Ir para conteúdo

AlexandreDavid

Senior Members
  • Total de itens

    49
  • Registro em

  • Última visita

Sobre AlexandreDavid

  • Data de Nascimento 01-05-1980

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    São José dos Campos, SP
  • Equipamento
    Gaggia Baby Twin, Baratza Preciso, Aeropress, French Press, Moka Pot, Hario Mini

Últimos Visitantes

899 visualizações

AlexandreDavid's Achievements

Contributor

Contributor (5/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

7

Reputação

  1. Não estou achando a opção de modificar o título... Alguém poderia me explicar como fazer?
  2. Caros colegas, estou vendendo meu Preciso. Ele tem aproximadamente 10 meses de uso (comprei a 1 ano, mas não pude usar de imediato por não ter uma tomada 110 V disponivel). Preço: R$900 Eu moro em São José dos Campos, SP, e entrego em mãos nas cidades vizinhas. Para outros estados/cidades, envio via Sedex a cobrar. Seguem algumas fotos. Ele está em muito bom estado (faço limpeza dele com frequência).
  3. Pessoal, obrigado pelas dicas! Já entrei em contato com o Alexandre pra ver se ele tem a peça disponível... Bom saber também que a quebra de peça é uma proteção mecânica e não um defeito. Um alívio! hehehe
  4. Caros, boa noite. Fiquei por volta de 3 semanas sem usar meu Preciso (minha cafeteira havia queimado) e quando fui limpá-lo hoje para voltar a usar, qual não foi a minha (triste) surpresa ao ver que a peça plástica que prende a mó superior estava rachada/quebrada. Vejam pela foto abaixo: Como paleativo, colei a fissura com super bonder, mas não sei se vai funcionar ou por quanto tempo. Vocês sabem onde eu consigo comprar um substituto? É fácil trocar? Por último, alguém tem idéia do que pode ter causado isso? Confesso que fiquei um pouco decepcionado com o moinho, porque não tem 1 ano que o comprei e ele já apresentar esse defeito foi algo que me surpreendeu, principalmente pelo meu uso ser muito baixo (um ou dois cafés por dia no máximo). Muito obrigado!
  5. Não tinha notado essa questão do micro ajuste... vou fazer o teste quando acabar os grãos atuais e depois eu posto aqui os resultados... Obrigado!!!
  6. Pessoal, Empolgado pelo tamanho do tópico e da quantidade de customizações "underground" feito por todos, to pensando em fazer uns testes, já que minha pipoqueira tá parada a um tempão! kkkkk Como o tópico inteiro é imenso e impraticável de ler por uma pessoa ansiosa como eu, vou fazer uma pergunta que pode ter sido respondida já, mas aqui vai: Bem lá nos primórdios, vi num dos videos do Sweet Maria que o cara diz que já daria pra usar o café logo no dia seguinte da torra, mas ai isso meio que contradisse o que li até agora, que teria que esperar o café "descansar" por uns 7 a 10 dias, para estabilizar. Qual está valendo? Lembrando que a minha meta é torrar para espressos. Obrigado!
  7. Atualizando... Fiz uns vídeos pra mostrar as "entranhas" do meu Preciso. Nesse primeiro dá pra ver onde está o parafuso, na regulagem fina, e fiz o teste do primeiro pdf (http://www.baratza.c...ality-Issue.pdf), checando se tudo está ok. Fiquei na dúvida na questão do "balanço" ao apertar os lados dos anel de ajuste em 3h, 7h e 11h e queria a opinião de vocês. Na posição 11h parece que tem um ligeeeeeeeiro balanço maior que os outros lados. Mas não sei se é relevante. Pode estar dentro de uma tolerância aceitável. O segundo é mais pra mostrar o anel de ajuste, como ele esta por dentro (não era minha intenção removê-lo, mas ele acabou soltando quando fui tentar ajustar... Mas consegui colocar novamente! ). Não dá pra ver tão bem no vídeo, mas os furos estão ok. O próximo é pra mostrar o barulho do Preciso funcionando sem carga, em diferentes ajustes... Achei estranho em alguns momentos, mas como não sei o que era esperado, mais uma vez a ajuda de ouvidos treinados é necessária! O último é apenas pra mostrar o problema do knob de ajuste do micro, que está "andando" durante a moagem... Não consegui identificar um padrão, quando acontece... mas acontece e até mais do que no vídeo. Depois de todo o "desmonta-monta" do final de semana eu posso dizer que aprendi bastante sobre o Preciso. A boa notícia é que, no final das contas, ao trocar os grãos por outros mais novos (não super novos, mas melhores que os que estavam antes) a moagem melhorou muito! Fazendo uma "retrospectiva", acho até que o problema começou justamente quando comecei a usar esses grãos mais antigos, por não ter conseguido no dia comprar mais novos. Mas pelos videos acima, ainda não descarto a possível influência de um problema físico. Ainda não consegui chegar ao ajuste 10, 9 (macro), mas já passei do 1 que estava antes pro 6. Agora é pegar a primeira oportunidade que tiver e comprar grãos mais novos com o meu xará pra ver se consigo subir um pouco mais e me aproximar dos valores sugeridos pelo colegas. Ufa! É isso... Como sempre, todos os comentários são bem vindos!
  8. Boas e más notícias: Boa: montei tudo direitinho! rs Má: continuo com algum problema na calibração... Fiz tudo conforme mandava o protocolo... Reposicionei o parafuso na janela da direita (antes estava na da esquerda), respeitando o limite do "segundo furo" não ultrapassar a borda direta da janela, mas a mudança foi quase imperceptível...consegui voltar a uma moagem fina o suficiente pros espressos, mas na regulagem 2E, que pelo o que entendi até aqui, deveria ser para café turco. Será que fiz algo errado? Relendo o segundo pdf, percebi a seguinte frase: "Hold the adjustment ring steady while rotating the windows to change your calibration". Se eu tiver feito o contrário (se eu tiver rotacionado o anel de regulagem enquanto mantinha a janela parada) posso ter bagunçado a calibração a ponto de não atingir o resultado esperado? Se sim, tem como "zerar" e fazer certo? É a única coisa que consigo pensar que posso ter feito diferente... Procurei seguir tudo ipsis literis já que estava fazendo pela primeira vez e conferi mais de uma vez se estava tudo alinhado, encaixado, estável... O fato é que ainda estou longe de conseguir moer para espressos na regulagem 10. Sugestões?
  9. Bom, fiz a limpeza do moinho, segui o checklist da Baratza pra conferir se havia algo quebrado... E a princípio está tudo ok. Fiz o processo de recalibragem também (pra minha surpresa ele estava ajustado no mais grosso possível, à esquerda da janela da esquerda), jogando o parafuso pra esquerda da janela da direta. Não consegui fazer o teste ainda, porque fiz isso bem tarde ontem e todos já estavam dormindo. Mas hoje farei e comento aqui. Por hora, seguem algumas fotos.
  10. Salve Xará Velloso, citei um dos seus primeiros comentários para conferir se o meu problema é semelhante. Estou utilizando meu Preciso a umas duas ou três semanas (aproximadamente) e estava conseguindo extrair bons espressos com ele (mesmo sem usar um café mais novo), porém o ponto de equilíbrio que encontrei foi no ajuste 1D, o que pelo o que li no post inteiro não era o esperado para um espresso. De qualquer forma, estava funcionando bem... Na segunda-feira notei um fato estranho: enquanto eu moia, a chave do ajuste micro começou a de mover sozinha em direção ao ajuste grosso. Achei muito estranho, mas não sabia dizer com certeza se era normal ou não, ou se eu tinha deixado "no meio" e ele estava só se ajustando. E por fim, ontem foi quando tudo desandou de vez. A moagem já não estava mais saindo tão fina quanto antes (com o mesmo café que estava usando a uma semana) e mesmo jogando até o 1A ainda não consegui chegar ao ajuste de antes (pelo contrario, estava bem grosso mesmo, ao ponto da extração não durar nem 10 segundos) e ai percebi que estava com um problema... Na sua opinião, o meu problema pode ser semelhante ao que alguns colegas relataram aqui, e uma limpeza / calibragem resolveria, ou eu deveria me preocupar mais? Obrigado!
  11. José, consegui ver a tabela agora... Muito bacana, obrigado! Agora é tempo para ir testando e checar na tabela como estou indo.... hehehe Ontem consegui uma extração mais controlada que a primeira... Segue o vídeo. Mesma quantidade de pó, mas parei nos 52 ml. O sabor continua bom e a crema semelhante a outra. Só fico pensando que se, segundo a tabela, estou fazendo um lungo, o quão forte seria o espresso... e o ristretto?! Deve ficar quase um creme.... hehehe Eduardo, nossa, ai sim hein! Pretendo chegar lá... hehehe Uma única vez eu consegui fazer uma extração dessa... Pena que não filmei, porque na hora eu até tomei um susto de como ficou!!! Agora, não faço idéia do que fiz... infelizmente! Bom, enquanto não compro o café do meu xará, continuarei testando... quem sabe eu não repito o "acidente"? hehehe Valeu pessoal!
  12. José, obrigado! Mas o seu link não abriu aqui... Pessoal, que bom então que o meu resultado não esta tão ruim quanto eu pensei! Eu tinha a impressão de que quanto mais crema, melhor o resultado final... E se comparar com a foto do Pedro no inicio do tópico, a minha tá "humilde"... Mas como disse a Anita, talvez eu esteja reclamando um pouco de barriga cheia. E já percebi que vou precisar comprar um café mais fresco mesmo... De qualquer forma, até lá, vou continuar brincando um pouco com todos os fatores pra tentar melhorar ainda mais o resultado (diminuir um pouco o tempo, tentar uma moagem mais fina... enfim, vamos brincando!). Quem quiser fazer mais comentários / sugestões, sou todo ouvidos! hehehe Mas já agradeço a todos os amigos até aqui pelas primeiras dicas!
  13. Olha, não achei amargo não... ficou até gostoso (não que não pudesse ficar melhor). O que seria o blonding?
  14. Fiz um teste assim que cheguei em casa, com as sugestões de todos... Usei o filtro duplo, 14g, por uns 27 segundos... Extrai um espresso de 60g (pesei, porque não tinha como medir o volume). Estou mandando as fotos e um link do video que fiz. O sabor ficou legal, mas como eu já comentei eu esperava mais crema. Não sei se o fluxo do café está muito rápido também... Enfim, gostaria da opinião dos universitários! rs
  15. Eu moro em São José dos Campos (SP), mas minha família é de Niteroi (RJ), então é fácil pra mim comprar lá também. Até agora eu usei muito pouco o filtro de 7g. Testei esses dias na verdade pra tentar entender a questão das doses. Então vou seguir o conselho e ficar mesmo no filtro duplo até me acertar. Uma variável a menos pra pensar! Foto atualizada!
×
×
  • Criar Novo...