Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Bruno Marinho

Senior Members
  • Content count

    1,919
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    32

Everything posted by Bruno Marinho

  1. Pão e Café

    hj fiz um passo a passo pra ver se ajudava o Cal a identificar o que tava errado com a massa dele. O pão não ficou perfeito, provavelmente fermentou demais, dá pra fer a deflação rapida no final quando tiro da geladeira e quando corto antes de assar. Fazia um ano que não fazia pao e estou numa cozinha nova. Acho que faltou calor no forno tb. Mas em termos de tecnica para se conseguir um bom pão é uma questao de ajuste entre dobras e tempo de geladeira e acho que o vídeo pode ajudar a quem tem duvidas. 70% hidratação com 10% de sal e usando fermento seco. Geralmente uso 80% farinha branca e 20% integral
  2. ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados

    @Neto_SC é o modelo da Clive Coffee (que tem laterais brancas ou pretas). E os acabamentos de madeira são compativeis com qualquer maquina com e61. Tentei negociar o porta filtro de madeira tb mas não consegui :/
  3. ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados

    Finalmente decidi pegar uma Classika Hoje vai ser o primeiro teste real visto que ela chegou no meio da semana e não tive muito tempo para brincar com ela. Apenas fiz alguns shots para testar se estava funcionando. Comprei tb um filtro vst de 18g. Uma coisa que me impressionou muito após 1 ano sem uma maquina eletrica foi a facilidade de conseguir um shot excelente logo da primeira vez q usei. E isso usando o tamper da ECM que vem. Algumas fotos da belezura.
  4. Aeropress X Moka X V60

    em todos os métodos é possivel obter um café mais concentrado ou mais diluido, visto que isso é caracteristica mais da receita do que do método/ferramenta. Vale lembrar que café proveniente de métodos que utilizam filtro de metal podem influenciar no aumento de colesterol para quem tem problemas com isso.
  5. Cafeteira Aram - O projeto

    @Marcão eu tenho o filtro single da IMS e não consegui uma extração do mesmo nível do filtro duplo/triplo não. Em geral singles são muito mais dificeis de se extrair pcausa do desenho das paredes do filtro.
  6. Cafeteira Aram - O projeto

    29 gramas é um novo record mesmo haha.. eu consigo isso no filtro triplo mas no normal tem que estar muito compactado pra derrepente caber isso.
  7. [Kickstarter] FLASK

    Eu achei um pouco estranho tb mas é bem comum com empresas novas, em especial quando não conseguem investimento externo para continuar com as operações. Saber ou não o q aconteceu não vai fazer muita diferença. Provavelmente queimaram o dinheiro todo e viram q não iam conseguir mais fundos então foi mais facil encerrar e empresa. http://alphadominche.com/
  8. [COMPRO] MOEDOR MANUAL

    Comparado ao comandante, o bravo mini ganha na usabilidade em termos de regulagem mas perde feio pcausa do peso no caso de portabilidade e ergonomia. Ambos entregam resultados bem similares na xicara visto que ambos usam mós de qualidade e tamanho similares. Talvez o comandante tenha mais qualidade final nas mós pois são mós custom e se não me engano eles tem uma mó mais voltada para filtrados e uma para espresso.
  9. Debut x mini para coados

    O Debut como diz no site é voltado para Espresso. https://www.bravocoffee.com.br/bravo-debut
  10. Baratza Sette 270wi ou Baratza Vario-W

    já vi varias cafeterias usando como encore, sette, vario como moinho secundario. vale lembrar q a garantia nao cobre uso comercial mas como vc ta trazendo de fora isso não deve importar muito.
  11. Cafeteira Aram - O projeto

    @Saulo eu consigo ótimos espressos com o Baratza Sette 270 e o Bravo Mini. Mas acredito que o Breville dê conta do recado.
  12. PROFITEC PRO 500 PID - Vale a pena?

    A Lelit tem HX e dual boiler tb e geralmente é mais barato.
  13. Moedores 1zpresso

    @Gilberto é tudo feito na china mas parece ter bastante qualidade. No modelo top acredito que seja ainda melhor devido ao custo. Pelos poucos reviews que tem na Amazon as pessoas parecem satisfeitas tb. E tem que segurar a alavanca sim para poder regular. @Burny a regulagem é parecida com do Comandante sim mas para mim o fato de ter numeros aumenta muito a facilidade de troca de regulagem, principalmente por eu já estar acostumado com o Bravo Mini que também tem uma guia numerica. @decom eu estou morando nos EUA.
  14. Moedores 1zpresso

    Link da Empresa: https://www.1zpresso.co/ Link da Amazon: https://www.amazon.com/1ZPresso-Portable-Stainless-External-Adjustment/dp/B07DDBWGBZ Essa semana eu me deparei com essa linha de moedores japoneses e resolvi comprar a versão mini (a mais barata) para fazer um teste. Até agora eu me surpreendi bastante com o produto. O design é muito mais funcional do que qualquer outro moedor desses muito leves. Lembra bem o comandante mas achei até mais bonito e funcional (tem números para auxiliar na regulagem por exemplo). Além de ser um pouco menor. Pesa cerca de 390g o que para mim faz uma boa diferença comparado com o Bravo Mini. A unica coisa que parece mais barata devido ao material é fundo em que os grãos moidos caem. É preso através de um o-ring e não tem rosca. E tirando isso o limite maximo de grãos é 20g o que para mim é ideal pelo tamanho. Em termos de velocidade é 3x mais rapido que o Hario Mini e chega bem perto da velocidade do Bravo Mini. Hoje eu comecei a fazer uns testes para ver a diferença na xícara entre o Japones e o Bravo. A principio acho que o Bravo Mini entrega uma bebida mais complexa (acidez e aroma). Mas ainda acho cedo para tirar conclusoes. Os preços dos moedores vão de $89 a $188. Acredito que o modelo mais barato seja uma opção boa para quem estiver viajando e puder comprar. Já os modelos mais caros é dificil saber se tem uma grande vantagem em relação ao comandante ou bravo mini (que ficam na casa dos $200-400). Algumas fotos: Essa ultima foto é uma comparação de moagem em ponto aproximado entre 1Zpresso (esquerda) e Bravo Mini (direita).
  15. Moedores 1zpresso

    @postenga em teoria ele suporta moagens mais finas para espresso ou turko mas pessoalmente acho muito sofrimento espresso com moedor manual. Não vai ser mais facil do que no Bravo Mini que já é um sofrimento a partir do segundo espresso.
  16. Cafeterias no Exterior

    @Marcos Sampaio da uma olhada no Sprudge (https://sprudge.com/?s=mexico+city) tem bastante coisa interessante.
  17. Balança Brewberry

    Para os produtos que a Amazon envia para o Brasil o imposto é automaticamente cobrado. As vezes eles extornam uns centavos de volta por alguma diferença na estimativa do imposto. A vantagem é que geralmente chegar em 1 semana ou menos, geralmente pela DHL.
  18. Receitas com Bravo mini

    No topico oficial do Mini tem as recomendações do Gil http://forum.clubedocafe.net/topic/3441-bravo-mini/?page=33
  19. Hario V60 Drip Thermometer

    Se for repetido desculpem. Ainda não tinha visto. Basicamente um termometro digital pra acoplar no kettle. Me parece uma solução mais ou menos visto que não da para programar a temperatura que você quer. Acaba sendo um termometro caro. http://www.hario.jp/pickup17_VTM-1B_VTM-1B-U.html
  20. Belas Extrações do Expresso

    @Allexlimaa2 torra bem feita para espresso e boa tecnica geralmente dá esse tipo de tigrado e 1 dedo de crema
  21. Dicas para compra no exterior

    @Luis RJ até $700 tem as Lelit tb que são bem completas mas tem bem menos eletronica comparado com a Crossland. https://www.1st-line.com/buy/lelit-pl41tem-anna-espresso-machine-pid-w-gauge/
  22. [V60] Técnica 4:6 Tetsu Kasuya

    Eu tinha tentado por curiosidade a um tempo atraz mas não achei nada muito diferente não. Talvez te de mais consistencia por ser mais regrado mas eu tb tenho minhas regras quando faço v60 então acaba q dá no mesmo. A Hario lançou também um v60 novo para esta tecnica que exige uma moagem mais grossa estilo FP.
  23. @LUW desculpe -> https://www.youtube.com/watch?v=VkKjBQcXjZg
  24. @LUW acho que esse video é explica bem um pouco das caracteristicas entre HX, DB PID e SB PID/SB
  25. vc pode pegar uma double bouler com PID se vc quer vaporização ultra rapida. Mas a não ser q vc tenha uma cafeteria não consigo ver essa necessidade de troca ultra rapida entre espresso e vapor. Até onde sei a Classika com PID tem ótimos resultados para vapor. Em foruns gringos muita gente indica HX como perfeita para casa mas acho que a galera gringa em geral consome mais torra estilo italiano e geralmente com leite então eu assumo que eles não ligam muito para poder por exemplo extrair em temperatura mais baixa por mais tempo.
×