Ir para conteúdo

Álvaro Gomides

Moderators
  • Total de itens

    524
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    5

Posts postados por Álvaro Gomides

  1. Olá pessoal, estou colocando a venda meu kit Aram e um moedor manual Linglong Ace 40 Plus, segue o link com descrição na OLX:

     

    ARAM R$ 2.200,00: https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletro/eletroportateis-para-cozinha-e-limpeza/maquina-de-espresso-manual-aram-com-acessorios-1291373777?

     

    Moedor Linglong R$ 900,00: https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletro/eletroportateis-para-cozinha-e-limpeza/moedor-manual-linglong-ace-40-plus-1291374377?  

     

    Os itens se encontram em Guarulhos, posso entregar em mãos em São Paulo ou enviar pelos correios. 

  2. Fala polvo!!! Espero que vocês estejam joia!

    Meados de 2019 era muito comum haver encontros semanais dos membros do Clube do Café em São Paulo. Muita das vezes eram realizados na Coffee Sweet Coffee, antiga cafeteria do Maycon lá na Barra Funda. Com a pandemia, acabamos por suspender os encontros.

    No ano passado, o @cabeca idealizou um espaço que vai nos permitir voltar a ter nossos encontros, eu entrei de supetão por que sim!

    Nos próximos dias 25 e 27/jan vamos tentar retomar nossos encontros lá na Garagem do Café. Estamos localizados bem próximo da paulista e do parque Ibirapura, na Rua Carlos Steinen 66, Bairro Paraíso

    Nosso host será o querido @Edu Godoy que estará das 10 as 16h, servindo filtrados e espressos!

    Vai ter café do bom, máquinas de alavanca, Astrolab, Fiamma Nau pra usar à vontade! Tem equipamentos da Bravo… e até lançamento de café!

    Se tiver na área, te esperamos lá!

    • Curtir 8
  3. Existe bastante conhecimento científico já estabelecido, mas paladar é paladar. É igualmente complexo fazer café, existem muitas variáveis em jogo: temperatura, granulometria, composição da água, torra (que por si só tem muita variável também), tempo de extração e método, temperatura da bebida... 

    Pra quem é mais preguiçoso, recomendo tomar vinho, pq aí basta acertar a taça e a temperatura hahahaha, pra fazer café bom, tem que ser curioso e persistente.

  4. Fabio,

    Isso se deve à extração dos sólidos. No começo, existe uma maior concentração dos solúveis, que faz o café fica mais escuro no começo e mais transparente no final.

    A moagem é a grande variável da moka, recomendo sempre utilizar a máxima capacidade. Pessoalmente gosto de uma moka menos intensa, pra isso utilizo uma moagem mais grossa e consequentemente o fluxo fica mais rápido. Se o seu gosto for um café mais encorpado, a moagem recomendada é realmente mais fina.

    Lembrando que não tem certo e errado, mas esses ajustes serão possíveis com a chegada do moedor. Não se preocupe que não tem nada de errado com sua moka! hahahaha

    • Curtir 3
  5. Galera,

    Depois que migrei para o fluid bed (SR700) eu tenho tido muitos problemas em torrar cafés com densidades mais altas.

    O que sinto é que o café não seca direito e o aroma e sabores acabam ficando subdesenvolvidos. Em alguns lugares verifiquei algumas abordagens de cafés menos densos ser diferente por "bolsas de ar" que acabam aquecendo de forma desigual, mas cafés com densidades maiores, acredito que acumulam maior umidade também e portanto tem uma abordagem diferente.

    No fluid bed, como a torra é mais rápida e o fluxo de ar tem uma influencia maior, eu presumo que é necessário uma abordagem diferente.

    Criei o tópico para reunir maiores informações e também compartilhar meus testes :)

    Um dos primeiros testes foi aumentar o tempo de torra, assim eu tenho um gradiente de temperatura menos agressivo e diminuo a influencia determinante do fluxo de ar. Funcionou bem, mas não está o ideal.

    Ainda vou testar fluxos de ar bem menores na fase da seca, mas eu acredito que isso não seja interessante pois vai afetar na distribuição do calor, já que o início da torra os grãos estão densos e são difíceis de serem movimentados.

    Eu tenho tido muitos avanços no fluid bed, tinha limitações de equipamento que fui resolvendo com o tempo, mas agora acredito que preciso dominar melhor o fluxo de ar pra conseguir bons resultados. Fica a dica para iniciantes: tambor é menos problemático :angry:

    • Curtir 1
    • Agradeço 1
  6. Luis, uma ideia! Junto com os cafés verdes, vcs poderiam vender um kit cupping já torrado, algo em torno de 30g ou 50g pra nortear o que estaria perseguindo na torra!

    Fora isso, o cartão já tá na mão :P 

    • Curtir 1
×
×
  • Criar Novo...