Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

paulohvs

Senior Members
  • Content count

    675
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    9

paulohvs last won the day on January 8 2015

paulohvs had the most liked content!

Community Reputation

265 Bom

About paulohvs

  • Rank
    Participante
  • Birthday 10/01/1985

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Brasília
  • Equipamento
    Vario, Krups GVX2, Gaggia Classic, Chef Crema Silver, French Onecoffee, Philco Rotisserie Mod

Recent Profile Visitors

2,794 profile views
  1. Estava querendo postar umas fotos, mas esta dando problema quando tento anexar, mesmo o arquivo tendo tamanho bem abaixo dos 0,03MB (tentei umas fotos de 100KB). Alguém sabe o motivo?
  2. Depois que regulei o pressostato para desarmar em 1,3 bar perdi qualquer vontade de pegar um termômetro, ficou boa demais a temperatura e tenho pouquíssimo esforço nos flushes. Quanto à vaporização, só tomo o cuidado que citei anteriormente com relação ao ciclo de aquecimento da caldeira e pronto, muito vapor garantido e um processo bem tranquilo com o leite.
  3. Eu fico num dilema danado, pois o joystick é, sem dúvida alguma, muito mais prático de se utilizar, mas esteticamente sou fã das válvulas, ainda mais as com o detalhe vermelho como na nova Mechanika
  4. Quando comecei aqui no CDC li diversos posts enfáticos com relação à enorme importância de um bom moedor e isto se provou uma grande verdade. Contudo, por conta de toda essa ênfase por um tempo a importância de uma boa máquina foi subestimada. É bem verdade que com um ótimo moedor e uma máquina mediana se obtem um resultado melhor do que com uma máquina top e um moedor de mediano pra fraco. Contudo, uma máquina melhor consegue sim melhorar bastante a qualidade do resultado final na xícara. Ainda mantenho aqui minha Gaggia Classic por que gosto bastante dela e de vez em quando ainda a utilizo, mas afirmo sem medo de errar que a ECM Mechanika IV elevou muito a qualidade dos expressos por aqui, bem mais do que eu esperava inclusive. Recomendo muitíssimo.
  5. Clube das Máquinas Gaggia.

    Uma coisa que afeta a produção de crema é a distribuição de água pelo chuveirinho. Se deu pouca manutenção e nunca o tirou para uma limpeza "detalhada", ele pode estar com vários furos entupidos com restos de café e, com isso, não fazendo uma boa distribuição da água, o que também provoca esse "buraquinho" no bolo após a extração.
  6. Torrando hoje ...

    Esse destaque na acidez é mais por uma menor secagem ou por conta da forma de desenvolvimento no final?
  7. Clube do STRATTO

    Precisamos fazer isso mesmo. Apesar de estar por aqui já ha bastante tempo, pessoalmente só conheço o Guilherme, outro que gosta só um "pouquinho" do tema torra.
  8. Clube do STRATTO

    Ainda bem que também sou aqui de Brasília
  9. Há muitos vídeos bons ensinando as técnicas, mas os que mais gostei foram os do Dritan: Não me lembro se é no Part 2 ou no 3, acho que no 3, ele comenta dessa questão da pressão do vapor.
  10. Clube do STRATTO

    Falando em controle por software, está sendo pensado em algo para Smartphone?
  11. Clube do STRATTO

    Queria ter espaço para um torrador desse tamanho, ficou bem legal, mas para o meu AP acabou ficando grande para o que tenho disponível. Gostei bastante do resultado, ficou bem legal, parabéns pelo produto.
  12. Hoje lembrei de gravar um vídeo para demonstrar o que comentei sobre os momentos de abrir a válvula de pressão. Quando abri no início do vídeo, estava no final da fase de resfriamento da máquina, ou seja, com a resistência desligada e a pressão já próxima do mínimo antes de acionar a resistência.
  13. Clube Rancilio Silvia

    Pra quem não viu, uns vídeos bons:
  14. Clube Rancilio Silvia

    Vantagem tem, só não é um abismo de diferença. Para uma pessoa que não tem nenhuma máquina ou está mudando de uma bastante simples, destas de plástico vendidas em supermercados, eu recomendaria a Silvia caso a pessoa tivesse di$po$ição e houvesse uma boa oferta nela. Para quem tem uma Gaggia do nível da Classic ou Twin, não vale a pena na minha opinião. Nos classificados tem uma Nuova Simonelli Oscar, salvo engano do @Carneiro, que é bem mais máquina e está sendo vendida num preço que várias vezes vi a Silvia custar.
  15. Clube Rancilio Silvia

    Apesar de reconhecer a superioridade da Silvia frente à Gaggia Classic, nunca achei que seria um upgrade expressivo, por isso nunca dei esse passo. O principal atrativo, a meu ver, é a caldeira maior, o que é para proporcionar uma estabilidade de temperatura maior e gerar mais qualidade na extração. Quando migrei, ou melhor, adicionei a ECM (sim, não tenho a menor vontade de vender a Gaggia mesmo tendo uma ECM em casa e, sim, de vez em quanto ainda uso a Classic), passei por dificuldades similares. Mesmo ambas as máquinas configuradas para 9 bar, para a ECM preciso moer mais fino e para estabilizar mais o fluxo também aumentei a dosagem de café. No final, as extrações com a ECM são bem melhores, exceto quando o café tem torra muito clara, nesse cenário a Classic se sai melhor por mascarar mais a acidez e resultar numa xícara mais equilibrada. Acho que vale a pena investir mais tempo e tentar aprender a dominar a "fera", pois acho sim que é possível um ótimo resultado mesmo sem PID. Quanto aos filtros, não senti muita diferença entre o original da Gaggia e os Rancilio que possuo. O original da ECM já sim dá uma diferença no uso e os IMS Barista Pro Nanotech, são fantásticos, mas tem que estar di$po$to pra comprá-los. As peças da IMS realmente melhoram bastante a usabilidade do equipamento.
×