Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

sergio.m

Moderators
  • Content count

    4,772
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    31

Everything posted by sergio.m

  1. Contrário @Rodolfo M. O que desce é o concentrado, que vai se usar. Idealmente teria que descer toda a proteína e gordura! Leite desnatado não é uma droga apenas para vaporizar, é simplesmente ruim de modo geral =)
  2. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Não compensa @Carneiro. Depois fica ruim preparar/compactar com o filtro quente. O mais fácil e prático é, com pó preparado e a tela de proteção colocada, encher com água fervente até transbordar, esperar um pouco, descartar a água (torcendo para a telinha não cair), e encher novamente com água fervendo. Com o BR perto dos 50% prefiro extrair mais quente. A mini fica nos 94 C. Outro detalhe é que o pistão da Robot está em temperatura ambiente no início da extração. Não sei o quanto, mas garanto que rouba uns bons graus.
  3. @Rodolfo M, não seria tanto a questão apenas do paladar. Se não desce toda a proteína e toda a gordura, para mim, seria nutricionalmente indesejável.
  4. Bem interessante Rodrigo! Só não acho legal porque não se sabe ao certo a proporção de gordura/proteína/lactose/sais que fica no concentrado. Ou o que sobra congelado é 100% água? Imagino que adicionar no leite, leite em pó e/ou creme de leite fresco seria mais preciso e rápido.
  5. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    A minha chegou ontem: Tem o mesmo problema da Aram, não conseguindo extrair quente na minha altitude. Enchendo o filtro com água 2x a extração vai com uns 90 C. Para quem mora ao nível do mar é melhor. Funciona bem. Só que faz muita lambança para se extrair um segundo espresso seguido. A única vantagem em relação a Aram é que se perde menos tempo e água nos pré aquecimentos. De resto a Aram é bem mais interessante. Fica na coleção, mantendo a Mini para os cafés diários.
  6. @LUW veja que a tela basicamente só suja após a extração:
  7. Pão e Café

    As farinhas caras guardo em saco plástico grosso bem fechado dentro da geladeira. Se eu tivesse freezer grande seria lá.
  8. Congelar para concentrar

    Comece com o mosto com densidade mais alta para compensar a água que será adicionada com o café pronto. ou Deixe moído (grosso) em infusão dentro de saco permeável durante parte/toda a 1a fermentação. ou Use café liofilizado em algum momento. Cada solução dá um perfil de sabor diferente, claro.
  9. Não esquecer também da temperatura que acaba caindo quando o tempo é grande.
  10. Aqui fala que a concentração do ácido cítrico do limão taiti é perto de 1.38 g / onça = 4.9%
  11. No espresso a moagem é mais fina e compactado e geralmente com temperatura média mais alta. No coador com o passar do tempo a água esfria bem, o que baixa a extração. Na mesma temperatura, se sair do pó a mesma quantidade de solúveis, independente do método, me parece intuitivo que haverá também a mesma quantidade proporcional de cafeína nesses solúveis.
  12. Não Fogo. O método não importa. Mesmo café e torra, mesma quantidade de pó, mesma temperatura de extração, mesmo percentual de extração do pó para a xícara, o café fica com praticamente a mesma cafeína. Há tópicos no fórum citando estudos sobre isso.
  13. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Nesse último vídeo a temperatura de extração fica legal, perto dos 92 C. Pena ele não ter mostrado a temperatura de fervura.
  14. "Não gosto mais" de espresso

    Se a máquina tem repetibilidade de temperatura, o moedor repetibilidade de moagem, a força no tamper é sempre a mesma, só tem como errar o shot com uma distribuição do pó no filtro inadequada. Ou seja, raro, pelo menos aqui.
  15. Suporte para Hario v60

    @Rafael Wagner na verdade há quem prefira parar a extração pesando o café extraído ao invés do mais normal que é pesar a água despejada.
  16. Mini Gaggia

    Hoje finalmente abri a caldeira. Ainda bem que nem experimentei fazer café antes disso pois tá meio nojenta. Todos os parafusos bem duros de tirar e o que na foto está no canto inferior direito quebrou. Vou tentar comprar ácido cítrico aqui perto, se bem que parece mais ferrugem ao invés de calcificação.
  17. Mini Gaggia

    Uma mola mais forte vai exigir muita força para puxar a alavanca. Ficaria menos prática e vai saber se o resto da máquina aguentaria. A propósito, 9 bar não é tão importante, e até mesmo desnecessário. De qualquer modo vc pode ajudar empurrando um pouco a alavanca durante a extração. Uma mola apenas talvez seja inviável por não caber. Teria que calcular. Esse site tem informações para o cálculo.
  18. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    O chato seria secar o filtro para por o pó. Um "pitcher" como o abaixo, de uma vez, esquentaria a água e o filtro sem molhá-lo. =) (falta a alça, claro)
  19. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    @Santiago Luz estimei que seria a mesma perda que despejar 200 ml fervendo de água em um pitcher de 350 ml. Aqui de 97.3 C foi para 90 C. Equivalente a Aram só que de uma vez só e precisando ferver bem menos água. Da mesma forma, os mais exigentes precisam morar ao nível do mar.
  20. @Rodrigoks melhor mostrar o gráfico do estudo citado:
  21. Cafeteira Aram - O projeto

    Puxe a xícara colocando outro recipiente embaixo.
  22. Pão e Café

    Já, mas sem esquentar no fogão. Mas achei que fica melhor com meu método atual. Faço com polenta também. Cubro a massa ainda no banneton pressionando a polenta. Ela gruda razoável e dá para virar usando o método acima. Faço assim já deve fazer 1 ano.
  23. Pão e Café

    @Solano eu costumo transferir do banneton para a panela como se faz com pudim para o prato. * Sempre ambas mãos com boas luvas. Deixo o banneton na mesa, cubro com a panela, afasto o conjunto para uma borda da bancada, coloco uma mão por baixo do banneton pressionando-o para cima (ou seja, para o fundo interno da panela) e outra em cima do fundo externo da panela. Agora é só virar de uma vez. Volto o conjunto para a bancada e retiro o banneton.
  24. Cafeteira Aram - O projeto

    Com um tamper de diâmetro menor dá para usar menos pó. Eu usava 15-16 gramas.
  25. Cafeteira Aram - O projeto

    Justamente Gil.
×