Ir para conteúdo

Foroni

Novatos
  • Total de itens

    4
  • Registro em

  • Última visita

Sobre Foroni

  • Data de Nascimento 16 Agosto

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Jaguariúna - SP
  • Equipamento
    Prensa Francesa, Moka chinesa, Melitta 102, Coador de pano, Hario Slim, Hario Buono

Foroni's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • First Post
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

2

Reputação

  1. Olá, Jonas. Você conseguiu encontrar um termômetro para a buono? Acabo de receber a minha chaleira e vi que meu termômetro "tipo espeto" é muito grosso para os furos da tampa.
  2. Boa tarde, Rafael! Chegou em quantos dias?
  3. Foroni

    Moka: como eu faço

    Possuo uma moka chinesa há 11 meses, mas geralmente acabava fazendo cafés amargos com ela. Cheguei a utilizar cafés de supermercado (Melitta tradicional, sabor da fazenda e regiões), Café do Centro do Cerrado Mineiro e Mogiana e até o Unique Blend. Estes últimos eu pedia para moer para a moka, mas assim como o OP, a moagem nunca era a mesma. Agora que tenho um Hario Slim, pude sentir a diferença de um café moído na hora e do meu gosto. Finalmente consegui um café decente na minha moka chinesa! Como a minha moka é de "6 cafés", ou 300 ml, utilizei cerca de 28g do Unique Blend, moído na Hario Slim com 9 cliques. Fervi a água, enchi o reservatório até chegar abaixo da válvula da caldeira, pus o café na cesta e rosqueei a parte superior com o auxílio de um pano de prato. Utilizei um fogão à gás com chama baixa. Cerca de 20s após o café começar a subir, retirei a moka do fogo e derramei água da torneira em sua caldeira, assim finalizando a extração de imediato. Anexei uma imagem da minha moka chinesa para quem interessar.
  4. Conheço o Clube do Café há algum tempo, mas só recentemente decidi entrar de cabeça no mundo dos cafés especiais. Agora tenho uma prensa francesa da Bialetti e um moedor manual Hario Slim. Só o que faltava eram grãos com torra recente, que ainda não encontrei aqui em Jaguariúna. Ontem decidi ir para Campinas só para conhecer algumas das cafeterias que os colegas citaram. Pude visitar a Virginia Coffee Roasters e a Cafeteria Cambuí. Já de antemão, agradeço pelas recomendações, pois tive bons momentos nesses locais. A primeira estava bem cheia, mas consegui uma mesa logo antes de se formar uma fila de espera. Gostei do atendimento e o café foi um dos melhores que já pude provar (como sou iniciante, não tenho muitas opções para fins de comparação), só achei uma pena terem acabado os grãos torrados do Icatu Vermelho e do Obatã Vermelho, que foram os que mais me agradaram. Porém, uma das atendentes me disse que farão uma nova torra na terça e na quinta já estarão à venda novamente. Já no começo da noite, fui conhecer a Cafeteria Cambuí e provar o canoli. Como só havia um, deixei ele pra minha namorada e pedi por uma fatia de torta de maçã. Não me arrependi: foi a melhor torta de maçã que já provei. Pedi uma prensa francesa de um blend de Icatú Vermelho e Amarelo da cidade de Natércia (sul de Minas). Achei ele bem frutado e aromático, apesar do meu paladar ainda não ser bem treinado. Acabei levando umas 300g dos grãos torrados e estou tentando reproduzir a extração feita na cafeteria, mas acho que ainda vai levar mais algumas tentativas. Enfiim, foi uma ótima experiência, tanto o atendimento do Marcilio quanto o café e os doces.
×
×
  • Criar Novo...