Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Vinicius-RS

Senior Members
  • Content count

    116
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

13 Neutro

About Vinicius-RS

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Location
    Carlos Barbosa - RS
  • Equipamento
    Hario Mini, Baratza Sette 30 AP, Gaggia Classic, Aeropress, ARAM

Recent Profile Visitors

1,149 profile views

Single Status Update

See all updates by Vinicius-RS

  1. Oi Vinicius, tudo certo? Rapaz, estou namorando mesmo esse handground. Mesmo com a velocidade equivalente, estava querendo ir atrás de um outro moinho com mais capacidade para quando for fazer um pouco mais de café, e estava até cogitando o Skerton, mas o lance dos ajustes é mais chatinho que no Mini. 

    Só queria saber duas coisas contigo: 1. vi que a girada de manivela no Handground é vertical, diferente da do Mini, que é horizontal. Achas mais confortável assim? Para um uso do tipo sentar e conversar com um pessoal e apoiar o moinho na mesa e ir girando, o Mini acho ruinzinho. Imagino que o Handground seja mais bacana. Qual tua impressão? 2. Se for à vista, existe a possibilidade de algum descontinho nem que seja simbólico? 

    Até, fico no aguardo!

    1. Show previous comments  20 more
    2. JoaoW

      JoaoW

      Pois é Vinicius, meus pais também curtem assim, é quase um espresso com razão de extração da moka (uns 9%) e crema né... Espresso é muito pouquinho, a gente fica um tempo preparando tudo para depois tomar só um gole, é complicado rs... E ainda vai um monte de café! Também estou indo mais pra esse lado, tomo uns espressos fora de casa (afinal todo o resto faço em casa praticamente, então é bom ter algo diferente para variar fora), mas em casa mesmo prefiro ter um pouco mais do que tomar e um gosto mais leve - e menos amargo, acho que por tão concentrado o espresso acaba pegando um pouco de amargor mesmo.

    3. Vinicius-RS

      Vinicius-RS

      Exatamente, eu encontrei uma formula que me agrada bastante no cafe crema que faço, e quando quero ainda mais quantidade de café, uma xícara grande cheia, faço na Aeropress. 

      Vc chega a bons resultados na Moka, João? Sabe que tomava na moka na época que estava em Portugal, mas usava café de mercado, depois aqui nunca mais testei, ainda tenho a cafeteira. Uma hr vou tentar novamente.

    4. JoaoW

      JoaoW

      Oi Vinicius, cara, eu chego a ótimos resultados na moka sim. Mas percebi que faço diferente do pessoal, uso moagem bem fininha (eu achava que era média fina, mas a minha referência de 9 cliques no Hario equivale à moagem 1 no Handground com as 2 arruelas rs) e sempre parto de água fria, esse negócio de pré-aquecer a água nunca deu certo para mim. Água boto até o nível da válvula, por baixo, e um fundinho de água ali na parte de cima, para não "queimar" (sei lá se dá certo mesmo ou virou um desses mitos do forum, mas fica bom então eu faço). Boto o tanto de café que enche o filtro, preferencialmente não fazendo morrinho, mas às vezes fica assim mesmo rs, ou um pouco mais baixo. Na moka de 3 cafés dá uns 14-15g; na moka de 6, uns 24-26, depende do café. Aí boto fogo bem baixinho (não pode passar da base da cafeteira, deixo menor ainda). Faço com a tampa aberta, e para mim "deu certo" quando o café vai passando bem devagarinho, um filete fininho que até faz uma curvinha por um tempo. Vou deixando ali até que ganha em velocidade e dá aquela espirradinha, mas sem fazer o barulho lá "crrrr". Aí show de bola.

×