Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Bruno Marinho

Senior Members
  • Content count

    1,891
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    29

Bruno Marinho last won the day on May 9

Bruno Marinho had the most liked content!

Community Reputation

1,552 Excelente

1 Follower

About Bruno Marinho

  • Rank
    Avançado

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Rio de Janeiro, RJ
  • Equipamento
    Aram, Aeropress, Vario, Chemex, Bravo Mini, Espro Mini, Air Fry

Recent Profile Visitors

2,540 profile views
  1. Cafeterías em Boston

    @Cassiane http://sprudge.com/boston-coffee-guide-109936.html
  2. Existe alguma máquina de espresso de alavanca sem mola?

    @Fernando de Macaé Espresso não é Nespresso. É um processo trabalhoso e lento por natureza. Uma maquina semi profissional precisa de 20-30 para aquecer antes de vc tirar o primeiro shot, por exemplo. Pense em qualidade na xícara e não em quao complicado ou lento é o processo para se chegar lá.
  3. Como reconhecer torra fresca?

    bom. ai vai muito da religião do indivíduo Acho que não tem artigos scientificos o suficiente para provar que é 100% realidade. Eu sei que para mim funciona
  4. Como reconhecer torra fresca?

    @Yan Vianna o ideal é separar por doses menores e congelar a vacuo ou fechar novamente a vacuo depois de tirar uma dose. Eu mantenho os meus no freezer depois de abertos em um pode selado. Mas as vezes tiro uma dose e levo para o trabalho também e tenho feito ótimos cafés (mesmo depois deles terem descongelado em temperatura ambiente).
  5. Como reconhecer torra fresca?

    E em teoria congelar também impede que o café envelheça, comparando a deixar em temperatura normal. https://strivefortone.com/2017/01/03/freeze-beans-not-peas/ E como o rodrigo falou altera bastante o resultado do café moido https://strivefortone.com/2017/10/05/stacks-upon-stacks/
  6. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Projeto interessante mas esse filtro comprido e o design são bem esquisitos. Continuo preferindo girar uma manivela do que ter que de fato exercer pressão usando 2 braços.
  7. Belas Extrações do Expresso

    To gostando de ver os tigradinhos da Aram Tai um melzinho (20g/20g) que fiz no sabado.
  8. Cafeteira Aram - O projeto

    @LUW acho que a sua base pode estar de fato com alguma folga a mais. A minha fica bem estavel depois de apertar bem o parafuso. Sobre dançar na bancada acho que a unica coisa que melhoraria seria ventosa como na base que o Gil fez para o mini. Ou um simples tapete de borracha.
  9. Cafeteira Aram - O projeto

    O meu IMS não está tao abaulado como o original mas está levemente abaulado. Acho que é normal, principalmente no meu caso q só bebo cafés a 100% ou 150%. O importante é entender que se você chocar vc deve parar e não continuar Eu aprendi isso na pratica, ou seja, talvez vale a pena mencionar em letras garrafais em um manual para que evite das pessoas abaularem seus filtros. Eu comprei o IMS the single tb mas confesso q até agora não consegui tirar um shot tão bom quanto com o duplo. Mas também não teste exaustivamente. Mas consegui melhores resultados com o single subindo o curso do pistao apenas até a metade.
  10. Cafeteira Aram - O projeto

    Eu postei esses videos da rossa e uma imagem com perfis diferentes de pressao logo que minha cafeteira chegou aqui nesse topico. Tb acredito que um acessorio com manometro ajudaria na repetibilidade. Essa imagem é legal para fazer testes. Mas claro que numa maquina manual os perfis seriam um pouco diferentes visto que não da para chegar em 9bar em 1 segundo como aconteceria com uma bomba.
  11. Cafeteira Aram - O projeto

    @Flaze se vc parar e girar um pouco no sentido ao contrario do que você gira para extrair café vai pausar o fluxo. Geralmente eu faço isso enquanto puxo a xícara assim eu tenho certeza que parei no momento certo (quantidade de gramas).
  12. Comparação de moinhos

    Acho que a coisa mais parecida que eu vi até agora nesse sentido foi esse topico do Home Barista https://www.home-barista.com/reviews/titan-grinder-project-scanning-electron-microscope-sem-analysis-of-ground-coffee-t4205.html
  13. Café do dia a dia - bom custo / benefício

    Acho que a questão principal do café no Brasil não é que tem falta de qualidade. Mas o fato é que quem tem mais dinheiro para comprar as melhoras safras não são os brasileiros então os melhores cafés vão ser sempre exportados. Outro fator que eu sinto muita diferença é na qualidade da torra. Isso tem a ver com tradição e custo de maquinario. Na Europa e Estados Unidos é muito acessivel para quem quer começar a torrar comprar um equipamento ótimo. No Brasil sabemos que a realidade é bem diferente. Acredito que resolvendo essa questão da torra os cafés torrados por brasileiros vão gerar uma qualidade final muito superior na xícara. Mas acho que ainda vai demorar pq ou depende de empresas terem mais acesso a credito ou de novos torradores nacionais decentes surgirem. Sobre preço é uma coisa que vai muito de poder aquisitivo, ideologia etc. O que eu tenho notado é que existe uma preocupação maior em se cobrar mais e repassar esse dinheiro para quem de fato produz e que sabemos que ganha miséria. Isso tem contribuido para uma nova onda com cafés muito caros mas que também são sustentaveis.
  14. Peak Water

  15. Cafeteira Aram - O projeto

    @Fogo ruivo https://www.chriscoffee.com/Precision-IMS-Single-Insert-Baskets-p/precisionsingleg.htm tem aqui tb https://www.theespressoshop.co.uk/en/IMS-The-Single-Spaziale-Filter-Basket-10g----SPH245137/m-2693.aspx (meu ultimo filtro eu comprei nesse site)
×