Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

LUW

Senior Members
  • Content count

    2,290
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    23

LUW last won the day on September 29

LUW had the most liked content!

Community Reputation

901 Bom

About LUW

  • Rank
    Bicicleta e máquina de espresso resolvidos.
  • Birthday 07/02/1970

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Campo Largo, PR
  • Equipamento
    Boca, nariz, mãos (duas), pente e um vidrinho de óleo Singer. E três tampers.

Recent Profile Visitors

2,619 profile views
  1. ECM Barista & Eu

    Ontem a noite usei detergente de novo. Mas bem menos dessa vez, coisa de 3 g. Back flushes, flushes - procedimento normal, sem nada a relatar. Mas logo nos primeiiros flushes a alavanca começou a ranger . Limpei tudo e desliguei a máquina. Hoje de manhã, com ela fria, desmontei a alavanca para ver. Dito e feito: os cames estavam completamente secos, sem graxa nenhuma. Obviamente que uma certa lubrificação acabaria ocorrendo com os óleos do próprio café, mas não acho que seja o suficiente. Lubrifiquei com Molykote e o rangido sumiu na hora. Portanto, não sei se dá para usar detergente com abandono, ou pelo menos sem lubrificar partes móveis depois.
  2. Bravo - produtos para café

    É nóis! Se precisar... E manivela fúcsia, rola?
  3. Pour Over Inox

    Vai mudar bastante o sabor do café pela menor retenção de óleos. Porém muita gente reclama que é chato de limpar depois.
  4. Cafeteira Aram - O projeto

    Outubro? A última vez que falei com o Maycon, onde combinamos que ele me enviaria anéis e até o novo kit de pistão, foi dia 16 de julho. De 2018 (calendário gregoriano). O começo da fila é lááááá atrás, rapaziada.
  5. Acho que não tem como, pois o "chuveiro" das duas é completamente diferente uma da outra.
  6. Balança Brewberry

    Se está tendo mau contato, pode ser o tamanho da pilha, que varia de fabricante para fabricante. Experimente calçar com um pedaço de papel alumínio dobrado entre o contato e o polo da pilha.
  7. Balança Brewberry

    Estou usando desde ontem, mas só para espresso. Muito boa - sólida e absurdamente rápida, a balança mais rápida que já usei. Mas tem uma falha gravíssima: mostrador negativo. A não ser que esteja de noite, é quase impossível ler o mostrador. E como a minha bancada é na janela, fica basicamente inviável usar durante o dia.
  8. Balança Brewberry

    A minha chegou hoje. Por R$ 183,09 entregue (em 10 dias!) achei fodástica.
  9. AJUSTAR NO PALADAR

    Pelo menos na minha experiência, temperatura um pouco mais baixa aumenta o azedume do café, no coado e no espresso. Não sei se isso é por alterar o que eu tiro do grão ou só pela temperatura mais baixa alterar a "absorção" das minhas papilas gustativas, mas o fato é que o café fica levemente mais azedo. Dependendo do grão eu prefiro assim, pois no final das contas o café fica mais gostoso. Já a moagem para mim altera apenas a intensidade do gosto - moer mais ou menos fino não deixa o café com um sabor diferente, apenas com o mesmo sabor mas de forma mais ou menos intensa. Já o tempo de perfusão no coado altera o sabor, aumentando o diminuindo alguma característica do sabor. Portanto, em termos de coado, na minha experiência o que muda o sabor é tempo de perfusão e temperatura de extração.
  10. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Mais de 30 dias de torra fica bem difícil acertar o café, pois no espresso um dos parâmetros é a crema. Com torra velha vc quase não terá crema, e pouca crema lhe estraga o shot. Além disso a crema também significa mais cremosidade no shot, portanto mais crema também significa menos lambança. E com isso voltamos ao tópico da lambança. Não é barato, mas o tamper dinamométrico do @Gilberto simplesmente tira a compactação da jogada, pois não tem como errar mais. Esse tamper é imprescindível? Não, dá para fazer (muito bem) com tamper normal, mas ele facilita sua vida e elimina a curva de aprendizagem. Aliás, sendo bem sincero, se vc quer realmente aprender, recomendo que comece com um tamper normal. É a diferença entre aprender a dirigir com carro manual ao invés de começar no automático.
  11. Putz, achei que pudesse cair. Vou pedir ridged mesmo, pois os meus são ridged e como já peguei a mãnha graças à Nespresso (aquele mexedor de metal que vem junto nas xícaras deles é supimpa para isso ), não é difícil tirar. Também tiro após cada uso para limpar o PF por dentro e o fundo do filtro.
  12. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    PF naked/bottomless é apenas para fortes. Pois se vc fizer muita cagada na compactação a lambança é homérica.
  13. ECM Barista & Eu

    Sim, obviamente que liga na extração, mas o barulho é bem baixinho, como falei, quase menos do que eu manivelando o BM. Depois vou fazer um vídeo para mostrar o barulho. Obrigado, vou mandar uma mensagem para o Ricardo. PS: Como peço por esse filtro, apenas por "filtrinho entre a bomba e o tanque"?
  14. Imagino que sim. Eu acabo tendo de trocar bastante por não ter de tamanhos repetidos na hora de fazer para duas pessoas. O meu único medo é na hora de virar para bater, não tem chance de cair?
  15. Preciso comprar mais uns dois ou três filtros. Os três (12, 14 e 24 g) que vieram na minha máquina (58 mm) são ridged, com aquele lábio interno. Tanto faz usar um ou outro? Qual devo comprar, existe alguma vantagem de um sobre o outro?
×