Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Burny

Senior Members
  • Content count

    3,928
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    59

Everything posted by Burny

  1. Comprei essa no Gearbest umas duas semanas atrás e até hoje nem postaram.
  2. Museu do Café (antiga bolsa do café) - Santos SP

    Ganhei recentemente a Chapadão de Ferro e o Blend do Museu como presente. Latas bem bonitas, já o conteúdo: torra que talvez serve para espresso italiano com bastante açúcar. Amargo para caramba.
  3. Mostra a La Marzocco Linea Mini para ela, Paulo! Quase acho que ela vai gostar do visual Rsrs
  4. @LUW Eu compraria nem a Classika nem a Barista, mas uma Decent Espresso DE1+.
  5. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    @Fernando de Macaé Ele ainda está com os Correios em Curitiba
  6. Mahlkonig E65S

    Não sei @Carneiro . Mazzer e Eureka produzindo moinhos estilo EK43, quase single dosing. Acho que é coisa que o mercado pede.
  7. Mahlkonig E65S

    Eles falam lá de um conceito novo ou até revolucionário, mas não enxergo isso. Parece uma versão menor do K30, mós de 65mm (do ProM ou K30 provavelmente), e os 6 métodos mencionados são nada mais do que um timer. Nem single dosing o bicho faz....
  8. Mahlkonig E65S

    1600 EUR a galera fala. Não sei se é tão atrativo para uso doméstico.
  9. RODA DE SABORES SCAA - COFFEE WHEEL

    Edson, as fotos que vc postou são de rodas em língua inglesa.
  10. Torrador de Prova Carmomaq

    Para o pessoal de fora é muito mais interessante em BH, pois é mais fácil para eles visitar contatos e amigos nas regiões (Sul de Minas, Cerrado, Matas de Minas, Caparaó ...). Faz muito sentido fazer essa feira em Minas.
  11. O melhor jeito seria desvaziar o moinho completamente, ligar ele e afinar a moagem até as mós tocam. Agora duas unidades mais grosso seria um bom ponto de partida.
  12. Comprei recentemente um Eureka Mignon MCI (modelo 2017) semi novo, e estou testando se ele pode substituir o meu Vario II com mós de cerâmica, que uso para os cappus do café da manhã quando não tenho saco para usar moinhos manuais. O Mignon é um pouco menor do que o Vario, mas mais pesado (5kg vs 3,7kg). Tb acho o Mignon mais bonito. Do ponto de vista da ergonomia etc. acho a regulagem stepless do Mignon mais agradável, mas o timer digital do Vario melhor. Embora o timer do Mignon funciona bem, é mais trabalho manual, tipo try and error. O Vario tem mós planas de cerâmica de 54mm, o Mignon de aço de 50mm. Medi a retenção nos dois moinhos (moagem de uma dose definida com o moinho limpo, medindo a diferença grão-pó) e no meu Vario ficam entre 2,1 e 2,6g no moinho, no Mignon entre 1,5 e 2,2. O Mignon tb “pipoca” menos moendo por dose. Já a aparência do pó é diferente. O Vario entrega pó bem solto. O pó do Mignon é meio empelotado e precisa de WDT para ficar plano (o alinhador Bravo resolve tb): Com o mesmo peso de pó no portafiltro, e uma extração parecida (tempo e peso na xícara) o bolo do Mignon é menor. Estou na dúvida o que isso significa, talvez que a moagem dele é mais homogênea, ou o contrário? Agora mais importante, o sabor. Com os três grãos que testei, o sabor das extrações com moagem no Mignon parece mais limpo, destacando notas frutadas e doçura, mas com um pouco menos corpo. Vou testar os dois lado ao lado por um tempo para ver se isso é um padrão geral. Em geral acho que o Mignon é uma alternativa boa para quem procura um pequeno moedor para espresso e tem um pouco de espaço na mala numa viagem. Como novos modelos do Mignon saíram recentemente, o preço para o antigo incl. caiu e é bem interessante no momento.
  13. Comparação de moinhos

    Pessoal, aqui a preparação da comparação granulométrica dos meus moinhos, que já prometi um tempo. O que fiz? Comprei um café honesto, torra média, de torra razoavelmente recente: Com esse café calibrei os meus moinhos para tirar um espresso de 32,0g (na prática +/- 0,2g) de bebida, usando 16,0g de pó, em 25s. A máquina foi a minha Bezzera Unica (pressão 9bar, temperatura 93oC, filtro VST duplo). Usei o alinhador e tamper Bravo para padronizar o bolo. Seguem as regulagens dos moinhos. Bravo Debut Bravo Mini Aergrind Mahlkönig Vario 2, mós de cerâmica Eureka Mignon MCI Não inclui o Vario com mós de aço no teste, pois tenho ele regulado para moagens mais grossas e uso ele na prática só para coado. Assim ele vai fazer parte da segunda parte desse teste para coados. Provei todos os espressos (finais) e fiz anotações, mas o objetivo desse teste é cruzar as minhas preferências de moinho para torras diferentes com a unimodalidade/homogeneidade da moagem dos moinhos. Aqui o resultado de duas horas de brincadeira e 500g de café: Logo mais aqui sobre os resultados. A medição vai ser feita com um granulometro profissional, usando câmeras de alta resolução, com faixa de medição de 1 a 1500 um, não com cascatas de peneiras, como a Socratic faz.
  14. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Chegou em três dias com a JadLog.
  15. Belas Extrações do Expresso

    Esse fica muito bom no espresso, ne? Adorei!
  16. Comparação de moinhos

    Atualizei o post sobre o 1o teste com o gráfico estilo Mahlkönig (volume em classes de tamanho).
  17. Dar um down no preço seria melhor.
  18. Café Razena (marca nova/Desconto)

    Tem uma filial da JadLog perto?
  19. Hoje fiz um pequeno mod no Mignon. A escala de regulagem dele é meio grossa e pouco intuitiva (afinando a moagem os números aumentam): No Kaffeenetz existe um PDF de uma escala mais fina e invertida. Imprimi ela em papel adesivo. Sobraram muitas escalas, se alguém precisa... E o resultado:
  20. Qual Grão você recomenda?

    Esse não, mas outro microlot da Orfeu. A torra foi num ponto que serve para fazer espresso italiano.
  21. Tenho agora a torra do café do Eliéser para espresso no moinho. Muito bom! O Zé Emilio virou um dos cafés preferidos no coado aqui em casa. Para mim, a Roast fechou o buraco que a Origem deixou. Cafés excelentes com preços justos. Além disso, a transparência da Roast, seja sobre os produtores, valores, ou perfis de torra é um grande diferencial. Dessa forma só conheço uma abordagem parecida da torrefação Quijote de Hamburgo. A promoção dos kits do dia do café é uma ótima oportunidade para o pessoal do CdC conhecer as torras excelentes da Roast. Vix, postei no tópico errado. Queria postar no tópico da Roast mesmo.
  22. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    O Zwanger Favorite 2AT è um pouco menor do que o EK43. O jeito para deixar ele mais funcional é substituir o hopper original por um funil de aço inox pequeno. Mas é uma pena pois o hopper original é bonito demais e muito difícil encontrar ele em estado tão preservado.
  23. Comparação de moinhos

    Tb recebi. Vou abrir um grupo para não bagunçar esse tópico.
  24. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Comprei, mas ainda não chegou. Ele tem mós zero km do MK Kenia. Tem que moer uns kg, antes de testar a granulometria.
  25. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Rsrs, estou fora. Já comprei um EK43 para pobres, tecnologia da época quando engenharia alemã ainda foi de alta qualidade:
×