Ir para conteúdo

jefson M S Romaniuc

Senior Members
  • Total de itens

    17
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Equipamento
    espresso chef crema e aroma espresso

jefson M S Romaniuc's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

0

Reputação

  1. No que se refere a essa vantagem do PF despresurizado concordo plenamente com paulohvs. Acho que vou começar a tentar achar o meu espresso perfeito na nova chef crema assim que comprar um pf despressurizado. Inclusive queria saber de vocês se um PF naked comercial seria compatível com a chef crema nova, pois isso me ajudaria a chegar no meu espresso ideal, pois conseguiria analisar visivelmente a consistência do café a medida em que fosse produzindo cafés com moagens diferentes. Quanto à tática do alívio da pressão interna que mencionei lá em cima (de abrir a válvula do bico vaporizador assim que terminar de preparar o café) queria saber se vocês já tentaram isso e quais as suas impressões. Eu achei que, mesmo sem possuir uma solenoide de 3 vias, essa tática deixou o bolo mais seco quando eu desacoplo o PF do grupo logo depois de fazer um espresso.
  2. De fato, concordo com Rodrigoks. É meio injusto fazer uma comparação dessas, já que fiquei mais de cinco anos com a crema antiga. Vou tentar usufruir da vantagem inegável que essa cafeteira me trouxe, a possibilidade de, pela primeira vez, começar a produzir meus expressos em filtros despressurizados. A propósito, se alguém puder me informar se o PF comercial é compatível com essa cafeteira ficaria bastante grato, pois esse será o meu próximo passo (comprar um PF naked para me auxiliar a produzr o meu expresso ideal).
  3. Esse é o problema Gilberto, A chef crema, nenhuma delas, por sinal, tem filtros despressurizados. Me sinto um mega iniciante, pois só consigo tomar café com filtro despressurizado em cafeterias. Mas mesmo ambas sendo pressurizados possuem gostos diferentes. Vou tirar a prova essa semana. Tem um amigo meu que ainda tem uma crema antiga. Vou preparar um café na minha e, logo em seguida, vou provar um na casa dele tomar outro na crema antiga. Ai terei a prova definitiva que tem algo diferente nessa crema nova. Diferente para pior, do meu ponto de vista.
  4. A questão não é o moedor, concordo que ele é um fator importante, aliás. Mas o café utilizado e o processo de moagem foi o mesmo em ambas as cafeteiras. Não sei o que a nova chef crema tem, mas o gosto definitivamente não é bom.
  5. Pessoal, acabei comprando a chef crema silver mesmo. Vou aguardar um pouco mais pra comprar a sonhada Rancilio. Fiz uma avaliação sobre ela, em comparação com a antiga, no tópico do clube da chef crema. Gostaria de ver a opinião de vocês sobre o assunto também. Abraços
  6. desculpa ai rodrigoks, é que não sei o nome em portugues dessa peça. o brew é aquela peça da parte superior que se acopla ao pf. Tem um video da Gaggia do whole latte love que o cara menciona o group head como commercial brew. De qualquer forma ai vai uma foto do que estou me referindo. http://www.espressop...rouphead_lg.jpg
  7. Vamos À minha avaliação. Comprei hoje a chef crema silver da electrolux e, como passei mais de cinco anos com a chef crema versão antiga, vou fazer um breve comparativo entre as duas. 1º Porta filtro Em relação ao porte filtro houve significativa mudança entre a chef crema antiga e a nova (que passou a usar PF de 58mm). Na minha opinião, essa tentativa de deixar o PF no tamanho comercial não foi correta, pois o brew não seguiu a linha comercial, parecendo um chuveiro mal projetado. Além disso, o encaixe ficou pior que na versão antiga, facilitando os vazamentos. Ora, se fosse pra deixar o PF como comercial, deixasse o brew também!!!! 2º Válula solenóide De fato a nova crema não possui nenhuma válvula solenóide. Achei uma sacanagem ilusória o que a fabricante fez (apesar de não possuir válvula solenóide, ela deixou na bandeja coletora uma saliência semelhante à que existia na crema antiga para coleta de resíduos da válvula solenóide, isso pra mim soou como propaganda enganosa). Apesar disso, achei uma forma de gerar um efeito tipo válvula solenóide na crema nova, é só abrir o bico de vapor assim que desligar o processamento do expresso. Isso vai aliviar um pouco a pressão na caldeira. 3ª Sabor do café Nesse ponto a nova crema perde feio. experimentei o mesmo café que utilizava na minha crema antiga (São braz, torrado e moído, processado ainda fresco). Os resultados foram absurdos, enquanto na crema antiga possuia um sabor forte do café, tanto na espuma quanto no próprio café, na nova crema está BEM aguado, muito fraco em relação a sua predecessora. 4º Pré-infusão De fato a nova crema não possui sistema de pré-infusão, mas como ela possui bomba vibratória, acho isso meio irrelevante (pode ser que esteja errado) Enfim, minha conclusão é que a chef crema silver (prata) recebeu esse nome porque ela não conseguiu retirar do topo sua predecessora (que era ouro). Essa foi a minha impressão pessoal. Abraços
  8. Pessoal, tive uma chef crema do modelo antigo por mais de cinco anos e, antes de ir migrar para uma cafeteira superior (Rancilio Silvia, por exemplo) estou pensando em adquirir outra chef crema só por enquanto, já que a minha antiga morreu . Fui ver essa nova chef crema de perto e achei um pouco inferior, ao menos externamente, à minha crema antiga. Essa mudança deixou a cafeteira mais "fraca" do ponto de vista dos materiais e peças usadas? Abraços
  9. Pessoal, não vou tomar muito mais do tempo de vocês do que já tomei com esse tópico, mas tenho um último conselho a pedir. Andei tendo umas conversas financeiras com minha esposa sobre como proceder com relação à cafeteira (ela também me acompanha no gosto pelo café expresso), e chegamos a conclusão de comprar uma cafeteira intermediário nesse momento, com um grinder bom, tipo o baratza que a amiga Anita comentou. Depois que investiremos na minha sonhada Rancilio (ficou pra depois mesmo). Dessa forma, olhando para a questão da caldeira, estou em dúvida se devo comprar uma Gaggia Dose ou color, ou mesmo fechar os olhos para o fato de a baby twin vir com caldeira de alumínio e comprá-la mesmo assim. Queria saber duas coisas: entre a Dose e a color quais as vantagens e desvantagens? (já que externamente são MUITO parecidas); e a twin? a caldeira em alumínio oxidade não pode fazer mal para a saúde? Mais uma observação: o preço das Gaggias disparou esse ano de 2013, há quinze dias vi a twin por 1400 no wal mart, hoje a mais barate que encontrei estava mais de 1600. CARAMBA! Agradeço aa atenção de todos vocês e suas dicas fantásticas.
  10. Acho que vou esperar um pouco mais e juntar um dinheirinho pra comprar a Rancilio Silvia com um grinder da Gaggia. Pelo que vi a Rancilio está no topo, muito boa e com caldeira em bronze. Achei ela bastante cara, mas se for durável por uns dez anos (como vi comentários aqui no site), acho que vale a pena. Continuarei buscando outros modelos, mas o foco está, ao menos nesse momento, na Rancilio Silvia. Alguém tem alguma crítica negativa sobre essa máquina? Até agora não vi ninguém reclamando das peças dela.
  11. Então, Bernardo B, você acha que mesmo a Gaggia baby twin seria uma boa escolha? a oxidação no alumínio não seria prejudicial para o sabor do café, e pior, para a saúde do usuário?
  12. Blz Rodrigoks, Então o termobloco para mim é dispensável. Mas, em termos de durabilidade, além da caldeira em inox, o que eu devo buscar?
  13. Vlw Alexandre, você trouxe dicas muito boas. Eu sou bem viciado em cafés expressos. Normalmente utilizo três vezes por dia uma cafeteira expresso, para extrair cafés duplos. Por isso a questão da durabilidade é tão importante para mim. Pode até ser uma neura minha, mas como minha crema antiga durou cinco anos, queria ver se acharia uma cafeteira boa que durase mais ou menos o mesmo tempo. Eu achei que seria importante a solenoide de 3 vias para limpar a caldeira, retirando resíduos dela e jogando na bandeja coletora. quanto ao termobloco acho bem interessante a ideia de manter constante a temperatura da extração. Enfim, sei que há uma série de variáveis para a escolha da cafeteira, mas como tomo muitos cafés por dia (todos os dias e todos expressos puros, pois não sou muito fã de capuccinos) quero garantir que a cafeteira que escolher irá durar pelo menos uns três anos comigo tranquilo. Também sou bem novo nessa questão de peças e funcionamento da máquina só me ligava mesmo em apreciar os expressos extraidos de minha chef crema, mas já comecei a pegar as dicas com o pessoal daqui (feras, a propósito) sobre válvulas OPV, caldeiras, termoblocos e PID. Foi uma pena a Gaggia baby twin não possuir caldeira em inox, se não fosse isso com certeza ela seria a escolhida (por sua adaptabilidade para mods). Agradeço pelas dicas pessoal.
  14. Acabei de ver o vídeo do whole latte love mostrando a Gaggia Dose, e, pelo que eu pude ver, a Gaggia Dose, apesar de ter de fato a caldeira de aço inox, não possui a solenoide de 3 vias, pois eu vi que a bandeja não possui um coletor de resíduos vindos da máquina. O quão ruim pode ser isso para a durabiliadde da máquina?
  15. Valeu pela dica Carneiro. Sabe dizer se tem muita diferença entre essas cafeteiras e a baby twin em termos de peças (tirando o fato da caldeira ser melhor e mais durável)?
×
×
  • Criar Novo...