Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

LUW

Senior Members
  • Content count

    1,975
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Everything posted by LUW

  1. Não consigo acertar a mão no V60

    A perda será 100% dependente do moedor, portanto não tem como dizer a não ser para um moedor+regulagem específicos..
  2. Não consigo acertar a mão no V60

    Como se faz café sem balança??? Que feitiçaria é essa?!?
  3. Moedor Krups GVX208

    O Baratza Encore (após ajustado) funciona para espresso, mas não é bom para isso. Em termos de preço, se quer algo bom para espresso tem de pensar em Baratza Sette para cima.
  4. Indicação de moedor manual

    O Hario Mini funciona MUITO bem na minha opinião.
  5. Cafeteira Aram - O projeto

    Ontem a tarde recebi um e-mail deles, dizendo que NÃO fornecem peças avulsas, mas o meu caso seria analisado . No momento ela está funcionando normal, mas agora vejo que com a válvula fechada, enquanto estou aquecendo-a com água quente dentro do cilindro, está pingando água pelo chuveiro. Coisa pouca, mas isso não acontecia antes. Se faço mais do que os dois escalados de rotina (por exemplo quando tiro um segundo shot), o vazamento aumenta. Acredito que seja por expansão de materiais, portanto o problema tem de estar em um dos três O-rings (2 grandes externos ao êmbolo e uma pequeno na base da válvula). Pelos problemas que tive com a válvula travando, deduzo que seja problema em um ou dois dos grandes.
  6. Escova de dentes não rola. Tentei usar na tela do filtro do Sowden e as cerdas enroscam nos furos.
  7. Bravo Mini

    Quer dizer que a minha vem logo?!? Benzadeus, não aguento mais ir na farmácia comprar Aldol - o farmacêutico já está me olhando de soslaio quando chego no balcão .
  8. Cafeteira Aram - O projeto

    Acabei de mandar (tinha me esquecido do instagram).
  9. Cafeteira Aram - O projeto

    Nada de resposta ainda . Mandei de novo hoje, agora por e-mail e pela página do FB.
  10. Cafeteira Aram - O projeto

    Ontem de noite a válvula emperrou de novo, mas dessa vez fechada . Desmontei, lubrifiquei e voltou a funcionar. Ou melhor, hoje de manhã tirei um shot, e na hora de lavar, emperrou de novo, fechada novamente. Desmontei DE NOVO (até já deixei um par de Allens na gaveta do material de café ) e está funcionando novamente. E até agora ainda não me responderam sobre os O-rings. Sinceramente, estou começando a perder a paciência.
  11. [V60] Posicionamento do Filtro

    Isso! Antes de começar toda a cafeinagem, ponha o filtro no PF e despeje água fria dentro. Deixe escorrendo enquanto vc vai preparando água e café, e depois é só escaldar normalmente.
  12. Bravo Mini

    Valeu João! Ainda não tinha visto o BM em ação! E vc levou só isso para 20 g? Moído para espresso?!? Rapaiz... @Gilberto!!!!!!!!!!!!!! Ô hómi, quando fica pronto esse trem? A angústia é muita aqui.
  13. Bravo Mini

    @Gilberto, uma dúvida. Uma das coisas que reclamo da Aram é que ela oscila na base ao se fazer força na manivela. Acho que isso acontece porque ela é conectada à base por apenas uma haste. A base do Bravo Debut suporta o moedor por duas hastes, e os vídeos que vi dele em funcionamento me deram a impressão de ele ficar bem sólido. Como a base do Bravo Mini se conecta ao moedor por apenas uma haste, ele não oscila na hora de manivelar? Nunca vi vídeo do BM em ação sendo usado com a base.
  14. Cafeteira Aram - O projeto

    Acabei de enviar para a Aram: Quando responderem alguma coisa eu posto aqui.
  15. qual moedor começar

    Não posso comentar sobre os xingiling, mas o Mini da Hario é MUITO bom - resolve de coado à espresso (aliás, melhor para esse último até). Se vc não pode gastar mais do que uns 200 sestércios em um moedor e não se importa de perder calorias para fazer café, não tem coisa melhor na minha opinião.
  16. [V60] Posicionamento do Filtro

    Falei. Sou ardoroso fã do KISS principle .
  17. Concordo que ser 220v pode ser um empecilho para alguns, mas isso para mim não seria problema. Meu Encore é 220v, e para usa-lo tenho um pequeno transformador, e no dia que tiver uma cafeteira elétrica, se for 220v, aqui em casa seria fácil de transformar uma tomada em 220v (ou melhor, tenho quase certeza que seria). O meu problema é que sou cagão mesmo, prefiro pagar um pouco mais para ter a garantia. Sei que é MUITO pouco provável que uma máquina dessas dê problema (e o problema que desse provavelmente eu mesmo conseguiria resolver), mas quando se é meio cagão... O meu maior empecilho é não ter os 11400 ou 13300 mesmo, pois a disgraziata da poupança não cresce sem depósitos
  18. Cafeteira Aram - O projeto

    Acho que os O-rings não precisam necessariamente ser food grade, pois a função deles é vedar o êmbolo, com contato mínimo com a água. Imagino que apenas precisam ser termo-resistentes. Apenas a título de curiosidade, a borracha de êmbolo de seringa hipodérmica é borracha comum. Estive pensando no meu parafuso do pistão que está arranhando. Muito possivelmente aconteceu o que postulei acima, mas talvez possa ser sanado com a simples aplicação de graxa (quando desmontei lavei tudo com detergente, e tirei a graxa do parafuso). Já até pedi um tubo daquela graxa do link acima, vamos ver se resolve.
  19. Cazzo, está 13300 agora ? Não me fale isso Mas mesmo assim, se com a importação a economia é de apenas 1900 sestércios, prefiro pagar os 13300 por causa da garantia.
  20. US$ 4821,60 por uma Classika II PID entregue?!? Santas mercaptanas, Batman, é MUITO tentador, especialmente se considerando que a úiltima vez que olhei na Expresso Brasil estava por 12.000,00.
  21. Cafeteira Aram - O projeto

    Carlos, acha que os da Aram são simples mesmo, mas não me parecem ser de borracha comum.
  22. Cafeteira Aram - O projeto

    E é isso que irrita na Aram: detalhes mínimos que poderiam ser sanados facilmente. O Maikon sumiu do CDC, e é um parto de vaca com chifre e tudo entrar em contato com eles, portanto em vez de discutir esses detalhes com quem está usando e melhorar cada vez mais o projeto, estão gerando apenas desconfiança. Mesmo sendo algo BEM longe da minha área, é muito difícil entender a estatégia mercadológica deles, e me parece algo muito próximo do amadorismo (ou então, we really don't give a fuck, difícil saber). De qualquer forma, como já falei antes, como máquina de espresso manual a Aram é MUITO competente, mas se eu soubesse o que sei agora não teria comprado. Não foi dinheiro jogado fora, mas na minha opinião foi dinheiro mal gasto. Uma pena, mas é um exemplo bem contundente que só ter uma boa idéia não é tudo. Pois é Sergio, achar O-ring no tamanho certo não é difícil, acho que até aqui em PLC eu acho, mas e o material? Não me pareceu ser borracha, seria silicone?
  23. Cafeteira Aram - O projeto

    Bruno, essa questão dos O-rings é prova cabal que ela PRECISA receber manutenção, portanto precisará ser desmontada cedo ou tarde. Como é muito simples, qualquer um pode fazer (só se precisa de duas chaves Allen se for desmontar a válvula, o que é mais difícil de ser necessário), e esses O-rings são peças com vida útil (bastante) limitada. Como perguntei quando recebi a minha, qual o custo de incluir instruções com a máquina ? Em uma (01) folha impressa se explicaria como operar e como desmontar. Mas se me permitir um conselho, deixa a sua quieta. Quando acontecer dos O-rings estragarem, vc abre e mexe. Digo isso porque muito provavelmente irá acontecer como a minha, e há chance de na hora de remover os O-rings para limpeza, vc estraga-los de vez. Contudo, acho que seria prudente já ter à mão pelo menos um jogo sobressalente - quando estragar, é serviço de menos de 5 minutos para trocar. E agora vamos começar o (dramático?) processo de se conseguir os tais O-rings .
  24. Fellow Prismo

    Mas vale a pena? Você achou que realmente produz um café de sabor suficientemente diferente de quando usa a AP sem o acessório? Eu estou com a impressão que o acessório é mais para quem SÓ usa AP, e quer variar no sabor.
  25. Cafeteira Aram - O projeto

    Ontem mesmo, depois que desmontei e remontei, já voltou a funcionar normalmente, exceto pela "aspereza" na manivela. Para tentar melhorar isso, hoje de manhã desmontei tudo de novo, mas dessa vez fotografei. Então antes de mais nada, essa é a sequência de desmontagem: O pistão sai por baixo, basta ir girando a manivela em cima até sair por completo. Desmontei a válvula ontem, mas não fotografei. Para tanto é preciso travar o corpo da vlálvula (eu simplesmente enfiei uma Allen em um desses buraquinhos do lado) e então soltei o parafuso (Allen) que se vê na base do pistão. A válvula funciona assim: Quando vc sobe o pistão, os O-rings "seguram" o êmbolo para baixo, afastando a base do êmbolo do corpo da válvula, deixando a válvula aberta: Quando vc desce o pistão, ocorre o inverso. Os O-rings "freiam" o corpo da válvula que é comprimido contra o êmbolo, fechando a válvula: O que aconteceu na minha Aram foi que a válvula ficou travada na posição aberta, tanto subindo como descendo o pistão. Imagino que isso aconteceu porque acumulou sujeira (especialmente óleo do café) sobre os O-rings, diminuindo a aderência dos mesmos contra às paredes dos cilindros. E como podem ver, estavam bem sujos: Removi os O-rings e lavei tudo, deixando tudo com um aspecto bem melhor: Contudo, na hora de remover e depois colocar de volta nas ranhuras do êmbolo, ficaram meio folgados. A ponto que quando remontei o pistão dentro do cilindro, tive que empurrar o O-ring inferior para baixo do lábio inferior do êmbolo, pois estava meio que "sobrando" material. Nunca vi quando novos, mas tenho quase certeza que perdereram um pouco de sua elasticidade, e achei que estão com um aspecto levemente ressecados. Com isso, tenho certeza que vão dar problema no futuro, por isso quero conseguir pelo menos mais uns 4 (2 jogos) sobressalentes para eventualmente poder trocar. Continua "arranhando" no final do curso do pistão, e acho que isso está acontecendo porque o parafuso é aço e a porca (placa furada em cima) é latão. Na hora de remontar mais do que certeza a rosca não pegou 100% como estava antes, mas como o parafuso é mais duro, ele fez como se fosse um novo caminho na rosca. Sei que latão é mais barato, mas quando duas peças estão tendo atrito assim, se uma é mais mole, algo vai ceder. De resto, o princípio é genial, pois é uma máquina estupidamente simples, e por isso que funciona tão bem, mas tem esses detalhezinhos que precisam ser revistos. Especialmente a base, que na minha está movendo bastante (o oito na haste, não a Aram no oito) - estou pensando em fazer um segundo furo que atravesse o oito e a haste, e meter um parafuso ali. O problema é que não poderei mais regular (facilmente) a altura, mas é melhor do que a Aram ficar bamboleando na mão na hora de manivelar.
×