Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Marcão

Senior Members
  • Content count

    130
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Marcão last won the day on December 5

Marcão had the most liked content!

Community Reputation

68 Neutro

About Marcão

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    São Paulo
  • Equipamento
    VFA Torino Due, Obel Mito Inst. Breville BES840XL e SmartGrinder, Handpresso, Nanopresso, Minipresso

Recent Profile Visitors

924 profile views
  1. Cafeteira Aram - O projeto

    É esse mesmo @RogerioD. Em relação ao formato do filtro não vejo problema nenhum, o flitro é muito bom, e não atrapalha em nada a extração, de verdade, não tem nada a ver com o filtro da Breville, este da La Spaziale é profissional, eu testei hoje, ficou muito bom, se conseguir quando voltar do trabalho vou tentar tirar uma foto da extração pra ter uma ideia. Sobre a compactação, a medida é a mesma do filtro duplo (53mm), o tamper da Aram funciona muito bem com o single também, encaixa certinho, não tem erro. A questão é que dá pra extrair a mesma dose no duplo também, o porém é que gasta mais café, e se moer muito fino, acaba passando café pelos furos do filtro.
  2. Cafeteira Aram - O projeto

    @RogerioD encomendei pelo mercado livre, o vendedor se chama Grassy Caffe, se não me engano são de Ribeirão Preto, saiu por R$ 68,00, achei que valeu muito a pena, porque geralmente a tarde e depois do almoço eu prefiro tomar uma dose de ristretto ao invés de tirar o double, mas com o filtro duplo achava que estava gastando muito café, por isso achei que o single seria interessante, ainda preciso testar com 14g pra ver se fica bom, mas com 16g achei que ficou excelente mesmo, tanto uma dose single como um ristretto. Em relação a tampa, eu comprei a Aram esse ano, e já não vinha mais com o funil incluso, eu pedi separado, mas ainda não chegou, quando chegar vou testar pra ver se faço menos bagunça, rs.
  3. Cafeteira Aram - O projeto

    Opa amigos, ontem chegou meu filtro single que tinha encomendado da La Spaziale pra testar na Aram, hoje cedo fiz o teste, e achei excelente, na minha opinião valeu muito a pena, não deu tempo de tirar foto, mas posteriormente vou tentar fazê-lo. O filtro cabe 18g, consegui extrair com 18g, apesar da crema ficar muito boa o porém é que fica bem no limite da borda do filtro após a compactação (é exatamente a medida do café + o tamper na borda do filtro), depois diminui a dose para 16g, achei que ficou bem melhor, mantendo a crema e o sabor, também subi um pouco a moagem no Breville, alterei a moagem para o número 16, o café está com uma semana e meia de torra, teste um single (30ml), e um ristretto (20ml), achei que ficou excelente o sabor, mas acho que ainda daria pra varia a quantidade de pó um pouco, talvez até uns 14g deve ficar bom, mas ainda não testei com essa dosagem pra falar com certeza. Todavia com 16g achei que ficou excelente em termo de sabor e crema, quando conseguir vou tentar tirar uma foto pra colocar aqui. Uma coisa que gostei desse filtro single da La Spaziale é que ele é mais fundo do que os que eu conhecia, então cabe mais pó, o single deles cabe a mesma dose do double que acompanha a Brevile, fora que o filtro é muito bem construído. Agora o único porém, é que tentei extrair na xícara comum, que o diâmetro é um pouco menor do que o copo que acompanha a Aram, aí como o portafiltro da Aram é naked, as vezes o fluxo cai nas bordas da xícara, mas acho que dá pra tentar contornar isso durante a extração.
  4. Cafeteira Aram - O projeto

    Opa @danniellopes cara pela foto é difícil de saber se a granulometria está boa, aparentemente não está muito uniforme a moagem e ainda não está muito fino, mas não tem como saber direito (tenta mandar uma foto do café já compactado no porta filtro, com uma luz boa que aí dá pra ter uma noção melhor), a crema precisa permanecer ainda por um tempo razoável após a extração, se ela está desaparecendo logo em seguida, é que ainda tem alguns fatores pra serem ajustados, como você já está usando um café mais novo, tenta verificar: 1. A pressão exercida na própria cafeteira durante a extração, cara eu apanhei nos 3 primeiros até acostumar com a pressão adequada, tenta ver o tutorial do Aram que tá no youtube, só depois de ver umas 2 vezes que consegui extrair direito, antes disso tava saindo quase sem crema também apesar do café ser novo, tenta levantar a manivela e começar a descer com uma mão só como ele faz no vídeo, e tenta fazer isso bem rápido até sentir a pressão aumentar na descida, aí coloca a mão mesmo e controla a pressão. 2. Precisa ver a granulometria, não conheço o moinho que usou, mas dá uma olhada nas mós dele, são cônicas, planas, ou lâminas tipo liquidificador? O ideal é ser plana ou cônica, se for de lâmina dificilmente vai conseguir um resultado razoável. As partículas precisam ficar +/- uniformes no tamanho após a moagem. Em relação a vazar pelo lado, a minha também aconteceu isso nas primeiras extrações, tenta apertar um pouco mais o portafiltro (mas não muito pra não cortar a borracha de vedação) Cara de resto, é treino mesmo, como o processo é todo manual, aos poucos vai pegando o jeito.
  5. Cafeteira Aram - O projeto

    Opa mano, em relação ao da Tramontina, tem diferença sim, eu tenho ele e funciona muito bem com a Aram sim, tem moinhos melhores, mas na faixa de preço do Breville, acredito que seja uma boa opção sim. Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk Opa vlw pela dica Bruno, eu pedi um da La Spaziale pra testar ontem, mas tava curioso pra saber o que esperar dele, a ideia seria usar só pra ristretto msm Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
  6. Cafeteira Aram - O projeto

    Pessoal, aproveitando o tópico aqui, alguém já testou a Aram com o filtro simples da La Spaziale? Fiquei curioso se para extração de um ristretto ficaria legal usando um single?
  7. Cafeteira Aram - O projeto

    Cara provavelmente é o café, deve ser uma torra velha, geralmente os cafés vendidos no Starbucks são cafés com meses desde a torra, tenta pegar um grão com torra mais recente que provavelmente vai conseguir um resultado melhor. Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
  8. Clube do STRATTO

    Isso aê galera, também não vejo a hora de estrear esse brinquedo que vai nos dar muitas alegrias!!
  9. Clube do STRATTO

    O opcional é o sensor ET para temperatura do tambor, se incluir o ET agora por 385, a placa já estará inclusa no pacote (se optar por controle via software), caso não incluir o sensor agora poderá ser incluso posteriormente mas o valor vai para 1000 Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
  10. Cafeteira Aram - O projeto

    Depois de apanhar um pouco, finalmente consegui gravar uma extração na minha nova Aram, estou usando grãos catuaí vermelho do Sul de Minas que torrei sábado dia 01/12/2018, moidos no Breville.
  11. Não conheço de outras máquinas, mas no caso da VFA que utilizamos, o expurgo não durava nem 5 segundos, é fácil de observar, porque você inicia o flush, quando a temperatura equilibra o fluxo converge para o meio do chuveiro, não é nada absurdo. Como já foi dito, é muito pessoal essa questão de máquina, mas entre pagar 8k numa com trocador e pagar 55k numa sem, eu pessoalmente preferiria pagar 8k, até porque se der ruim com o negócio a perda será bem menor, conforme as coisas forem melhorando, aí sim, pensaria em fazer um upgrade na máquina, mas falo por experiencia própria que a VFA é bem parruda, e aguenta bastante o tranco, mesmo tendo só 2 grupos, dava pra vaporizar e extrair nos dois grupos sem problema nenhum. A questão do flush realmente numa HX você precisa fazer, eu não conheço outros modelos, mas nas VFAs que utilizamos (Elite 3 grupos e a Torino Due de 2 grupos), esse expurgo não levava 5 segundos, era só ficar de olho no fluxo de água que sai do chuveiro, quando está quente, á água sai com um pouquinho de vapor, e faz um chiado, conforme vai equilibrando a temperatura, o fluxo converge para o meio do chuveiro, o vapor some e o chiado também. O que influencia também, é a pressão da caldeira, quanto maior a pressão da caldeira mais ela esquenta, você pode regular, no nosso caso a gente deixava em torno de 1-1,2 Bar não mais que isso, o que muda é que quanto maior mais esquenta, o que ocorria, é que dependendo do tempo, as xícaras acima da máquina não esquentavam o suficiente (dependendo do tempo desde a hora que ligava a máquina), aí resolvia fácil, enchendo com água da torneira de água da máquina antes de tirar o espresso, mas isso era só se estiver ligada a pouco tempo, com o tempo as xícaras esquentavam o suficiente. Cara, é uma questão de gosto, e costume no uso, nada que vá impedir você de tirar um café de alta qualidade porque uma é de trocador e outra não, o resultado na xícara vai depender muito mais do café utilizado e de um bom moinho do que da máquina em si.
  12. Cafeteira Aram - O projeto

    Opa, minha Aram chegou ontem pessoal, realmente a cafeteira é excelente, apanhei nos 3 primeiros cafés que tentei tirar pois vazou água pelos cantos, e não saiu nada de crema, aí depois de ver umas 2 vezes o tutorial do Aram pelo youtube, na quarta tentativa consegui tirar um café excelente, vou tentar repetir amanhã e depois tento colocar alguma foto aqui. Notei que o filtro tem o mesmo diâmetro da Breville, inclusive o tamper da Breville serve certinho também, mas o filtro é um pouco mais fundo, e isso faz muita diferença, pois cabe um mais café, e isso impacta no gosto também que para mim, ficou muito melhor do que na Breville, também precisei moer um pouco mais fino. Eu havia torrado um pouco de café do Sul de Minas no sábado passado, e usei esta torra pra estrear a cafeteira, normalmente para cafés com torra recente eu usava o nível 18 do moedor da Breville (sem mexer no ajuste interno, mantendo o mesmo que veio de fábrica) que saia excelente na mesma, mas na Aram tive que reduzir para o 14, saiu bem mais fino, mas a crema ficou absurda, nunca tinha visto isso numa máquina doméstica, colocou a Breville no chinelo mesmo. Se conseguir amanhã tento tirar uma foto pra colocar aqui e animar os novos proprietários.
  13. Torrador de Prova Carmomaq

    Segunda quinzena de fevereiro Fernando
  14. Torrador de Prova Carmomaq

    Opa show de bola, já garanti o meu, agora é só aguardar
  15. Cafeteira Aram - O projeto

    Show de bola, se não tiver nenhum problema com os correios a minha deve chegar amanhã, tomara que já esteja com as melhorias
×