Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Rodrigoks

Moderators
  • Content count

    10,066
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    170

Everything posted by Rodrigoks

  1. Diagnóstico do Café Coado

    Muito já falamos em como ajustar o espresso pra obter uma bebida melhor. Mas como ultimamente estou me aventurando no café coado, estou me deparando com algumas dificuldades. Surgiu a dúvida de como aperfeiçoar a extração nesta técnica a partir do resultado na xicara, e dei por conta que não temos muita discussão sobre coado no CDC. Eu podia pesquisar isso em vários lugares, mas acho que não há melhor lugar pra começar que por aqui, até para estimular a discussão. O problema que tenho enfrentado é o seguinte. O sabor do café é delicioso, mas sempre está presente um certo amargor que me incomoda. Usei o Frutado2 pra tentar eliminar a variável café mal torrado, mas o sabor estava lá ainda. É um leve sabor de aspirina ou paracetamol. Pra falar a verdade, acho que é gosto de cafeína mesmo, já que eu tenho cafeína em comprimidos em casa e o padrão de sabor é parecido. Minhas dúvidas são as seguintes: -isso pode ser causado pela moagem muito fina, ou por excesso de particulado? -a temperatura da água interfere nesse aspecto? (tenho tentado manter ao redor de 92C ao tocar o café) -pode ser sobreextração? tenho dificuldade de fazer a extração durar menos de 6 minutos no Melitta
  2. Pão e Café

    Há melhor acompanhamento pra café que pão fresquinho com uma boa manteiga? Melhor ainda se o pão for feito com fermento natural (sourdough, levain...), muito mais aromático e saboroso. Pra isso, peguei uma receita no google e estou tentando criar meu próprio fermento. Alguém já tentou?
  3. Apenas a título de apresentação, a WDT (técnica de distribuição do Weiss) consiste em "arar" o bolo de café com uma agulha ou ferramenta similar com o objetivo de desfazer eventuais grumos e melhorar a distribuição. Mas é isso mesmo que a WDT faz? A distribuição realmente melhora após o bolo ser misturado pela agulha? Tenho lá minhas dúvidas. Desde que retomei a técnica com o uso do misturador de molhos, percebi que a distribuição fica um tanto bagunçada. Mesmo assim, a maioria das extrações sai a contento sem maiores procedimentos de nivelagem. Por quê? Talvez a técnica não apenas promova distribuição, mas mude a distribuição dos grãos. Outro dia, após fazer a técnica com o filtro sobre mesa branca, ao mudar o filtro de lugar, percebi que na mesa estava impresso o padrão de furos do filtro. Olhei embaixo do filtro e os furos estavam bem preenchidos por café. E daí? Bom, estou especulando que talvez a agitação mude ligeiramente a distribuição entre partículas maiores e partículas mais finas, com parte destas se deslocando para a parte baixa do filtro e parte daquelas ficando na parte superior. Sendo assim, logo no início da extração já haveria finos bem distribuídos o suficiente na parte inferior do filtro para bloquear o fluxo inicial de maneira uniforme, impedindo a formação de canalizações mais precoces. O bolo poderia ficar mais estável também em relação ao fluxo de água, já que não sofre um distúrbio tão grande logo no início da extração, eis que o fluxo de saída se dá de modo mais uniforme em relação à área, quando os grãos ainda não espandiram tanto...
  4. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Assisti ao vídeo com pressa, mas me parece um resultado muito bom considerando que nada foi preaquecido.
  5. Latte Art

    O problema do desnatado é que as fases do leite se separam muito mais rápido.
  6. Kopi Luwak

    Desculpe, não resisto a essa piada toda vez que alguém cita Kopi Luwak.
  7. "Não gosto mais" de espresso

    Partindo da premissa que o problema não é o café, acompanho o Sérgio.
  8. "Não gosto mais" de espresso

    Referia-me a quem enfrenta problemas para preparar espresso em casa, claro.
  9. "Não gosto mais" de espresso

    Um bom grão com uma torra adequada pra espresso é importante, mas você deve adquirir conhecimento e técnica básicos pra garantir que o problema não é você. http://www.baristahustle.com/the-espresso-compass/
  10. Suporte para Hario v60

    Japonesa, não. Singapuriana.
  11. Material V60

    Utilizar filtro de Melitta em portafiltro V60 em ambiente profissional é o fim da picada. Muito mais honesto nesse caso é utilizar o sistema Melitta completo (filtro+papel).
  12. Suporte para Hario v60

    Há inclusive uma barista (acho que japonesa) que extrai com duas balanças: pesa a água despejada e a bebida extraída. Não é totalmente absurdo. Falando nisso, acabo de descobrir essa balança:
  13. Material V60

    Eu discordo em parte. Lavar com bastante água remove sabor de papel, apenas não tenho certeza se totalmente. É fácil constatar: basta cheirar e provar a água do enxágue. Seria fácil também verificar empiricamente quanto de água é necessário aplicar pra remover suficientemente o sabor de papel. Claro que na água pura é muito mais fácil perceber o gosto de papel do que na bebida passada, pois café tem um sabor bastante dominante. Numa Chemex, pra fazer um contraponto, preciso fazer um enxágue muito maior que no V60, ou o sabor do papel fica bem perceptivel na bebida.
  14. Proteção de identidade/marca

    Acho melhor recomendar por mensagem privada.
  15. Cafeterías em Boston

    George Howell
  16. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Não quis causar essa impressão, Rogério, apenas corrigir algumas informações que considero equivocadas (retenção, limpeza), pois muita gente acaba lendo e até utilizando esses subsídios pra realizar uma escolha entre moedores. Tanto é assim que não falei uma palavra sequer sobre o EK ser feio ou não, pois é uma questão subjetiva hehe, nem entrei no mérito se o moedor é bom ou ruim.
  17. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Você retira a mó em um minuto. O dispenser não é um dispenser, é um bag clip. O EK é por natureza um bulk grinder, então você pode prender pacotes ou recipientes pra moer ali. As batidas que vc vê não são pra liberar o café, mas desprender algo que tenha ficado no duto por estática. E não estou fazendo apologia nenhuma do meu equipamento, sempre critiquei essa postura. Acho interessante, por outro lado, poder explicar como algumas coisas funcionam a partir da minha experiência pessoal.
  18. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Eu usaria com o vidro. É muito bonito pra não usar. Claro que pode não caber na bancada etc.
  19. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    A limpeza do EK43 é fácil e a retenção é pequena, menor que a do K30.
  20. Comparação de moinhos

    Recebi os cafés do teste
  21. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Lindo moedor. Já testou a distribuição?
  22. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Aceito propostas hehe
  23. [COMPRO] Moedor Mahlkonig EK43

    Versão short (LE ou S) será dificílimo encontrar.
  24. Como reconhecer torra fresca?

    A realidade é a realidade, independentemente da existência da ciência. Que o congelamento retarda o envelhecimento do café (não estou dizendo que permanece 100% igual) é irrefutável.
  25. Comparação de moinhos

    Acho que o teste e seus resultados devem ser interpretados com as limitações intrínsecas ao método que está sendo proposto. Não dá pra emprestar o rótulo de científico principalmente pela falta de controle sobre o método. Então o resultado, apesar de muito útil e interessante para nós, é "recreativo" e nada mais. Outro aspecto importante - e o Burny já advertiu sobre isso- é que não há condições de afirmar que a performance individual de um moedor é representativa do universo de moedores que sai da linha da produção. Por tudo que já li a respeito, variações significativas no alinhamento não são incomuns.
×