Ir para conteúdo

viniesp

Senior Members
  • Total de itens

    757
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    6

Tudo que viniesp postou

  1. Eu tenho também uma quickmill aquila, nela eu uso um produto chamado Silvo. Eu tiro as manchas e o excesso com um pano úmido, não faço força para estragar, depois eu passo o Silvo. Você passar ele com um pano macio, uso a flanela, deixo até secar, aproximadamente uns 10 minutos, depois uso outro pano limpo para tirar. Não tenho certeza, mas acho que esse inox que fica no grupo é uma peça de plástico, toma cuidado para não limpar com força e descascar ele.
  2. Eu comprei uma rancilio silvia recentemente, apesar de estar praticamente zerada, sem nenhum dano, estava toda imunda, o antigo dono nunca tinha feito uma limpeza (backflush) nem tirado o portafiltro e o filtro (tela dispersora do grupo) para limpa. Teve peças que precisei deixar fervendo dentro do cafiza, para amolecer e retirar de vez o café empedrado lá. O moinho rancilio rocky também estava na mesma condição. Um conselho, se vc quer fazer apenas uma limpeza nela, não sofra em tentar retirar os "bicos" (spouts) dela, deixa um tempo mergulhado no cafiza e, se estiver muito sujo, deixa um tempo fervendo na água com cafiza. Isso deve resolver. Esse vazamento de água durante a extração é a gaxeta do grupo, ela precisa ser trocada. Essa borracha vc encontra no Café&Cozinha ou em outros sites pela internet mesmo Algumas fotos do conjunto e do estado que estava o moedor
  3. Se você quer uma máquina para mexer com fluxo e testar variações de extração, pelos vídeos que eu vi, uma gs3 parece ser meio dificil de controlar o fluxo. Por acaso vc já viu uma Rocket R Nine One? Tem representante aqui no Brasil, o preço deve ser praticamente o mesmo, ela te proporcionaria pressure profilling e repetibilidade. Há também a dalla corte mina, acredito que não tenha importando aqui no Brasil, nesse caso, vc teria que fazer por conta própria.
  4. Fazendo uma conta rápida no dia de hoje, 10/11/2022, com o dólar a R$ 5,35. A rocket r58 ( cinqquantotto) está custando $3300, convertendo para real e colocando um imposto de 60%, o valor da importação fica em torno de R$ 28 mil reais. Isso se não tiver outros impostos e não coloquei o valor do frete, então vai ficar muito mais caro do que se comprar aqui pela pasquali.
  5. Existem modificações na line mini que faz com que ela fica com pressure profiling. Aqui tem a modificação que fica parecida com uma slayer: aqui é o pressure profiling.
  6. Então, mais uma vez eu discordo. Máquinas com grupo e61 possuem o seguinte sistema (termosifão): A água quente, que vem diretamente do boiler (caldeira), fica circulando no grupo e61, para esquentá-lo, harmonizar a temperatura e melhorar a extração. Água quente entraria por cima do grupo e61 e sairia por baixo, consequentemente, com o passar do tempo, o grupo aquece. O ventilador não adiante muita coisa, uma vez que o boiler aquece, cada vez mais água mais quente vai circulando pelo grupo e o aquecerá. Esse vento, na melhor das hipóteses, iria retardar o aquecimento/harmonização da temperatura do grupo, mas não fará com que não aqueça. Esse cara que fez isso, realmente não conhece a função do grupo e61 e do termosifão. Por isso que uma máquina de café não dá para fazer café na hora que liga ou depois que a luz de aquecimento se apaga, tem que esperar um tempo para que a temperatura da máquina esteja harmonizada. Agora, caso entenda que a máquina esteja com temperatura elevada, pode mexer no pressostato dela, se houver, ou no PID. Ventilador não funciona. Você pode ver mais http://coffeetime.wikidot.com/e61-thermosyphon
  7. Achei bem esquisito essa técnica, para falar a verdade, deve nem funcionar. Toda máquina que se faz flush, principalmente as máquinas HX (trocadoras de calor), como é o caso das appartamento, o flush serve para expurga a água com temperatura mais elevada. No caso das HX, quando se faz a extração, a água sai diretamente do reservatório de água ou da rede hídrica e passa por um tubo que fica dentro do boiller e, assim, atinge a temperatura de extração. Quando não são utilizadas, essa água fica parada dentro desse tubo no boiller, já que a caldeira tem a temperatura mais elevada do que a extração, essa também está mais quente. Para isso serve o flush, expurgar essa água parada e quente até que chegue na temperatura de extração. Basicamente é isso. Por isso, para mim, um ventilado não vai funcionar, já que a água está parada dentro da caldeira. Pelo menos, para mim, é isso
  8. Já que cogita importar, tem o Niche, o lagom e outros single doses bom tb
  9. Vcoê está querendo um moedor para espresso, então, já descartaria o breville, os outros dois moinhos são melhores. Se vc quiser um moinho para a vida toda, tanque de guerra, não estraga e te dá um espresso excelente, vai de fiorenzato. O sette também é um excelente moedor, compacto, agora, se quiser um para vida toda, vai de fiorenzato de olhos fechados. Caso queira um moedor manual, pode ir de moedor bravo do @Gilberto. Resumindo, dentre esses que citou, vai de fiorenzato. Antes que me esqueça, parabens pela máquina, comprou ela praticamente zerada
  10. Tudo depende também do seu orçamento. Nesse mundo do café também acontece o seguinte, vc compra uma máquina, começa a aprender, estudar, ai percebe que seu equipamento não dá o que vc procura, então compra melhores máquinas e moedores. O moedor é um coração do espresso, com uma máquina excelente, mas moedor ruim, seu café será ruim, com máquina ruim, mas moedor exclente, seu café já será bom. Vc já quer uma máquina definitiva para o resto da vida ou uma de entrada, mais barata, para ter o primeiro contato e trocar mais para frente? Máquinas de espresso, as mais parrudas, são eternas, não importam se são desse ano ou mais antigas, se bem cuidadas, ainda vão te dar uma boa experiência.
  11. Opa, blz? Não sei se já encontrou, mas esse video aqui ensina a fazer, caso o seu pressostato seja o mesmo:
  12. Olha esse video que achei de um cara limpando uma máquina quase idêntica a sua. Só tome cuidado ao bater, como ele falou, caso vc consida desmontar, pode limpar tudo. Use o detergente para café com água quente no grupo, se for usar esponja, embora não aconselhe, use com o lado amarelo. Nesse vídeo, acho que o cara limpou com sabão mesmo, não é aconselhável, agora, se vc for usar, enxague bem todas as peças. Mais uma vez, não é aconselhável.
  13. Vale lembrar que vc deve retirar a peça de silicone preta que fica encaixada no braço de vapor, lavá-la bem, pode ser com detergente, sabão, com uma escova de dente, só enxague bem antes de encaixar novamente no braço de vapor Esse braço de vapor, toda vez que vc for usar, imediatamente após vc vaporizar, faça limpeza, deixe sair um pouco de vapor com o braço fora do leite, retire a peça de silicone e lave-a bem, passe um pano no braço de vapor para retirar todo leite de lá. Sobre o gosto e cheiro ruim do café, vc já fez um expurgo da água sem a portafiltro encaixado no grupo? Faça isso e veja se essa água sairá com cheiro e gosto ruim. Acho que seu filtro/peneira é pressurizado, ele só tem um furo para saída de café, então, pegue um pouco de detergente próprio para limpeza de café, como os que falaram aqui, ferva um pouco de água, coloque uma colher de chá, ou um pouco mais, uma colher de sopa, embora não precise, e deixe mergulhado até a água quase esfriar, depois lave tudo com água da torneira mesmo. Por seu filtro se pressurizado, ele tem "duas camadas", duas telas de metal, e pode acumular café ou óleos dentre elas e causar esse gosto e cheiro ruim. Você pode também ver como se retira a peneira que encaixa no grupo e deixar mergulhada junto com o seu portafiltro e filtro pressurizado. Se vc tiver mais de um filtro, coloque os 2. Para essa quantidad de peça, coloque uma colher de sopa de detergente próprio para máquina limpeza de máquina de café
  14. Balança bonita. Qual é essa balança, por favor?
  15. Fiquei curioso para saber qual é a máquina que aparece ao lado da Breville? Pensei que fosse uma Saeco, mas acho que é Bezzera por causa do grupo. Acertei?
  16. Show de bola, @Marcão. Essa máquina é um tanque de guerra, faz uns espresso excelente e, com umas modificações, vai ser espetacular. Já tive uma e a principalmente modificação, para mim, é o PID, já que ela é meio esquentada, e uma OPV, para regular a pressão. Aqui tem várias pessoas que modificaram ela de diversas formas, vc vai ter várias inspirações.
  17. Além do meu Mazzer, tenho um Baratza Vario W. Se vc quer um moedor para espresso, recomendo pegar um com regulagem infinita, então já excluiria o Baratza Forte, cuja regulagem é igual ao meu Vário. Neles tem níveis definidos e sentia falta de uma micro regulagem mais apurada para espresso. Não que sejam moinhos ruins, são espetaculares, inclusive caso vc queira usar o moedor também para outros métodos de café. Eles vão te atender bem para outros métodos. Se vc quer realmente só para espresso, o Nitche é uma excelente opção, já que tem retenção quase 0. Para mim, não gosto de moinhos de alavanca, prefiro os que tem funil, igual aos que vc colocou na foto. Dentre os 2 da foto, iria no Mazzer, agora, entre todos que vc falou, pegaria o Ceado, se tivesse em boas condições. Se o preço do Ceado usado fosse parecido com o Mazzer novo, sem duvida, iria no Mazzer.
  18. @Marcelo Melão, vc pode comprar a cuba do Mazzer mini e até uma bem menor ou vc pode usar sem elas, tem muita gente que usa sem, adaptando ou peça
  19. Eu ira no Mazzer, eu tenho e recomendo muito. Muito tradicional, há tempos no mercado e com excelente resultados. Qual o valor do Mazzer?
  20. Eu só uso ele para espresso.
  21. Eu tenho um mazzer e meu conselho é vc comprar o transformador, adquirir um mazzer e ser feliz. Não vai se arrepender
  22. @Fogo ruivo, vc sabe onde consigo as mós do Mazzer? Ele tem um pouco mais de 14 mil cafés feitos, já estou pensando em comprar um pouco mais para frente. Indicaram a Nova Ricambi, mas não conheço e não sei se é boa. Com esse dolar alto, tenho medo de importar
  23. Engraçado, eu tb tenho uma vario-w e um Mazzer Mini Type A electronic. Este último eu comprei no final do ano passado e estou muito satisfeito. Já tive um super jolly electronic, o melhor moinho que já tive na vida, só ganha do Mini pela velocidade de moagem. Tirando isso, estou apaixonado pelo Mini. Uma dúvida, por quanto vc vender seu vario-w e a pessoa que comprou te deu o mazzer na troca pau a pau ou tb te deu dinheiro. Ainda não decidi se vou vender meu vario-w ou não, apesar de não ter usado mais depois que comprei meu mazzer. Esse é o meu kit:
  24. ficou lindíssima. depois me fala dos cafés que vc faz nela.
×
×
  • Criar Novo...