Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Marcão

Senior Members
  • Content count

    83
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

34 Neutro

About Marcão

  • Rank
    Participante
  • Birthday 01/04/1984

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    São Paulo
  • Equipamento
    Breville Infuser e moinho Express, Gaggia Dose, Minipresso CA e Nanopresso, Handpresso Auto e Manual

Recent Profile Visitors

767 profile views
  1. Torrador de Prova Carmomaq

    Fogo, bota meu nome aí então mano! Mas coloco lá no final da fila pra dar tempo de guardar o cascalho, rs Quando tiver alguma foto coloca aí pra gente ter uma ideia de como deve ficar.
  2. Torrador de Prova Carmomaq

    Mano, e quando começa a pagar? Só pra eu ir me programando? Dá pra parcelar?
  3. Torrador de Prova Carmomaq

    Fogo tem alguma novidade do projeto? Estou coçando pra entrar na lista, mas preciso ainda de uns 3 a 4 meses pra acertar as contas.
  4. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Cara, eu pessoalmente acho melhor pedir um filtro já despressurizado, no Aliexpress é barato, eu comprei um pra Oster Prima Latter de 51mm por menos de R$ 20,00, o filtro é todo em aço inox, muito bom e serviu certinho, o único porém é que por vir da China demorou cerca de 1 mês pra chegar, talvez você encontre alguém aqui no forum que tenha pra vender, a vantagem é que vem mais rápido e aí você não perde seu filtro atual.
  5. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Henrique no Aliexpress você encontra filtro já despressurizado de qualidade muito melhor do que o que vem com a sua máquina por um preço bem barato, são filtro de aço e não de alumínio, é só pedir a medida correta. Agora mano, se você continuar com esses dogmas nunca vai saber a diferença, isso que está tirando não passa nem perto de um espresso de verdade Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
  6. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Henrique, velho você não vai perceber diferença nenhuma com filtro pressurizado, não adianta. Como todo mundo aqui já falou ou você despressuriza ou então faz coado pra perceber a diferença, testa num hario v60 que vai ficar bem nítida essa diferença. Não fica com esses dogmas, voce precisa testar as coisas que estamos falando pra perceber a diferença do moedor, o filtro despressurizado é um pré requisito pra um espresso genuíno. Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
  7. Rafael posso estar enganado mas acredito que a diferença no caso destes é que o Breville é de mós cônicas e para uso residencial, já os outros dois são de mós planas para uso comercial, e a outra diferença é na estrutura do moinho msm, pq no caso da Breville as peças da carcaça são em plástico, já no caso dos outros a carcaça é em metal bem mais parrudo, por isso o jogo durante o atrito da moagem é muito menor o que em teoria produz uma moagem mais consistente. Mas essas diferenças na xicara só devem ficar mais perceptíveis quando o café começa a ficar velho ou pegar umidade, coisas que podem interferir diretamente na consistência da moagem. Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
  8. Show de bola a iniciativa Nelson, acabei de comprar 2kg pelo Mercado Livre, não vejo a hora de chegar pra torrar! Abraço amigo!
  9. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Henrique, como o Fogo falou, é tudo questão de marketing, falar que uma máquina tem 15bar, 19bar de pressão dá a impressão para quem é leigo no assunto que é melhor, mas a realidade é que um espresso genuíno se extrai a 9bar de pressão, uma máquina que tem 15bar de pressão quer dizer que pode trabalhar a no máximo 15bar, porém um espresso extraído a 15bar não é o ideal, significa que está forçando muito a bomba. Cara, se realmente estiver interessado em aprender, dá uma lida neste documento: http://www.espressoitaliano.org/files/File/istituzionale_inei_hq_en.pdf Na página 7 principalmente, tem as especificações de um espresso de verdade, só não fala nada sobre o tipo de filtro pois este documento foi escrito para cafeterias que utilizam máquinas profissionais, e as máquinas profissionais não trabalham com filtros pressurizados.
  10. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Henrique cara na boa, você vai ficar dando murro em ponta de faca, um filtro pressurizado nunca vai conseguir o mesmo resultado de um filtro despressurizado, você pode mexer o quanto quiser na moagem, a pressurização do filtro vai anular todo seu esforço. É só entender o funcionamento da extração, em um filtro despressurizado, a bomba da máquina joga a água no filtro, a água tem que atingir a pressão necessária para romper a barreira do café compactado, e o fluxo é distribuído entre os furos do filtro, que no caso de um despressurizado, são muitos furos, o conjunto da obra vai produzir uma extração decente, pois o fluxo é distribuído entre todos os furos do filtro. Usando o filtro pressurizado, o fluxo é forçado para passar em apenas 1 furo, com isso você perde a crema, pois se produz espuma devido a restrição maior, não tem o que fazer, pode mexer o quanto quiser na moagem. Os filtros pressurizados existem para serem usados com café já moído destas marcas que você encontra no mercado tipo Pilão, Melita, Café Pelé, etc. estas marcas tem moagem pra serem utilizadas em filtros de papel tipo Melita, e não para espresso, e na maioria das vezes quando chegam ao mercado já estão bem velhos, você acha facilmente café com mais de 6 meses de torra nas prateleiras do mercado, só pra ter uma ideia o recomendado seria no máximo 1 mês da torra. O filtro ANULA o efeito da moagem, e força o café a passar pelo furo pressurizado produzindo assim aquela "espuminha" que não tem nada a ver com a crema, por isso que usando um filtro pressurizado você pode usar qualquer marca de café destes já moídos de mercado, que o resultado vai ser sempre o mesmo, a diferença em relação a um espresso de verdade é muito grande tanto no sabor quanto na aparência.
  11. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    João, ainda não experimentei café na aeropress então não sei dizer, agora acerca do espresso, a diferença entre o filtro pressurizado e o despressurizado é gritante.
  12. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Henrique pode ser de cereal também, mas de café não é, isso posso garantir. Em relação ao filtro, cara já tem tópicos aqui no forum falando sobre o assunto, o filtro pressurizado, ele produz uma "falsa crema", ele "força" a produção de espuma limitando a saída do fluxo por apenas um furo, mas não é a crema real de um espresso, pra conseguir a crema real, você vai precisar sim despressurizar o filtro, aí o fluxo sai por todos os furos do filtro, e aí sim a moagem e a compactação vai ser preponderante para uma boa extração, só pra ter uma idéia olha as duas fotos abaixo, uma é a extração em um filtro pressurizado e outra em um despressurizado, olha a diferença: Extração em um filtro PRESSURIZADO: Extração em um filtro DESPRESSURIZADO:
  13. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Henrique, tira uma foto lá do moedor da loja, tá com cara de ser engenho de cana e não o moinho de café. Em relação ao moedor de lâminas, cara na boa, é muito ruim velho, você só tá conseguindo extrair porque tá usando um filtro pressurizado, experimenta tirar num filtro despressurizado pra ver a diferença, to falando porque já tive um moedor destes de lâminas, a moagem é completamente irregular, e o café esquenta pra caramba por causa da velocidade da rotação, é tipo colocar café num liquidificador, nem se compara com um moinho de mós cônicas ou planas. O Mimoso que o pessoal cita aqui, é muito diferente, ele tem um esquema de mós cônicas, e a moagem é muito, mas muito mais consistente do que qualquer triturador de lâminas. Mas repito, você só vai perceber essa diferença que estamos falando se você usar um filtro despressurizado, porque no filtro pressurizado todas estas irregularidades de moagem não vão aparecer, agora num filtro despressurizado, se a moagem não tiver boa, a extração fica horrível, sai sem crema, e o tempo da extração muda completamente por causa da moagem. Pra ter um parâmetro, em um filtro despressurizado, o tempo de extração tem que ficar de 25-30 segundos pra 30 ml, pra chegar nisso, tem que combinar a moagem e a compactação, a torra influencia muito também, mas nada disso aparece se usar filtro pressurizado.
  14. Porlex Aliexpress barato

    Pessoal, comprei um destes xing ling pra testar, acho que pague uns R$ 20,00 no máximo, já estou usando, e gostei bastante, estou usando todos os dias no trabalho pra tirar espresso com a Nanopresso, ele cumpre bem o papel, também testei a moagem dele numa máquina profissional da Italian Coffee, e a extração ficou bem parecida com a que conseguimos usando um moedor profissional. Único porém, é que demora um pouco pra moer, então não tenha pressa...
  15. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Mano, essa engrenagem tá com cara de ser moinho de cana e não de café, rsrs
×