pelo menos umas 20). Todas essas pessoas deveriam estar cegas quanto a variável sendo testada (moinhos diferentes) e, obviamente, todos os demais parâmetros devem ser idênticos, à exceção dos moinhos (receita, forma de extração, tipo de moagem, temperatura da água, etc). Em seguida poderia ser realizado um teste triangular, onde duas amostras seriam de um moedor e a terceira do outro. Conseguindo um número considerável de pessoas que identificassem a amostra diferente (odd sample), poderíamos afirmar que estaticamente os moinhos produzem bebidas diferentes (para aquela receita, aquele método de extração, etc). Aí sim, faria sentido, consultar a preferência, ou seja, dado que eu sei que são diferentes, qual eu prefiro? E mesmo assim, essa preferência vai variar de pessoa pra pessoa e não tem nada a ver com ser melhor ou pior. Obviamente que se um grupo de especialistas indicar uma preferência majoritária isso pode ser um bom indicativo de que trata-se de uma amostra superior. Quem possui ambos os moinhos poderia realizar esse teste, seria bem interessante ver os resultados. Lembrando que quem realiza o teste não pode contar na estatística, já que você não estaria completamente cego a variável (você sabe que o que está sendo testado são os moinhos).
×
×
  • Criar Novo...