Ir para conteúdo

Skiva

Senior Members
  • Total de itens

    10
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Campinas
  • Equipamento
    Mondial C 08; Nespresso Essenza Automática

Skiva's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

4

Reputação

  1. Olá brothers in coffee, Hario Slim e Hario Mini se referem ao mesmo produto? Pesquisei isso mas continuo em dúvida. Grato.
  2. @Henrique - RJ, neste último final de semana resolvi gastar um tempo para limpar internamente a C-08. Eu desmontei o chuveiro a começar por soltar o parafuso que fica onde encaixamos o porta-filtro. Após soltar esse parafuso saem também uma molinha com uma peça plástica dentro e uma tampinha de uns 40/45mm de diâmetro toda furadinha que é por onde passa a agua antes de passar pelo filtro com o pó. Estava muito sujo, com borra de café parecendo de décadas atrás e por esse motivo a tampa estava com os furinhos entupido em quase sua totalidade. Limpei com uma escova de dentes de cerdas finas, deu um bom trabalho, mas desentupi todos os furos, sendo possível verificar olhando contra a luz. Após a limpeza, o aumento de vazão da agua é muito nítido. Não sei se houve aumento de pressão também. Com isso, alterei uma variável que estava fixa nos meus testes (a vazão da agua). Então praticamente voltei a fazer todos os testes novamente, mas os primeiros testes foram promissores. Consegui uma crema razoável. Agora estou fazendo testes com diferentes granulações de moagem pra ver se encontro uma bacana. Quando chegar num resultado estável eu compartilho.
  3. Foi um amigo que fez pra mim, com torno CNC. Eu creio que é um conjunto de fatores que possibilitará um espresso de qualidade, desde a escolha dos grãos, moagem, compactação e extração. Mas sou iniciante ainda, e fazendo as experimentações, ajustando todas essas variáveis. Utilizo a minha por mais de 6 anos, sem nenhum problema.
  4. Bom dia brothers in coffee, seguinte sugestões dos amigos, eu resolvi despressurizar o filtro/porta-filtro da minha C-08. Seguem fotos em anexo, incluindo um tamper que comprei e mandei usinar também, pois ele era originalmente de 54mm. Vou pegá-los hoje e estou ansioso para seguir nos experimentos. Abraços!!
  5. Boa tarde, quem está disponibilizando tampers para venda? Grato, Ricardo.
  6. Amigos, Depois de algum tempo (uns anos na verdade) utilizando apenas a minha Nespresso, voltei a dar atenção à minha C-08, pois recentemente comprei um moedor de grãos. Comprei um moedor “barato” apenas pra retomar as experiências. Escolhi o Di Grano da Cadence. Comprei também a balança digital Sf-400 Tenho o seguinte passo-a-passo na preparação: Ligo a C-08 e deixo aquecer com o PF encaixado nela. E antes de tirar o café eu tiro um pouco de água quente pra aquecer o sistema e a xícara que vou usar. Peso 8 gramas de grãos. Estou utilizando o Avantti Tradicional da RS café, torra média. Faço a moagem entre 20 e 25 segundos Coloco o pó no filtro duplo pressurizado e compacto com o “tamper” de plástico que vem com a C-08. Extraio uma xícara de café de 40ml, entre 25 e 45 segundos. Percebo o filtro encharcado após a extração. Obs. No teste dos 30 segundos obtenho 130ml de água com o PF encaixado (sem o filtro). Por manter sempre o mesmo passo-a-passo, sempre obtenho o mesmo resultado, porém com crema inadequada que se desfaz facilmente, na verdade é uma espuma somente. O que me recomendam os experts sobre alteração no processo para obter a “crema ideal”? Um abraço e obrigado.
  7. Amigos, Depois de algum tempo (uns anos na verdade) utilizando apenas a minha Nespresso, voltei a dar atenção à minha C-08, pois recentemente comprei um moedor de grãos. Comprei um moedor “barato” apenas pra retomar as experiências. Escolhi o Di Grano da Cadence. Comprei também a balança digital Sf-400 Tenho o seguinte passo-a-passo na preparação: Ligo a C-08 e deixo aquecer com o PF encaixado nela. E antes de tirar o café eu tiro um pouco de água quente pra aquecer o sistema e a xícara que vou usar. Peso 8 gramas de grãos. Estou utilizando o Avantti Tradicional da RS café, torra média. Faço a moagem entre 20 e 25 segundos Coloco o pó no filtro duplo pressurizado e compacto com o “tamper” de plástico que vem com a C-08. Extraio uma xícara de café de 40ml (não cronometrei o tempo) Percebo o filtro encharcado após a extração. Obs. No teste dos 30 segundos obtenho 130ml com o PF (sem o filtro) encaixado. Por manter sempre o mesmo passo-a-passo, sempre obtenho o mesmo resultado. Um café forte porém com crema inadequada que se desfaz facilmente, na verdade é uma espuma somente. O que me recomendam os experts sobre alteração no processo para obter a “crema ideal”? Um abraço e obrigado.
  8. Olá Anita, informações atualizadas. um abraço. Skiva.
  9. Olá Pessoal, acabei de ser aceito para este seleto grupo de pessoas. Desde ontem tenho lido os posts do fórum e vejo que o pessoal é bastante heterogêneo no que diz respeito à arte do Espresso. Tal como eu. Bem, eu tenho duas cafeteiras, uma Nespresso e uma C 08. Utilizo bem mais a C 08 por, principalmente, gostar de experimentos. Na Nespresso não tem muito como errar. E por falar nesta, sabiam que o Café do Ponto está comercializando cápsulas para a Nespresso? Comprei uma caixa para experimentar. O café não é ruim, bom sabor, boa crema e bouquet. Porém a cápsula não encaixa perfeitamente na máquina e dá um trabalhinho pra utilizar. Enviei email questionando isso para o Café do Ponto, mas sem resposta até o momento. Bom, por hora é isso. Espero poder trocar muitas idéias através do fórum, apesar que de momento tenho muito mais a aprender. Abraço.
×
×
  • Criar Novo...