Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Burny

Senior Members
  • Content count

    4,037
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    82

Everything posted by Burny

  1. Comparação de moinhos

    Pessoal, aqui a preparação da comparação granulométrica dos meus moinhos, que já prometi um tempo. O que fiz? Comprei um café honesto, torra média, de torra razoavelmente recente: Com esse café calibrei os meus moinhos para tirar um espresso de 32,0g (na prática +/- 0,2g) de bebida, usando 16,0g de pó, em 25s. A máquina foi a minha Bezzera Unica (pressão 9bar, temperatura 93oC, filtro VST duplo). Usei o alinhador e tamper Bravo para padronizar o bolo. Seguem as regulagens dos moinhos. Bravo Debut Bravo Mini Aergrind Mahlkönig Vario 2, mós de cerâmica Eureka Mignon MCI Não inclui o Vario com mós de aço no teste, pois tenho ele regulado para moagens mais grossas e uso ele na prática só para coado. Assim ele vai fazer parte da segunda parte desse teste para coados. Provei todos os espressos (finais) e fiz anotações, mas o objetivo desse teste é cruzar as minhas preferências de moinho para torras diferentes com a unimodalidade/homogeneidade da moagem dos moinhos. Aqui o resultado de duas horas de brincadeira e 500g de café: Logo mais aqui sobre os resultados. A medição vai ser feita com um granulometro profissional, usando câmeras de alta resolução, com faixa de medição de 1 a 1500 um, não com cascatas de peneiras, como a Socratic faz.
  2. [VENDO] Torrador STC

    Oi pessoal, vendo o meu torrador STC, com exaustão externa regulável, e controle de potência e velocidade do ciclone pelo aplicativo Roastlogger (Windows ou Mac com porta USB), amostrador etc etc. Ele recebeu uns upgrades desde que comprei, como um motor brushless do tambor mais rápido e umas novas chapas que separam os fluxos da exaustão e do ciclone. Antes de vender, o torrador vai voltar para a fábrica (o Guilherme rsrs) para arrumar o ciclone e dar uma revisão geral. O forno é 220V e relativamente pequeno. Pode ser desmontado e guardardo num armário. Pensei em 4500 reais (negociável). Mais informações, fotos etc por MP. Abçs, Burny
  3. Os cafés da Roast acabando aqui. Célia e Abelardo foram muito bons. Da vontade de comprar mais, mas isso interferia com a minha atividade de torra doméstica.
  4. Moedor manual COMANDANTE Novo VENDO!!

    Vc pagou realmente caro. Mas vc tem um moinho top. Recentemente medi a granulometria dele para coado em comparação com outros moinhos bons, e o Comandante C40 saiu bem melhor. Menos fines e boulders:
  5. Moedor manual COMANDANTE Novo VENDO!!

    Não entendo o preço, Givc. Esse moinho custa novo 1600 reais na Academia: https://www.academiadocafe.com.br/loja/produto/28809/moedor-manual-comandante
  6. Mostre Aqui seu Cantinho do Café

    São moinhos brm raros aqui no Brasil. Seria interessante postar mais sobre eles, incl. revisões? Abçs, Burny
  7. Bebida gelada com café.

    Para fazer coldbrew nitro, tem que injetar N2 (di nitrogênio, um gás inerte) na bebida. NO2 (nitrito) é usado para fazer embutidos e salamis. Por favor tb não usar o gás hilariante N2O. Segue a receita de um drink que tomei recentemente e gostei (receita modificada do Beto): bastante gelo, suco de uma laranja, um espresso duplo generoso, um fio de mel, um pouco de canela. Misturar tudo bem num shaker de cocktail.
  8. Oi Marco, a palavra chave aqui é canalização. Se vc passa do ponto de moagem ideal e usa uma moagem fina demais acontecem canalizações, que as vezes incl. são difíceis para identificar no filtro naked. No filtro naked a cor da bebida tem que ser homogênea e esses fios mais claros (as vezes até bonitos e homogeneamente distribuidos) são locais de canalização e sub extração que causam uma %ex baixa. Certos moinhos, e o EK43 é um deles, e certos filtros (especialmente singles) são meio temperamentais com canalizações e tem que tomar muito cuidado com o grau de moagem e a preparaçao do bolo. Vc provou o shot de 17.5%? Muito provavelmente foi desequilibrado e ácido, ne? Abçs, Burny
  9. Li que ele tem mós planas da Mazzer com geometria para expresso. Não posso ver como ele pode ser algo especial para coada.
  10. Cafeteira Aram - O projeto

    Sei, Cabral. Postei a descrição do produto (na verdade copiei colei), pois o fornecedor não tem mais o produto. Assim não achei mais o link. Mas com a descrição os colegas podem achar outros fornecedores
  11. Cafeteira Aram - O projeto

    Sim, é o mesmo. Só que foi uns 5$ mais barato com o outro fornecedor Filmei as extrações tb, mas achei essa mexeção com o celular meio chata. Não tenho muita paciência com essas coisas não.
  12. Cafeteira Aram - O projeto

    Comprei na Amazon, mas a empresa não tem mais o modelo que comprei (Ullman S-2X Magnetic Base Inspection Mirror, 3-1/4" Diameter).
  13. Cafeteira Aram - O projeto

    Fiz um upgrade na minha Aram: um shot mirror (na verdade um espelho de inspeção de carro). Depois de uma semana de uso não posso mais imaginar usar ela sem o espelho (e o filtro IMS). Ajuda bastante na avaliação dos shots.
  14. Cafeterias em Vitória, ES

    Pessoal, vou viajar para Vitória (ES) em abril. Vcs tem sugestões (cafeterias, torrefações, lojas ...) ou é realmente um deserto? Resultado da minha busca no CdC e Google = 0. Abraços Burny
  15. Moagem, Espresso e Dúvidas

    Oi Ronaldo, a Evolution é uma maquina de entrada com um custo benefício bom, mas ela é realmente limitada. Não tem OPV, só uma mola para evitar refluxo, e pouca estabilidade térmica. Direitamente depois que a resistência finalizou um ciclo a temperatura na Evolution é bem alta. Vale a pena esperar um tempo definido antes de extrair um espresso. Isso junto com a pressão alta da bomba (uns 15 bar) que cai diretamente no bolo causa extrações bem fortes, e como vc relatou, vc procura extrações mais suaves e equilibradas. Na minha opinião, vc chegou no ponto de precisar novos equipamentos. Se vc não tem problemas com um trabalho manual e mais demorado, um Cafelat Robot ou uma Aram, e um Bravo Mini ou um Comandante seriam boas opções. Abçs, Burny
  16. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Alinhador Bravo para a Aram e mais um suporte. Coleção completa rsrs
  17. Cafeteira Aram - O projeto

    Outra coisa é que a Aram favorece canalizações muito. Com o mesmo grão, o mesmo moinho (Bravo Debut) e a mesma extração (p.ex. 20g in/40g out), eu tenho em geral canalizações para caramba e extrações na faixa de 18,x% usando a Aram, e nenhuma canalização na Bezzera e mais do que 20%ex. Na maioria dos vídeos e fotos de shots que vi aqui, Instagram etc. tem canalização e blonding precoce na Aram. Só com muuuuito cuidado na preparação do bolo e um filtro IMS eu consigo chegar na Aram numa %ex aceitavel e pouca canalização.
  18. Vendo o meu Mahlkönig Vario 2 (mesmo modelo da Baratza), 220V, mós de cerâmica. Comprei o moinho em 2011, troquei as mós e a correia dentada ano passado. Pensei em 2300, com o hopper e o suporte de portafiltro do Baratza Forte (foto). De preferência teste e entrega em Tiradentes ou BH.
  19. [VENDO] moinho Mahlkönig Vario 2

    Vix, nem pensei que alguém pode pensar que o moinho fica aberto. Postei essas fotos realmente para mostrar o estado interno dele. Estou viajando e sem notebook por perto. Depois de voltar vou postar umas fotos do moinho fechado e revisar o post inicial. Obrigado pela dica @Cabral . Mas o moinho se encontra em ótimo estado e pode ser testado na minha casa antes de comprar.
  20. Café da Three Monkeys, Cusco, Peru. Torra quase clara, bem executada. Café bem gostoso.
  21. Pão e Café

    A abordagem para o meu pão integral com bastante sementes (girassol, abóbora, linhaça, chia, gergelim...) na massa é bem diferente. Precisa de uma pré fermentação da farinha integral de centeio e em geral na faixa de 20-30% de levain para não virar um bloco solido.
  22. Moedor bem barato

    O Mimoso aparece as vezes por 90 e tantos. Talvez a opção mais barata.
×