Ir para conteúdo

Carneiro

Senior Members
  • Total de itens

    4.126
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    91

Tudo que Carneiro postou

  1. Acho que só aumenta chance de bagunçar o bolo...
  2. GS/3 também tem eletrônica... Mas acho que o foco tá meio errado. Não vale a pena melhorar mais o moedor? Eu sou reticente quanto a controle de pressão por ter feito na minha e usar basicamente pra variar pré infusao e rampa. E não vejo tanta diferença, mais pra adaptar extração sem alterar a moagem... Talvez faça muita diferença pra cafés excepcionais e... um moinho excepcional.
  3. Rocket (Pasquali Máquinas) não tem algo que te atenda? Vou caçar uma Linea Mini em bom estado com o Paul e modificar com minha MGFR que quero vender, aí te vendo já com controle de pressão... Márcio.
  4. Só pra avisar que ainda vendo. Não sei até quando...
  5. Se não precisa mesmo do vapor, tente as versões com 1 caldeira dedicada e controle de temperatura. As outra opções que não são E61 não te interessam?
  6. Teoricamente não tem problema. Tem a vedação do pino da válvula, não da rosca da peça toda, que dá pra trocar como o Cabeça falou.
  7. E veja, se for bomba rotativa (comerciais e afins) é um pouco diferente. A bomba tem um bypass pra limitar a pressão e a curva é pancada pra cima. Normalmente tem algum restritor nos grupos e você vê a pressão do manômetro em 9 bar, não reflete o que acontece no bolo. As que tem bomba vibratória já dá uma ideia melhor mesmo com a saída pro manômetro posicionada na linha.
  8. Já mandei máquinas menos robustas usando até os correios. Segredo tá na embalagem. Claro que tambem é bom fazer seguro. Marcio.
  9. Legal. 85C não é tão baixo não. Importante é o sabor.
  10. O que é torra clara pra você? Alguns moedores de mós planas (dependendo do desenho das mós também) podem ter dificuldade com torra muito clara, aí chega a quase tocar as mós e ainda tem extrações meio rápidas. Na teoria o RR45 originalmente é bom pra espresso mas torras de média pra cima.
  11. Parece ser a válvula que expurga o ar (ou quebra vácuo, vacuum breaker etc)
  12. Carneiro

    Baratza Encore

    Tá entupida a saída não?
  13. PID é melhor que termostato, sim, pra atingir estabilidade. Mas como disse, pode não resolver o problema. Se esperou 20 min, sempre, repete-se bem. Mas entre as extrações, como falei, tem que sempre esperar o mesmo tempo, por exemplo, 3 min mais ou menos. E certamente ter seu aquecimento inicial mínimo de uns 20 ba gaggia. Uma solução interessante pode ser furar a caldeira e colocar o sensor na água. Aí vai demorar mais pra estabilizar e vai variar menos depois disso. Mas veja que pra empresa adicionar isso na Classic, chutaria que iria custar uns 80 a 100 dólares no preço final, muda bem o patamar.
  14. Questão é que o PID pode enganar também. Na gaggia Classic, se coloca o sensor no alumínio, estabiliza rápido. Mas a água dentro da caldeira vai se aproximando da temperatura do.alumínio mais lentamente. Lembro de ter notado boa diferença de 1-2 min a 5-7 min. Máquinas com trocador de calor não são pra diferenças de 1 ou 2 graus. É mais pro muito quente, quente, pouco quente :-P
  15. Não são os políticos que tomam, impostos são importantes, mas enfim... Gaggia Classic, Rancilio Silvia, usam um esquema que simula um trocador de.calor. Gaggia principalmente. Ideal é aprender a "surfar" a temperatura e achar seu ritual. As máquinas com caldeira pequena ou termobloco que tentam vender ideia de.estsbilidade com PID pode até garantir o começo mas devem ter perfil de queda boa da temperatura. Só usando pra saber se agrada. Márcio.
  16. De novo? Tive uma 2008, que como diz seria superior, mas tive problemas como a válvula de vapor começar a vazar um tiquinho, bomba que vazou (foi só trocar pois tava na garantia) e o mesmo cromado feio de sempre do portafiltro além de descascar no grupo, mas nada demais. A máquina tem seus probleminhas particulares mas é praticamente a mesma coisa, estrutura de inox (podem ter afinado a chapa, sei lá), bomba é Ulka ou similar, tentaram melhorar algumas coisas, como braço de vapor, bandeja, e botões parecem melhores que os antigos, que eram bem meia boca. É uma máquina que sempre teve legião de fãs e de odiadores, eu me encaixo em ambos!
  17. Lembro de ter uns vídeos que pareciam indicar que funcionam. Mas acho que depende da máquina, como a bomba é montada etc. Queria ver é um vídeo comparando na mesma máquina com e sem esse amortecedor aí.
  18. Quanto ao filtro, sempre dá pra usar papel, pro chato aqui,.
  19. Carneiro

    Baratza Encore

    Se tiver grãos é melhor apertar com o motor rodando, soltar não tem problema. De qualquer maneira, essa peça quebra fácil mesmo com moagens mais finas e torras mais duras - considero aqui torras médias a claras com alguns ou quase todos grãos mais difíceis de moer. É um custo de manutenção a ser considerado pra quem quer "forçar" a barra com esse moinho.
  20. Filtro permanente que não passa particulado? Truco...
  21. Bacana. Difícil considerar uma concorrente à Decent, pelo número de variáveis que essa consegue controlar. Claramente o preço é bem mais acessível.
  22. Não dá pra garantir. Ideal é medir as roscas e usar peças comuns. O manômetro sim, tem que ver se bate o formato do painel, e assim por diante.
×
×
  • Criar Novo...