Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

JorgeO

Senior Members
  • Content count

    212
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

68 Neutro

About JorgeO

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Curitiba
  • Equipamento
    Prensa Ching-Windax, Baratza Encore, Behmor...e CAFÈ!

Recent Profile Visitors

1,370 profile views
  1. Torrando Cerrado no Behmor - Ajuda

    Update 3 Testei o ciclo mais longo, 18 min. 14.5 P5 auto (temperatuda de desidratação), quando o Behmor passou a subir a temperatura p/ o crack eu passei p/ o P5 manual (toda a potência, como fizera antes. Bem, poucos cracks, interrompi quando apenas começava a fumacear (o famoso bem torradinho). Acho que havia desidratado demais e faltava humidade para espoucar os grãos. fico c/ o tempo anterior.
  2. Eu não tinha e ainda não tenho. Estou torrando no escuro, com medo do fantasma do cafezal...
  3. Torrando Cerrado no Behmor - Ajuda

    Update 2 @Allexlimaa2 Testei uma torra reta (12 min), inclusive subindo a temperatura nos últimos 3 min. Não deu crack, quando interrompi o café estava city+ que eu não gosto. @Bernardo B Testei sua sugestão usando o automático P5 (menor temperatura de desidratação) passando para manual P5 no final (total 14 min). Deu crack muito audível, gosto altamento promissor, o melhor até agora. Vou testar um lote com 18 min.
  4. Decidi fazer uma torra. Liguei o Behmor, acendi a lâmpada - nada. - Bem, ela deve ter queimado, pensei. Melhor aproveitar para tirar fora agora que o torrador está frio e limpo. Afinal, são só 2 parafusos. Soltei os parafusos e nada do vidro sair. Lá vou eu atrás de um estilete para puxar o vidro. O vidro sai, e lá está uma lâmpada queimada. - Tem alguma coisa escrita na base. Lá vou eu atrás de um espelho para ler o que estava escrito. Não fez sentido - 250V e algo mais. Lá vou eu consultar com o Dr. Google. Descubro que a lâmpada é de rosca e que pode ser muito difícil soltá-la. Um usuário da Austrália teve de tirar a tampa superior. Daí os 250V, os dados do soquete eram para a Europa apesar do torrador ser comprado na Sweet Maria. - Lá vou eu consultar com o Dr. Google de novo como desmontar o Behmor. É fácil - só soltar uns poucos parafusos da tampa superior. Vou eu atrás de chave philips toquinho, parafusadeira. Solto os parafusos. A tampa não se mexe. Preciso então abrir as tampas laterais. - Começo pela esquerda que é só lata. A tampa ainda não se mexe, retiro a direita. - Ah, tem uma trava na tampa superior que só aparece quado se tira a tampa da direita, que contém um ventilador com um fio ligado na eletrônica. Lá vou eu atrás de um alicate de bico para soltar a trava e o conector do ventilador por precaução. Mas a sujeira... Um pó fininho, como café moido espalhado por todo lado. Volto ao Dr Google e acho um vídeo sobre limpeza. - É hora de buscar o aspirador de pó manual. Limpo tudo que foi possível, usando o aspirador, CIF (desengordurante, vende em supermercado) e toalha de papel do tipo que pode ser lavado sem desmanchar. Coloco o aspirador em cima de uma cadeira, ao lado da mesa. - Finalmente, retiro a tampa superior da lâmpada. Descubro que as pessoas muito cuidadosas da Behmor colocaram um pouco de silicone entre a lãmpada e o soquete para que ela não se solte durante o transporte/operação. Penso alguns palavrôes.. - Começo a remontar. Meu alegre cachorro vem dar uma olhada no serviço. Seu rabo dá uma chicotada no aspirador que cai no chão e quebra uma pecinha de plástico. Agora para funcionar só passando uma volta daquela fita colante barulhenta entre o motor e o bico. - Consigo recolocar tudo no lugar, não sobrou nenhum parafuso. Ótimo. - Algo como uma hora depois do planejado, começo minha torra. Queimou a lâmpada do seu Behmor? Por favor, não me chame... KKKKKKK
  5. Torrando Cerrado no Behmor - Ajuda

    @Bernardo B Eu geralmente usava a curva P4, que tem temperatura mais baixa por mais tempo. Consegui excelentes cafés com ela. Tentei esta curva nas amostras que recebi da Nuance com fracasso total. @Miguel_AL Vou usar na próxima torra. @Miguel_AL Depos de desmontar o Behmor, lendo o manual, vi que a temperatura indicada pelo botão A tem pouco a ver coma temperatura da câmara. Após 50% do tempo, ele liga o "after burner" que é uma resistência adicional colocada na saída do ar FORA da câmara para diminuir a fumaça.. Daí a alta temperatura.
  6. Torrando Cerrado no Behmor - Ajuda

    Update: Testei o método sugerido pelo Miguel_AL com 2 diferenças: Tirei o transformador (dava 125V com as resistências do Behmor acesas) e subi a rotação para 16RPM (P3 D 1). A temperatura da câmara passou de 300F, (esqueci de ver a temperatura do ar, preciso ver se o Plus permite), ouvi o crack, deixei 1 min e coloquei para resfriar. Deu um café bebível, sem gosto de queimado. Conclusão o Cerrado novo precisa de fogo no traseiro...KKK Agora, aos poucos, vou tentar otimizar. Obrigado a todos novamente! PS - a perda foi de 15.7%, os grãos tiveram bom crescimento, mas ainda um pouco heterogêneos.
  7. Olá, Igor Primeiro, parabéns pelo ótimo trabalho. Concordo com a compra de apenas café verde. Regionalizar a torra seria uma ótima idéia. Eu não participei das últimas compras coletivas por um motivo bem simples: Compro um café, torro e não gosto. Tudo bem, dou de presente para alguém. Torro e gosto - quero mais, mas a lote já foi vendido. Isto ocorreu realmente. Por isto, prefiro solicitar amostra de fornecedores, experimentar e o que gostei compro um estoque que dure até a próxima safra. Compra coletiva de amostras? Abs, Jorge
  8. Torrando Cerrado no Behmor - Ajuda

    Olá, primeiro desculpem pela demora eem responder, mas esta semana foi de matar, ente IR e PC dando pau, etc. nem cheguei prto do torrador, mas vemos lá: Obrigado a todos! @Allexlimaa2 Não tentei uma torra reta, mas a próxima vai ser uma. @Fogo ruivo Entre 1min e 1.15. O Behmor "adiciona" mais 15 seg quando inicia o resfriamento. Secagem - não tem como. O Behmor desliga as resistências e o resfriamento ocorre em 12 min. Só é possível acelerar o processo abrindo a porta. Quanto a subir um pouco a temperatura, é possível. A voltagem do Behmor é 120V, aqui em Curitiba a voltagem é 130V. Uso um transformador pois outros cafés tendiam a ficar queimados. Vou torrar sem ele. @Burny A sugestão é muito boa, mas tem um problema de distância... @Miguel_AL Sem dúvida, vou tentar! Obrigado. [tentei fazer upload de 2 fotos, mas todas as vezes deu eroo. ???] Abraços a todos, Jorge @Miguel_AL Sem dúvida, vou tentar! Obrigado.
  9. Oiá, Com a grande ajuda do Fogo, recebi alguns lotes de café verde/crú da Nuance que estão se mostrando (no meu caso) muito difíceis de torrar. Ocorre que já sou classe vovô, e meu olfato já foi para o brejo. Tenho, portanto, de torrar "de ouvido" o que é perfeitamente possível no Behmor. Ë como fazer pipoca - começam uns poucos cracks e segundos depois ocorrem muitos cracks., quando então começo a contar o tempo (gosto de café torrado até o 1C). Saliento que já fiz perto de 100 torras de 300g de verde cada, portanto o "de ouvido" funciona. O problema é que em alguns cafés os cracks são quase inaudíveis, fico em dúvida se o 1C já começou e acabo com um café mais escuro e com gosto de queimado. ou ponho para resfriar antes da hora e fica um pó de chafé sem graça. Será que os cafés do Cerrado precisam de mais temperatura que outros cafés? Ou será porque são da safra 2017/18 e ainda não secaram bem? Ou .... Obrigado pela ajuda, Jorge
  10. Sou eng. eletrônico aposentado, fiz inúmeros projetos para uso em telecomunjicações, conheço bem a situação do brasil. - Impostos e taxas - encarece tudo, muito mais que no exterior. Se tiver que importar em pequenas quantidades, então, é um absurdo. - É difícil achar um artezão que trabalhe bem (para fazer a parte metálica). Peças plásticas (a tampinha para cobrir a eletrônica) exigem um molde (caríssimo) ou impressora 3D. - Acho que o tubo de vidro deve ser tipo Pyrex para resistir ao calor. Não sei se achamos isto em alguma loja de aparelhos p/ química ou similar ou seria importado (veja acima). - A eletrônica realmente parece muito simples, o problema, acima de tudo é mecânico.
  11. Olá, pacote lacrado de 2Kg de verde CD (cereja descascado) da Fazenda Ninho da Águia. Safra 2016~17. Motivo da venda - comprei 20Kg, 10 CD e 10 natural. Preferi o natural que acabou, sobrou um pacote do CD. Retirar em Curitiba. Preço R$ 60,00 Jorge
  12. Site Roast

    [veja aqui - ] Alguma novidade sobre o site? Abs,
  13. Obrigdo, helderbarreto Já participei de 2 compras coletivas, mas para mim não resolve. Compro um café, posso gostar ou não. Se nao gostar, vou torrar e dar de presente, portanto compro pouco. Se gostar, compraria mais de uns 20Kg, quantidade que não costuma estar disponível na compara coletiva. Fico no aguardo do site Roast! PS - em 2017 comprei uns 25Kg de verde. Uma compra foi de 20Kg.
×