Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Bruno Marinho

Senior Members
  • Content count

    1,901
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    29

Bruno Marinho last won the day on May 9

Bruno Marinho had the most liked content!

Community Reputation

1,561 Excelente

1 Follower

About Bruno Marinho

  • Rank
    Avançado

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Rio de Janeiro, RJ
  • Equipamento
    Aram, Aeropress, Vario, Chemex, Bravo Mini, Espro Mini, Air Fry

Recent Profile Visitors

2,762 profile views
  1. Receitas com Bravo mini

    No topico oficial do Mini tem as recomendações do Gil http://forum.clubedocafe.net/topic/3441-bravo-mini/?page=33
  2. Belas Extrações do Expresso

    @Allexlimaa2 torra bem feita para espresso e boa tecnica geralmente dá esse tipo de tigrado e 1 dedo de crema
  3. Dicas para compra no exterior

    @Luis RJ até $700 tem as Lelit tb que são bem completas mas tem bem menos eletronica comparado com a Crossland. https://www.1st-line.com/buy/lelit-pl41tem-anna-espresso-machine-pid-w-gauge/
  4. [V60] Técnica 4:6 Tetsu Kasuya

    Eu tinha tentado por curiosidade a um tempo atraz mas não achei nada muito diferente não. Talvez te de mais consistencia por ser mais regrado mas eu tb tenho minhas regras quando faço v60 então acaba q dá no mesmo. A Hario lançou também um v60 novo para esta tecnica que exige uma moagem mais grossa estilo FP.
  5. @LUW desculpe -> https://www.youtube.com/watch?v=VkKjBQcXjZg
  6. @LUW acho que esse video é explica bem um pouco das caracteristicas entre HX, DB PID e SB PID/SB
  7. vc pode pegar uma double bouler com PID se vc quer vaporização ultra rapida. Mas a não ser q vc tenha uma cafeteria não consigo ver essa necessidade de troca ultra rapida entre espresso e vapor. Até onde sei a Classika com PID tem ótimos resultados para vapor. Em foruns gringos muita gente indica HX como perfeita para casa mas acho que a galera gringa em geral consome mais torra estilo italiano e geralmente com leite então eu assumo que eles não ligam muito para poder por exemplo extrair em temperatura mais baixa por mais tempo.
  8. esse investimento todo pra pegar uma maquina sem PID não acho que seja valido. por mais que as HX tenham ótima estabilidade de temperatura e troca ultra rapida entre espresso e vapor vc nao vai ter 100% de repetição com facilidade visto que depende de flush que não é uma ciencia exata comparando com PID.
  9. Café em casa ( planta )

    A minha sogra está cuidando da minha planta e diz ela que deu flor Até que foi rapido! Vou ver se consigo umas fotos para postar por aqui!
  10. "Não gosto mais" de espresso

    90%+ dos espressos em cafeterias são mal tirados ou sub-extraidos. É muito raro vc tomar um espresso ótimo, principalmente no Brasil onde não temos acesso a torras (e torradores) de altissima qualidade. O caminho é ter o proprio equipamento, muito treino (tecnica correta) e experimentar com os parametros até achar uma receita que te agrade. Assumindo sempre que você está usando um ótimo grão que foi torrado decentemente. (O que infelismente não é tao facil de achar assim). É um processo longo, caro e demorado comparado com o v60, french press etc.
  11. Cafeterías em Boston

    @Cassiane http://sprudge.com/boston-coffee-guide-109936.html
  12. Existe alguma máquina de espresso de alavanca sem mola?

    @Fernando de Macaé Espresso não é Nespresso. É um processo trabalhoso e lento por natureza. Uma maquina semi profissional precisa de 20-30 para aquecer antes de vc tirar o primeiro shot, por exemplo. Pense em qualidade na xícara e não em quao complicado ou lento é o processo para se chegar lá.
  13. Como reconhecer torra fresca?

    bom. ai vai muito da religião do indivíduo Acho que não tem artigos scientificos o suficiente para provar que é 100% realidade. Eu sei que para mim funciona
  14. Como reconhecer torra fresca?

    @Yan Vianna o ideal é separar por doses menores e congelar a vacuo ou fechar novamente a vacuo depois de tirar uma dose. Eu mantenho os meus no freezer depois de abertos em um pode selado. Mas as vezes tiro uma dose e levo para o trabalho também e tenho feito ótimos cafés (mesmo depois deles terem descongelado em temperatura ambiente).
  15. Como reconhecer torra fresca?

    E em teoria congelar também impede que o café envelheça, comparando a deixar em temperatura normal. https://strivefortone.com/2017/01/03/freeze-beans-not-peas/ E como o rodrigo falou altera bastante o resultado do café moido https://strivefortone.com/2017/10/05/stacks-upon-stacks/
×