Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Igor Coutinho

Senior Members
  • Content count

    126
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Igor Coutinho last won the day on May 18

Igor Coutinho had the most liked content!

Community Reputation

38 Neutro

About Igor Coutinho

  • Rank
    Participante
  • Birthday 10/30/1984

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    São Paulo
  • Interests
    Análise de Sistemas, Robótica, CNC, Business Intelligence, Aeromodelismo, Mergulho Scuba, Praia, Sol, Aquarismo, Culinária, Viajar, Animais, Comidas Exóticas
  • Equipamento
    Gaggia Classic & Virtuoso

Recent Profile Visitors

1,107 profile views
  1. Moedor bem barato

    kkkkkkkkk Sério isso? Começa com a letra V (não é o Vario, mas bem que poderia ser!!!) e termina com a letra O. Agora eu acho que vc já sabe!! Me arrependo de ter economizado coisa de 100 dólares e ter comprado o Virtuoso. Hoje acredito que se eu tivesse investido em algo do tipo Vario ou um Rancilio Rocky estaria melhor "equipado". Digo isso considerando que 99% dos meus cafés são espressos.
  2. Moedor bem barato

    Vixe, 100 reais? Acho que nem liquidificador você compra com esse valor. Faça uma poupança, guarde dinheiro todo mês, no final de 2019 vc compra um moedor de verdade. Tenho um de U$ 230 dólares que se arrependimento matasse eu ja tava morto!!
  3. Peças La Spaziale Saeco Gaggia.

    @ZEZINHO CAFE SOLO boa tarde! Por acaso você tem aquele anel/suporte plástico onde vai encaixado a mós do moedor Barata Virtuoso (acredito sei idêntica ao do Encore e Preciso)? Segue link da peça: https://www.baratza.com/product/burr-holder/. Obrigado.
  4. Museu do Café (antiga bolsa do café) - Santos SP

    Vixe, eu caí nessa cilada também, tomei um Jacú quando fui lá e já estava em estado avançado de decomposição!
  5. Café de Mercado?

    Acho difícil danificar a máquina, o máximo que pode acontecer é não sair nem café nem nada!! Entope os furinhos do cesto metálico que vai dentro do porta filtro e daí não passar nada. Aquilo que por acaso passar provavelmente vai estar bem amargo!! Manda ver!!
  6. Clube das Máquinas Gaggia.

    Boa noite, alguém tem uma dica de onde consigo comprar o anel de vedação da gaggia classic aqui no Brasil? Obrigado.
  7. Delonghi Magnifica pifou !!!

    Vixe Maria... você não consegue filmar o dito cujo, funcionando, e postar o vídeo no youtube? A gente precisa identificar essa "bica", "aquele mecanismo", e "aquele cano" senão fica meio difícil.
  8. Quanto de cafeína tem uma xícara de espresso ?

    Já pensou em um descafeinado?
  9. Vendo moedor Baratza presciso

    Anderson, tem interesse em vender somente a GAVETA COM SUPORTE PARA PORTA FILTRO? Abraço.
  10. [VENDIDO] Baratza Preciso (1100,00)

    Olá Lipe, tem interesse em negociar a GAVETA COM SUPORTE DE PF?! Só por curiosidade, a respeito dos aneis de backup da mó. Eu já reparei que o anel superior do meu Virtuoso está com algumas trincas quase imperceptíveis. Esses anéis costumam quebrar naturalmente com o tempo de uso?! Abraço!
  11. De DeLonghi para Gaggia

    Minha opinião: acho que o naked é só glamour, se for pagar muito mais por isso não sei se compensa. Enquanto a Classic, possui OPV regulável (da pra vc configurar 9 bar), possui solenoide (ao bater o café após a extração o bolo vai estar seco e consistente ao invés de uma sopa de café), possui PF com tamanho comercial, além de ser mais bonita e durável por ser de inox. Alguns poderão dizer que é trocar 6 por 1/2 dúzia devido a capacidade da caldeira e do vapor serem similares. Eu troquei uma Saeco Poemia por uma Classic e não me arrependo. Mas acredito que para ter uma notável diferença, eu iria de Rancilio Silvia / ECM Casa para cima, ou seja, máquinas a partir de 700 dólares. Como a maioria aqui sempre diz, o moedor é mais importante. Se você atualmente está com um Encore, eu recomendaria investir em um moedor melhor ao invés de uma Classic. Não vai adiantar muita coisa ter uma Silvia e moer no Encore.
  12. Um cafezinho chega a 100 reais ?

    No site da Louis Vuitton uma bolsa pode custar R$ 17.100,00 https://br.louisvuitton.com/por-br/produtos/babylone-pm-mahina-009412
  13. Alguém me explica PID por favor?

    1 - Na verdade essa parte eu não sei te dizer, mas o PID aplica-se em tudo que você puder imaginar; 2 - Não é difícil, é desejável que você tenha em mãos o esquema elétrico da sua cafeteira para facilitar o trampo, senão você vai ter q decifrar o esquema elétrico. Lembrando que você estará mechendo com 127v ou 220v então todo cuidado é pouco rs, a instalação deve ser bem executada sem gambiarras, sem risco de choque elétrico ao manusear a maquina; 3 - PID é por si só uma solução genérica, é composto geralmente de um controlador PID, um sensor ou sonda de temperatura e um relê (de preferência do tipo SSR). De acordo com o PID você comprar ele poder ter alguns recursos a mais ou a menos, ou então aceitar tipos específicos de sensores de temperatura (PT100, etc..); 4 - Não te dizer ao certo, mas acredito que por uns 200 reais vc consiga um bom controlador PID, ai o rele de uns 40A ficaria mais uns 40 reais e a sonda PT100 acredito que na faixa de uns 20 reais, para a instalação ficar com qualidade é interessante usar conectores ao invés de fita isolante por causa da humidade; 5 - Para cada cafeteira a instalação é de uma forma. Essa instalação seria identificar fios que acionam a resistencia e os fios de alimentação para fazer as conexões com o controlador PID. Além disso provavelmente voce terá que inutilizar os termostatos originais pois ele irão interferir no funcionamento do PID; 6 - Tanto faz o sensor ficar em contato com a agua ou em contato com a carcaça exterior da caldeira esses parâmetros serão corrigidos ao calibrar o sistema. O ideal é que você reutilize o furo do termostato original ou faça alguma instalação sem gambiarra e sem grandes modificações no projeto;
  14. Alguém me explica PID por favor?

    Proporcional Integral Derivativo, cada letra representa um tipo de cálculo matemático, muito utilizado para controle de sistemas de alta precisão com taxas de erros calculadas e aceitáveis ao sistema em questão. Vamos dizer que o PID vai encontrar o melhor caminho para que o seu sistema inicie e se estabilize o mais rápido possível mantendo sempre uma taxa de erro ou faixa de variação aceitável ao negócio. PID, assim como todo processo, possui uma entrada, um processamento e uma saída. Além disso possui um sinal de erro que retroalimenta o sistema. No caso do nosso café, a entrada é a temperatura atual da água na caldeira, o erro é a diferença entre a temperatura que deveria estar e a temperatura que de fato está. Com base nessas informações e outras variáveis, o algoritmo vai calcular qual deve ser a corrente elétrica (sinal de saída) que deve ser enviada para a resistência da caldeira para que seja mantida a temperatura o mais próximo possível do desejado. Termostatos são componentes analógicos, binários (ligado ou desligado), simples, para aplicações sem muita precisão. Ele pode ligar em 87ºC e desligar em 97ºC por exemplo, considerando a temperatura desejada 92ºC a sua extração vai ficar variando entre uma faixa de 5ºC para mais ou para menos. Com o PID, vamos supor que a temperatura da sua extração poderia variar entre 91.5ºC e 92.5ºC, veja que aqui a variação é de no máximo 0.5ºC para mais ou para menos, mantendo sempre um excelente padrão de extração. PID não faz milagres, as características físicas e construtivas do seu sistema irão determinar o quanto um PID é eficiente. Se tiver curiosidade procure por "sistemas de controle" no google. Talvez possamos dizer que o PID sempre vale apena se desconsiderarmos o fator financeiro (PID caro, termostato barato).
  15. Qual máquina trazer dos EUA?

    Eu tenho me contentado nos últimos 03 anos com minha Gaggia Classic (sem dúvidas gostaria de ter algo parecido com a Rocket Appartamentto rsrs), acredito que deve ser o melhor custo benefício existente no mercado. Carcaça inox, solenoide, opv regulável (pelo menos algumas versões dela), materiais de qualidade aceitável. Para tomar alguns espressos no dia a dia quebra um galho! Só não tenho certeza sobre o vapor dela pois nunca vaporizei leite em uma máquina (de verdade!!!), mas tenho feitos cappuccinos aceitáveis ultimamente (sempre com leites de ótima qualidade e bem gelado) e estou para instalar o bico vaporizador da Silvia nela aí verei se dá melhorada, mas é claro que não é uma máquina que tem o fôlego que gostaríamos... Se você tiver uma gordurinha a mais eu iria de Silvia para não ficar na vontade depois!! Hoje eu sofro com isso kkkk!
×