Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

sergio.m

Moderators
  • Content count

    4,806
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    31

Everything posted by sergio.m

  1. Luto

    Poxa... que descanse em paz.
  2. Acho que ficaria assim mesmo. Mas veja que o comportamento da curva como parábola é o que o Burny falou. Canalização. Pode ocorrer tanto em pó muito fino ou muito grosso. Então essas curvas representam a limitação do método (espresso). Se fosse feita a mesma metodologia em método por infusão as curvas seriam sempre proporcionais.
  3. @MarcoC, desculpe, suas fórmula estão certas. Eu que não tinha entendido que cada ponto do gráfico são cafés diferentes...
  4. Ops, falei besteira. Não tinha entendido direito a metodologia.
  5. Aquecimento de água para coado em ambiente comercial móvel

    Com uma boca forte no fogão vc ferve 300 ml de água em menos de 1 minuto que é próximo do tempo de moer e preparar o pó no filtro. Aeropress a infusão é geralmente mais rápida. Já sua limpeza é mais demorada. De qualquer modo seria bom ter ambos esses métodos além de prensa.
  6. Coffee Bike

    Use gás. Bateria só para o moinho se quiser mais agilidade comparado ao manual, o que é bem importante. O gás com a mesma massa da bateira contém mais de 100 vezes energia.
  7. Pão e Café

    Ué, era só lavar e escovar. Os meus aguentam água, lavo com frequência. E não são de plástico.
  8. Coffee Bike

    Deve ser só pedir uma licença na prefeitura. Pipoqueiro usa gás de botijão (GLP) por exemplo. Para o moedor que gasta pouco, uma bateria basta e deixará bem mais prático.
  9. Coffee Bike

    Faço as contas sim Cabral. O Wellington Azevedo pode tirar a média =) Vamos lá. Por esse vídeo a Profitec Pro 700 consome 120 W no standby e gasta no máximo 275 W.h para aquecer. https://www.youtube.com/watch?v=_cgeNhsBDaw consumo para fazer a cada 3 minutos: 100 g de espresso -> 4.2 J/cal * 100 g * (94 C - 20 C) / 180 s -> 170 W 150 g de leite -> 4.2 J/cal * 150 g * (65 C - 5 C) / 180 s -> 210 W 20 g de moagem no Debut -> 20 N.m/s(W) * 20 s / 180 s -> 2.2 W -> quase irrelevante mas vou levar em conta 15 W para um elétrico Total uns 120+170+210+15 = 515 W contínuo e com a eficiência do inversor 75%, 690 W No dia, 8 h * 690 W + 275 W.h = 5800 W.h Cada bateria tem 12 V * 55 A.h = 660 W.h Seria necessário 9 baterias para 8 horas e 160 lattes.
  10. Coffee Bike

    Ainda superestimado. Um espresso de "100 g" a cada 3 minutos necessita de potência sem interrupção de 100 g * 4.2 J/cal * (95 C - 20 C) / (3 * 60 s) = 175 W.
  11. Coffee Bike

    Cabral, vc não levou em consideração que após aquecida a máquina consome bem menos, talvez 10-20%.
  12. Pão e Café

    Legal Cal, melhorando bem! Para não torrar tanto a parte de baixo, eu isolo o calor direto com uma pedra de pizza na prateleira do forno. Daí a panela vai em cima da pedra.
  13. Moagem, Espresso e Dúvidas

    Instalar um PID na sua Gaggia deverá te dar repetibilidade. Por enquanto, no mínimo, você deveria surfar a máquina. Tem instruções sobre isso aqui no cdc. A Aram tem sim repetibilidade escaldando 2x. Já na minha altitude, com BR alto, para mim, a extração é um pouco fria.
  14. Moagem, Espresso e Dúvidas

    O que tem influência é a consistência na temperatura da extração.
  15. Pão e Café

    Cal, eu não colocaria na geladeira. Aqui em Vinhedo de vez em quando é bem quente e nunca fiz isso entre dobras. Veja que o fermento (yeast) perto dos 30 C vai crescer da mesma forma que a 22 C. Ficará mais ácido, mas acho que por enquanto esse não seria o problema: Eu tentaria: - misturar tudo com água gelada (65% de hidratação) - primeira sequencia de dobras após 0h30 - segunda e última sequencia de dobras após 1h00 da 1a dobra - espere "dobrar" de tamanho - de o formato e coloque no banneton - geladeira até ganhar uns 30% de volume - forno
  16. Pão e Café

    Mas também não podem ser muito delicadas. Se não esticar o “bastante“ não faz o papel da sova. Costumo com ambas mãos molhadas tirar a massa da tigela e fazer as dobras finais da sequência no ar.
  17. Pão e Café

    Nesse último usou a 5 Stagione? Para fazer dobras uso as mãos molhadas para não grudar.
  18. Pão e Café

    Fica mais denso mesmo com grano duro. Cal, até pegar o jeito, seria melhor começar com farinha branca (e talvez uns 10% de integral). Usar 65% de hidratação, 10% de inoculação, fica bem tranquilo também.
  19. Pão e Café

    Tá com cara boa, dessa vez vai!
  20. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Considerando no Amarula 17% abv e 20% de açúcar, eu faria assim:
  21. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Quanto colocar depende. O máximo possível? Daí não se coloca vodka pois já tem álcool no licor. Se seu neutro está funcionando bem não vejo necessidade de trocá-lo.
  22. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Legal Roger, com o tempo vc vai ajustando como gosta, essa é a vantagem. É importante sempre deixar tudo anotado e uma planilha para cada sorvete. Pode baixar essa minha para começar: https://www.dropbox.com/s/t278hqbagbwhtwc/amendoim 4.zip?dl=0
  23. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    @Murilo Lins Depende do adoçante. O açúcar além do dulçor dá massa e abaixa o ponto de congelamento. Sugiro o blend que quem faz keto usa. Erythritol (na mesma massa do açúcar) + Stevia (para ajustar o dulçor já que o anterior tem 70% do dulçor do açúcar). Mas não esquecendo que há mais carboidratos no sorvete além do açúcar, especialmente no leite e leite em pó. E o Erythritol abaixa mais o ponto de congelamento que o açúcar, ou seja, tem que colocar menos ou nenhum alcool.
  24. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Ué, pula a janta e come só sorvete =) Para testar se seu neutro funciona a frio, deixa tudo batendo no liquidificar observando o tamanho do vortex. Vá polvilhando a quantidade desejada vendo se o vortex vai fechando, ou seja, a calda espessando.
  25. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Na sua receita com gema elas coagularam por esquentarem demais. Bata no liquidificador e coe numa peneira antes de ir para a máquina. Vc não perdeu a calda. 1) Isso, maior parte da gordura vem da pasta. 2) Pelas instuções parece ser por aí mesmo. 3) Seu neutro diz que é para ferver? Parece que não. Teste frio mesmo. Para o preparo, pasta e vodka junto com o resto no liquidificador.
×