Ir para conteúdo

chineloqpw

Senior Members
  • Total de itens

    10
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Belo Horizonte
  • Equipamento
    Vario,Saeco Odea,Bodum Chambord,Aeropress,Hario V60/Scale/Station, Moka/Tuttocrema,Electrolux CMP10

Últimos Visitantes

714 visualizações

chineloqpw's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

7

Reputação

  1. Chega pra mim semana que vem Rodrigo! Os correios dos EUA sumiram minha primeira encomenda, quem ia trazer pra mim voltou, a Baratza enviou novamente para uma outra amiga, que retorna agora. Assim que instalar te dou um retorno, até porque, comprei por indicação sua e do carlos eduardo acho. Meu primo não ia poder trazer a Silvia, optei por trocar as mós, afinal, uso Aeropress, V60 e French Press com muito mais frequência . No final foi até bom, acabou que ele me trouxe uma Bonavita com controle de temperatura, que achei sensacional a praticidade, e uma seladora a vácuo e um termocirculador de Sous vide... as carnes maravilhosas e sem trabalho que isso faz acho que me deixou mais feliz que a melhoria da Silvia em relação a superautomatíca que tenho me traria...hahahaha. Mas voltando... para mim que não usarei para espresso, não há problema em regular o ponto zero no 1A então, certo? Acharia melhor assim, sem risco de alguém desprevenido forçar demais elas se tocando. Abraço e obrigado!
  2. Rodrigo, é tranquilo trocar as mós do Vario sozinho em casa, ou seria melhor eu ir a um lugar como a Oficina do Espresso, aqui em BH? (Comprei junto o acessório de retirar as mós e a chave de calibragem) Outra coisa, vi um vídeo da Baratza sobre a da troca das mós do Forté, e elas começam a se tocar no ponto 2-Q. Não entendi o porquê. Qual valor você usou? Meus irmãos e pais usam o moedor ás vezes, e não tem conhecimento do funcionamento, tenho medo de deixar nessa calibragem, e alguém tentar avançar além disso e danificar. Obrigado!
  3. Possuo uma maquina superautomatica Saeco Odea Giro Plus e comprei recentemente um moedor Mahlkonig Vario, que estava usando para V60, Aeropress e French Press. Não tinha planos de adquirir nada caro por hora, pois meu Vario não fez nem aniversário de um mês. Porém, esse final de semana um primo meu se dispôs a trazer para mim uma máquina. Como foi bem em cima da hora, e também acho arriscado pedir para outrem algo que estoura a cota de importação, seria algo em torno de 400 dólares. Minha pergunta é a seguinte: o ganho de qualidade que eu teria com uma Gaggia Classic por exemplo, mais meu Vario, valem os 400 dólares pedidos, ou seria melhor aguardar no futuro comprar uma máquina superior e definitiva? Produziria espressos tão superiores assim a ponto de justificar o investimento? (Meu irmão levaria a máquina de volta para o trabalho, logo não teria duas máquinas no mesmo local) É triste ter um Vario, e não ter uma máquina de espresso para acompanha-lo...hahaha. Caso não opte pela máquina, ia comprar mós de aço para o moedor. Enfim, o que fariam? Seriam mais felizes com mós de aço (60$) e um moedor ainda melhor para os outros métodos + superautomatica Odea Giro + 340 dólares no bolso...OU...Vario cerâmica + filtrados inferiores + espresso superior numa Gaggia - 400 dólares mais pobre?? (ps: acho o espresso o mais saboroso dos métodos, mas aprecio e usaria todos eles). Obrigado
  4. Não tenho grana atualmente pra comprar uma máquina de espresso melhor, como uma Rancilio Sílvia, ou além. Ficaria na faixa de 350/400 dólares. Afinal, pra quem já tem uma superautomática Saeco Giro Plus, com moedor recém calibrado e manutenção em dia (ainda não sei como foi o resultado e como melhorou), o ganho de qualidade (e perda de comodidade também) com um Vario + Gaggia Classic/Twin vale os 400 dólares da última , ou seria melhor eu esperar um futuro (distante provavelmente) e comprar uma máquina de espresso mais top, porém definitiva? *Miyamoto, um PS4 certamente ia me trazer mais felicidade que uma máquina de café... Exatamente por isso está descartado. Preciso estudar mais (café!) e divertir de menos ... Hahahaha
  5. Gente, meu primo está indo para os EUA, e desistiu de comprar um PS4 pra ele... Hahahaha, é perguntou se eu queria algo no lugar da cota dele. Agora que tenho um Vario, queria aproveitar ao máximo. Tenho uma Saeco Odea Giro Plus, superautomatica, que mandei recentemente para regularem e calibragem. Gostaria de saber se um Gaggia Classic, em conjunto com o Vario, ia me dar um espresso de qualidade muito superior ao que obtenho com a Saeco Odea, ponto de justificar o preço. Caso negativo, queria saber se valeria a pena comprar as mós de aço para ele, já que atualmente o uso apenas para V60, Prensa Francesa e Aeropress. Valeu!
  6. Gente, só para dar um retorno aos que se prontificaram a me ajudar Comprei um Mahlkonig Vario! Vim aqui querendo saber sobre um moedor manual para comprar, cheguei a conclusão que precisaria de um elétrico, e pulei para o Encore, pesquisando mais, quase comprei com Rancilio Rocky sugerido, mas por fim acabei vendo que em breve lamentaria de não ter comprado o Vario. E junto ainda comprei outra uma Bodum Chambord menor, um Hario V60 de cerâmica, a jarra Hario de 800ml, e uma chaleira Hario Buono. E já fazendo planos para tão logo retorne da falência, comprar uma máquina de espresso manual, já cismei com a Saeco superautomatica...hahahah. Pra piorar, havia comprado a sorveteira Cuisinart ICE100 que vi noutra parte do fórum. Enfim, ao mesmo tempo que agradeço a ajuda, deixo o alerta para os perigos de frequentar esse forum! Achava que era exagero essa tal de febre ruiva que ficava vendo nos tópicos, mas sou mais um infectado Ainda não testei o moedor, mas tenho certeza de que não me arrependerei.
  7. Gente, estou pensando em comprar um Vario V1, nobo. Gostaria de saber se existe diferença considerável de desempenho entre as versões V1, V2, V3, que justifique a diferença de valores?
  8. Falando em planilha, alguém já usou algum software de balanceamento? Estive procurando e testando vários, alguns bons, outros bem fracos. Encontrei um em específico, chamado Gelato Italiano 3.1 (http://www.chefmate.it/gelato.htm), que me agradou bastante (possui tradução em português pra quem não lê italiano). Além de fazer o balanceamento automático, possuir receitas, bases, explicações claras, possui uma base de dados muito extensa, com mais de 500 ingredientes, já com tabela nutrional, valores de açucares, gorduras, PAC, POD, SLNG, água, lactose, e várias outras coisas. Torna o trabalho muito mais simples. Além do mais, num preço bem menos proibitivo que a maioria, porém ainda caro (79 euros para uso em dois computadores). Olhando um documento sobre o programa, na pasta do mesmo, encontrei isso: Come acquistare Licenza d’uso Gelato Italiano 3.0 valida per l’uso su 2 computer € 79,00 Autorizzazioni aggiuntive oltre le prime due, fino a un massimo di 20, cadauna € 10,00 Ou seja, cada licença adicional sai por apenas 10 euros, até um limite de 20. Como são muitos os proprietários da ICE-100, poderia ser uma opção bem barata para facilitar a vida de todos, se nos juntássemos no maior número e comprassemos juntos. As várias horas economizadas em pesquisa de valores e propriedades, e balanceamento, já pagariam o investimento com sobra. Fica ai a proposta.
  9. Obrigado a todos que responderam, e me desculpem a demora em agradecer, estava em viagem. Meus pais vão a Europa em breve, estive procurando o Encore por lá rapidamente, e encontrei apenas na Amazon UK por 120 libras, bem acima dos 130 doláres nos EUA. Alguém recomenda comprar na Europa, ou comprar outro de marca europeia, que valha mais a pena por aquelas bandas? Ahh, aproveitar a postagem para tirar uma dúvida simples e talvez até besta, mas que vocês provavelmente sabem. Porque não vejo vender grãos de origem, de diferentes países, aqui no Brasil. Já devo ter provado de uns 12 países diferentes, em minhas viagens, sempre me divertia provando, e vendo as diferenças de sabor, aroma, forma do grão, etc. Sei que a gente produz cafés maravilhosos, e em quantidades enormes, e valores mais competitivos pela qualidade, frente a importar, etc.... mas é apenas isso, ou existe alguma proibição, burocracia, ou algum motivo técnico mesmo para nunca encontrar por aqui? Obrigado novamente!
  10. Boa noite pessoal. Possuo uma cafeteira super automática da Saeco, e portanto nunca me preocupei com moagem. Recentemente voltei a utilizar minha Moka, depois de ganhar uma French Press e comprei também uma Aeropress. Junto com a paixão e interesse recente que surgiram, veio a necessidade de estudar e pesquisar como fazer um bom café em em cada máquina, já que não mais teria a facilidade da super automática. Após muito ler, percebi sabia muito pouco sobre técnicas e procedimentos, mas principalmente sobre moagem, que não sabia que era tão importante. Lendo os tópicos sobre cafeteiras e moinhos, e pessoas indicando um gasto superior no último, confesso que sempre achava uma loucura, mas após ver repetidamente o conselho, percebi como meu senso comum e intuição estavam errados. Por tantas coisas contra-intuitivas, foi uma felicidade procurar o fórum antes de fazer bobagem e realizar a compra equivocada que eu certamente faria. Com dezenas de abas abertas para ler, a princípio pareceu uma escolha fácil, mas a medida que fui aprofundando no assunto, começaram a surgir mais dúvidas que respostas, e fiquei com medo de gastar uma grana considerável fazendo uma escolha ruim. Como não preciso de um moedor para espresso, que me pareceu o que exige melhor técnica e uniformidade, gostaria de dicas de um moedor, elétrico ou manual, que atenda bem as especifidades de moagem e granulometria desses três métodos. Na Moka e French Press, normalmente faço café para 3 a 5 pessoas na minha casa. A princípio havia pensado num moedor manual da Hario, mas não sei o quão demora para moer café em tais quantidades, se chegaria a ser chato, nem se traz de fato bons resultados. Tinha visto o Baratza Encore, que me pareceu muito bom, porém com um preço mais proibitivo. Gostaria preferencialmente de algo num valor abaixo disso, porém algo durável e perpétuo, pois é um gosto/hobby meu e de minha família, e que sempre vamos gostar, não estando assim sujeito a arrependimentos. Portanto, algo realmente bom, pois não pretendo fazer upgrades tão breve, mas com um bom custo benefício pra minha realidade caseira. Dessa forma, se a opinião geral for que o Baratza Encore seja a melhor opção, o comprarei, só não desejo algo num valor acima disso. Desde já obrigado a todos que puderem ajudar, e desculpa por criar um novo tópico com tantos, mas é que apesar da pesquisa, minha dúvida persistiu. Obrigado!
×
×
  • Criar Novo...