Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

ivoesazevedo

Senior Members
  • Content count

    37
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

21 Neutro

About ivoesazevedo

  • Rank
    Participante
  • Birthday 10/02/1958

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Porto Alegre, RS
  • Interests
    Café, música, ciência, ficção científica, tecnologia, mundo.
  • Equipamento
    DeLonghi EC220, moedores Mimoso nº 2, Cadence e Imaginarium.

Recent Profile Visitors

150 profile views
  1. Hallef, essa pergunta encontrará várias respostas por aqui... Recomendo que invistas em umas compras pessoais para conhecer diversos cafés brasileiros. Poderás pensar no perfil que produto que oferecerás. Ainda não entendi se focarás no expresso, ou se oferecerás outras extrações. Não sei se um determinado café consegue ser "o melhor" de toda maneira. Baden Cafés Especiais e William & Sons, aqui em Porto Alegre, torram ótimos cafés. Comprei uns cafés interessantes na Origens, no Shopping Iguatemi. Comprei outros que também gostei muito na Café com Queijo, em Balneário Camboriú. E, em Natal, a Cafeteria Caffeina utiliza cafés do Mário Zardo, muito conhecido aqui no fórum. Eu comprei cafés dele, e repetirei. Nesses lugares que citei, senti profissionalismo e paixão pelo café. Tive ótimas experiências, tanto na xícara, como na conversa. Ouvi falar muito bem dos cafés da Roast. Pretendo experimentar. https://badentorrefacao.com.br/ https://williamsonscoffeecompany.lojavirtualnuvem.com.br/ https://www.facebook.com/cafecomqueijocafeteria/ https://www.instagram.com/caffeinanatal/?utm_source=ig_profile_share&igshid=qvm2vckbdez5 https://roastcafes.com/ Apenas alguns exemplos.
  2. Em algumas cafeterias pode-se encontrar o proprietário apaixonado ou um bom barista servindo cafés que valem a pena tomar. Sempre torço para que o empreendimento prospere. Já estive em lugares onde, apesar das máquinas de café expresso, os líquidos nas xícaras não mereciam serem chamados nem de café, quanto mais de expresso. Alguns interessados montam o negócio por meio de um "pacote", pelo qual alugam o equipamento e comprometem-se a usar determinado grão fornecido pelo locador da máquina.
  3. Recebi ontem. Cabe um pouco folgado no porta filtro, e fica preso na vedação de borracha máquina na hora de retirar. Uma batidinha com o porta filtro resolve.
  4. Moinhos tipo Mimoso

    Acho que foi aqui no fórum que eu vi um projeto de suporte para esses moedores. Alguém fez em madeira, ficou legal. Eu pretendia imitar. Mas seria um trambolho no meu balcão da cozinha, que já está cheio de equipamentos.
  5. Sabes dizer quanto café cabe, em gramas?
  6. Moinhos tipo Mimoso

    Eu havia instalado uma bancada articulada, feita com uma placa de de MDF que era uma prateleira, em frente à churrasqueira. Coloquei o Mimoso lá. Tiro quando vou fazer churrasco... https://photos.app.goo.gl/7HxBXT4k3fTu7RiV9
  7. Medirei o meu porta filtro. Se esse filtro servir, pretendo comprar.
  8. Moedor bem barato

    Fui olhar o início do tópico. Essa conversa já passou, basante, dos cem reais. Desculpa aí. A gente se entusiasma com essa função de fazer café...
  9. Moedor bem barato

    Comprei o Mimoso por recomendação de um dono de cafeteria, que usa um em casa e outro no trabalho. Além disso, li relatos de outros defensores do Mimoso aqui no fórum. Tenho o Mimoso há pouco tempo, gosto dele, e já penso no próximo moedor. Por enquanto é o melhor que já tive. Porém tenho a impressão que as mós poderiam ser mais afiadas (parecem um pouco rombudas). Acho que imperfeições ou desgaste dos moldes podem ser a razão. Considerando quanto café pretendo moer de cada vez, um moedor manual melhor, penso eu, custaria o mesmo que um moedor elétrico razoável. Bravo x Tramontina Breville, por exemplo. Pretendo sempre ter, à mão, um moedor que não dependa de energia elétrica. Detestaria ficar sem café se faltasse luz.
  10. DeLonghi EC-700 vazando água

    Olá! Graças a pesquisas em colaborações de outros participantes do fórum, posso indicar-te o seguinte: Diagrama "explodido" da máquina e loja de partes no exterior: https://www.ereplacementparts.com/delonghi-ec700-espresso-maker-parts-c-122345_122351_122737.html Loja de partes sobressalentes no Brasil: https://nsshop.com.br/modelo/delonghi/cafeteiras-delonghi/ec700-127v
  11. Costa Rica: alguma sugestão?

    Em janeiro de 2018 passei por free shops no Peru, Costa Rica e El Salvador. Comprei uns 10 cafés Britt, três ou quatro de cada país. Foi uma experiência interessante.
  12. Moedor bem barato

    Penso que um fator determinante para a escolha do moedor é a quantidade de café que a pessoa precisa moer de cada vez, e quanto tempo e esforço aceita empregar na tarefa. Para cinco doses (dois duplos e um simples) em toda ocasião, com uma máquina de expresso com filtros pressurizados e bons cafés como os do Mário, por exemplo, um Mimoso n. 2 mostrou-se aceitável para mim. O moedor elétrico que possuo é de lâminas, e não pretendo mais usá-lo. O outro manual, com mós cerâmicas, é muito frágil e lento. No meu caso, cada novo investimento puxa, logo em seguida, outras aquisições. Então, depois do moedor, virão: balança, tamper (dinamométrico, será?) e filtros não pressurizados. Isso, para expressos básicos em casa. Paralelamente, pretendo comprar uma prensa francesa. Os coadores deixarei para depois. Não tenho muita vontade de depender de papel para tomar café.
  13. A descalcificação pode entupir a máquina?

    Eu vi diagramas "explodidos" de uma máquina DeLonghi, que devem auxiliar em uma eventual desmontagem para manutenção. Também li comentários sobre a facilidade para obter peças de reposição. Tenho uma EC220CD, e provavelmente tentaria consertar a minha em casa. Marcos Sampaio é um dos que indicou https://nsshop.com.br/. Podes ir direto em https://nsshop.com.br/subcategoria/delonghi/cafeteiras-delonghi Outra indicação dele, onde estão os diagramas: https://www.ereplacementparts.com/search_result.php?q=delonghi Sei que não respondi se a descalcificação solta pedaços que venham a entupir a máquina, mas, caso ocorra, tem como consertar.
  14. Engenharia de moedores

    Eu já vi o Tramontina Breville em duas cafeterias. Claro, acompanhando outro(s) moedor(es). Quase comprei, mesmo por R$ 1.400,00. Mas desisti, por enquanto. Timidez financeira :-(
×