Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

LUW

Senior Members
  • Content count

    2,179
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    17

LUW last won the day on September 22

LUW had the most liked content!

Community Reputation

806 Bom

About LUW

  • Rank
    Bicicleta e máquina de espresso resolvidos.
  • Birthday 07/02/1970

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Campo Largo, PR
  • Equipamento
    Boca, nariz, mãos (duas), pente e um vidrinho de óleo Singer. E três tampers.

Recent Profile Visitors

2,527 profile views
  1. Espresso: tempo × peso

    Depois que cheguei em casa fiz mais uns testes. No meu filtro duplo (18 g), mas usando o PF naked (não canso de ver aquela lava escorrendo ) usando um cronômetro decente, consegui os ditos 36 g em 28 segundos de tempo total. Com isso consegui criar um parâmetro e agora vou tentar os extremos - os filtros pequeno e grande. A variação nesses dois é grande, basicamente uma diferença de 100% na massa de café, então vai precisar testes. Outra coisa que estava atrapalhando, e só consegui sentir isso agora, era o cronômetro . Estava usando o relógio no punho, que deixava a operação não muito confortável e consequentemente imprecisa.
  2. Espresso: tempo × peso

    Ah, e outra coisa; os 25-35 segundos começam ao ligar a bomba ou a começar a pingar?
  3. Espresso: tempo × peso

    Pelo que vejo nas respostas, não há uma regra, vai do gosto do freguês. Concordo que a única coisa que importa é o sabor na xícara mas é que sendo assim nem tempo nem peso é determinante. Ou seja, é preciso ajustar tudo a cada café novo e não existe certo ou errado.
  4. Espresso: tempo × peso

    Esse vídeo não aborda o que perguntei, sobre massas diferentes de água/café. Mais massa e mais água para passar demanda moagem mais grossa se eu quiser passar o mesmo volume de água para um determinado tempo fixo. Mas se aumentar a granulometria vou alterar o sabor na xícara pois estarei diminuindo a superfície de contato da água com o café.
  5. Espresso: tempo × peso

    Pois é, a Aram me cansou . E não estou me referindo à manivela... Independente disso, como agora tenho mais opções de peso/volume na xícara, estou meio perdido. Acabei de tirar 13 g café / 26,5 g na xícara com o filtro simples, e cronometrando, foi uns 20 segundos (contando ao começar a pingar no PF naked). Fez crema boa e tudo. Mas se tivesse usado um filtro maior, com mais massa de café, teria extrapolado os 30 segundos. E aí, corto nos 30 segundos ou espero o BR/peso ? O meu instinto é de cortar no BR e esquecer do tempo.
  6. Procurei mas não achei uma resposta específica tipo SIM ou NÃO para isso: Ao se tirar um shot de espresso, posso me basear apenas no peso (BR) ou devo levar em consideração também o tempo? Pergunto pelo seguinte. Como na minha máquina vieram três tamanhos de filtros, a massa de café que posso usar varia de 13 a quase 24 g. Almejando um espresso normale (BR 1:2), obviamente o tempo de extração vai variar. Portanto, eu não tenho como usar a regra "cortar entre 20 a 30 segundos", mas usando uma balança eu garanto o BR. Posso então esquecer do cronômtero e cortar quando atingir o peso para o BR desejado? PS: Lembrando apenas que eu uso a granulometria para ter a crema "certa", compactação uniforme, etc, por isso acredito que não devo mexer nessa variável.
  7. Obrigado! Conhecem a expressão "mais feliz que porco na lama"? Pois é, é nóis Estou na fase do aprendendo-a-mexer ainda, mas posso adiantar que é MUITO simples de usar. E não só usar como tirar shot bom - acho que no 5º que tirei já saiu 85% bom. Claro que um tanto de conhecimento teórico ajuda sobremaneira, mas a Barista é uma máquina que "não tem como errar". Recebi na quinta no fim da tarde, e hoje de manhã tomei um espresso excelente, tão bom quanto os que tomo nas melhores cafeterias de CWB. E só fui tomar um espresso padrão hoje porque ontem fiquei com dor de estômago já pela manhã de tanto "experimentar", então tive que parar de tomar café até hoje . Pretendo essa semana fazer um review sobre a máquina, já estou até tirando algumas fotos. Burramente esqueci de comprar um pitcher, então até conseguir um não tentei ainda vaporizar leite. E não, não vou usar uma caneca qualquer pois me recuso a fazer café sem total garbo e elegância . É que como tenho o Aeroccino3 da Nespresso, não foi preciso me privar de tomar cappuccino (padrão), então não é urgência.
  8. ... mais os 15 sestércios que os Curreios cobram para demorar 60 dias para entregar sua encomenda
  9. De ontem a tarde até hoje de manhã já foram mais de 100 g de café. Com essa folia de "testar a máquina" se eu não fizer uma gastrite até o fds ficarei feliz, já que jogar espresso fora é pecado
  10. (VENDO) ECM MECHANIKA V SLIM - Pronta entrega

    Pode chegar, mas tem de esperar a JadLog...
  11. (VENDO) ECM MECHANIKA V SLIM - Pronta entrega

    O tempo demora a passar aqui... Estou olhando para o relógio mas os pointeiros não giram!
  12. Marca de café em pó

    Marca de café já moído? Nenhuma.
  13. (VENDO) ECM MECHANIKA V SLIM - Pronta entrega

    Putchia vida, se tivesse ela antes...
  14. Flair Espresso Maker

    Carneiro, é bem isso que li nos reviews. Se acertar a moagem a Flair entrega um espresso muito bom. Sabendo dos problemas da Aram hoje eu não pensaria duas vezes em optar por ela. Putz, estou bem tentado agora...
×