Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Santiago Luz

Administrators
  • Content count

    2,238
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    19

Santiago Luz last won the day on July 2

Santiago Luz had the most liked content!

Community Reputation

1,583 Excelente

1 Follower

About Santiago Luz

  • Rank
    Avançado
  • Birthday 08/25/1982

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Ipiranga - São Paulo/SP
  • Equipamento
    Mini Gaggia + Pharos, Aeropress + Bravo Mini, PopFun + Arduino, mypressi TWIST v2, Porlex Mini

Recent Profile Visitors

6,551 profile views
  1. Cafeteira Aram - O projeto

    Testei 4 vezes. Curti sim, mas não pude brincar o quanto gostaria. As 3 primeiras extrações foram com o café que veio junto, o Salada de Frutas, que eu não gostei - fermentado demais, muitos defeitos, alguns grãos vertendo óleo eeee... Quase 3 meses de torra! Enfim, a máquina é bem o que eu esperava. A construção dela é muito bem feita, o que a Aram falhou na comunicação, se dedicou na qualidade do produto. Hehe... Alguns detalhes poderiam melhorar, como o portafiltro não ter uma capa para proteger a mão do calor. Mas de modo geral, deve ficar como minha máquina principal. Estou com tempo bastante corrido, e pra piorar, não estou em casa (estou trabalhando no Rio durante a semana). Já fiz algumas observações, mas quero fazer uma avaliação decente, então devo demorar pra escrever aqui. Em tempo, o número de série da minha ficou como 30, sendo que fui 45 do Catarse.
  2. Cafeteira Aram - O projeto

    @Aurélio Penna e @RogerioD, não recebi nenhum email informando o envio da cafeteira. Chegou de surpresa, mesmo.
  3. Cafeteira Aram - O projeto

    Minha Aram finalmente chegou! Mas ainda não pude botar minhas mãos nela porque estou fora de casa. Sexta-feira vou chegar em casa e botá-la pra funcionar. Não sei qual o número de série dela ainda, mas só pra atualizar quem está na espera, sou o apoiador Catarse de número 45.
  4. Cafeteira Aram - O projeto

    Recebi nada. Vi a foto deles no Instagram posando com várias caixas e não recebi nenhum email, nem a máquina. Haja paciência!
  5. [DOO] Briel ES150

    Estou doando minha Briel ES150. Estou em São Paulo e a pessoa precisa retirar em mãos no Ipiranga. Ou então algum esquema que não seja complicado para mim. Sobre a máquina e o estado dela, escrevi alguns tópicos sobre ela, listados abaixo. Interessados, favor escrever aqui no tópico *e* me mandar mensagem privada.
  6. Cafeteira Aram - O projeto

    Já descolou? Putz... E eu já perguntei duas vezes para o Maycon @Aram se é possível retirar a luva de madeira mas ele não respondeu.
  7. Bravo Debut - o seu moedor manual

    RDT (Ross Droplet Technique), no caso, @Burny. Eu pensei na mesma coisa, mas o RogerioD disse que usou spray de água e mesmo assim deu essa estática toda!
  8. Cafeteira Aram - O projeto

    Bom... Ele começa o vídeo dizendo "vou explicar pra vocês como preparar um legítimo espresso". Tinha que escaldar mais vezes e falar em água fervente.
  9. Cafeteira Aram - O projeto

    Só para atualizar o andamento dos envios, eu sou apoiador do Catarse de número 45 e ainda não recebi a cafeteira e nem código de rastreio.
  10. Aeropress

    A receita do Lisboa é bastante inusitada. Sugiro darem uma olhada/testada também nas receitas dos vencedores do W.A.C.: http://www.worldaeropresschampionship.com/recipes/
  11. Cafeteira Aram - O projeto

    Também queria saber, mas o Maycon não respondeu. Sent from my FRD-L04 using Tapatalk
  12. Cafeteira Aram - O projeto

    Pô @Aram, responde aí, por favor...
  13. Cafeteira Aram - O projeto

    @Aram, a capa de madeira é desmontável? Dá para retirá-la e colocá-la de volta? Como é feita a fixação dela na cafeteira?
  14. Fiz minha primeira torra com 200g e tive que manter quase a 100% durante a torra. Vou testar com um lote menor, de 150g. Minhas primeiras impressões do forninho foram: 1) Faz fumaça o suficiente para torra dentro do meu apartamento ficar algo proibitivo. O cheiro da torra infestou o apartamento todo. O lance é fazer a torra na sacada, assim como com a pipoqueira 2) É difícil visualizar os grãos dentro do forno, mesmo com lanterna, fica algo muito subjetivo. Além disso, é complicado perceber o aroma durante a torra, porque o forno é fechado e porque algumas películas acabam sendo chamuscadas. 3) As modificações dão muito mais trabalho do que eu imaginava. Principalmente a parte da chapa de metal. Cortar, perfurar, dobrar, rebitar... Comprar o forninho do Beto com as modificações vale muito a pena!!! 4) Preciso me acostumar com o controle de temperatura do forno, onde a inércia térmica é muito grande, ainda mais pra que vem da pipoqueira! Com relação ao item 2, surgiu a vontade de adicionar um amostrador no forno. Fiquei pensando que dá pra fazer isso pelo lado esquerdo. Alguém já fez? E sobre o item 4, eu estava com preguiça de automatizar o forninho, mas acho que tenho mais preguiça ainda de aprender a controlá-lo manualmente. Devo me render a automatizá-lo com Arduino e Roastlogger (já tenho isso pronto da pipoqueira).
  15. Cafeteira Aram - O projeto

    Legal que o Maycon @Aram voltou para tirar dúvidas do pessoal do fórum. Dedicação à produção não nos parece uma justificativa para essa ausência. Nós sabemos que financiamento coletivo já gera ansiedade mesmo quando o projeto consegue ficar dentro do cronograma. Imagina com esse atraso todo. Vendo vários projetos atrasados do Kickstarter, há casos em que os colaboradores estão extremamente insatisfeitos e há casos em que os colaboradores estão mais tranquilos. Qual a diferença? A transparência e comunicação por parte dos autores do projeto. Toma tempo? Toma. Só acho que às vezes é mais importante entregar o projeto em 8 meses, mas dando atenção aos colaboradores, do que entregar o projeto em 7 meses com comunicação ruim. O projeto da cafeteira é excelente. Eu acredito que a qualidade será excepcional e que o produto será entregue a contento. Mas compartilho do mesmo sentimento do @Vitorats. Não sentimos clareza nos motivos explicados nos relatórios. E olha que a comunicação aqui no fórum nem se faria tão necessário, se a comunicação pelo Catarse fosse melhor. Por exemplo, a questão da plaquinha personalizada poderia ser esclarecida a todos os colaboradores por meio de atualização do Catarse. Nessa altura do campeonato, eu sinceramente nem espero mais nenhuma atualização. Só quero receber minha cafeteira. Já perdi de beber muito espresso achando que a cafeteira fosse estar nas minhas mãos há muitos meses atrás.
×