Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Carneiro

Senior Members
  • Content count

    3,679
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    52

Carneiro last won the day on August 10

Carneiro had the most liked content!

Community Reputation

1,417 Excelente

1 Follower

About Carneiro

  • Rank
    Membro honorário
  • Birthday 06/26/1978

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    São Paulo
  • Equipamento
    Faema Velox, Pharos
  1. Espresso: tempo × peso

    Via de regra se fala do tempo total...
  2. Leitura recomendada da semente à xícara

    Mas importar é só frete, não paga impostos.
  3. [VENDO] Nuova Simonelli Oscar modificada

    Aliás, olha só a própria do Ronaldo: https://youtu.be/L1Kmg4pQRxA Vídeo ruim mas dá pra ter uma noção do expurgo pequeno, do som da bomba e do tempo de pre-infusão antes de começar a sair café.
  4. [VENDO] Nuova Simonelli Oscar modificada

    Não. Tem caldeira de 2L e o trocador de calor dentro da caldeira deve ter uns 120ml. Mas com os restritores no termossifão, conforme explicado acima, ela fica bem estável e domesticada. Expurgos realmente pequenos. Estou devendo fotos melhores e ao menos um vídeo. Esse final de semana deve dar!
  5. [VENDO] Nuova Simonelli Oscar modificada

    Opa, obrigado Ronaldo! A máquina realmente é boa.
  6. Flair Espresso Maker

    Essa Leverpresso me parece frágil. Talvez funcione bem mas não dure. Projeto que se inspira bem diretamente na Faema Faemina é a Cafelat Robot, que acho que pode dar resultados diferentes da Flair pelo filtro maior e mais próximo dos comerciais. A Flair tem também agora um filtro/PF sem fundo. Vale a pena pra ter mais crema e ver a bagunça. Os filtros dela não são como os comerciais, tem furos maiores mas em menor número, mas dá a personalidade a ela. Me lembra um pouco as extrações da Caravel, de moer fino e extrair bem lentamente. Grande vantagem se quiser temperatura bem alta é que dá pra imergir a camara e filtro numa panelinha enquanto se ferve a água numa chaleira, ou ainda usar a mesma água. Dá também pra encher o filtro, colocar a tela é então câmara, água e pistão, se quiser o máximo de volume. De 10g a 16g dá pra trabalhar, mas muda bem a moagem etc. Ela é bem construída mas é leve e não tão firme sobre superfícies lisas. Mas, de novo, como em outras manuais domésticas, não há que se focar em 9 bar, questão é firmeza consistente na alavanca, que com a moagem certa vai dar um excelente café.
  7. Correio! #%@&!!!!

    Mas há um custo monstro pra esses pacotes sem uma contrapartida dos Correios da outra ponta, não?
  8. La Pavoni - Europiccola e Professional

    É, não vai ser crema como de máquina com bomba. Mas tem outras nuances que não tem, normalmente, nas maiores. Eu ficaria em 12g no duplo. Filtro sem fundo vai melhorar a crema também. A dica do Fogo também é boa, pouca força, mas constante, num bolo adequado, pode dar um ristretto com bela crema que não tem igual em outras máquinas...
  9. Máquina Tramontina Breville

    Ideal seria primeiro testar o botão, pode ser uma falha dele, fechado constantemente.
  10. La Pavoni - Europiccola e Professional

    Rogério, uma dica é acertar dose e moagem para na pré-infusão dar uns 10-15 segundos já começar a sair café, só com a pressão da caldeira, e aí iniciar a extração com a alavanca (e a câmara cheia). Talvez aí garanta uns 30ml ou até um pouco mais. Mas, realmente, em geral precisa levantar novamente a alavanca depois de uns 10-15ml pra ter volume maior. Considerando que o filtro duplo dela comporta corretamente uns 11-13g, não é objetivo xícara cheia mesmo. Sugiro usar o simples (8-9g) pra ter uma razão de preparo menor (mais volume).
  11. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    É só um zunido no início, quando a válvula abre?
  12. Limpar Jarra hario de vidro

    Cafiza?
  13. Bravo - produtos para café

    Se é direto como o Mini e usa as mesmas mós, deveria ser a mesma quantidade de pó por giro.
  14. Salve. Essa Oscar, que restaurei em 2011 e vendi ainda no HT Fórum, voltou pra mim. O comprador pelo jeito nem usou muito, mas infelizmente a pintura não está tão boa quanto quando vendi. Mas tá bem bacana. A máquina é 110V. A carenagem foi pintada pois era aquele creme e estava todo amarelado e feio. Tem as adições: - Restritores na entrada e saida do termossifão no grupo, que dá uma boa estabilidade térmica: pequenos expurgos de 1-2 segundos e terá extrações na faixa de 94C. Um pouco maior e joga pra 92-93 e assim por diante. - PID para controlar a caldeira de vapor. Faz as vezes de um pressostato preciso. O SSR está embaixo da máquina com um dissipador bem grande. O controlador é um Watlow SD31, excelente. Termopar T, SSR Crydom. - Controle eletrônico novo (ela voltou com o antigo sem funcionar em parte). - Manômetros de caldeira e grupo, da La Marzocco O do grupo trincou mas não vale a pena trocar, está funcionando. Ele mede a pressão após a bomba e antes da 3 vias, portanto não volta a zero logo que se termina a extração. - OPV parruda, regulada pra 10 bar com filtro cego. Após a bomba, retorno pro tanque. - Restritor de 0,9mm logo antes da válvula de retenção (entre a bomba e trocador de calor). Dá um atraso de uns 10s na rampa de pressão, pode-se dizer que é uma pré-infusão. Também deixa o fluxo livre mais comportado. - Válvula purgadora de ar, com saída no tubo de silicone pra umidade ir pra bandeja de esgoto. Pra quem não sabe, as caldeiras de vapor precisam expurgar o ar para chegar na pressão desejada somente com água e vapor. A Oscar não vem com essa válvula, e originalmente tem que expurgar o ar pelo braço de vapor... item importante se deseja colocar a máquina num timer. - Bico de vapor original com 4 furos e um de 2 furos que é mais controlado. -Portafiltro sem fundo genérico, portafiltro original zerado (apenas algumas marcas de batidas mas cromado interno quase zero), filtros simples, duplo e triplo. Tem um tamper de alumínio simples e um de inox pesado da Chris Coffee. Normalmente em 10-15 min a caldeira chega em 1,2 bar, mas há que se esperar uns 40-50 min pro grupo estar pronto, ou acelerar o processo com alguns expurgos. Talvez em 30 min fique pronta nesse caso. A pressão da caldeira, se maior, pode aumentar um pouco a velocidade de recuperação do grupo mas requer um expurgo um pouco maior. De 1 bar a 1,5 bar deve ir bem, o usuário tem que experimentar as configurações pra o ideal considerando café e leite. A bandeja de esgoto comporta quase 1 litro, mas tem que ficar atento pra não encher demais e ficar difícil remover. O tanque de água tem 2,3 litros e tá novinho. Preço é R$ 4.000,00. Pouco negociável... Idealmente é a pessoa ver a máquina antes e levar, mas de repente dá pra enviar pelos Correios ou transportadora. Eu voltei a me surpreender com a máquina com pouco uso aqui que fiz, depois de descalcificar (mais por precaução). Mais uma que, se tivesse espaço, ficava.
×