Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Carneiro

Senior Members
  • Content count

    3,602
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    49

Carneiro last won the day on November 22 2017

Carneiro had the most liked content!

Community Reputation

1,352 Excelente

1 Follower

About Carneiro

  • Rank
    Membro honorário
  • Birthday 06/26/1978

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    São Paulo
  • Equipamento
    Faema Velox, Pharos
  1. [V60] Técnica 4:6 Tetsu Kasuya

    Mas deixar passar água a cada ciclo é diferente de manter pouca água que é diferente de manter muita água. Considerando que a técnica exige ainda uma moagem mais grossa, difícil dar tão pouca diferença. Testei com um café mas não comparei o método. Só reparei que realmente preciso engrossar mais.
  2. Minha máquina não sai água.

    Colocar água no tanque? Seria bom se nos contar qual modelo da máquina... Mas, supondo que é uma máquina de bomba vibratória, pode ser que precise expurgar algum ar que tenha ficado preso na linha. Tem que ligar a bomba, com o tanque cheio, até sair água... Ideal também é abrir a válvula de vapor pra que a água saia por cima da caldeira e expulse o ar. Aliás, tem que fazer isso sempre depois de usar vapor, preencher a caldeira.
  3. Vinagre oxida caldeira de alumínio ?

    É que o alumínio forma óxido de alumínio em contato com a água ou ar. Acho que ácido aí só vai remover essa camada de óxido de alumínio e por mais tempo deve só remover alumínio e causar corrosão. Problema da caldeira de alumínio é água levemente ácida. Talvez já tenha citado aqui o faq sobre água do Jim Schulmann, bem longo, e ele fala numa parte sobre essas caldeiras de alumínio e sugere manter a água alcalina, se necessário, com bicarbonato de sódio (que não calcifica).
  4. Vinagre oxida caldeira de alumínio ?

    Ácido ataca bem o alumínio, remove o óxido de alumínio. Talvez lavar bastante com água agora até ver se para de liberar o óxido branco.
  5. Mahlkonig E65S

    Dose única acho que só interessa ao doméstico... Mós do ProM eu duvido, elas são lentas. Deve ser algo próximo do K30. O K30 2.0 deverá ser mais caro, imagino que esse aí vai pegar o nicho do K30 antigo. Jeito de atualizar preços sem só parecer inflação...
  6. Mahlkonig E65S

    Motor menor. Se acumular menos pó na camara já pode ser um atrativo pra doméstico. Mas parece ser sim um moinho pra cafeterias de menos volume, ou ainda pra cafés secundários na carta de espresso.
  7. Moka: como eu faço

    Concentração mais baixa né? Cabe mais no filtro?
  8. Mini Gaggia

    Uma só não dá, por isso adicionei. Na época usei um site que calcula considerando metal utilizado etc. Não lembro mais qual era... Veja que até comerciais que tem mais espaço pra mola não chegam sempre nos 9... Na Gaggia Tell a mola é gigante mas deforma e chega no máximo a 8 bar.
  9. Cafeteira Elektra

    Qual modelo está querendo?
  10. Existe alguma máquina de espresso de alavanca sem mola?

    Grupo pequeno aquecido diretamente e caldeira de água quente pequena ou termobloco, deve ficar pronto rápido. Depende da potência das resistências... A Velox fica pronta em uns 10-15 min...
  11. Existe alguma máquina de espresso de alavanca sem mola?

    Da sim pra você fazer algo assim. Uma caldeira escondida ligada na rede hidráulica, na temperatura desejada ou na faixa de 95C, ou mesmo um termobloco e um grupo de La Pavoni, por exemplo, aquecido ativamente numa torre de suporte. Tem que tunar o controle de temperatura da caldeira e grupo. Não teria vapor, por isso precisa da rede hidráulica (ou bomba tipo a flojet).
  12. Meio atrasado... Mas pro italiano uma xícara de café não passa 30ml... Por isso o volume de água é aproximadamente 50ml por xicara, o bolo ainda absorve o equivalente a umas duas vezes seu peso. A válvula nas mokas é só pra segurança, abre se a pressão subir demais. O bolo é que restringe e regula o fluxo que normalmente aumenta pro fim da extração.
  13. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Melhor agua quente que o limite é 100C ao nível do mar. No fogo pode passar fácil temperaturas (mais) perigosas pra mãozinha ou temperatura que manchará o inox...
  14. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    A inspiração parece de fato na Faemina Baby. Imaginem, anos 50 - só o café que devia ser bem ruim à época! Ruim de achar uma hoje, mesmo em boas condições, é a vedação do pistão, sempre ressecada e difícil de substituir. Tem um cara que faz pedidos de poucas numa fábrica na Europa mas custa 50 euros cada. Vantagem que é de silicone e cobre a base do pistão, deve ajudar na temperatura. Acho que para quem quer muito quente, ferver o filtro ajuda. Não será difícil enxugar com um pano e preparar o bolo. De qualquer maneira é bem pouco metal, não é uma câmara pesada pra ser aquecida e reter o calor, acho que essa é uma diferença da Aram, Flair etc. O filtro é baseado nos profissionais e 58mm. Outra vantagem pra quem gosta. Só não deve dar pra fazer cafe com menos de 15g...
  15. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Hein?
×