Ir para conteúdo

Luis Paulo

Moderators
  • Total de itens

    925
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    81

Tudo que Luis Paulo postou

  1. O lote da minha Aram era o 2 ou 3 e ainda era furos de 5mm. Bom saber, tenho q avaliar se a maioria do pessoal interessado possui modelo daí pra frente pra ver se dá pra considerar fornecedor nacional. Mas bom saber que por enquanto é backward compatible
  2. Sua Aram tem alguma modificação nos furos de cima? A resistência que eu encomendo tem o cartucho com 4,5mm de diâmetro, pq a medida da minha era 5mm. Mas não sei se foi alterado em modelos posteriores. Ainda não. Tenho que ver com o fabricante alguma alternativa pra evitar taxa de importação.
  3. Pelos nomes, provavelmente são os lotes que estavam verdes aqui no BR e foram vendidos no início do ano pra várias torrefações. Então o café é torrado aqui mesmo. Mas não sei como foi o processo pra entrar com as sacas no país.
  4. O valor padrão do anúncio é de uma capa de couro. Se entrar na pg do produto e selecionar o moedor vai ver que o valor tá normal.
  5. Vídeo demonstrando o ajuste interno abaixo. O ideal é chegar num ajuste interno que te permita fazer uma extração em 40s ou mais desse café aí, já que isso dá uma margem sobrando pra mais fino, caso tenha algum café que precise (torras mais claras por ex).
  6. Não, não compensa. Esses moinhos de pacotes mais baratos têm todos uma mecânica bem rudimentar e usam mós de metal fundido sem afiação. Então todos eles até uns 10K vão ter uma qualidade de moagem bem mais ou menos. Como o foco é na velocidade de moagem mesmo, a gente indica pros clientes que perguntam que comprem logo o mais barato, um Raiar ou Prisma. Pra ter uma qualidade de moagem melhor, já tem que ir pros moinhos com mós usinadas e mecânica mais ajustada. Novo no BR que se encaixa nisso, acho que o mais barato até recentemente era o Bunn que já fica mais perto dos 14K novo. Mas vi recentemente numa compra coletiva do Diário de um Coffee Lover com a Pasquali um moedor que me pareceu bem interessante, o Hey Cafe HC-880, que é de uma marca chinesa que faz parte do grupo Hemro. Tá na compra coletiva por 11,8K. Talvez saia até mais barato pra PJ. Mas eu não conheço ele pessoalmente, nunca tinha ouvido falar da marca, então não posso atestar a qualidade.
  7. Vídeo de mais cedo do Hoffmann, apresentando de forma um pouco mais sucinta que o Lance os resultados da pesquisa. Inclusive com entrevista com o pesquisador!
  8. Água e lipídeos são coisas diferentes:
  9. Meio difícil evitar isso hein... entre 2-3% do café torrado é água
  10. Nada... hehe. Provavelmente nem vou ficar com eles, já tô satisfeito com o K6. Mas é a curiosidade pra testar, e o tempo todo tem cliente pedindo dicas de compra. E isso junto com a facilidade de passar pra frente com uma pequena margem, já que com frequência vem gente mais iniciante aqui na ROAST querendo investir num primeiro bom moedor.
  11. Também comprei pra testar um J2S, junto de um 1Zpresso Q Air, no 11/11, devem chegar essa semana! Tenho boas expectativas... Minha recomendação sempre que alguém fala de tabela de moagem pra métodos: a melhor referência pra ajuste de moagem é o próprio paladar! O gosto pessoal varia muito, não vejo sentido em querer usar receita dos outros como se fosse o melhor pra si mesmo. Em questão de moagem, o que é mais ou menos objetivo é que moagem mais fina = mais extração, moagem mais grossa = menos extração. Experimente variações de moagem pra cada método e veja o que mais gosta. Enquanto isso, vai prestando atenção no visual e no tato de cada um dos ajustes, que assim vai ser fácil chegar em um ajuste próximo usando qualquer outro moedor que comprar futuramente. Fica a dica
  12. Fala Pedro! Me manda uma msg no privado, com seu tel e se tem interesse na resistência 127v ou 220v. Abraço!
  13. Valeeeuu, Rafa! Calma aí, viu galera? Kkkk Só montei 4 pros primeiros da lista, aqui de BH. São uns 40-50min pra montar e testar cada uma. Vou fazendo no que sobrar de tempo livre da ROAST, e chamando vcs pela ordem que tá na lista de interessados. Caso tenha desistências eu chamo os da lista de espera.
  14. Como o CoE é o concurso nacional mais importante e tem leilão depois com compradores também de outros países, de fato a maior parte desses lotes vai pro exterior. O Horácio por exemplo, 2o na categoria via úmida, é grande parceiro nosso aqui na ROAST, e sempre temos lotes dele no portfólio. Mas esse lote específico que deu a ele o troféu nós não sabemos se terá algum excedente que possamos comprar por preços viáveis. Porém, isso não significa de forma alguma que todos os melhores cafés estão saindo do país. Só significa que esses produtores conseguiram apresentar lotes que passaram por uma série de etapas, seja por mérito ou sorte: pelo menos 6 sacas (requisito do CoE) colhido a tempo de conseguir secar e descansar pro concurso (muitos lotes tardios ficam de fora) torras pela equipe do concurso que destacaram bem as características do café em todas as etapas do CoE até a final avaliação favorável dos juízes (sempre vai ter alguma parcela subjetiva nas pontuações) etc, etc Costumo provar lotes finalistas do CoE com alguma frequência, e toda safra provo também lotes de produtores fora do radar que me emocionam igualmente ou até mais. Recomendo não focar em premiações, mas em buscar torrefações que consigam selecionar consistentemente ao longo das safras lotes que vão te emocionar, de acordo com seus próprios gostos pessoais
  15. Use canetão de quadro branco.... é o que costumo usar e dá um resultado legal.
  16. Luis Paulo

    ROAST Cafés

    Olha só! Surpresa boa ver o tópico revivido de forma espontânea É uma boa oportunidade de conhecer novas torrefações com precinhos mais em conta! Só tem que ter em mente que a logística é bem diferente do que uma compra normal pelo site da torrefação... então pode ser que demore um pouco pra ser despachado, principalmente quando é uma torrefação pequena que não está acostumada com o volume de compras da CC do DDUCL. Sobre a nossa participação, não tem um mês certo ainda pra nova CC, já que participamos em fevereiro. Mas se tudo der certo, início de 24 estamos lá novamente.
  17. Valeu @danilotoda e @Daniel R. Stützel! Vou fazer o furo passante de 4mm então na peça, que aí qualquer termômetro abaixo disso vai encaixar.
  18. Aí pessoal! Lista de interesses pra resistência encheu também pra 220V. A partir de agora, só lista de espera, em caso de desistências. Quanto aos que já estão na lista, peço desculpas pela enrolação. Essas últimas semanas tá uma loucura aqui na ROAST inclusive aos fins de semana. Viagens pra Araponga, Piatã, Sul de MG, dois cursos, etc, etc. Sempre que sobrar algum tempo e estiver em casa aos fins de semana eu vou já finalizando o projeto. @danilotoda e outros aí que usam termômetro/termopar pra medir a temperatura da água na Aram: poderiam me passar o diâmetro da haste do sensor? Como sugerido aí pra trás, vou adaptar o suporte da resistência pra ter um furo pra encaixar o termômetro Mudei de ideia, hehehe. É algo a mais pra complicar desnecessariamente o projeto, sendo que dá pra deixar o termômetro separado em outro furo. Sobre dimmer pra controlar a potência da resistência pra estabilizar a água em certa temperatura, após umas pesquisas de preço aqui, não vi muito sentido incluir no projeto. O custo do dimmer mais alguma pequena margem pra mim acabaria aumentando demais o valor final da resistência. É algo simples de achar no Mercado Livre pra quem quiser... e tem solução pronta já, com plug 3 pinos, pluga na tomada, e a resistência no dimmer. Em breve trago mais atualizações
  19. Ah sim, o corpo da Aram demora uns bons minutos pra aquecer. Faltou dizer que minha extração após fervura é supondo que o corpo da Aram já está pré-aquecido. O procedimento que eu costumava fazer é colocar a água do filtro na Aram (temperatura ambiente) e ligar a resistência. No tempo que a água demora pra ferver, a Aram já vai aquecendo junto. Depois que a água ferve, eu ainda desligava a resistência por uns 2 min pra Aram acabar de ir aquecendo, e só depois eu fervia uma segunda vez pra extração.
  20. Luis Paulo

    JAFFEE J1

    Não importa. Ignora a numeração... finge que é igual os Timemore sem número. Só vai apertando até a manopla não girar solta, ali é seu 0. E a partir daí vc conta os clicks abrindo e usa a numeração só como uma referência geral. E vou reforçar o que vc vai ver em vários tópicos por aqui: não use referência de clicks dos outros pra ajuste do seu espresso. Se pra métodos isso já é meio questionável, pra espresso simplesmente não dá certo. Vai pegando o jeito de ajustar na base dos resultados do shot, e pra uma primeira extração com um moedor ou café novo, usar o visual e tato como referência. Uma regra geral pra ajuste de um primeiro shot: mira em um espresso 1:2 (pó:bebida) tirado em 25-30s com filtro despressurizado. E a partir daí vc ajusta pro seu gosto.
  21. Eu percebi isso de estratificação quando usava termômetro no início. Mas não é por aquecimento desuniforme da resistência, é só o processo natural de deslocamento do líquido por diferença de densidade, já que não tem agitação pra uniformizar. Por conta disso eu acabei deixando o termômetro pra lá e passei a extrair contanto um tempo X após ferver.
  22. Sempre que usei a resistência eu já extraía com a primeira água.
  23. Luis Paulo

    JAFFEE J1

    Opa! Bem vindo a esse buraco sem fundo dos moedores manuais, hehe. Como assim é a regulagem mais fina possível? Tá bem grossa ainda a granulometria pela foto. O que acontece se tentar apertar mais o ajuste?
  24. Tem sim, Leonel! Só 127V que já está na fila de espera. Mas 220V tem ainda. Caso tenha interesse, por favor me chama no whatsapp: 31 9 8 8 3 2 - 5 8 8 7 Tem sim! Caso tenha interesse, por favor me chama no whatsapp acima. Valeeeuu! Boas ideias, Danilo! Atrapalha nada! Postei aqui exatamente pra vcs poderem ajudar a ter um projeto final mais interessante pra todos. A questão do termômetro é só adicionar um furo passante no suporte que vou imprimir, vou ver onde colocar exatamente. O controle de potência eu vou analisar. O custo de um cabo com dimmer deve ser significativamente acima do cabo que uso só com interruptor. Mas é uma ótima ideia, e aí eu posso colocar como opcional com valor adicional pra quem quiser. Aqui em BH eu nem usaria, já que água ferve perto de 96 graus... aí eu normalmente só deixo ferver e extraio em seguida ou alguns segundos depois. Mas pra altitudes mais baixas faz bastante sentido, pra manter a temperatura constante mais próximo da extração ideal.
×
×
  • Criar Novo...