Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

sergio.m

Moderators
  • Content count

    4,756
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    31

Everything posted by sergio.m

  1. Mini Gaggia

    Uma mola mais forte vai exigir muita força para puxar a alavanca. Ficaria menos prática e vai saber se o resto da máquina aguentaria. A propósito, 9 bar não é tão importante, e até mesmo desnecessário. De qualquer modo vc pode ajudar empurrando um pouco a alavanca durante a extração. Uma mola apenas talvez seja inviável por não caber. Teria que calcular. Esse site tem informações para o cálculo.
  2. Mini Gaggia

    Hoje finalmente abri a caldeira. Ainda bem que nem experimentei fazer café antes disso pois tá meio nojenta. Todos os parafusos bem duros de tirar e o que na foto está no canto inferior direito quebrou. Vou tentar comprar ácido cítrico aqui perto, se bem que parece mais ferrugem ao invés de calcificação.
  3. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    O chato seria secar o filtro para por o pó. Um "pitcher" como o abaixo, de uma vez, esquentaria a água e o filtro sem molhá-lo. =) (falta a alça, claro)
  4. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    @Santiago Luz estimei que seria a mesma perda que despejar 200 ml fervendo de água em um pitcher de 350 ml. Aqui de 97.3 C foi para 90 C. Equivalente a Aram só que de uma vez só e precisando ferver bem menos água. Da mesma forma, os mais exigentes precisam morar ao nível do mar.
  5. @Rodrigoks melhor mostrar o gráfico do estudo citado:
  6. Cafeteira Aram - O projeto

    Puxe a xícara colocando outro recipiente embaixo.
  7. Pão e Café

    Já, mas sem esquentar no fogão. Mas achei que fica melhor com meu método atual. Faço com polenta também. Cubro a massa ainda no banneton pressionando a polenta. Ela gruda razoável e dá para virar usando o método acima. Faço assim já deve fazer 1 ano.
  8. Pão e Café

    @Solano eu costumo transferir do banneton para a panela como se faz com pudim para o prato. * Sempre ambas mãos com boas luvas. Deixo o banneton na mesa, cubro com a panela, afasto o conjunto para uma borda da bancada, coloco uma mão por baixo do banneton pressionando-o para cima (ou seja, para o fundo interno da panela) e outra em cima do fundo externo da panela. Agora é só virar de uma vez. Volto o conjunto para a bancada e retiro o banneton.
  9. Cafeteira Aram - O projeto

    Com um tamper de diâmetro menor dá para usar menos pó. Eu usava 15-16 gramas.
  10. Cafeteira Aram - O projeto

    Justamente Gil.
  11. Cafeteira Aram - O projeto

    @Rodrigoks pelo que entendi, falaram para o Alexlima, que a máquina precisa de distribuidor de água melhor que o mostrado na foto 1 do post do Roger. Mas não há fluxo ali durante a extração. É só um pistão descendo já que sua válvula fecha.
  12. Cafeteira Aram - O projeto

    Desnecessário. Quando a máquina está extraindo não há fluxo pelo chuveiro (válvula fechada). É uma coluna de água descendo, passando pelo pó. A distribuição já é perfeita.
  13. Cafeteira Aram - O projeto

    Melhoraram mesmo. As primeiras, como a minha, eram com passo menor na rosca do PF. Parece que o passo maior não deu certo e voltaram atrás. Foi avisado =) A bucha para o eixo está maior, provavelmente acabe com aramalha. Será que a do @Santiago Luz ainda não veio assim? @RogerioD É só a luz da foto ou o eixo está com algum outro acabamento?
  14. Moedor manual MALWANI LIVI no Kickstarter

    Sei. Algo interno cancela forças externas. Moedor mágico hein! Não tomba porque a redução é alta exigindo menos esforço na alavanca, tanto é que demora "uma eternidade" para moer os 13 gramas...
  15. Pão e Café

    Belissímos!
  16. [mercadolivre] Faema Faemina

    @Carneiro deixando o boiler aberto, só a gravidade consegue encher o cilindro com o PF folgado?
  17. Cafeteira Aram - O projeto

    @Santiago Luz sua máquina voltou com a superfície da rosca do eixo mais bem acabada?
  18. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Fiz no torno, entra justo. A alavanca é um retalho de alumínio com o furo retangular e arredondamentos feitos com lima.
  19. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Opa Gil, não sou só eu =) É interessante pois além de ter moagem bem uniforme é eficiente, moendo bastante por volta comparado a um moedor tradicional. Isso é ótimo para quando se está cozinhando e se usa maior "dose".
  20. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Cansei de me irritar com moedor de pimenta. Nos últimos 6 anos tive uns 4. Uns caros, uns baratos... Agora consegui um bala. Comprei um Porlex Mini JP20 e modifiquei. Copo de baixo trocado por um tubo de madeira. Troquei a alavanca por uma simétrica, deixando-o compacto e para que não desequilibre na mesa. Também há um pino passante/removível para que a alavanca nova não saia fácil. Só falta mandar a pimenta moída para Socratic Coffee medir a distribuição das partículas (kkk)
  21. Pão e Café

    Verdade. Sempre temos que descobrir o nível ideal de hidratação. Voltando ao Trevor ele postou um pão bem legal e com 100% farinha para confeitaria 65% hidratado.
  22. Torrador de Prova Carmomaq

    O Behmor parece que funciona na faixa 150 até 450 gramas. O legal seria ter uma faixa mais alta, algo como de 300 até 900 gramas.
  23. Torrador de Prova Carmomaq

    @Rafael Wagner
  24. Pão e Café

    Interessante esse post do Trevor. Ele fez esse pão com farinha de uso geral (AP) enfraquecida com 15% de farinha para confeitaria. Para fazer pão bom, farinha forte não é primordial. https://www.instagram.com/p/Bg4HPCpgATa/
  25. Torrador de Prova Carmomaq

    É que quem compra um torrador de 3k sem fim comercial realmente gosta do hobby e pode gastar. Um exemplo parecido é ter um Bravo Debut. Quantos o Gil vendeu? Poucos... É uma faixa de preço ingrata. O fabricante prefere quem pode pagar mais. Além de que vender menos unidades mais caras ao invés de muitas baratas dá menos dor de cabeça com suporte, distribuição, etc.
×