Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Burny

Senior Members
  • Content count

    3,906
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    58

Burny last won the day on May 15

Burny had the most liked content!

Community Reputation

2,859 Excelente

About Burny

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Tiradentes, Minas
  • Interests
    fumar cajuzinho
  • Equipamento
    Bezzera Unica, AP/FP/Chemex/V60, MK Vario, Bravo Mini e Debut, Aergrind, STC 4.0

Recent Profile Visitors

4,665 profile views
  1. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Comprei, mas ainda não chegou. Ele tem mós zero km do MK Kenia. Tem que moer uns kg, antes de testar a granulometria.
  2. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Rsrs, estou fora. Já comprei um EK43 para pobres, tecnologia da época quando engenharia alemã ainda foi de alta qualidade:
  3. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Alguém pediu um orçamento recentemente? Deve ser >16 contos de réis.
  4. Como reconhecer torra fresca?

    Como reconhecer? Só cheirar. É muito fácil perceber se o grão é oxidado e sem graça, ou tem esse cheiro doce, aromático de uma boa torra fresca.
  5. Comparação de moinhos

    Mais a questão do desgaste das mós. Mós antigas produzem muito mais particulado pois quebram o grão ao invés de cortar. Concordo plenamente que vai ser um teste interessante para a gente, mas que tem que ser interpretado dentro dos limites metodológicos (especialmente do n=1).
  6. Vale mencionar a Strietman CT1, o meu sonho de consumo
  7. @RogerioD Vc merece um prêmio do CdC. Vc não tem ideia como os seus posts ajudam para convencer a esposa que o status quo da acumulação de tralha aqui em casa ainda não é preocupante.
  8. Comparação de moinhos

    Tb não entendi o que posso fazer com a amostra adicional, Jonas. Pessoal, Rao Spin, mexer com colher, ou nada? O que vcs acham? Eu fiz umas tentativas aqui e Rao spin parece mais consistente nos resultados.
  9. Gostei dela do ponto de vista técnico. Mas o bicho é feio. E essa mangueira saindo do manômetro tb não ajuda.
  10. Comparação de moinhos

    Acho que v60 01 ou 02 não faz diferença, como os 150mL cabem no 01 tb e as dimensões só variam na altura. Já mais importante é usar o papel de filtro novo da Hario, pois o antigo tem um fluxo mais rápido.
  11. Curso de Torra

    Fiz o curso do Eystein Veflingstad. Excelente!
  12. Comparação de moinhos

    Acho a ideia do Rao spin boa. Vou incluir no protocolo.
  13. Comparação de moinhos

    Seria realmente bom esclarecer essas dúvidas antes dos testes. Incl. seria bom se alguém pode testar o método antes e ver se fica consistente. Foi meio difícil filmar com uma mão e despejar a água com a outra. Pensei em algo simples, sem pi e sem mexer: http://imgur.com/vsmJzrj
  14. Comparação de moinhos

    Não, lavei com água quente. Vou incluir no post.
  15. Comparação de moinhos

    Pessoal do teste, brinquei um pouco com o v60, com o objetivo de estabelecer um protocolo simples para o teste (aberto para discussão). Vamos começar com uma moagem para coado um pouco mais grossa (usei a minha moagem padrão para o v60-02 com 24g), e pesar 10g de pó: Depois pesar 150g de água fervendo: Pó no v60-02 ou 01 (filtro de papel lavado com água quente): Adicionar a água numa maneira homogênea (+/- 10s) + um Rao spin (http://forum.clubedocafe.net/topic/6124-comparação-de-moinhos/?do=findComment&comment=203228): com o objetivo que a água passa em 2min (ponto da superfície do bolo ficar seco, mas ainda pingando): Se demora mais ou menos tempo, usar na próxima tentativa uma moagem mais grossa/fina. Em 3 a 4 tentativas deve ser possível ajustar a moagem. Agora moer 3 doses de 5g cada, com a moagem final, e me mandar essas (em sacos ou potinhos separados, cada um identificando o moinho e participante). Sexta-feira provei o café que a Roast vai mandar, um Natural bem gostoso. Quem não precisa do grão depois dos testes, pode me mandar tb Rsrs Abçs, Burny
×