Ir para conteúdo

Framses

Senior Members
  • Total de itens

    26
  • Registro em

  • Última visita

Sobre Framses

  • Data de Nascimento 20-09-1980

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Santa Maria - RS
  • Equipamento
    Gaggia Color/Bialetti Moka/Bialetti French Press/Aeropress + Rancillo MDRocky

Framses's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done

Recent Badges

1

Reputação

  1. Saudações, pessoal. Estou com meu querido Rancilio Rocky SD parado há quase um ano. Ele começou a "emperrar" durante moagens. Desmontei a parte das mós, limpei, mas segue o problema. Algum dos amigos do fórum conhece bem esta máquina e sabe indicar como consigo mais detalhes ou uma luz para este problema? Meu cunhado é engenheiro elétrico e suspeita que seja a bobina, mas ele não conheçe esta máquina nem moedores de café em especial. Não encontrei nenhum lugar (próximo ou longe) que faça manutenção deste monstrinho de quase 8kg. Abraços toda e qualquer informação é muito bem-vinda.
  2. Camarada, estou com um problema similar com meu Rancilio Rocky, ele começa a moer mas para e fica meio que "travando", como se faltasse força/torque. O seu contato continua o mesmo número acima?
  3. Pessoal, estou precisando de umas peças para manutenção de uma Gaggia Color antiga (ela está desmontada, preciso trocar a caldeira e a bomba), eu lembro de ter encontrado uma assistência técnica em Campinas há uns 3 anos aqui e até contatei eles por telefone para comprar as peças, mas perdi o número. Alguém sabe desta empresa ou de alguma outra forma de deixar operacional a minha velha Gaggia Color?
  4. Isso eu tentei fazer antes, tirei o chuveirinho, o conjunto da válvula (molinha atrás do parafuso) e limpei tudo. Mas só isso não resolveu.
  5. Tenho um filtro para duplo despressurizado e um naked 58mm. Com o tempo eles não só estão entrando muito fácil como vão até o fim do encaixe com foga. Devem ser graxetas mais anel de vedação. Desmontei a caldeira e deixei tudo de molho em detergente. Só tinha um pouquinho de limo dentro dela, nenhuma obstrução visível.
  6. Concordo, deve ser a vedação no grupo, possivelmente a molinha mais as graxetas (acho que elas são aquelas duas canaletas de plástico que fixam firme o porta filtros, correto?) e o anel de vedação (pelo que vi tem o preto grande que fica no próprio anel onde encaixa o porta-filtro e outro que fica no meio da caldeira, creio que é melhor já trocar tudo de uma vez). Liguei na Imeltron e eles tem tudo e sai bem barato
  7. Pelo que vi, em horas de trabalho, vai demorar pra arrumar, se é que tem conserto. Pergunto aos amigos do fórum, com quais outras cafeteiras os filtros da Gaggia Color são compatíveis. Comprei um filtro "naked" 58mm e gostaria muito de poder continuar utilizando-o.
  8. Acho que identifiquei duas causas prováveis para o problema: 1) o encaixe do cachimbo (porta filter) está muito frouxo, possivelmente por isso está fazendo muito pouca pressão. 2) com 5 anos de uso e pouca manutenção (embora a dureza da água aqui seja de apenas 0,20, duvido que calcificação seja um problema), possivelmente houve desgaste demais na ponta de plástico da válvula. Vou tentar repor as peças, a dificuldade vai ser achar onde comprar isso
  9. Saudações, pessoal. Tenho uma Gaggia Color Vermelha de 5 anos, sempre funcionou que é uma beleza. Mas ultimamente ela não faz mais praticamente nenhuma crema. Tenho um moedor Rancilio (Rocky no doser) que uso na regulagem 5 (de 40). Testei uma velha máquina espresso da Arno (a minha reserva) com filtro pressurizado e o café sai com uma crema linda, mas na minha querida Gaggia, nada (mesmo grão - um bourbon amarelo da reserva gourmet com 45 dias de torra) na mesma moagem (5 do Rancilio). A impressão que tenho é de que o filtro da Gaggia está "frouxo", não está pegando mais pressão, não sei se isso é possível, mas o café, após preparado, mesmo que eu aperte muito (com o tamperzinho de plástico que vem com a Gaggia Color, eu sei, tenho que comprar um de verdade), sai com um "furinho" no meio, não sai compactado como deveria, ela parece estar mais "lavando" o café do que pressurizando adequadamente. Imagino que em algum lugar aqui haja um comentário ou instrução de manutenção, mas não sei exatamente como consigo encontrar isso aqui no tópico
  10. Obrigado pelas informações, caro Rodrigo. Penso em adquirir um bottomless gringo, só estou pesquisando vendedores e preços no ebay, por hora. Acho que a vazão do chuveiro está normal (embora eu não conheça a máquina, o espresso sem crema que sai dela demora 30s para passar 60ml, acho que isso é o normal... fora a falta completa de crema). A propósito... um tamper decente para este modelo tem que ser de 57mm ou pode ser o de 58mm mesmo? Desculpem o abuso pelo excesso de perguntas, mas sou marujo de primeira viagem com Gaggias...
  11. Por hora fiquei com uma Gaggia Color, comprada no Magazineluiza (on-line). Uma dúvida: a minha (que chegou hoje) veio apenas com dois filtros (os novos "crema perfecta" segundo a errata do fabricante). Não era para terem vindo 3? Usei a mesma moagem que eu estava empregando na minha finada Poemia Philips/Saeco (6 no Rocky) e não consegui praticamente nada de crema, não sei se o filtro que é uma porcaria, a moagem que não está boa... o grão que estou usando é o mesmo que antes me dava uma boa crema (um Mogiana do Café do Mercado de Porto Alegre... eu sei que não é grande coisa, mas era o que estava me salvando para passar na cafeteira italiana). Outra coisa, a Gaggia é normalmente muito mais barulhenta do que a Arno ou a Poemia (tenho as duas, só a Arno funcionando como reserva e a Gaggia é mais barulhenta do que as duas juntas. Última coisa: achei o fluxo de água da máquina muito pequeno e bastante irregular (não sai a mesma quantidade dos dois lados), sei que boa parte disso decorre do fato de eu estar muito acostumado com a Poemia... mas pergunto se é uma característica da linha. De toda maneira, minha perplexdade está na total falta de crema dos cafés que passei... aceito dicas para melhorar isto.
  12. Perdão pela pergunta de completo noob, mas já vi vários comentários sobre o lendário PID e estou tendo alguma dificuldade em compreender do que se trata. Se alguém quiser lançar luz sobre minha ignorância, agradeço
  13. Pessoal, muito obrigado mesmo pelas indicações. Vou ver quais as possibilidades e explorar as referências que vocês me passaram sobre Lisboa. Não tinha pensado na excelente Gaggia Classic, inexistente em terras tupiniquins. Guilherme, ainda não conheço suficientemente as máquinas para me arriscar em outras, minha intenção com a Gaggia é, literalmente, não ter trabalho e incômodo (a não ser a limpeza recomendada).
  14. Pergunto aos camaradas do Fórum. Como costuma ser a assistência técnica da Gaggia? Pergunto porque a minha querida Poemia (Philips/Saeco) faleceu recentemente e estou pensando seriamente em comprar uma Gaggia, a princípio a color, pois é a única que achei no buscapé com voltagem 220v (meu ideal era a Baby Twin, mas ninguém merece ter que usar um estabilizador para a cafeteira). Nâo sei se existe algum modelo vendido no Brasil além da Color em voltagem 220. Até pensei em pedir para minha esposa, que início do mês que vem estará em Lisboa, para trazer uma para nós de lá, mas não sei se compensa o estorvo (e o provável imposto).
  15. Descobri o problema, a mangueira rosa (aquela recoberta com amianto) deve ter derretido pela proximidade com a caldeira e está vazando ruidosamente. Acho que não me resta saída a não ser marchar com a assitência
×
×
  • Criar Novo...