Ir para conteúdo

Bruno Fontes

Senior Members
  • Total de itens

    477
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    2

Bruno Fontes last won the day on 15 Março 2023

Bruno Fontes had the most liked content!

Sobre Bruno Fontes

  • Data de Nascimento 14-03-1982

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Rio de Janeiro
  • Interests
    Cafés, chás, vinhos, barbear clássico, fotografia, música...
  • Equipamento
    Chef Crema preta (despressurizada), Nemox Lux, Bodum French Press e Hario Mini

Últimos Visitantes

1.980 visualizações

Bruno Fontes's Achievements

Proficient

Proficient (10/14)

  • Dedicated
  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter

Recent Badges

104

Reputação

  1. O kit me parece legal, mas eu fiz uma gambiarra aqui que funcionou bem. Uma vez comprei uma french press da Bodum, muito boa e que estava com um preço excelente na... Starbucks (!?!?!?). Uso ela como cafeteira, mas também uso pra fazer o coado, só que o meu V60 é pequeno para a borda dela, então peguei um portafiltro melitão 103 velho, cortei a parte de cima e deixei só a base como um adaptador. Ele encaixa certinho na french press e o V60 encaixa bem nele.
  2. Coffee Five não abre final de semana. Fui lá no Cafezaum e é realmente muito bom! Um ótimo espresso, um coado robusta bem diferente de tudo que eu conhecia e um papo super agradável! Recomendadíssimo!
  3. Vou no Cafezaum, então! Obrigado!
  4. Dúvida rápida: Cafézaum, 22 Special Coffee ou Café Au Leu para tomar um espresso bom hoje de manhã (sábado)? Estarei pelo Centro com algum tempo, então estou considerando locais que não sejam afastados do metro.
  5. Gente, pergunta: vocês conhecem alguma assistência técnica da Gaggia aqui no Rio? Os lugares que eu tenho encontrado que fazem Saeco, quando ligo, dizem que não mexem na Gaggia. Obrigado!
  6. Eu não mexi em nada na parte de cima propositalmente (caldeira, termostatos, mangueiras etc), então estou chutando que pelo fato de eu ter tido que segurar basicamente a máquina inteira enquanto tentava passar os cabos e mangueiras pelo lugar certo sem acesso manual, eu posso ter esbarrado/forçado algo sem querer. Eu tentei ser bem cuidadoso e não forçar nada, mas a gente nunca sabe. Ou já estava morrendo mesmo e eu não percei. hahahahah O fio da resistência já estava bem queimado e ele esquenta bastante, assim como os conectores ali. Já os termostatos estão com conectores que pareciam novos (ainda que o termostato seja ligado diretamente na resistência). Mas é aquilo, a máquina tem, na verdade, 11 anos e foi BEM usada. O parafuso do chuveiro já está meio pra lá do que pra cá e eu ainda não tinha encontrado um para substituir, o anel de vedação do chuveiro está começando a dar sinal da idade e não tem mais original para comprar etc. Era uma questão de tempo, até por isso abri sem pensar duas vezes a máquina. Mas estou já com uma encomendada com o nosso amigo @Fogo ruivo. Em breve ela chega e eu posso voltar a fazer espresso.
  7. Tudo bem, sim! E você? Que estranho, realmente parece ser algum problema na máquina. Como você falou, algum entupimento ou a bomba não tá com pressão. Acho que vale comentar com o vendedor. Abraços!
  8. Oi, Rafa, Se você colocar a água pra correr pelo vaporizador, ela sai bem? Se já fez, ou depois que fizer, chegou a tentar fazer uma extração sem o porta filtro? Abraços, Bruno
  9. Abri novamente a máquina, apenas a parte de cima. Olhando com calma, notei que o conector de um dos polos da resistência estava bem frouxo e parecia estar assim já há algum tempo. Parte da borracha ao redor estava dura e se esfarelando e, tanto o macho quanto a fêmea, estavam um pouco marcados. Passei uma lixa de leve neles, um pouco de bombril pra dar uma limpeza. Aperteri o mesmo conector para ficar mais firme (não tenho um novo pra trocar) e encaixei no lugar. Liguei com a máquina aberta pra ver. Ele começou bem, mas após alguns segundos apareceu uma faísca dentro do conector e começou a levantar uma leve fumaça. Desliguei tudo novamente para não forçar. Bem, a máquina está mostrando sua idade. Vou procurar conector para trocar, mas ainda não explica ela aparentemente estar esquentando mais que deveria.
  10. Um status sobre as ideias (agora eu não sei se abro outro tópico ou se posto lá no clube da Chef Crema). Adicionei um dimmer. Desmontar a máquina foi simples, ligar o dimmer foi óbvio, mas montar foi... complicado. A Chef Crema preta é em formato de L e a carcaça plástica é um pouco apertada. Isso não seria um problema, se a mangueira de água, os 2 fios de energia e o escape do excesso de água para a bandeja não ficassem no fundo do L. Então segurar a máquina pesada, com cuidado pois tem vários fios etc e encaixar isso tudo no lugar, ao mesmo tempo, e sem ter como usar as mãos pra isso foi bem chatinho. Na base de pedir ajuda à esposa, usar barbante etc. E, sim, precisa desmontar ela inteira para chegar na bomba. Outro problema: a carcaça da Chef Crema é bem mais grossa que eu pensei e eu não consegui prender o dimer. Então temporariamente eu deixei ele de fora, pendurado. Depois disso tudo, montei a máquina e liguei. Tudo funcionando aparentemente normal. Fiz algumas extrações vazias, para testar o dimmer e é como vi alguns falando: 80% do controle da potência fica em uns 25% do curso do dimmer, mas dá pra se acostumar. No fim, peguei um café velho (estou sem café, então peguei aquelas sobrinhas para limpar o moedor a cada vez) só pra ver a reação ou algo muito fora do lugar. Antes de fazer realmente o espresso, eu sempre faço uma extração vazia. Mas notei que o copo ficou imediatamente bem quente. Estranhei, mas segui com o espresso. Ficou horrível, claro, só o pó velho, sem nenhuma regulagem, nada. Mas notei um leve cheiro de "café queimado". Estou meio desconfiado, mas vamos ver. Quando chegar o meu café, eu faço um teste melhor (não tenho termômetro que sirva, então vai ser no teste e gosto, mesmo). E agora mesmo que quero colocar o PID, pra entender melhor essa temperatura (se eu fiz alguma besteira sem perceber ao montar a máquina).
  11. Essa mesma. O grande diferencial, na minha opinião, é ter os 3 níveis de temperatura. De resto, não acho que seja um grande upgrade em relação às demais. Ah, então deixa quieto. Aí eu corrijo colocando um PID. Vou pesquisar e colocar, obrigado! No momento eu vou fazer na minha Chef Crema preta que tem uns 10 anos. hahahaha Quando ela morrer de vez, eu troco. Interessante! Não encontrei, mas vou ficar de olho. Obrigado mesmo à todos que responderam! Vou procurar um dimmer, manômetro e pid e colocar nela. Deve dar uma sobrevida boa pra ela. Aí sigo esse setup até poder comprar Gaggia Baby, uma Silvia ou similar, ou fico com uma Philco modificada mesmo e vida que segue. Se ela entregar é o que importa!
  12. É, o caminho vai ser esse mesmo! Achei um manual de serviço dela e é bem explicativo. Vou precisar entender um pouco uns detalhes aqui, mas acho que dá para brincar bem. A pergunta é: dimmer ou OPV? O manômetro eu acho que dá pra colocar entre a resistência e o grupo, acredito que seja melhor que próximo da bomba. Bem, nem sei onde/qual comprar, ou se vai ter espaço, mas vou pesquisar tudo.
  13. Dia! Bem, eu adoro meter a mão na massa e tá todo mundo indicando máquinas com mods. Bom, pelo que entendi (eu realmente nunca tinha parado para ver sobre os mods), eles podem ser adicionados em "qualquer" máquina. Assim sendo, posso ir começando com a minha atual, que se der algo de ruim ela já está perto das últimas mesmo e, no melhor dos casos, depois eu transfiro as coisas para outra máquina.
  14. Mas fica boa a Philco? Pessoalmente, nunca usei nada melhor que a Chef Crema. Como é a que eu tenho, eu me viro com ela e é isso. Mas gostaria de melhorar o meu espresso caseiro diário, então pensei em uma máquina melhor. A Dedica que você fala é essa aqui? Ela é relativamente barata e bonitinha, não esperava que ela fosse melhor que os modelos de entrada. Eu tinha visto alguém falar bem da Breville e fiquei de olho, mas como o preço está bem acima do que eu tenho hoje, resolvi perguntar para saber se eu esperava ou se teria algo que valesse a pena no meio do caminho. Mas é aquilo, eu não tenho urgência em trocar, e isso flexibiliza muito o meu budget. Se vale a pena, eu espero. Meu medo com a Silvia é comprar uma em mau estado, mas sempre ouvi falar bem dela. Ainda se encontra peça de reposição?
×
×
  • Criar Novo...