Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

ericksilva

Senior Members
  • Content count

    27
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

9 Neutro

About ericksilva

  • Rank
    Iniciado
  • Birthday 04/01/1988

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Caruaru - PE
  • Interests
    Tudo sobre o processo de tirar uma boa bebida.
  • Equipamento
    Breville Infuser(nacional), Aeropress, Hario V60, Breville Smart Grinder Pro(nacional).

Recent Profile Visitors

75 profile views
  1. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Muito bom, @fabreder! Hobbys realmente são caros. Entrei nesse mundo do café por conta do em estágio em TI. Nem tomava antes! Comecei preparando um melitta pra galera do trabalho. A coisa foi crescendo e eu tenho certeza que estaria mais apartado hj se tivesse mais orçamento para gastar. Ahhahahaha Eu sou desses que mergulha demais no hobby. Sempre estou lendo e assistindo muita coisa. Mas a gente q é assim tem que prestar atenção se estamos curtindo o hobby de verdade ou só tentando melhorar como uma compulsão. Já vi muitos relatos sobre isso aqui no fórum, pois essa complexidade do café nos deixa sedentos demais por conhecimento! Hahahahah Bons cafés! E depois traz um feedback do uso das ferramentas Bravo na sua Indústria!
  2. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Eu acho que depende da Gaggia. Eu tenho um amigo que tem a Classic que é o mesmo preço dessa Infuse e ele teve problemas de pressão. Alterou a parte interna. Isso a Classic que é uma máquina bem conceituada. A questão é mesmo a faixa de preço. A Breville tem muitos defeitos, uns já apontados aqui no fórum como a distribuição de água não uniforme no chuveiro, etc... Mas é uma opção no mercado nacional para quem quer começar a se aventurar na técnica do espresso manual. Eu vejo ela desse jeito, uma máquina com muitos recursos para qm quer enveredar pelo filtro não pressurizado e receitas com leite, dentro da faixa de preço estipulada e com garantia (mesmo que mínima). Qm sabe um dia eu tenho um ECM ou da mesma faixa "prosumer" em casa... Hahaha EDIT: O sono me deixou cego e não vi que tinha outra página. O Cabral sempre entrega posts excelentes, obrigado. Na minha opinião, eu tiraria o máximo que vc consegue dessa, @fabreder. Não sei que condições e qual seu orçamento para o café nesse momento, nem quanto tempo você está nessa saga, mas eu iria desenvolvendo técnica/prática e com o tempo melhorando o equipamento. Acho que um dos passos do aprendizado e saber as limitações de equipamentos e para contornar tais coisas, você acaba estimulando mais o controle das outras variáveis.
  3. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Valeu @Eduardo Gurjão! Pelo menos tem o guia agora para qnd for fazer, imprimir e acompanhar! Hahaha
  4. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Tbm tenho percebido que meu ideal é 18g para 40-45 na xícara qnd ele fica equilibrado.
  5. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Oi @fabreder e @Marcão. Isso da torra é absurdo o quanto muda. Comprei uma leva de cafés da seleção do Mário Zardo e com 10-15 dias de torra eu estava tirando bons shots. Mas com cerca de 20-25 dias eu não consigo mais chegar na pressão dos 2 parafusos mesmo afinando 3 pontos nos externo. Tenho tido esse problema quanto a pressão desde que voltei de viagem e deixei ela parada uns 6 dias. Fiz hj o ciclo de limpeza para ver se foi algum óleo que ficou atrapalhando algo. Quanto ao Razor, ele só serve para você ter uma ideia da máxima altura do bolo que n encoste no chuveiro. É um limitador de máximo e como você está usando uma dose abaixo, ele realmente fica inútil. Também depende do café pois o bolo fica bem maior com torras mais escuras do que com torras mais claras de um mesmo café (testei os do Mário tbm). Então pode ser que a mesma quantidade em gramas seja uma quantidade diferente em volume. O filtro simples eu tentei uma vez e o café ficou horrível, e eu não gostei do que eu vi no bolo. Deixei pra usar ele um dia que eu tenha paciência e café sobrando, porque n vai ser prioridade.
  6. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    A última imagem parece a que eles usam como propaganda das peneiras Kruve. Ahhaha
  7. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Também tenho interesse em aprender este ajuste da tremonha para quando a garantia acabar. Hahahahah E vou precisar substituí o paninho que fica embaixo da peça que direciona o café para o buraco. Abri hj e o meu está medonho. Queria encontrar a tal fita aramida do Edu.
  8. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    @Diego Nunes, TD bem? Eu acho que um consenso aqui do tópico é que a montagem da Tramontina produz configurações únicas em cada máquina. O ideal é achar o seu ponto. Tem pessoas aqui que bem conseguiram moer grosso demais e nem conseguiram moer fino demais. Tem de tudo hahahahah Quanto a inconsistência, é também conhecido que ela aumenta de acordo com a granulometria por o grão não quebra de forma uniforme. Quanto maior a granulometria, mais indicado o uso de peneiras para separar os Fines e conseguir uma extração uniforme e equilibrada. Quanto menor a granulometria, a faixa de tamanho de partículas fica mais estreita, mas também pequenas divergências geram resultados mais notáveis. Espero que tenha ajudado.
  9. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Esses dois segundos, só seguro para limpeza e justamente para pular a pré infusão. Acho que deve ter um tópico sobre esse tema em técnicas de espresso. Eu tenho deixado alguns segundos (4-6) e conto o tempo a partir da primeira gota na xícara. (Seguindo a dica do whole latte love)
  10. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Faço o mesmo do @helderbarreto. Assim que a parte de esquentar a água dela fica "pronta", todo o resto ainda está frio. Gosto de passar água no porta-filtro para deixar no ponto. Mas na hora de apertar o botão, o faço de forma manual para pular a fase da pré infusão (aperto e seguro uns 2 segundos e solto deixando a água correr num estágio antes do que aconteceria no automático)
  11. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Oi @fabreder, o que eu acho é que esse moinho foi pensa como um "pau pra toda obra" com um range grande de escolhas para a granulometria. (A própria Breville tem um modelo lá fora com uma construção parecida mas com o foco no espresso) Ele é um excelente moedor pra quem não tem um orçamento grande, mas precisa de vários perfis de granulometria para casa. Ele é um concorrente dos Baratza Virtuoso e Encore lá fora. Seu grande trunfo é a capacidade de mudar de um método para outro de forma extremamente simples para o usuário comum. Hoje eu chequei minha máquina, após mudar o grão, na 6 interna e 10 externa, o q mostra q ele moe fino sim. Carneiro, o Edu fez o mod das palhetas para retenção e abriu a máquina calibrando as mós e deixando o eixo mais firme. Essa parte de calibração que me chamou a atenção quanto aos range de configurações. Será que eu entendi errado? Fiquei em dúvida agora. Hahaha
  12. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Bom dia. @Eduardo Gurjão, venho pensando sobre seu mode se eu conseguiria executa-lo. Eu não tenho tenho problema para moer métodos na regulagem de fábrica (6 interno) com exceção da prensa que demanda uma mudança. Adquiri uma cafeteira Breville e estou fazendo espresso agora. Alguns grãoo eu chego na 8 externa e considero boa a consistência, mas estou escutando um barulho de metal meio que deslizando em metal quando a dose de grãos acaba e o moinho fica vazio. Pretendo juntar uma grana e adquirir um moinho específico para espressos, mas você me indica o mod ou outra alteração para corrigir isso? Quero moer fino o suficiente, mas acredito n ser saudável ouvir esse barulho... Hahaha Obrigado desde já.
  13. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Que pena @fabreder... :/ Eu comprei a minha na promoção de Black Friday da Via Inox. Comprei por volta de 2600 com detergente, filtros extras e o bate borras da Tramontina. (Também teve frete de 90 reais porque moro no Nordeste) Achei um bom preço, pelo q vi no mercado.
  14. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Pessoal, minha cafeteira chegou esses dias e lá vou eu todo feliz ligar! Lavo as paradas assim como descrito no manual, ligo na tomada, epero um tempinho e... Nada. Minha máquina não bombeia. Não sei onde eu posso ter errado para isso acontecer... O que me vem na cabeça é defeito de fábrica... Tem algo que devo fazer antes do primeiro uso que possa ter me passado despercebido? EDIT: RESOLVIDO. Pelo jeito a máquina n quis pegar de primeira. Tive que esperar ela toda esfriar. Depois de duas horas liguei e ela bombeou de boa. Pelo menos não achei nenhuma causa evidente. Pode ter sido algo que eu fiz, ou ela simplesmente disparou algo e precisava esfriar
  15. Aeropress

    Na verdade, @Carneiro, essa que você postou no segundo link é a do vice-campeão. A campeã é essa: https://www.worldaeropresschampionship.com/recipes/#/paulina-miczka/ Edit: lendo agora a receita do vice, engraçado como ele "coloca Fines" na receita para tem a xícara desejada. Vocês já viram isso? Colocar duas granulometria diferentes??
×