Ir para conteúdo

Fábio A. Castelli

Senior Members
  • Total de itens

    485
  • Registro em

  • Última visita

Sobre Fábio A. Castelli

  • Data de Nascimento 24-05-1981

Contact Methods

  • MSN
    fabio_a_castelli@hotmail.com

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Santos-SP
  • Interests
    café & art
  • Equipamento
    Rancilio Silvia, B. Vario, Porlex, V60, AeroPress, Prensa, pipoqueira, ... e degustações

Últimos Visitantes

2.411 visualizações

Fábio A. Castelli's Achievements

Proficient

Proficient (10/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Very Popular Rare
  • Conversation Starter
  • Week One Done

Recent Badges

114

Reputação

  1. Felipe, eu ficaria com a indicação do colega Burny, moedores Baratza. São moedores premiados ao longo dos lançamentos nos últimos anos. Eu mesmo tenho um vario a anos. Apenas troquei as lâminas de espresso por lâminas de coado. Pois reservei meu Rocky para espresso. Você citou encore. Acho que existe um modelo de entrada da Gaggia também.
  2. Por falar em Museu do Café e Rei Do Café, estão rolando eventos interessantes de TNT latte art na cidade, com baristas das principais cafeterias de Santos. O último foi na Save the Queen, uma cafeteria decorada ao estilo pub inglês no bairro do Boqueirão. Neste vídeo eu entrevisto o barista Ariel no Museo e o barista Guilherme do Rei.
  3. agradeço o retorno m3nd3s haha. Cara, qual o teu nome? rs Era exatamente isso que queria q respondessem. Valeu! Sobre meu Levain, também estranhei pacas. Tinha lido que levaria 2 ou 3 dias, e cresceu muito antes de completar 24 horas. Usei farinha branca Dona Benta e reserva Integral da Dona Benta, ambos sem fermento, eu juro. Deixei num quarto escuro. Moro em Santos, tava quente e é bem úmido aqui. Mudando de assunto, vejo que vc mora em Serra-ES. De vez em quando eu passo aí. De tempos em tempo eu vou no estaleiro de Aracruz.
  4. caros colegas do Clube do Café, sou imenso novato na arte dos pães. Neste exato momento estou tentando fazer crescer um levain, e estou testando algumas receitas de paes com fermento comum, para praticar. Não q nunca tinha feito, mas... Sei que há muito escrito aqui pelo tópico, mas me perderia no meio de tanta informação. Tentei. Acho válido portanto reavivar alguns conceitos. Primeiramente, vejo que há muitas receitas diferentes para fabricar a massa, considerando fermento biológico ainda. Fico confuso. Como vocês recomendam começar a massa? Fiz uma ontem que ficou muito boa. Farinha aberta, agua no meio, fermento e sal dissolvidos juntos. 7 min de sova. 50 min de descanso. 40min de forno, pre aquecendo em 270 graus e assando em 210 graus. Ficou bom o resultado. Em segundo lugar, o levain. Estou criando um. Misturei no 1o dia 50g de farinha branca com 50g de integral e uns 70ml de agua. Cresceu muito no primeiro dia. O cheiro ficou forte. Tipo fermentação do estômago (desculpa a expressão). Mas nas alimentações (ou refrescas), nao cresceu tanto assim. E o cheiro mudou muito. Na primeira alimentação, ele cresceu rápido, transbordou, mas murchou, em 1 dia. Na segunda alimentação (estou nela), ele não cresceu mais. Estou no segundo dia da segunda alimentação, e a única coisa que ocorreu foi saltar umas pequenas bolhas. Deu errado será?
  5. pessoal, postei um video interessante do campeonato de latte art (TNT) que rolou na cidade de Santos, mês passado. Eu mesmo participei e também filmei o evento. Foi super bacana. Um encontro para reunir os baristas das cafeterias da região. Foi massa.
  6. boa tarde pessoal. Estou lendo atrasadíssimo. Quero comprar alguns Quilos, verde. Aliás, quando será a seletiva em São Paulo? Neste final de semana? Pode me atualizar @Valmor??
  7. Não sei se este é o FORUM, mas sinceramente acredito que seja. Fiz esse vídeo para YOUTUBE aonde mostro o preparo completo do espresso e latte art. Basicamente o que faço no dia a dia está aí. As técnicas que aprendi. Não todas. Gostaria que os coffee geeks assistissem e comentassem. A vida é um aprendizado, então gosto de ouvir qualquer tipo de comentários, principalmente se construtivos. ah é, esta Rancilio é velha de guerra, provavelmente de 2013. O Vario tambem. Estão perfeitos.
  8. Também acho o coffee Lab é isso é café muito caros. Comprei o salada de frutas da fazenda Santa Rita. Custou umas três vezes mais caro que a torra própria da fazenda. Dessa vez a torra da faf me surpreendeu. Mas mesmo assim fico na dúvida se compensa o valor. O flor de laranjeira da mesma fazenda tava melhor e bem mais barato.
  9. Também acho o coffee Lab é isso é café muito caros. Comprei o salada de frutas da fazenda Santa Rita. Custou umas três vezes mais caro que a torra própria da fazenda. Dessa vez a torra da faf me surpreendeu. Mas mesmo assim fico na dúvida se compensa o valor. O flor de laranjeira da mesma fazenda tava melhor e bem mais barato.
  10. marcos. eu estou com uma baby twin. Mas tem que trocar ums dos termostatos. De resto, está em bom estado. Está comigo em Santos, mas é de um colega meu de Niteroi. Shirley, gostaria de conversar com seu amigo de Sorocaba.
  11. Tenho uma outra explicação para o fato das cafeterias adotarem ristrettos em 10 a 12 s, ao invés de tempos maiores como 40s. Utilizar um único moinho na mesma regulagem. Estou certo? Pelas minhas experiências em casa, é preciso afinar o pó para conseguir ristrettos de 40 - 45 segundos.
  12. Belíssima ideia Marcia. Essa sim seria uma belíssima promoção para o CDC.
  13. Sou mais um que queria assistir mais labs. Me inscrevi na água/extração e torra. Mas queria muito assistir o de cupping. Anitta, se você estiver me lendo, será que rola um miguesinho aí?
×
×
  • Criar Novo...