Ir para conteúdo

LUW

Senior Members
  • Total de itens

    2.505
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    38

LUW last won the day on 9 Março 2023

LUW had the most liked content!

Sobre LUW

  • Data de Nascimento 02-07-1970

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Campo Largo, PR
  • Equipamento
    Boca, nariz, mãos (duas), pente e um vidrinho de óleo Singer. E três tampers.

Últimos Visitantes

4.959 visualizações

LUW's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Posting Machine Rare
  • Very Popular Rare
  • Conversation Starter

Recent Badges

1,1k

Reputação

  1. LUW

    Cafeterias em declínio?

    @Carneiro, acho que são duas situações distintas. Uma é a cafeteria onde também se acha outros itens no cardápio, mas ainda é uma cafeteria. E a outra situação é o que vejo agora - uma confeitaria/lanchonete/bistrô/etc onde também se serve café. Nada contra, mas o problema é que no segundo caso via de regra o café deixa de ser prioridade e consequentemente sofre perda de qualidade. Aqui em CWB e região, com exceção da Lucca, todas as cafeterias sofreram mudança de foco o que causou alteração na qualidade do café que servem.
  2. LUW

    Baratza Sette

    Em termos de custo × benefício para moedor elétrico para uso doméstico (especialmente para coados), acho difícil existir algo melhor que o Encore.
  3. Isso mesmo. Comprei as borrachas para minhas Mokas (BiIaletti) "caso precisasse" e já faz uns 5 anos e ainda não precisei trocar. Portanto, compre só se necessário.
  4. LUW

    Breville compra Baratza

    A ideia de a Tramontina trazer a linha Baratza para cá realmente é uma boa. PORÉM o que exatamente vão trazer? Se é que vão trazer alguma coisa. Lembrem-se que a Tramontina não é exatamente uma empresa pequena, portanto eles precisam vender no atacado. Com isso, acho muito pouco provável que tragam a linha mais profissional da Baratza. Em outras palavras, só consigo ver eles trazendo Encore para cá. Para nós não nos adianta muito (já temos acesso fácil ao Encore), e para o público geral que o máximo de café bom que estão acostumados a tomar é Melitta Especialidades (ou o que quer que chamem aquilo), um Encore não é exatamente necessário. Lembrem-se que mesmo sendo a Tramontina quem traga um Encore, o custo final não será muito menor do preço que pagamos hoje. Com isso, não vejo muita possibilidade de popularização de café especial por causa disso.
  5. Subscrevo como o @Carneiro. Aparências enganam (porém, não está com um aspecto bonito).
  6. A minha sequencia foi cafeteira elétrica ->Dolce Gusto -> Nespresso -> café bom. Tenho as três ainda, porém só tomo (bem) eventualmente Nespresso, enquanto minha esposa usa bastante a Nespresso e minhas crianças a Dolce Gusto. Na época que estava só na Nespresso cheguei a experimentar a Três Corações, e tanto eu como a minha esposa achamos os cafés da Nespresso melhores. Mas isso há quase 10 anos.
  7. LUW

    Cafeterias em declínio?

    Bom, se tem barista campeão nacional trabalhando e patrocinado por mega-empresa do ramo, o que esperar? Repito, vejo um futuro sombrio.
  8. Sento-me na obrigação de fazer um (ou dois) porém. Mesmo achando Nespresso ruim, na minha opinião eles tem dois grandes valores. Primeiro a Nespresso funciona como uma excelente porta de entrada para café realmente bom - foi como eu comecei há quase 10 anos atrás. E segundo, tem consistência e velocidade - em 40 segundos você tem a bebida pronta e sabe o que vai tomar. É ruim, mas é ruim exatamente do mesmo jeito toda santa vez. Tanto que ainda tenho uma U em casa, e quando estou com pressa (tipo antes de sair para um pedal e já todo fantasiado), as vezes tomo um Volluto ou Cosi. Demanda um bochecho com água em seguida para tirar o gosto de carvão da boca, mas cumpre sua função cafeinística. E em 40 segundos. Só não dá para cair nesse bullshit deles de "aged", "notas disso" ou "notas daquilo", o que varia nos cafés deles é apenas a intensidade do amargor, nada mais. Mas muita gente acredita, já que afinal de contas o Clooney toma e gosta. Como disse, a grande sacada deles é o marketing.
  9. LUW

    Cafeterias em declínio?

    Eu particularmente não consigo ver o futuro com esperança. Na minha humilde opinião a 4ª Onda do café é tomar café bom em casa, pois vai ser MUITO difícil tomar café bom na rua. PS: E haverá um aumento na oferta de café fermentado, já que com fermentação dá para melhorar e normatizar café ruim e barato.
  10. A Nespresso é um gênio de marketing - vende produto ruim a preço de produto premium. Conilom velho, quer dizer, "aged" com um pouco de arábica vel.., erhm, "aged", continua com gosto horrível se for homogeneizado por torra queimada.
  11. LUW

    Cafeterias em declínio?

    Continuo achando que o problema não é pandemia, acesso ao produto ou criar apreciação, o buraco é bem mais embaixo. É basicamente uma questão de custo × valor - o brasileiro não quer pagar a mais por algo melhor se pode pagar menos por algo pior. É a Lei de Gerson, pura e simples. A expansão do mercado que presenciamos na década de 10 fui exclusivamente pela novidade da ideia, estava na moda tomar café bom e caro em lugar descolado. Mas agora voltamos à carne fria, e aqui a Lei de Gerson impera. Quanto à 4Beans, até onde sei continua apenas com microtorrefação. Infelizmente, porém, seus preços continuam meio inflacionados.
  12. LUW

    Cafeterias em declínio?

    A impressão que tenho é que salvo raras exceções, cafeterias especializadas em café especial vão acabar no Brasil nos próximos um ou dois anos. A coisa já estava ruim e agora a pandemia foi o prego final no caixão. E pior, acho que não para aí não - até os bistrôs vão trocar café especial pelo dito "café gourmet", uma vez que seu foco deixou de ser café e sim comidas e comidinhas. Não tem porque pagar R$ 80 a 100 no kg de café especial se os cafés de combate (R$ 50/kg), tirados em máquinas ruins e por mão de obra desqualificada, vendem do mesmo jeito. Não vou deixar de tomar café bom, pois faço em casa, mas isso de ir a uma cafeteria para tomar café bom e diferente vai ser coisa do passado.
  13. So o "kit Bravo" for um tamper dinamométrico Bravo, a minha com o tamper estão a venda.
  14. Filtro Nanotech? Comprei da cafekultur.
×
×
  • Criar Novo...