Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Santiago Luz

Administrators
  • Content count

    2,268
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    19

Santiago Luz last won the day on July 2

Santiago Luz had the most liked content!

Community Reputation

1,634 Excelente

1 Follower

About Santiago Luz

  • Rank
    Avançado
  • Birthday 08/25/1982

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Ipiranga - São Paulo/SP
  • Equipamento
    Mini Gaggia, Bravo Mini, Aram, Aeropress, PopFun + Arduino, mypressi TWIST v2

Recent Profile Visitors

6,733 profile views
  1. Caflanno KOMPRESSO

    Vitor, é melhor mesmo colocar o máximo de água possível, mesmo que não irá utilizar todo volume, porque a massa de água maior ajudará a baixar menos a temperatura durante a extração.
  2. Cafeteira Aram - O projeto

    Não gosto da Bonavita para escaldar a Aram, porque ela faz uma curva suave para o setpoint, aí demora um pouco para chegar no setpoint novamente. Muito mais fácil fever água direto no fogão.
  3. Caflanno KOMPRESSO

    Tem que medir a temperatura da água para ter certeza. Eu suspeitava que por ser de plástico, a troca de calor fosse mais lenta e isso fosse uma vantagem com relação à temperatura...
  4. Cafeteira Aram - O projeto

    Isso mesmo, @LUW. Antes de subir o pistão, porém com ele aberto. Mas tem que abrir bem pouquinho e fechar antes que caia água fervendo na mão!!! Hehehe... Ainda não me queimei.
  5. Cafeteira Aram - O projeto

    @rbata, com 15g ou menos, parece que é mais comum o tamper travar no filtro. Eu tenho usado com 17g sem problemas. Quanto mais alto o bolo, maior é o diâmetro do filtro. Ele não tem paredes 100% paralelas. Sobre o funil e compactação, eu sempre faço o "slap shot" antes de compactar. Ou seja, coloco o pó e ainda com o funil, "golpeio" o filtro sobre a bancada, fazendo com que o pó já seja "pré" compactado. Nesse caso, o filtro da Aram funciona perfeitamente. Eu já tentei despejar a água com o pistão elevado e realmente não funciona porque o bolsão de ar interno não consegue escapar. Tem também o problema já citado da água cair muito do alto, podendo bagunçar o bolo - acredito que não tenha tanto problema, mas... Uma ideia seria subir um pouco o pistão, despejar a água e então, abrir e fechar o porta filtro para o ar escapar. Isso pode fazer com que a gente ganhe um pouco de tempo na subida do pistão. Eu tenho sempre feito isso de abrir e fechar o porta filtro para eliminar o bolsão de ar. Assim a pressão acontece muito antes - logo que começa a descer o pistão - e o volume da bebida pode ser maior.
  6. Cafeteira Aram - O projeto

    Para mim, Hario Mini e Porlex estão no mesmo patamar..
  7. Cafeteira Aram - O projeto

    Eu sugiro investir num moedor. O Porlex é um moedor razoável, você até consegue tirar expressos com ele. O maior problema é a consistência entre as extrações. Talvez aí, com a Aram, seja uma vantagem, porque você pode diminuir ou aumentar o fluxo de acordo com o resultado na hora da extração.
  8. Saldão Libermac

    Achou o Bunn G3?
  9. Cafeteira Aram - O projeto

    Ué Allex?! Comprou a base e colocou ela em cima de um Pogobol?
  10. [VENDO] la pavoni

    @Mauricio Rahal, dá uma olhada nas orientações para os Classificados. Assim você divulga melhor seu produto e a venda flui mais rápido.
  11. Mypressi Twist

    Reynaldo, cria um anúncio de venda nos Classificados.
  12. Link para o projeto (o fórum automaticamente troca pelo vídeo, vamos ver se agora fica o link, mesmo): https://www.kickstarter.com/projects/twoatsix/puckpuck-the-little-cold-brew-coffee-maker-for-the Se cold brew fosse gostoso eu até apoiava!
  13. Bravo Mini

    Acabei de moer 17g para espresso em 42s. Essa marca de 20g em 25s realmente é de atleta olímpico!!! O que notei, é que com o suporte, acaba precisando de mais voltas e mais tempo. Moer livremente vai mais rápido. Essas mós do Bravo Mini do @Márcio Martignoni são diferentes dos primeiros lotes, @Gilberto?
  14. Bravo Mini

    @Andrésm, o rbata deu vários detalhes sobre o moedor. Eu acho que vale a pena. Sobre o esforço, ele diminui consideravelmente com uma base de apoio. Eu fiz a minha e detalhei o projeto no fórum: Para mim o suporte atende perfeitamente. Um dia, no Jamboree, eu fui moer no Bravo Mini sem base e só então me dei conta da diferença que faz no esforço. Isso ajuda bastante para não ficar com preguiça de preparar com ele. Essa é a minha experiência. @Márcio Martignoni, que legal o seu modelo e o suporte! Parabéns!!! A foto ficou parecendo coisa do Doug da Orphan Espresso com esse pano branco... Hehehe
  15. Cafeteira Aram - O projeto

    Aí sim, @Allexlimaa2! Bela extração! Como sugestão, ao final, você pode voltar a manivela um pouco para cortar esses pingos.
×