Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

LUW

Senior Members
  • Content count

    2,339
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    23

LUW last won the day on September 29 2018

LUW had the most liked content!

Community Reputation

927 Bom

About LUW

  • Rank
    Bicicleta e máquina de espresso resolvidos.
  • Birthday 07/02/1970

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Campo Largo, PR
  • Equipamento
    Boca, nariz, mãos (duas), pente e um vidrinho de óleo Singer. E três tampers.

Recent Profile Visitors

2,691 profile views
  1. Com a minha Barista só vejo isso acontecer esporadicamente, e mesmo assim, uns poucos pontinhos. Mas é bem comum ver um restinho de pó em cafeterias. O que causa isso? Erro de moagem/compactação? PF sujo? Ou característica da máquina?
  2. Tem gente que vai ficar com dor de estômago de tanto tomar café hoje... Bruno, vc vai quer que pelo menos só para espresso NÃO tem como errar, a não ser que vc use café ruim. Parabéns, lindaça a máquina!
  3. Cafeteira Aram - O projeto

    Boa! Para onde mando?
  4. Cafeteira Aram - O projeto

    Boa noite Maycon @Aram! E o kit de upgrade?
  5. Cafeteira Aram - O projeto

    Na minha eu usava uma granulometria parecida a essa que o @Allexlimaa2 mostrou. Não esquecer que compactação influi bastante também, a não ser que se esteja usando um tamper dinamométrico.
  6. A prima fascie é basicamente é o que eu faço, porém com uma (grande?) diferença: o cara usa um balde de leite . Eu uso pitchers pequenos, de ~300 e ~700 ml, com respectivamente 150 e 300 ml de leite. De modo geral o resultado é geralmente menos pior no pitcher pequeno, e em termos de sabor fica perfeito. Mas não consigo consistência na espuma boa o suficiente para fazer arte.
  7. Onde estou errando

    No café. Compre café BOM (obviamente em grãos e não pré-moido) e moa na hora de fazer o café.
  8. [Restauração] Minibar projeto Marcos

    Muito legal Felipe! A caixa com o LCD e Arduino fica fixo ali em cima? E não esquenta? E pelo painel dá para controlar pressão e temperatura?
  9. Ah, agora entendi a que vc se referia. Em nenhuma vez, com a pressão lá em cima, "faltou" vapor, o que achei é que parecia que estava respingando (o que chamei de vapor úmido). De qualquer forma, depois de mexer e mexer e aí mexer mais um pouco, basicamente voltei para a a regulagem de fábrica . Baixando a pressão melhorou bastante o volume de expurgo (diminuiu), porém ficou ruim para vaporizar. Não estava mais conseguindo micro espuma, só espumona, apesar da temperatura subir no pitcher na velocidade "normal". Admito que nunca consegui uma espuma padrão (algumas vezes quase consegui), então uma parte é a pecinha na frente da máquina que definitivamente é falha. Mas com a pressão mais baixa ficou muito pior. Nessa sexta me emputeci, subi nas tamancas e aumentei a pressão de novo, e voltei a ter os resultados semi-medíocres que estava tendo antes. Com isso, agora é preciso de 130 ml de expurgo. Não está ideal, obviamente, mas acho que vou ter de deixar assim. Ou trocar a pecinha da frente da máquina.
  10. Moedor KitchenAid Onyx

    Comprando na Lucca, o mais barato (Blend) vc vai pagar uns 100 pilas o kg. Eu sempre compro uns 2 pacotes de 250 g do Blend e aí um ou dois pacotes dos "pontuados", geralmente por 120 a 140 o kg. Ultimamente tenho pedido o café do Mario Zardo (ES), que com frete sai por menos de 100 o kg, e todos excelentes (no mínimo no mesmo padrão do Blend). Por exemplo, anteontem recebi 1,75 kg dos cafés dele, e como rachei o frete com o Gilson do Santidade, gastei R$ 135,00 (e tudo café padrão!).
  11. Moedor KitchenAid Onyx

    O Léo está com uma variedade (Sul de Minas?) que estava absurdamente cara, coisa de 100 sestércios 100 g há uns meses atrás. Talvez seja o mesmo, e ele acabou abaixando. Não tomei e não sei de ninguém que tenha tomado, então não posso falar sobre o café. Mas como o @Luke S falou, na Lucca não tem erro comprar. O blend deles (se não me engano está R$ 100,00/kg) é MUITO honesto, tanto para espresso como para coado. Eu sempre compro quando vou lá, pois invariavelmente é o de torra mais recente que eles têm. Mas dependendo do dia vc acha café até de 240/kg - caros, mas nunca tomei nenhum que achei que joguei dinheiro fora. A única coisa da Lucca que tem de ficar de olho é o dia da torra, pois na mesma prateleira se acha café torrado no dia anterior do lado de café torrado há 20 dias. A Super Nova, a uma quadra da Lucca, quando tem café torrado, também é bem em conta, coisa de 80/kg, e sempre café bom.
  12. Normalmente estou de olho no cronômetro e balança, então não olho para os relógios, mas vou prestar atenção. .
  13. Paulo, estava nos 1,3 bar. Com o meu ajuste de ontem, agora está em 1,4-1,45 bar, e a vaporização ficou boa de novo. Porém precisei de 120 ml de flush... Vou tentar mais uma última vez para ver se consigo rodar só um micrômetro o tal do parafuso e baixar para 1,35-1,4.
  14. Moedor KitchenAid Onyx

    Que fim levou aquela Gaggia? Achava ela lindaça.
  15. É, feio bagarái, mas útil bagarái esse tal de termômetro . Vai ser a minha primeira importação ano que vem.
×