Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

LUW

Senior Members
  • Content count

    2,338
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    23

Everything posted by LUW

  1. Tem gente que vai ficar com dor de estômago de tanto tomar café hoje... Bruno, vc vai quer que pelo menos só para espresso NÃO tem como errar, a não ser que vc use café ruim. Parabéns, lindaça a máquina!
  2. Cafeteira Aram - O projeto

    Boa! Para onde mando?
  3. Cafeteira Aram - O projeto

    Boa noite Maycon @Aram! E o kit de upgrade?
  4. Cafeteira Aram - O projeto

    Na minha eu usava uma granulometria parecida a essa que o @Allexlimaa2 mostrou. Não esquecer que compactação influi bastante também, a não ser que se esteja usando um tamper dinamométrico.
  5. A prima fascie é basicamente é o que eu faço, porém com uma (grande?) diferença: o cara usa um balde de leite . Eu uso pitchers pequenos, de ~300 e ~700 ml, com respectivamente 150 e 300 ml de leite. De modo geral o resultado é geralmente menos pior no pitcher pequeno, e em termos de sabor fica perfeito. Mas não consigo consistência na espuma boa o suficiente para fazer arte.
  6. Onde estou errando

    No café. Compre café BOM (obviamente em grãos e não pré-moido) e moa na hora de fazer o café.
  7. [Restauração] Minibar projeto Marcos

    Muito legal Felipe! A caixa com o LCD e Arduino fica fixo ali em cima? E não esquenta? E pelo painel dá para controlar pressão e temperatura?
  8. Ah, agora entendi a que vc se referia. Em nenhuma vez, com a pressão lá em cima, "faltou" vapor, o que achei é que parecia que estava respingando (o que chamei de vapor úmido). De qualquer forma, depois de mexer e mexer e aí mexer mais um pouco, basicamente voltei para a a regulagem de fábrica . Baixando a pressão melhorou bastante o volume de expurgo (diminuiu), porém ficou ruim para vaporizar. Não estava mais conseguindo micro espuma, só espumona, apesar da temperatura subir no pitcher na velocidade "normal". Admito que nunca consegui uma espuma padrão (algumas vezes quase consegui), então uma parte é a pecinha na frente da máquina que definitivamente é falha. Mas com a pressão mais baixa ficou muito pior. Nessa sexta me emputeci, subi nas tamancas e aumentei a pressão de novo, e voltei a ter os resultados semi-medíocres que estava tendo antes. Com isso, agora é preciso de 130 ml de expurgo. Não está ideal, obviamente, mas acho que vou ter de deixar assim. Ou trocar a pecinha da frente da máquina.
  9. Moedor KitchenAid Onyx

    Comprando na Lucca, o mais barato (Blend) vc vai pagar uns 100 pilas o kg. Eu sempre compro uns 2 pacotes de 250 g do Blend e aí um ou dois pacotes dos "pontuados", geralmente por 120 a 140 o kg. Ultimamente tenho pedido o café do Mario Zardo (ES), que com frete sai por menos de 100 o kg, e todos excelentes (no mínimo no mesmo padrão do Blend). Por exemplo, anteontem recebi 1,75 kg dos cafés dele, e como rachei o frete com o Gilson do Santidade, gastei R$ 135,00 (e tudo café padrão!).
  10. Moedor KitchenAid Onyx

    O Léo está com uma variedade (Sul de Minas?) que estava absurdamente cara, coisa de 100 sestércios 100 g há uns meses atrás. Talvez seja o mesmo, e ele acabou abaixando. Não tomei e não sei de ninguém que tenha tomado, então não posso falar sobre o café. Mas como o @Luke S falou, na Lucca não tem erro comprar. O blend deles (se não me engano está R$ 100,00/kg) é MUITO honesto, tanto para espresso como para coado. Eu sempre compro quando vou lá, pois invariavelmente é o de torra mais recente que eles têm. Mas dependendo do dia vc acha café até de 240/kg - caros, mas nunca tomei nenhum que achei que joguei dinheiro fora. A única coisa da Lucca que tem de ficar de olho é o dia da torra, pois na mesma prateleira se acha café torrado no dia anterior do lado de café torrado há 20 dias. A Super Nova, a uma quadra da Lucca, quando tem café torrado, também é bem em conta, coisa de 80/kg, e sempre café bom.
  11. Normalmente estou de olho no cronômetro e balança, então não olho para os relógios, mas vou prestar atenção. .
  12. Paulo, estava nos 1,3 bar. Com o meu ajuste de ontem, agora está em 1,4-1,45 bar, e a vaporização ficou boa de novo. Porém precisei de 120 ml de flush... Vou tentar mais uma última vez para ver se consigo rodar só um micrômetro o tal do parafuso e baixar para 1,35-1,4.
  13. Moedor KitchenAid Onyx

    Que fim levou aquela Gaggia? Achava ela lindaça.
  14. É, feio bagarái, mas útil bagarái esse tal de termômetro . Vai ser a minha primeira importação ano que vem.
  15. Moedor KitchenAid Onyx

    Rafael, o espresso do Leo (do Barista Bar), na época que ele tirava era nota 10. Agora como ele fica pouco por lá, vai depender da mão do peão na frente da máquina. Duvido que vá tomar café ruim, mas talvez não tome o top que o lugar pode oferecer. O legal é que talvez vá ver em ação uma La Marzocco Leva, se é que ele já instalou. Em termos de espresso, eu colocaria Barista Bar ((Léo), Rause e então Lucca. Faz tempo que não vou na Rause, então sei como está. Na Lucca sempre é bom, fora que lá vc compra café em grão, sempre de café bom à excelente. Ah, e tem também a Super Nova, no outro lado do Shopping Novo Batel em relação à Lucca (uma quadra da Lucca). Lá o espresso é sempre bom e o papo excelente, especialmente se estiver o Luís (o dono). Quanto à moedor, eu comprei o Encore porque na época era o único que tinha nesse nível. Hoje em dia, entre o Breville e o Encore, não sei qual eu pegaria, acho que vai depender do preço. Qualquer um dos dois lhe oferece tudo que precisa para coado, e para espresso (pelo menos no caso do Encore), quebra um galhão. Nunca usei o Breville para espresso, por isso nesse método não sei dizer. E de novo, como aprender: fazendo e bebendo
  16. Só usei a Olympus porque estava aqui do lado e fiquei com preguiça de ir até o armário para pegar a D90 da Nikon . Sabe que d-e-t-e-s-t-o usar celular? Apesar da minha esposa ter certeza que tenho 12 anos de idade mental, na minha cabeça o nome da bagaça é telefone celular. Não sou avesso à tecnologia e evolução tecnlógica, longe disso, mas sua função principal é fazer e receber ligações telefônicas. Apesar do meu S4* ter capacidade de fazer fotos, se quero tirar foto bem feita eu uso uma máquina fotográfica (da mesma forma que uso um telefone, e não uma máquina fotográfica, para fazer uma ligação). Tenho como lema usar sempre a ferramenta certa para fazer o serviço bem feito. Então se quero foto decente, uso uma máquina. Mas voltando ao assunto. Hoje de manhã fiz dois cappuccinos lattes seguidos (usando duas pitchers com uns 150 ml de leite). Esquentou rápido entre um e outro, e precisou de um expurgo rápido para os shots. Porém o vapor estava muito úmido, a ponto de esquentar bem mas aerando ineficientemente - o resultado final foi dois lattes com espuma de leite, e não cappuccinos. Portanto, aumentei de novo a pressão . Não testei ainda, só de tarde agora para ver como ficou. Estou começando a desconfiar que vou ter de me acostumar com os expurgos longos... Nada contra o expurgo em si, o único saco é desperdiçar água do reservatório para esfriar o grupo. É água do poço, só gasto luz elétrica para acionar a bomba, mas é um saco ficar enchendo o tonel de água e depois subir com ele mais do que uma vez por semana... *Não que eu necessariamente precisasse, mas ontem tive de comprar um S8+, então talvez esse novo seja capaz de fazer foto decente. Dúvido, mas veremos.
  17. Depois de fazer um balde de coado para esposa & amigas, tirei um shot para mim. Para o espresso está perfeito, pois de propósito deixei esquentar por bem mais tempo e o expurgo para parar de borbulhar preicsou de apenas 70 ml. Mas ainda não está certo pois não experimentei vaporizar...
  18. Moedor KitchenAid Onyx

    Fora aqui em casa ? Lucca certamente para espresso e talvez para coado (não sou parâmetro, pois gosto de coado feito "do meu jeito", e em cafeteria sempre acho que tem alguma coisa que poderia ser melhor). Para espresso ainda tem a Rause e o Barista Bar (e Santidade aqui em Pô Largo das Cavernas), mas não sei como estão em coados. O coado no Santidade todo mundo adora, mas sendo chato sempre acho que poderia ser melhor. Quanto a comprar café, vai na Lucca que não tem erro. Se for nos dias de torra (quase sempre na quinta e as vezes na segunda e terça) se tiver tudo tranquilo vc consegue até papear com a Geórgia enquanto torra. Tem também uma loja nova no Mercado Municipal (não é o Café do Mercado - lá indico apenas para inimigos) que também tem café em grão, de vários lugares - tem até do Mário Zardo, que adoro.
  19. Tenho a impressão que nessa última regulagem deixei de novo como coloquei da segunda vez. Na primeira, como o Gilberto falou, no final da vaporização (com o leite já nos 60-65º), ficou fraco, por isso que aumentei. Estou no momento empenhado com carne e salada, então não tenho como testar de novo, mas amanhã vou ver como fica.
  20. Dei um gás para chegar mais cedo em casa e consegui mexer. Eis o tal do pressostato Mater (não Sirai ): Girei o parafuso um tostão, e a pressão ficou assim: Diminuíu o tempo de expurgo, mas achei que a pressão ficou meio fraca para vaporizar, então aumentei um tostãozinho: Melhorou a pressão de vapor, mas aí precisa 120 ml de expurgo para esfriar o grupo . Baixei de novo um tostãzinho, e parece que ficou bom para vaporizar, só precisando de 90 ml de expurgo. Minha esposa vai receber umas amigas para o seu aniversário, então tive que parar de mexer. Por isso não testei vaporização com leite mesmo essa última regulagem. O acesso é fácil, e é fácil de mexer no pressostato, mas é ruim de acertar, pois o parafuso não tem graduações, então tem de ser na tentativa e erro mesmo.
  21. Não me aguentei e agora na hora do almoço, depois do espresso, abri a parte de cima: Não entendo muito de máquina de café, mas não estou vendo nada parecido com a foto acima
  22. Legal, obrigado @Carneiro! Quando tiver um tempo livre (acho que só semana que vem ) vou mexer. Com ela quente e estabilizada é só ir virando o parafuso até o relógio do pressostato chegar no ponto? Ou é preciso virar um pouquinho e esperar um tempo para a mudança aparecer no relógio?
  23. Escrevi errado, pensei em vibratória mas escrevi rotatória, perdão . E é vredade, essa da 1st Line é diferente mesmo. Agora que percebi que até os pezinhos são diferentes da minha. Mas voltando à vaca fria (ou quente demais), a minha bomba é Ulka vibratória e o pressostato é Matter. Entonces, vamos às questões: Adianta eu baixar a pressão da caldeira? Se sim, baixar para quanto? ~1,3 bar? Se sim, onde fica o pressostato? Lá em cima, como na foto dessa da 1st Line? Gostaria de baixar um pouco a temperatura porque basicamente tenho de fazer expurgo em TODAS as extrações. Depois que ela esquentou e estabilizou, o tempo que levo para moer, compactar e colocar o PF já é suficiente para a água sair fervendo. E para diminuir a temperatura gasta quase uns 200 ml de água.
  24. @RogerioD, nunca abri a minha para verificar, mas a Barista é para ter bomba rotatória.
×