Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Murilo Lins

Senior Members
  • Content count

    914
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8

Murilo Lins last won the day on April 14 2017

Murilo Lins had the most liked content!

Community Reputation

645 Bom

About Murilo Lins

  • Rank
    Participante
  • Birthday 04/26/1964

Contact Methods

  • MSN
    mflins_@hotmail.com
  • Skype
    muriloflins

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Recife - PE
  • Equipamento
    ECM Technika IV + Aram + Vario W + Debut + Mini, Aeropress, Globinho, V60, Clever, Moka, FP e etc.

Recent Profile Visitors

1,703 profile views
  1. Aniversariante do dia

    Feliz aniversário Márcio!!! Muito anos de vida com bastante cafés pela frente.
  2. Koar, o coador de café pernambucano

    @carlos eduardo, tenho que reconhecer que você é um grande pesquisador e estudioso de café, mas volta-se ao ponto inicial, uma vez que cada inovador defende diferentes nuances na bebida produzida por cada método. Há pouco houve polêmica quanto à Cafeteira Aram ter surgido de uma proposta já existente, mas o Maycon defende que o parafuso central da sua invenção tenha também a função de abrir e fechar a passagem de água, além de fazer pressão sobre o bolo de café. Do meu ponto de vista, também não percebo grandes mudanças sensoriais na bebida final produzida em vários métodos desses e aí ainda entraria o Altoair entre outros métodos que partiu de um princípio comum. Mas o simples fato de alguém se debruçar sobre o tema e propor algo de novo já merece algum tipo de reconhecimento. Porém, como disse no post anterior, nesse ramo temos muitas vaidades, além de muitas invencionices que, no final, servem muito mais para despertar a “febre ruiva” em alguns de nós.
  3. Koar, o coador de café pernambucano

    Concordo em parte @carlos eduardo, pois madame Melitta promoveu o início das extrações com filtros de papel em um novo método que sofreu ao longo dos anos vários aperfeiçoamentos e variações. Se entendermos que nas mudanças promovidas nas extrações com filtros de papel todo o mérito caberia a ela, então o V60, Kalita, Koar e outros não teria a contribuição de mais ninguém. E essa lógica serviria também para as máquinas de café espresso que tanta evolução sofreu ao longo dos anos. Ocorre que o método Melitta há muito tempo deixou de ser o preferido dos apreciadores de cafés especiais, dando passagem para vários outros que foram frutos da inovação. À madame sempre caberá o mérito de ter dado início a esse modo de extração. De fato, isso aconteceu por aqui e a história parece que não ficou bem resolvida. No próprio vídeo um dos idealizadores indica que varios baristas foram consultados. O fato é que, como em muitos setores do mundo real, no universo dos cafés especiais a vaidade e o protagonismo ainda fala muito alto e acaba atrapalhando um pouco o mercado como um todo. De qualquer modo, está aí mais uma contribuição da “Província” que vem fazendo algum sucesso pelas bandas de cá.
  4. Koar, o coador de café pernambucano

    Na realidade, até onde sei, o filtro utilizado é o do V60 e não um filtro especial ou específico, inclusive já tomei o café produzido pelo método há mais de um mês atrás e me pareceu uma inversão em relação ao método Kalita, sendo as ondulações apresentadas no porta filtro e o filtro utilizado, por sua vez, passou a ser liso.
  5. Aniversariante do dia

    Parabéns Carlos, bons momentos acompanhados de ótimos cafés.
  6. Coffee Travel Bag Orfeu

    Quando vi pensei em comprar também mas fiquei com dúvida quanto a durabilidade do material versus peso a ser transportado. Vou esperar a virada do ano e quem sabe alguém já tenha recebido e faça uma avaliação sobre a qualidade da bolsa. Agora confesso que uma produção da Bravo ia me deixar mais tentado a adquirir. Quem sabe não seria uma nova frente de produtos hein @Gilberto? Afinal já houve a estréia com a sacola do Mini.
  7. [COMPRO] Tamper Espro calibrado

    Tenho um Tamper Espro usado apenas duas ou três vezes, caso tenha interesse é só contactar no privado.
  8. Balança 'Inteligente' Voom

    Amigos, o pessoal da Voom está enviando um questionário para que seja informado o endereço e escolhido o serviço de entrega com as seguintes opções: 1 - DHL / FedEx / UPS Expedited ou 2 - EMS / Other Postal Services Desses dois grupos, algum tem chance de a balança não ser tributada? Não lembro como funciona o EMS com relação a prazo de entrega e tributação, mas acredito que o primeiro grupo é tributação certa.
  9. Melhores práticas com sua máquina

    Durante a semana costumo ligar a máquina entre 15:00 e 16:30 horas e a mantenho ligada até o fim do dia (entre 19:00 e 22:00 horas, quando dificilmente irei extrair algum novo café. Nos finais de semana costumo ligar por volta das 08:00 até no máximo às 18:00 horas se não tiver visita em casa. Caso contrário até a hora da visita ir embora. No início fiz algumas observações e não percebi maiores variações no consumo de energia, entre deixar ligado ou ligar apenas quando for extrair algum café, mas, no segundo caso, ainda teria que aguardar o tempo normal de aquecimento da máquina.
  10. Bravo - produtos para café

    Gil, se puder mostra uma compactação real para observar como ficou eficaz essas mudanças. Outra coisa, vai existir a possibilidade de atualização dos tampers e distribuidores antigos para o modelo novo? Obviamente, com os custos por conta de quem solicitar as atualizações (comprador).
  11. Bravo - produtos para café

    Eu já estou em várias listas.
  12. Bravo - produtos para café

    Gil, as cores também são definitivas ou terás outras opções além do preto?
  13. O que você comprou ou recebeu hoje?

    @Fcc, comprei através do site da Bairro Alto que desenvolveu a Altoair e é sediada em Londres. No dia da compra estava em promoção com 50% de desconto, mas fui olhar e o preço já voltou ao normal. https://www.bairroalto.co.uk/products/altoair Comprei por £$ 28,40 (17,50 Altoair + 10,90 frete), mas hoje encontra-se com o freço normal de £$ 35,00 + o frete. Eles também têm a opção de um frete de £$ 5,90, porém, não possui rastreio e demora bem mais para entregar. Três amigos compraram aqui em Recife e apenas o que comprou com o frete simplificado ainda não recebeu. Quanto às características, achei-o um pouco mais equilibrado que o Hario V60 e um pouco menos doce que a Kalita. Seria mais ou menos com a V60 destacando mais a acidez, a Altoair o equilíbrio e a Kalita a doçura, no entanto são diferenças bem sutis.
  14. TORRADOR DE PROVA - STC 2.0

    Os antigos poderão ser adaptados???
  15. Correio! #%@&!!!!

    Isso é enrolação deles sem condições de entregar e parecendo que estão tentando. Minha encomenda do exterior chegou hoje e felizmente não foi tributada e entregue em 13 dias de Londres para Recife.
×